Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!

Roteiro lua de mel Sul da Itália –  Capri, Costa Amalfitana e Puglia

(Post atualizado em outubro de 2019 após o retorno da viagem).  Vijamos de 1 a 16 de setembro em lua de mel no sul da Itália. Depois de 5 anos, voltamos a esse país incrível. E o motivo? Comemoramos nossos 20 anos de casamento com um roteiro romântico inesquecível na Itália. A viagem começou por Nápoles e finalizou em Roma. Fizemos as praias na costa do mar Mediterrâneo: Capri e Costa Amalfitana (região italiana da Campânia). E ainda, Matera (Basilicata) e Puglia (Mar Adriático e Jônico). Um roteiro dos sonhos por 15 dias. A seguir, o resumo da viagem. E, em breve, a série completa com todas informações e dicas. 

Roteiro Sul da Italia lua de mel

Roteiro Lua de Mel Sul da Itália no Instagram

Veja também a trip romântica no nosso Instagram @cafeviagem . Nos Destaques do @cafeviagem, veja CAPRI, COSTA AMALFITANA, MATERA E PUGLIA. 


Roteiro lua de mel Sul da Itália parte 1:  Nápoles, Capri e Costa Amalfitana

Chegamos de avião por Roma. Quase todos os hotéis foram reservados pelo Booking.com com bom desconto ou cancelamento gratuito (o cancelamento gratuito facilitou as mudanças que fui fazendo no roteiro ao longo do planejamento da viagem).

De Roma, pegamos um trem direto para Nápoles onde passamos 2 dias na cidade da pizza napoletana. De Nápoles, pegamos um Ferry para a ilha de Capri onde passamos mais 2 dias e meio.

Em Capri, reservamos um passeio de barco que foi um dos pontos alto da viagem. Veja a seguir os posts do nosso roteiro Capri:

Dicas de Capri no Café Viagem

+ CAPRI: passeio de barco ao redor da ilha de Capri

+ CAPRI:  O que fazer em Capri – atrações que amamos

+ CAPRI: tudo sobre a visita a GRUTA AZUL

+ CAPRI: Principais Praias de Capri

De Capri para Praiano e Positano

Voltamos para a costa de Ferry: de Capri para Sorrento. Em Sorrento pegamos um carro que alugamos online com excelente desconto na Rentcars. Dormimos em Praiano três noites, ao lado de Positano. Foi o hotel da nossa vida, ponto mais alto da viagem. Anote: Casa Angelina – um luxo! Foi o hotel mais caro da nossa vida, mas valeu cada centavo. Surreal! Nesses 3 dias, aproveitamos intensamente a praia, o hotel e visitamos os arredores da Costa. O Casa Angelina é um hotel boutique em Praiano, ao lado de Positano. Aliás, oferece transfer para Positano gratuito aos hóspedes, uma mão na roda pois na lata temporada é impossível estacionar o carro.

Além de Positano, Visitamos Ravello e passamos de carro pelas lindas paisagens de Amalfi, Atrani e outras praias da costa.

RESUMO DO ROTEIRO LUA DE MEL SUL ITÁLIA PARTE 1

Dia 1 – Chegada por Roma à tarde de avião, viagem de trem Roma-Nápoles

Dia 2 – Nápoles ( Hotel Grand Tour B&B )

Dia 3 – Nápoles ( Hotel The Five Rooms Napoli)

Dia 4 –  Nápoles para Capri ( Hotel Villa Helios )

Dia 5 –  Capri ( Hotel Villa Helios)

Dia 6  – Capri para Sorrento, Praiano ( Hotel Casa Angelina )

Dia 7 – Praiano e Positano ( Hotel Casa Angelina )

Dia 8 – Amalfi, Atrani e Ravello ( Hotel Casa Angelina )

Dia 9 – Atravessamos de carro rumo a outra coisa da Itália, Puglia. Fizemos parada em Matera, Capital Europeia da Cultura em 2019 !

Positano lua de mel Sul da italia

Belezas da costa de Positano a Vietri – Photo by: @boyephotografy https://www.instagram.com/p/BnNn1o-AhfI/

 

Roteiro lua de mel Sul da Itália Parte 2: Matera e Puglia

Na segunda parte da viagem, cruzamos de uma costa a outra de carro fazendo uma parada em Matera na Basilicata, cidade com centro histórico nomeado Patrimônio da Humanidade pela Unesco – imperdível! Gostamos tanto que até nos arrependemos de não dormir em Matera uma noite. Da Costa Amalfitana a Puglia (Locorotondo) foram em torno de 3h30 de viagem de carro. Dica: a distância de carro fica mais curta se você marca no GPS (Waze ou Google Maps) o trajeto até Matera primeiro e depois para o destino na Puglia – vai por mim! De Matera para Locorotono (nosso hotel), foram 40 minutos de carro.

Sobre a Puglia

No mapa da Itália, Puglia está situada no calcanhar (ou salto) da bota. Área com vilarejos charmosos e brancos, com seus trulli (construção típica da região com telhados em cone) e belas praias. Parte da costa é banhada pelo Mar Adriático (onde vamos visitar) e a outra parte, pelo mar Jônico. A Puglia é uma das maiores produtoras de azeite e burrata da Itália.

Sobre preços: a Puglia é bem mais em conta do que a Costa Amalfitana e Capri. Os restaurantes foram menos da metade do que pagamos na Costa Amalfitana.

De Matera para Puglia: Hotel em Locorotondo

Após algumas horas em Matera, seguimos para Puglia (ou Apúlia em português). Fomos direto para o nosso primeiro hotel reservado na Puglia, situado entre Locorotondo e Martina Franca, área rural: La Corticella Bed & Breakfast. À noite, jantamos em Martina Franca.

Alberobello e Locorotondo e Masseria

Primeiramente, visitamos Alberobello e Ostuni no mesmo dia. Alberobello pela manhã, e Ostuni no almoço e parte da tarde. A saber: o centro histórico de Alberobello concentra o maior conjunto de trulli e é patrimônio da Humanidade da UNESCO. Posteriormente, fomos almoçar em um lugar lindo em Ostuni, a Osteria del Tempo Perso. Depois de almoço, caminhamos e nos apaixonamos pelo vilarejo de Ostuni. Antes de partir, tomamos um sorvete (ops, gelato) no Café Garibaldi!

Seguindo a dica de amigos, nos hospedamos em uma Masseria, espécie de hotel-fazenda muito comum nessa região.  E este, foi outro ponto alto do nosso roteiro lua de mel sul da Itália. Anote pois esse lugar é muito romântico e tem um restaurante ultracharmoso: Nina Trulli Resort em Fasano – um achadoooooo! O jantar do hotel custou 35 euros por pessoa mais o vinho que pedimos (16 euros) – total, 90 euros muito bem investidos. 

Locorotondo

Na sequência, visitamos Locorotondo – outro vilarejo branco da região lindo (a saber, nosso preferido foi o de Ostuni). Locorotondo está a 9km de Alberobello e seu centro histórico, diferente dos outros vilarejos, fica no topo de uma colina com vista dos vinhedos do Valle D’Itria (prove os vinhos brancos!). O centrinho é pequeno e fácil de percorrer caminhando. De Locorotono seguimos para o nosso próximo destino de Puglia onde nos hospedamos por duas noites: a encantadora praia de Monopoli.

Monopoli, Polignano a Mare e Bari

Em Monopoli ficamos em um hotel simpático no coração de Monopoli. A localização não podia ser melhor: Palazzo Bregante. Jantamos em um restaurante em Monopoli que é bom deixar anotado: Il Brigante Trattoria (gostamos tanto que fomos 2 vezes!). Adoramos percorrer o centro histórico de Monopoli e seus charmosos bares. Super romântico! Também fomos de carro conhecer as praias de Polignano a Mare (imperdível – 9km de Monopoli) e  Porto Contessa (nesta praia almoçamos de frente para o mar no gostoso La Veranda di Gisela).

Por fim, visitamos rapidamente Bari, a capital da Puglia. Foram apenas 3 horas por lá (fizemos tour com guia em bike elétrica), mas a cidade merece muito mais. É linda. 

De Bari para Roma

Em Bari, meu marido pegou um avião e voltou para Roma onde dormiu perto do aeroporto e partiu no dia seguinte para o Brasil. Eu ainda fiquei 2 dias turistando sozinha em Roma. Fui de Bari a Roma de trem (minha passagem de trem custou quase o mesmo valor da de avião, fica a dica!)

RESUMO DO ROTEIRO LUA DE MEL SUL ITÁLIA PARTE 2  + ROMA

Dia 9 – Costa Amalfitana rumo a Matera, e depois Puglia (Hotel La Corticella Bed & Breakfast )

Dia 10 –  Alberobello, Ostuni e Hotel em Masseria (Hotel Nina Trulli Resort )

Dia 11 –  Locorotondo e Monopoli (Hotel Palazzo Bregante)

Dia 12 – Monopoli, Polignano a Mare e Porta Contessa (Hotel Palazzo Bregante)

Dia 13 – Bari – à tarde pegamos voo e trem para Roma !

Dia 14 – ROMA

Dia 15 – ROMA

Dia 16- Voo de Roma para Brasil

Matera Roteiro

Matera – foto Amélia Campos

 

Conexão: Desconto Chip internacional de viagem

A Conexão com internet livre no celular foi essencial para este roteiro já que usamos Mapa do Google, GPS, além de procurar dicas de restaurantes, mapas da cidade quando caminhávamos e reservas em hotéus. Viajamos com chip internacional de viagem da PlusSim na categoria Europa, novo parceiro do Café Viagem. E olha que legal: a PlusSim está oferecendo 10% de desconto aos leitores do blog que usarem o código de desconto CAFEVIAGEM10.

lua de mel sul da Italia

Trullis em Alberobello na Puglia – foto Amélia Campos

Veja + Dicas e Roteiros da Itália no Café Viagem

5 hotéis na Itália para um roteiro romântico – por Magali Moraes

Roteiro Ligúria para viagem romântica na Itália – o post índice

Roteiro Cinque Terre na Itália – 2 dias românticos

O melhor de Emilia Romagna na Itália – post índice com todas as nossas dicas

Roteiro 1 dia em Parma na Itália

Roteiro Bologna

Roteiro Modena

Pilotando uma Ferrari no Autódromo de Modena

Todos os Posts da Itália no Café Viagem

Tem dicas de roteiro Lua de Mel Sul da Itália? Restaurantes, vinhos, passeios? Escreva nos comentários. Compartilhe!

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier pela ABS-RS. Acima de tudo, turista apaixonada por café da manhã, vinhos e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Últimos Comentários
  • Se me permite dar Uma sugestao, faca de base na puglia duas cidades: otranTo (aproveite entao para conhecer as praias ali, torre san andrea, mulIno dacqua, due soRele, torre del orso, grotta dela poesia, santa Cesarea terme, porto miggiano essa é senSacional) e galipolli (conhecendo por la punta de la suiNa uma das mais lindas praias, torrE wado, santa maria ao bagno, porto cesareo).

  • Esse roteiro é de causar inveja…. hahahahhaa…..obrigado pelas dicas…

  • Olá,

    Vou em maio e terei 7 dias. Preciso decidir entre costa amalfitana e puglia.

    Sei que é uma pergunta difícil mas qual você gostou mais?

DEIXE SEU COMENTÁRIO