Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

São Gabriel – os casarões preservados, X-Coração e berga na praça

*Série Rota Farroupilha RS – As casas antigas de São Gabriel

São Gabriel (RS)  foi a nossa penúltima cidade visitada na viagem da Rota Farroupilha. Chegamos de Rosário do Sul e almoçamos na cidade das casas antigas bem preservadas. Passamos umas duas horas em São Gabriel antes de seguir viagem até Caçapava do Sul. De carro e a pé, fizemos um tour despretensioso pelo centro da cidade e, apesar de não termos encontrado grandes opções turísticas, São Gabriel nos encantou pelo fato de ser, entre todas as cidades que visitamos na viagem da Rota Farroupilha,  a que possui as casas históricas mais bem preservadas (uma pena os fios e postes que poluem a foto e a paisagem!). O centro merece um olhar do visitante e serve de exemplo a todas as outras cidades que não preservam como deveriam o seu patrimônio, a sua história.

Sao Gabriel Rio Grande do Sul (2)

Sobre São Gabriel

São Gabriel é conhecida como a Terra dos Marechais (berço de alguns militares ilustres da história do RS). O município se estende pelas duas margens da BR 290 e é considerado o quinto maior do Estado em extensão territorial. Sua história remete ao anos de 1750 com o surgimento das primeiras estâncias jesuítas (nos Sete Povos das Missões). Durante a Revolução Farroupilha foi escolhida como sede do governo da República Riograndense em 1840.

Sao Gabriel Rio Grande do Sul (4)

Outro fato histórico do período da revolução, foi o acampamento farroupilha de 1841. Foi lá que Anita e Giuseppe Garibaldi tiveram sua última participação na Revolução Farroupilha antes de seguirem rumo ao Uruguai. Da sua trajetória, São Gabriel manteve um dos maiores conjuntos arquitetônicos do Rio Grande do Sul e um museu da FEB, considerado o segundo maior em acervo da II Guerra Mundial da América Latina.  Para quem quiser dar uma olhada, o museu fica dentro da antiga estação férrea, Praça Carlos Antunes.

Sao Gabriel Rio Grande do Sul (9)

 

As casas preservadas

As fachadas e detalhes arquitetônicos ao redor da Praça Doutor Fernando Abbott já valeram a nossa visita. Mas uma dica: não vá entrando sem pedir licença pois nem todas as casas são abertas ao público. Algumas são de propriedade particular.

a praça central de São Gabriel

a praça central de São Gabriel

Sao Gabriel Rio Grande do Sul (11)

O Sobrado da Praça – da esquina da Praça Dr. Fernando Abbott tem data de 1826 e é tombado pelo IPHAN. Hospedou o Imperador D. Pedro II quando este esteve em São Gabriel, no ano de 1846, para conhecer o bravo povo gaúcho que havia lutado na Revolução Farroupilha. Após a sua restauração, também virou sede do Conservatório Municipal e da Biblioteca Pública Municipal. É possível visitar o local que atualmente tem o nome de Centro de Cultura Sobrado da Praça.

Sao Gabriel Rio Grande do Sul (5)

Sao Gabriel Rio Grande do Sul (7)

Sao Gabriel RS

A uma quadra da praça encontramos o prédio da sede da Prefeitura (com arquitetura de 1922).

IMG_5752

Sao Gabriel Casas

Neste link da prefeitura você encontra a lista de construções consideradas patrimônios culturais.

Dois momentos bem gaudérios: Xis e Berga

Por fim, tivemos dois momentos bem gaudérios em São Gabriel. O primeiro foi comer um Xis Coração (ou X-Coração), lanchinho bem gaúcho que fizemos no Cine Café, bem próximo à praça central. Sinceramente, invejei o Xis de filé da Paula Brum que parecia bem mais apetitoso do que o meu de coração.

O X-Coração

O X-Coração

E o Xis de filé

E o Xis de filé

O segundo momento, bem típico do sul, foi sentar na praça no auge do inverno para “lagartear no sol” comendo uma “berga” (berga= bergamota/tangerina). Depois astral gostoso e revigorante de praça de interior, seguimos viagem para Caçapava do Sul.

Sao Gabriel Rio Grande do Sul (13)

Sao Gabriel Rio Grande do Sul

 


cafe viagem
SAIBA MAIS

 

SÃO GABRIEL | RS
BRASIL 

Cidade na região da Campanha Gaúcha a 325 km de Porto Alegre.
A rodovia BR-290 que liga a capital é a mesma entrada para os países vizinhos Uruguai e Argentina
Distâncias: Rosário do Sul a São Gabriel – 55 km   | São Gabriel a Caçapava do Sul – 100 km

 

******* SÃO GABRIEL NO ROTEIRO DA  ROTA FARROUPILHA
Partimos de Santana do Livramento e seguimos viagem para Alegrete (onde dormimos no Hotel Alegrete). No dia seguinte, viajamos para Rosário do Sul (onde visitamos a Vinícola Routhier & Darricarrère) e, logo mais, fomos para São Gabriel (a 55 km de distância via BR 290), onde almoçamos e fizemos um tour pelas casas antigas e bem preservadas da cidade. No fim de tarde, chegamos em Caçapava do Sul para o pôr do sol no Forte (cidade onde dormimos e jantamos).

 

******* ÍNDICE DE POSTAGENS DO BLOG SOBRE #ROTAFARROUPILHA RS 

POST QUE APRESENTA O PROJETO ROTA FARROUPILHA

GUAÍBA – UM PASSEIO NA CIDADE BERÇO DA REVOLUÇÃO FARROUPILHA

UMA TARDE EM CAMAQUÃ, TERRA FARROUPILHA

SÃO LOURENÇO DO SUL  -5 MOTIVOS PARA VISITAR  A CIDADE

RIO GRANDE – TOUR E JANTAR NA CASA EUROPA GASTROBAR

PRAIA DO CASSINO – DICA DE HOTEL 

DOM PEDRITO E A GUATAMBU – ESTÂNCIA DO VINHO

FRONTEIRA – RESTAURANTE LA PERDIZ , AGORA EM RIVERA NO SIÑERIZ SHOPPING

FRONTEIRA: BODEGAS CARRAU E OS VINHEDOS DA FRONTEIRA BRASIL-URUGUAI

FRONTEIRA : QUEJOS E VINHOS NA LE CARROUSSEL  – A MELHOR COMPRA DE RIVERA

FRONTEIRA: PARRILLA DO GALPÓN EM RIVERA

FRONTEIRA: A FERRADURA DOS VINHEDOS , A ROTA TURÍSTICA DO VINHO EM SANTANA DO LIVRAMENTO

ROSÁRIO DO SUL:  VISITA AO VINHO DA KOMBI E A VINÍCOLA ROUTHIER & DARRICARRÈRE 

SÃO GABRIEL E  AS CASAS ANTIGAS BEM PRESERVADAS 

ALEGRETE – ATRAÇÕES, PASTEL DE OVELHA E DICA DE HOTEL

CAÇAPAVA DO SUL – PÔR DO SOL NO FORTE E  CAFÉ NO CAMINITO

 

 


 A viagem #RotaFarroupilha é um projeto do Territórios em parceria com As Peripécias de uma FlorCafé ViagemMochilinha Gaúcha e participações especiais de Andarilhos do Mundo e da jornalista Criz Azevedo. O roteiro teve o apoio de empresas regionais como BC&M ADVOGADOS e AGROPECUÁRIA SALLABERRY, além do suporte do Sebrae Costa Doce e de algumas secretarias de turismo. A viagem usou como base o  Caminho Farroupilha elaborado pelo Sebrae RS  e oferecido como pacote turístico pela Tchê Fronteira Turismo 
Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier em formação pela ABS-RS. Acima de tudo, apaixonada por café da manhã, vinho e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Últimos Comentários
  • Caraca! Nem acredito que tem post sobre São Gabriel. É a cidade da minha avó e sempre ouvi mil histórias e sempre tive curiosidade. Acho que nunca tinha visto fotos da cidade, só de família e amigos reunidos.
    Valeu!!!

DEIXE SEU COMENTÁRIO