Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

De barco e de trem pela Suíça com o Swiss Pass

A Suíça é famosa por suas rotas belíssimas de trem, barcos e até ônibus. Me diga, que turista não sonha com uma janelinha para os vales, Alpes e lagos suíços transparentes?

Swiss pass (30)
Swiss pass (16)
Na viagem que fiz em agosto no projeto SWISS Experience, tive a oportunidade de sentir de perto o impacto dessas paisagens in-des-cri-tí-veis. É poesia pura diante dos olhos. É o Crème de la Crème!  A dica deste post – para viajar e percorrer o visual belíssimo da Suíça com conforto e tranquilidade  – é utilizar o sistema criado especialmente para facilitar a vida do turistas: o SWISS PASS. O que é isso? É um bilhete único, por tempo determinado, que vale para trens, ônibus e barcos em toda a Suíça. E ainda: dá descontos em vários outros passeios como museus, trens de montanha e city tours. Eu nunca andei de carro pela Suíça, mas com toda essa praticidade de transporte de primeiríssima categoria não vejo sentido em alugar um veículo e se estressar para estacionar ou procurar rotas. É muito fácil viajar com o SWISS PASS. Ainda mais sabendo que o país tem 26 mil quilômetros de trajetos inspiradores de trem, ônibus e barco. E ainda: em todas as cidades o transporte público será gratuito com o Swiss Travel System e funciona de forma impressionante. Isso sem falar que as distâncias são curtas já que a Suíça é um país pequeno. Minha viagem mais longa foi de Zurique a Genebra de trem e não chegou a 3 horas. Os trens normalmente oferecem cafés, mini bar, espaço para bikes, áreas de silêncio, wireless internet e, alguns, vagão com espaço kids. Ou seja, relax total! Adorei. Abaixo estão algumas dicas e passeios que fiz com este bilhete.

Meu bilhete válido por 8 dias!

Meu bilhete válido por 8 dias!

Swiss pass d
=> C O M O   U S A R    O  S W I S S   P A S S
Você não precisa marcar ou reservar o seu assento no trem ou barco. É só olhar o horário de partida (trem, barco ou ônibus) chegar com o seu SWISS PASS e embarcar. Simples assim. Juro! E como eles controlam? Bem, algumas vezes no trem, barco ou ônibus alguém pode aparecer (um funcionário) e pedir o seu ticket. Você vai mostrar o seu SWISS PASS e assunto resolvido. Para planejar o seu itinerário de trem (ver horários de partidas e chegadas) a melhor forma é consultar o site ou baixar o app no seu celular antes de partir (veja aqui!). Ainda no caso de trens, procure pelo número da plataforma na estação e observe se o vagão é de primeira ou segunda classe (está sinalizado no painel da plataforma minutos antes do trem chegar e você deve se posicionar conforme a indicação da sua classe). Dica: a pontualidade dos trens é britânica. Nunca se atrase.

O conforto da primeira classe!!

O conforto da primeira classe!!


=> M O D A L I D A D E S   E   P R E Ç O S   D E    S W I S  S   P A S S

O meu SWISS PASS era de 1a classe e válido por 8 dias corridos. Para quem não precisa economizar, recomendo muito a experiência da 1a classe! Porém, bom saber que existem várias modalidades de SWISS PASS (veja aqui!) que vão desde descontos para quem viaja em família a apenas 4 dias de uso. Os preços também são variados. Partem de 166 euros (para estudantes por 4 dias) a 789 euros (para viajar por 1 mês com uso ilimitado de 1a classe). Crianças até 6 anos não pagam. E até 16 anos podem viajar de graça na companhia de um dos pais com o Swiss Family Card (barbadinha!). Ainda para quem viaja com crianças, alguns trens oferecem área de playground. Procure pelo vagão.

Não precisa reservar o seu assento. Mas é preciso se ligar nos horários de partida nas estação de trem

Não precisa reservar o seu assento. Mas é preciso se ligar nos horários de partida nas estação de trem

todas as estações tem os painéis com os horários e plataformas para embarque

todas as estações tem os painéis com os horários e plataformas (gleis)  para embarque. É só chegar e embarcar!


=> O N D E   C O M P R A R   O   S E U   B I L H E T E
A recomendação é comprar com antecedência, ainda mais se a compra for online. Você pode adquirir online no site (em português), em algumas operadoras brasileiras (como TAM Viagens, CVC, STB, TT, So Suíça) ou, em último caso, no próprio aeroporto de Zurique onde há uma loja (Swiss Travel System). Para não perder tempo, acho que a melhor opção é comprar online e já chegar com o seu SWISS PASS em mãos! Caso você adquira online em cima da hora da sua viagem (no mínimo 3 dias de antecedência), pode retirar o bilehte na estação de trem de Zurique ou de Genebra por uma taxa de CHF 15 por passageiro.

procure pelas “Quiet areas” - áreas de silêncio no trem. Amei!

procure pelas “Quiet areas” – áreas de silêncio no trem. Amei! Não pode nem falar no celular.

 

=> O N D E  O  S W I S S   P A S S    É   V Á L I D O
Em todo o território suíço na maioria dos trens, barcos e transportes urbanos. É válido também em mais de 480 museus (onde o ingresso é gratuito com o SWISS PASS). Ainda oferece descontos em teleféricos, city tours e trens de montanhas famosos como o de Jungfrau e o Trem do Chocolate. Eu fiz os dois passeios e amei!

Selfie com frio no trem para Jungfrau

Selfie com frio no trem para Jungfrau

 

 ** 2 PASSEIOS IMPERDÍVEIS QUE FIZ COM O MEU SWISS PASS

-> No trem de Lausanne a Montreux que percorre o Lago Léman e a paisagem incrível dos vinhedos de Lavaux.

Visual do trem de Lausanne a Montreux pelo Lago Léman e vinhedos de Lavaux

Visual do trem de Lausanne a Montreux pelo Lago Léman e vinhedos de Lavaux

-> No barco a vapor da charmosa cidade de Thun até Interlaken (imperdível! Acho que foi a vista mais espetacular de todas, ainda mais no verão!).

feliz da vida no belíssimo passeio de barco a vapor de Thun a Interlaken

feliz da vida no belíssimo passeio de barco a vapor de Thun a Interlaken

Swiss pass (7)

 

** 2 PASSEIOS QUE FIZ  UTILIZANDO O DESCONTO DO SWISS PASS

-> Trem do Chocolate (de 99 francos suíços sai por 49) que parte de Montreux a Gruyère. Inclui visita à fábrica do queijo, ao charmoso vilarejo de Gruyère e à fábrica do chocolate Cailler.

o tour no Trem do Chocolate

o tour no Trem do Chocolate que tem desconto para quem tem Swiss Pass

a área vip do trem onde a vista é ainda mais especial pois tem janela no teto

não é a área mais bonita do trem, mas é a que tem a vista mais vip com as janela no teto

-> Jungfrau – um passeio de trem na estação ferroviária mais alta da Europa, localizada a 3.454 metros acima do nível do mar. É neve garantida o ano inteiro com um visual fantásitico dos alpes. O desconto com o SWISS Pass varia de 25% a 50%.

A caminho de Jungfrau

A caminho de Jungfrau

nas nuvens! No topo de Jungfrau

nas nuvens! No topo de Jungfrau

 

unnamed-2
SAIBA MAIS

 

SWISS TRAVEL SYSTEM (swiss pass)
Site em português, clique aqui
Bilhete único, ideal para quem vai ficar pelo menos 4 ou 5 dias na Suíça e pretende fazer bate-voltas e passeios de trem.

Resuminho dos benefícios que o SWISS PASS oferece :

 

TODA A SÉRIE SWISS EXPERIENCE NO CAFÉ VIAGEM 
Genebra
 | Carouge |  Lausanne | Interlaken | Jungfraujoch |  Zurique |  Lavaux | Montreux
Roteiro Pré-Alpes Fribourg: Trem do Chocolate + Gruyère + Broc + Charmey

Voando de econômica com a Swiss Internacional Air Lines 

Voando de executiva com a  Swiss Internacional Air Lines
A facilidade de viajar pela Suíça com o SWISS PASS
Emoções de um Verão na Suíça

Sobre a  SWISS Experience, leia aqui.
O Roteiro completo de 7 dias pela Suíça francesa (Friburgo e Lago de Genebra)

unnamed-1
SOBRE A SWISS EXPERIENCE

Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem, viajou para a Suíça a convite da Swiss International Air Lines com o apoio da Switzerland Tourism no projeto  SWISS Experience
A data foi 10 a 17 de agosto de 2014. 

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier em formação pela ABS-RS. Acima de tudo, apaixonada por café da manhã, vinho e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Últimos Comentários
  • Olá Alexandra. Vamos ver se você consegue me ajudar. Vamos para a Suíça ano que vem e pretendemos ficar 4 dias. Vamos estabelecer morada em Berna, mas chegaremos por Zurique de avião. Sendo assim vamos usar trem nos seguintes trechos:
    Zurique – Berna
    Berna – Lucerna (e vice e versa)
    Berna – Genebra (e de lá pegamos um avião para Berlim).
    Qual a melhor opção de SuissPass para nós? Vale a pena?

    • Oi Gisele

      Tudo bem? Uma pergunta: o período que você vai é frio ou quente? Você vai ficar em hotel ou na casa de uma amiga? Pergunto isso pq os hotéis normalmente fornecem gratuitamente o transporte da cidade para os seus hóspedes como cortesia (um cartão). Como vc vai fazer se estabelecer em Berna, provalvelmente não terá essa facilidade nas outras cidades. Por isso, acho que vale um Swiss Pass de 4 dias. Assim vc não precisa se preocupar em comprar transporte em nenhuma cidade (tram, metrô, barquinho, etc). E pergunto se vai ser mais quente pq se for sugiro um passeio lindo perto de Berna: a cidade de Thun. Linda!!! Visite e depois pegue em frente à estação do trem o barco a vapor que vai até Interlaken. A vista é maravilhosa. Peça um vinho no restaurante do barco ou leve um na mochila. Você pode descer nas cidades minúsculas durante o trajeto.
      Enfim, vale a pena se vc aproveitar já que terá todos esses passeios inclusos durante os 4 dias !
      Beijos
      Ale

  • Oi Alexandra! Sim, vamos em julho e vamos ficar em hotel em Berna e em Genebra. Ontem pensamos e vimos que o Suiss Pass deve mesmo valer a pena já que engloba tudo e não precismos nos preocupar com mais nada. Obrigada pela dica de Thun (essa eu não sabia) e Interlaken. Pelas tuas fotos parece que a Suíça é mesmo mágica! :D

  • Oi, Ale. Tudo bem? :)

    Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Boia – Natalie

  • Adoro o interior da Suíça. Parabéns, Alexandra! Ótimo post. Cheio de detalhes e dicas legais. :)

  • Olá Alexandra,
    supressa boa achar seu blog pesquisando sobre viagem à Suiça…
    Iremos à Suiça em abril vindo da itália… Faremos o trecho Milão – Zermatt.
    Sabe informar se este trecho pode ser incluido no Swiss Pass ?
    Outra duvida… comprando o Swiss Pass preciso esperar chegar pelo correio para reservar assentos nos trens panorâmicos ??
    Obrigado e um abraço!!
    Fabiano

  • Olá, Bom dia. Ótimas dicas =) Mas ainda tenho dúvidas: Como saber em quais trens é necessário a reserva? Por exemplo, de Zurique para Berna ou Interlaken é só subir no trem? E de Interlaken para Zermatt que o ultimo trecho é panorâmico? É necessário reserva de assento? E onde faço isso? E de Zermatt para Genebra? Muito obrigada pela ajuda =). Renata.

  • Oi Alexandra

    Adorei as suas dicas!! Estarei por 4 meses em Zurich e quero conhecer a Suica, o maximo possivel.
    Mas vi que o maximo e dias e’ por 15 dias apenas. Voce sabe se existe um mensal ou anual?

    E o Swiss Pass pode ser usado para as cidades que ficam na parte Italiana e Francesa certo? Ou mesmo para a capital Berna?

    E voce acha possivel ir em um sabado para Interlaken e para Jungfrau no mesmo dia? A ideia seria passar o sábado todo nestes dois pontos e conhecer Berna no dia seguinte. O que acha?

    Um beijo Fernanda

  • Oiiii tudo bem? Estou indo para a Suíça em junho. Somos 4 pessoas. Comprando o swiss pass posso ir de genebra para zurich? Em zurich vou fazer um passeio de trem pelos Alpes suíços de 9:00. Vale para este passeio TB? Obrigada pela atenção. Helena Barros.

  • Boa noite. Vamos viajar para Zurique em janeiro. o swisspass é realmente o melhor a se fazer? estamos pesquisando ainda quais lugares visitar. poderia me ajudar?

DEIXE SEU COMENTÁRIO