Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

Vinícola Cristofoli – uma refeição harmonizada para sair levitando

Dos lugares que me surpreenderam nas rotas turísticas do vinho na Serra Gaúcha está a pequena Vinícola Cristofoli. Foram duas visitas, dois almoços. O primeiro durante o período da Vindima e o segundo com um grupo de amigos. Ambos inesquecíveis. A Cristófoli está situada na bela Rota das Cantinas Históricas, em Faria Lemos, Bento Gonçalves.

Atualmente Bento tem 5 rotas turísticas, sendo que o Vale dos Vinhedos e Caminhos de Pedra são as mais famosas. Mas aí vai a dica do Café Viagem: não deixe de percorrer de carro a Rota das Cantinas Históricas. É uma das mais paisagens de vinhedos mais incríveis da região. Afora o Vinícola Cristofoli, a outra grande atração da rota (além da paisagem) é  vinícola e Parque Dal Pizzol e a Estrelas do Brasil

Vinicola Cristofoli Bento

Vinicola Cristofoli Bento (19)

Sobre a Vinícola Cristofoli

A Cristofoli é uma vinícola pequena e familiar. Um lugar tranquilo assim como os seus vinhos. Respira leveza e juventude assim como a enóloga da casa, Bruna Cristofoli. Logo de cara simpatizei com o jeito meigo da Bruna falar dos vinhos, da gastronomia e do respeito pela história, pela terra e por tudo que sua família construiu. Bruna tem o exato frescor dos vinhos da vinícola. Ela faz a visita guiada e sua mãe comanda as panelas do incrível almoço harmonizado para grupos entre as barricas. Já vou avisando que a experiência gastronômica é im-per-dí- vel mas é necessário o pré agendamento.

A Bruna Cristofoli, não é uma simpatia?

A Bruna Cristofoli, não é uma simpatia?

Vinicola Cristofoli Bento (18)

Edredom nos Parreirais

Antes de contar sobre a refeição do restaurante da vinícola (Spazio del Vino) não dá pra deixar de comentar sobre uma experiência romântica da vinícola que já é um sucesso: Edredom nos Parreirais (para até 6 pessoas). Estou louuuuca para fazer !  No dia que fui almoçar na vinícola com os amigos fomos conferir o cenário que estava preparado para um casal  (juro que cuidamos para não estragar nada, ok?). No edredom havia som, almofadas, repelente, uma charme que só vendo.

Vinicola Cristofoli Bento (14)

Mas voltando ao nosso restaurante (que também é lindo!), Maria de Lurdes Cristofoli, mãe de Bruna, tem uma cozinha aberta onde é possível observar o preparo de suas iguarias juntamente com suas assistentes.

Vinicola Cristofoli Bento (9)

Almoço Harmonizado Cristofoli

A decoração da mesa é encantadora. Quando Bruna começa a apresentar os pratos e vinhos, a conversa soa como se ela estivesse declamando uma poesia.

Vinicola Cristofoli Bento (1)

Os detalhes são primorosos. Não dá para ver, mas tem uma gavinha decorando cada prato (galhos das trepadeiras com a função de agarrar ramos e ajudar no crescimento).

Vinicola Cristofoli Bento (11)

Vinicola Cristofoli Bento (17)

As delícias da cozinha da Cristofoli

O almoço já me conquistou nas entradinhas com uma focaccia divina (feitas por um chef local), azeite, queijo colonial Cichelero (de Carlos Barbosa) e um salame. Logo você percebe que Bruna escolhe os ingredientes e produtos da sua lojinha com todo o cuidado e carinho. É tudo muito especial, o melhor da Serra Gaúcha. Para quem gostou do queijo, do salame ou mesmo do aroma da casa (os aromatizantes são tudo de bom), é possível comprar os produtos na hora de pagar a conta.

Vinicola Cristofoli Bento (3)

Vinhos Cristofoli

A cada prato um vinho da casa é oferecido. Iniciamos com espumante brut e passamos para um refrescante branco Moscato de Alexandria.

Os vinhos que harmonizaram cada passo da refeição

Os vinhos que harmonizaram cada tempo da refeição

A salada verde tem um molho que faz Bruna desafiar os comensais. Poucos adivinham a fruta que dá o sabor especial ao molho. E eu não vou contar para não estragar a surpresa.

Vinicola Cristofoli Bento (4)

Os pratos principais perfumam o ambiente: uma panqueca fininhas (crespelle) com recheio de frango e azeitonas e o macarrão com molho de carne, louro, alecrim e vinho sangiovese (o campeão de sabor e aroma!!).  Para acompanhar, um Sangiovese tinto da casa. Leve como toda essa experiência.Vinicola Cristofoli Bento (5)
Vinicola Cristofoli Bento (6)

O Mocatel é a bebida que encerra o banquete junto com um sagu transparente (também de moscatel) e morangos.Vinicola Cristofoli Bento (10)

Comprinhas que amamos!

Dica para umas comprinhas: não vá embora sem levar o suco de uva da casa, os vinhos que têm excelente custo-benefício (principalmente o Sangiovese), o queijo Cichelero e o aromatizante de flor de laranjeira.  Para quem tiver interesse, a produtos como o óleo a base de semente de uva e cosméticos feitos com este óleo.Vinicola Cristofoli Bento (8)

Além do almoço e do Edredom, a Cristófoli oferece jantares, cursos de degustação e o Spuntino (lanche típico com degustação). A experiência do almoço harmonizado custa entre 85 a 90 reais por pessoa. O restaurante funciona somente com reserva atendendo grupos de 8 a 28 pessoas. Para grupos com menos de 8 pessoas é cobrado um valor mínimo. Não vejo a hora de repetir mais uma vez a dose.

Uma foto com a cozinheira , tava 10 Dona Maria de Lurdes Cristofoli

Uma foto com a cozinheira. Parabéns, Maria de Lurdes Cristofoli. Lugar muito especial!

+ Dicas da Cristofoli no Café Viagem

Gostou? Entãonão perca também o post de nossa mais recente visita à Vinícola Cristofoli quando fizemos o TOUR VINHO E PAISAGEM:

Tour Vinho e Paisagem da Cristofoli – uma volta mágica de trator nos vinhedos

 

+ Dicas de Bento Gonçalves no blog : 

12 hotéis e pousadas que indicamos em Bento Gonçalves, Vale dos Vinhedos e arredores

10 EXPERIÊNCIAS IMPERDÍVEIS NA VINDIMA DE BENTO

Espumantes Estrelas do Brasil 

COM CRIANÇAS: 10 programas imperdíveis com a turminha do suco de uva em Bento

ROTEIRO FIM DE SEMANA: Vale dos Vinhedos com amigas 

 

POST GUIA COM ROTEIROS E DICAS DE BENTO GONÇALVES | RS

DICAS DE HOTÉIS E POUSADAS PARA NAMORAR NA SERRA GAÚCHA

 


SAIBA MAIS

VINÍCOLA CRISTOFOLI
Estrada RS 431 Km 6, s/nº – Rota das Cantinas Históricas – Faria Lemos l Bento
Informações e agendamento: (54) 3439.1190 e (54)9917.1903 com Bruna.
enologia@vinhoscristofoli.com.br

Site: www.vinhoscristofoli.com.br
Valores:
almoço harmonizado a partir de R$ 140 por pessoa para grupos a partir de 8 pessoas até 28 pessoas. Para almoço ou happy hour no “Edredom nos Parreirais” os valores são entre R$ 290 para até duas pessoas

Dica: no período da Vindima (verão) a Cristofoli faz parte do pacote “Fascínios da Vindima”oferecido pela Giordani Turismo. Eu fiz o almoço harmonizado dentro do pacote da Giordani que também contempla visita às vinícolas Cainelli e Salton no mesmo dia. Recomendo fortemente este pacote que é megaconcorrido.

 

Melhores-sites-planejar-viagem

Conheça alguns parceiros do Café Viagem para pesquisar e fazer reservas na Serra Gaúcha.
Todos eles foram testados antes de serem sugeridos aqui no blog!

HOSPEDAGEM BENTO GONÇALVES E VALE DOS VINHEDOS  o BOOKING é o nosso parceiro para reservar hotéis e pousadas  com MELHORES TARIFAS. Uma grande facilidade é que o site permite, na maioria das vezes, fazer a RESERVA COM CANCELAMENTO GRÁTIS. CONSULTE AQUI!

ALUGUEL DE CARRO SERRA GAÚCHA – nosso parceiro para aluguel de veículos é a RENTCARS. O site faz uma busca pelas melhores tarifas entre várias locadoras e oferece os melhores preços para o destino indicado pelo viajante. CONSULTE AQUI

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier pela ABS-RS. Acima de tudo, turista apaixonada por café da manhã, vinho e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Últimos Comentários
  • Oi Alexandra!! Sabe a família que aparece em uma das primeiras fotos do post? Sou eu e minha família hahaha realmente essa vinícola é demais, foi uma experiência incrível! Te agradeço pq foi aqui no seu blog que peguei a dica. Bjos!!

    • Sério, Carolina??? Que demais! Adorei. Obrigada pelo teu comentário.
      E esse dia estava show, né? Lugar muito especial.

      Beijooo
      Ale

  • Estou confirmando a minha visita a Vinicula Crstófolis no dia 20/11/2016, Domingo, com direito palestra, degustação de vinho,queijo e um almoço para um grupo de 11 pessoas

  • Adorei sua dica e pude conprovar hoje , junto com meu marido pudemos almoçar perto dos parreirais e foi simplesmente delicioso. Atendimento perfeito da Bruna, seu irmão, mãe e ajudantes. Comida deliciosa acompanhada dos vinhos e espumantes.

    • Bom dia maria rita, vc fez esse passeio com a giordani ou só reservou e foi por sua conta? Pretendo ir na mesma época que vc foi no ano que vem. Gostaria de dicas.
      Alexandra adoro suas postagens, sou do Espírito Santo mas sou apaixonada pelo Sul, meu coração é gaúcho rsrs.
      Obrigada
      Bjo

DEIXE SEU COMENTÁRIO