Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

Roteiro Londres mãe e filha – um giro pela capital britânica

*O texto, dicas e fotos deste roteiro Londres mãe e filha  foi gentilmente enviado por uma amiga e leitora do blog, a relações públicas da Serra Gaúcha, CARLA LEIDENS (que mora em Canela | RS).  Adorei receber esta contribuição tão especial e inspiradora para o Dica de Amigos do Café Viagem. Minha filha também sonha em visitar Londres, por isso já favoritamos as dicas da Carla e da sua filhota! Tudo contigo, Carla. E obrigada por esse post tão completinho e delicioso de ler. As fotos também estão lindas.

Londres Roteiro Tower Bridge copy

Carla e Clara, mãe e filha curtindo juntinhas Londres

Viajar para Londres é o sonho de consumo de dez entre dez pessoas. Eu já havia visitado a cidade há alguns anos, mas foram apenas 3 dias. Desta vez, em companhia da minha filha Clara de 13 anos, fiz uma pesquisa mais minuciosa. Moramos em Portugal por dois meses e uma das escapadas planejadas era passar 6 dias em Londres. Assim o fizemos e começamos a pesquisar.

⇒ A CHEGADA
DO AEROPORTO PARA O CENTRO DE LONDRES

Primeira dúvida: voo para o Aeroporto de Stanted –  como vamos para Londres? Metrô, ônibus? Onde buscar informações?
Não se preocupe, em todos os aeroportos a sinalização é supereficiente e você vai encontrar facilmente o caminho até Londres, que fica cerca de 55 km do aeroporto. Escolhemos ônibus, mais barato, um pouco mais demorado, mas confortável, novo, com wi-fi. Cerca de 1h30min de viagem e lá estávamos enxergando os famosos ônibus vermelhos de dois andares.

Você tem dois lugares oficiais para poder descer: Estação do Metrô Vitória ou Liverpool. Mas, o que ninguém conta é que pode também descer em qualquer parada quando já estiver em Londres. Então vale olhar no mapa o nome do bairro que estará hospedado e perguntar ao motorista qual a parada mais próxima.

Londres Roteiro Mae e Filha

⇒ HOSPEDAGEM
HOSTEL EM PADDINGTON

Nosso hostel ficava em Paddington. Então perguntamos ao motorista e descemos no Hyde Park . Fomos caminhando até o endereço. Em Paddington na Rua Sussex Gardens existem vários hotels. Um ao lado do outro formando aqueles prédios horizontais, com fachadas brancas e flores coloridas que dão um charme especial ao lugar. Nós optamos por esse tipo de acomodação, com banheiro privativo e café da manhã inglês (leia-se feijão com ketchup, salsichão, ovo, bacon!) por ser mais em conta, considerando que em Londres você passa muitas horas na rua, caminhando e poucas no hotel descansando. O bairro é bem localizado, tem ônibus para todos os cantos e havia uma estação de metrô a 50 passos.
–> Veja aqui o hotel eleito pela autora (Belmont Hostel)  e confira fotos + tarifas !
Para outros hotéis em Londres na mesma área, pesquise aqui!

London Eye


⇒ METRÔ

Sempre fiquei com medo daquele mapa colorido indicando as linhas do metrô de Londres, um dos mais antigos do mundo. Achava confuso e tinha uma certeza: vou me perder. Vá a uma estação do tube (metrô), como é gentilmente chamado, procure um guichê e compre o cartão Oyster. Com esse cartão você pode usar o metrô e os ônibus vermelhos para todos os cantos da cidade, durante os dias que forem necessários. Compre um passe para o número de dias que você vai ficar na cidade e peça a extensão para a volta ao aeroporto, no dia da volta. Também é uma boa dica pedir o ticket off pick, que possibilita deslocar-se por Londres fora do horário do rush e ainda pagar menos por isso.

Pronto, você está habilitado para desvendar o metrô e pode se deslocar facilmente por Londres. Perca o medo, o mapa parece complicado, mas não é. Cada linha tem um nome e uma cor e basta você saber para onde quer ir, verificar a estação que deve buscar para fazer o trecho necessário e quando estiver lá deve olhar para os dois lados. No lado direito e esquerdo há uma grande placa mostrando o sentido que o trem irá se deslocar. Encontre de que lado está a estação do seu destino (para onde você quer ir) e espere que logo, logo o metrô estará ali.

Uma vez dentro do trem, ouça as estações que serão anunciadas e também leia no monitor informativo. É simples e fácil, depois do primeiro dia você estará bem afinado com o mapa, as linhas e as cores do Metrô de Londres.

Carla curtindo o astral de Nothing Hill (veja no fim do post a surpresa!)

Carla curtindo o astral de Nothing Hill (veja no fim do post a surpresa!)

 

⇒ PONTOS TURÍSTICOS VISITADOS

1. Picadilly Circus
É o coração de Londres, ali acontecem apresentações culturais na rua, há lojas de grandes marcas, casas de chá, a famosa Estátua do Deus do Amor e venda para todos os grandes musicais da cidade. É um lugar para passar mais do que horas. Você vai querer passar por lá várias vezes durante a viagem. É através da Picadillys Circus que você chega ao Big Ben, Palácio de Buckingham, St. James Park, Green Park, National Galery e Trafegal Square.

Dica: vale ir à noite também para ver a magia do gigante painel de Led que é parada obrigatória!!

O que ver em Picadilly Circus : vá sem pressa. Tanto de metrô como de ônibus o acesso é muito fácil. De ônibus você tem a vista da cidade pelo caminho. É muito bom.

Como chegar: de metrô, a estação se chama Estação Piccadily Circus, e pode se chegar lá por meio da Piccadily Circus Line e Bakerloo Line. Ruas próximas: Regent’s Street, Shaftesbury Avenue, Piccadilly e Haymarket.

2. Mundo do MM´S
Quatro andares com tudo o que você pode imaginar sobre as mini pastilhas de chocolates. Gifts, cenários, brindes e muitos, mas muitos MM´s coloridos fazem a festa de crianças e adultos. Não há cobrança de ingresso e todos são bem-vindos. Nem precisa anotar o endereço, estando em Picadlly Circus não há como não ver o casarão colorido bem em esquina.
Onde fica: Swiss Court, 1 Leicester Square (veja aqui localização no Mapa)

Caminhe em direção a Trafegal Square, também sem pressa. Você vai passar pela entrada do St. James Park que dá acesso ao palácio de Buckingham e poderá escolher três destinos por perto.

Londres em familia
LOndres
3. Big Ben

Você logo vai vê-lo, imponente, encantador está no palácio de Westminste, num dos prédios mais bonitos da cidade. O prédio abriga o Parlamento Inglês.

Faça também um passeio durante a noite, o Big Bem iluminado é incrível. O lugar é seguro e muitas pessoas estão por ali fotografando e observando esse ícone a qualquer hora do dia.

Onde fica: Westminster, London
Sites: www.parliament.uk/bigben 

 

4. Abadia de Westminste
Olhando o prédio de frente, ao lado direito, está a Abadia de Westminste onde são celebrados os casamentos e batizados da família Real. Há cobrança de ingressos para a visitação da catedral. Em torno de 7 libras por pessoa. Optamos em não entrar, compramos sanduiches e fizemos um piquenique nos jardins da igreja.
Onde fica: 20 Deans Yd (veja aqui localização no mapa)
Londres Dicas Abadia
5. London Eye
Uma das maiores rodas gigantes do mundo fica bem em frente ao Big Ben. Não há como não perceber a presença dela. A noite fica iluminada e ainda mais linda. Há cobrança de ingressos e também muitas filas. Então se você quer ter uma vista privilegiada de Londres, programe-se. Compre os ingressos com antecedência e evite aborrecimentos.
Onde fica: London SE1 7PB (localização no Mapa)
Site: www.londoneye.com

6. Trafegal Square
Uma grande praça (com os famosos leões) onde as grandes manifestações e eventos acontecem, dentre eles o Ano-Novo Chinês. Ali também está a National Galery, uma das maiores galerias de arte do mundo. A entrada é gratuita e lá você poderá se encantar com Monet, Van Gogh, Rafaello, Cezanne e outros. Vá sem pressa e admire as obras de artes mais famosas do mundo.
Onde ficaTrafalgar Square, Westminste (localização no Mapa)
Site National Galery:  www.nationalgallery.org.uk

7. St. Martin in the Fields 
Bem ao lado da National Galery está a Igreja St. Martin in the Fields e no subsolo há um buffet para o almoço e um chá da tarde, que valem ser conferidos. A comida é boa e você estará almoçando em um lugar secular.
Veja aqui localização no mapa
Site: www.stmartin-in-the-fields.org

Londres Mae e Filha

Simplesmente curtir o caminho também é tudo de bom!


8. Cavalaria Da Guarda Real
Perto da Trafegal Square está a Cavalaria da Guarda, onde ficam os guardas do Palácio de Buckingham e também um dos cavaleiros da Rainha para que você possa fotografar à vontade. Ali você vai ficar pouco tempo, a não ser que queira assistir a Troca da Guarda. Se quiser, deve chegar cedo, antes das 11h da manhã, porque é dali que os guardas saem enfileirados rumo ao Palácio de Buckingham. Logo depois é a vez de dezenas de cavalos devidamente enfileirados, marchando juntos em direção ao palácio.
Onde ficaLondon SW1A 1AA (localização no Mapa)

 

9. St. James Park e Palácio de Buckingham
Para chegar ao Palácio de Buckingham atravesse o St. James Park, sem pressa, veja os esquilos e pelicanos que são animais muito interessantes. Vale também um piquenique nos gramados do parque. Ao final do trajeto você já vai avistar a imponência da residência da Rainha da Inglaterra e família real. A Troca da Guarda acontece todos os dias às 11h da manhã, pontualmente, claro. Nos meses fora da temporada de verão podem ser em dias alternados, sempre dias impares. Vale conferir antes de se deslocar até lá. Os guardas vêm da Cavalaria da Guarda por uma avenida imensa e fazem a cerimônia em frente ao Palácio. Você pode ficar por ali e se aglomerar com a multidão para assistir ou pode ficar ao longo da avenida, que também é lindo.

10. Covent Garden
Também perto da Picadyllis Circus Covent Garden é um lugar difícil de explicar. Restaurantes, lojas (maiores grifes do mundo), gastronomia diversificada e também diversas atrações culturais em um único lugar. Reserve um dia inteiro, uma noite e vários momentos do dia para “sugar” tudo de bom que há nesse lugar. E o melhor: é de graça.
Onde fica: Desembarque na estação Covent Garden (localização no mapa)
Site: www.coventgardenlondonuk.com

Londres Covent Garden

11. Madame Tussaud Museu
Fomos mais porque a minha filha queria ver a banda preferida – Onde Diretcion – mas acabamos descobrindo um passeio incrível. É tudo muito real e de bom gosto. Vale o passeio. Mas, compre ingressos antecipadamente ou enfrente uma fila de duas horas.
Onde fica: : Allsop Pl, Marylebone (localização no Mapa)
Site: www.madametussauds.com


12. Musicais
Londres tem os melhores musicais e você terá uma diversidade imensa para escolher. Vários estão em cartaz há mais de 20 anos. Na última vez assisti Le Miserables, de Victor Hugo, que é sem dúvida imperdível. Mas, com uma adolescente como companhia a escolha foi Rei Leão.
Dica: na Picaddily Circus tem um lugar que se chama Leicester Square, e ali é possível verificar os ingressos para os musicais daquele dia. Normalmente encontra-se 1 ou 2 bilhetes mais baratos, às vezes pela metade do preço. Vale pesquisar em várias lojinhas e banquinhas que oferecem esse serviço.


13. Camden Town
Um lugar diferente em todos os sentidos. Bares, pub´s, punks, gastronomia, arte e gente. Tudo assim misturado. Você vai encontrar todos os tipos em Camdent, vai sentir-se livre de todos os conceitos e preconceitos. Cores, música e comidinhas extraordinárias em um único lugar. Prepare-se para o diferente.
Onde fica: desembarque na estação de metrô Camden Town (localização no Mapa)
Site: www.camdenlock.net

 

14. Hyde Park
Um dos programas preferidos dos londrinos é comer um sanduíche ou salada sentado em um dos parques da cidade. Fomos ao supermercado (há um Whole Foods na 63-97 Barkers Building, Kensington High Street – bem próxmo do Hyde Park) e compramos os itens de piquenique: pão, queijos (maravilhosos), suco, frutas e guardanapos. Bastou para termos a melhor refeição de todas em Londres. O Hyde Park é um dos parques mais visitados da cidade e nesse dia de sol estava repleto de pessoas, sentadas, deitadas, lendo, rindo, brincando e conversando. Todas pareciam deixar de fora do gramado verde a pressa e as preocupações.

Dica: em frente ao Hyde Park está a famosa loja de departamento Harrods. Lá, no subsolo, há uma área imensa de gastronomia com lanches, restaurantes e produtos para levar para o seu pic-nic.
Onde fica: localização no mapa

 

15. Bicicletas
Vale a pena alugar bicicletas em Londres, com um valor diário de 2 libras por pessoa você pode se deliciar com os vários lugares incríveis da cidade. Só cuide para andar no sentido certo dos carros, que é ao contrário do que estamos acostumados.
Site: tfl.gov.uk/modes/cycling/santander-cycles


16. Notting Hill
Deixei por último de propósito porque foi um dos lugares mais bacanas que visitamos em Londres. Tinha a impressão que seria longe e difícil de encontrar. Não é. Um dos bairros mais agradáveis de Londres, pelo menos para a gente. O bairro é famoso por ser cenário do filme “Um Lugar Chamado Notting Hill”, mas o charme não para por aí. As ruas são estreitas e há feiras de antiguidades por todos os lados. As casas têm portas coloridas e há flores nas portas, portões e nas sacadas. Incrível.

Entramos em um pequeno restaurante de sushi, fizemos um kit básico para ao almoço e saímos para encontrar um cantinho encantador para almoçar. Entrei em um jardim pequeno, meio que entre um conjunto pequenos de casas geminadas. Sentamos no banco, almoçamos e ficamos prestando atenção na movimentação de equipamentos de filmagem.

Antes de sair, perguntei:
– O que está acontecendo?
– O cameraman respondeu: estamos filmando o remake do filme “O Casamento do Meu Melhor Amigo”….
– Hã?
(Sim, daqui a alguns anos vou olhar o filme e vou dizer: eu estive lá!)

Londres Roteiro

Por fim, uma dica imprescindível:
Existe bem mais de Londres do o que relatamos nesse post. Vários pontos turísticos que não visitamos, vários pontos que não abordamos. Mas existem também coisas que você deve fazer que não estão no mapa. Perca-se nos bairros, entre em jardins, vislumbre os dias e aproveita as pessoas. Londres é um lugar incrível e pode ser mais ainda se você souber aproveitar.

*Texto e fotos  CARLA LEIDENS  

unnamed-1
SAIBA MAIS

 

LONDRES | INGLATERRA
Site de turismo oficial em português : www.visitbritain.com/pt/BR
Todos os posts do Café Viagem sobre Londres, leia aqui. 

Para chip de internet ilimitada na Europa, leia aqui o post

–>  Dica de hospedagem da autora do post: Belmont Hostel

PARA PLANEJAR A VIAGEM

 Hotéis indicados + tarifas em Londres

 Melhores tarifas para Seguro do Viagem

ALUGUEL DE CARRO 

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier em formação pela ABS-RS. Acima de tudo, apaixonada por café da manhã, vinho e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Comentário Recente

DEIXE SEU COMENTÁRIO