Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

Tour guiado no Centro do Rio com o professor Milton Teixeira

O arquiteto e professor de História Milton Teixeira promove um tour guiado no Centro do Rio de Janeiro (RJ). São verdadeiras aulas história (e arquitetura), contadas de uma forma muito divertida. Para quem tem interesses particulares, o professor também promove tours além do Centro Histórico do Rio, como os gastronômicos, o de Santa Teresa, da arquitetura de Copacabana e o do Cemitério –  alguns gratuitos!

rio_centro_histo_rico21

Sobre o Tour no Centro do Rio

Fiz o tour do Centro Histórico do Rio com o Milton em 2011 e achei que deveria deixar a dica aqui no Café Viagem pois muita gente me pede o contato dele. Aliás, assim que for possível, quero repetir o passeio. Até porque as fotos que tirei naquela época não fazem jus ao excelente nível do passeio.  Naquela época fechamos um grupo de amigos e agendamos com ele um local para ponto de encontro. Pontualmente nosso roteiro iniciou às nove horas da manhã  em plena escadaria da ALERJ (Palácio Tiradentes). 

O entusiamo do Milton contagia a todos. Seu jeito peculiar de contar trechos da história dos prédios e personagens do nosso Brasil é mesmo especial. Visitamos a Praça XV de Novembro – palco de decisões importantes. Ao longo do percurso, Milton, vai dividindo curiosidades como: a da expressão “sujar o nome na praça” e o Dia do Fico , ambas com origem na Praça XV de Novembro.

Escadaria da ALERJ (Palácio Tiradentes), onde agendamos o nosso encontro e ponto de partida

Escadaria da ALERJ (Palácio Tiradentes), onde agendamos o nosso encontro e ponto de partida

Procurando hotel no Rio de Janeiro?
Veja aqui ofertas do Booking.com com até 50% de desconto e com possibilidade de cancelamentogratuito na maioria dos quartos

Pontos visitados no tour guiado no Centro do Rio

Visitamos a Igreja Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé (onde presenciamos uma oração à Nossa Senhora da Cabeça), a bela Igreja da Ordem Terceira do Carmo, a Igreja Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores e um beco escondido e histórico que adorei o Arco do Telles (Travessa do Comércio). Em pleno endereço do beco, onde hoje existem lojas e bares (Milton recomenda provar as iguarias do boteco Casual), vivia Maria do Carmo Miranda da Cunha antes de se tornar a famosa Carmem Miranda.

 Igreja da Ordem Terceira do Carmo

Igreja da Ordem Terceira do Carmo

O beco do Arco do Telles (Travessa do Comércio)

O beco do Arco do Telles (Travessa do Comércio)

Lanche na Confeitaria Colombo – Tour guiado no Centro do Rio

O tour finalizou perto do meio-dia, na rua Gonçalves Dias, onde está localizada a famosa  Confeitaria Colombo, fundada em 1894. Mais uma vez, Milton nos enche de sabedoria e conta que é  do fundador da Confeitaria Colombo, Manoel Lebrão, a célebre máxima: O cliente tem sempre razão”.  No segundo piso da Confeitaria há um museu e uma sala com buffet. No ambiente do buffet,  professor Milton Teixeira nos aponta o a cadeira e a mesa de Getúlio Vargas, que tinha lugar cativo por lá. Fiz um lanche rápido em uma das mesas do primeiro andar, onde está a confeitaria com seus salgados, doces e lanches. Tomei um suco gelado de abacaxi e, para acompanhar, um camarão empanado e um pastel de queijo. Levei uns docinhos para viagem. Foi uma manhã inesquecível. Recomendo fortemente o passeio e o prof. Milton como guia. Fica a dica.

Fim do tour com os quitutes da Confeitaria Colombo!!

Fim do tour com os quitutes da Confeitaria Colombo!!

Confeitaria Colombo
colombo

Milton indicando a cadeira de Getúlio Vargas na Colombo!

Milton indicando a cadeira de Getúlio Vargas na restaurante da Colombo!


SAIBA MAIS

SOBRE O GUIA: Professor e Arquiteto Milton Teixeira
Oferece diversos tipos de tours históricos, gastronômicos e arquitetônicos no Rio de Janeiro
Média de valor: R$250 (tour de 2 horas e meia, o valor foi dividido pelos integrantes do grupo).
Contato:  [email protected]  | (21) 99952-9129

Atrações para visitar no Centro do Rio

Arco do Telles, Arcos da Lapa, Igrejas, Museu de Arte Moderna, Museu Nacional de Belas Artes, Palácio Tiradentes (ALERJ), Museu Naval, Teatro Municipal, Real Gabinete Português de Leitura. Biblioteca Nacional, entre outras.
DICA: faça um pit-stop em alguma livraria (como a Folha Seca na Rua do Ouvidor, próximo ao Casual) para pegar um mapa gratuito que destaca as livrarias e prédios principais do Centro do Rio de Janeiro.
Acompanhe o Café Viagem no  twitter  |  Instagram | Facebook
Hotel Rio
Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier pela ABS-RS. Acima de tudo, turista apaixonada por café da manhã, vinhos e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Últimos Comentários
  • Olá Milton Teixeira e o grupo ‘O Corsário Carioca’ , venham fazer uma encenação desta do Palacio Tiradentes
    aqui na minha cidade, Nova Friburgo, abçs

  • Olá!
    Milton, e sobre o passeio no próximo dia 27.05.2016, ao Instituto dos Pretos Novos?
    Um abraço, obrigada pela iniciativa,é uma ludica aula efemeridica (?) ) rs É uma delícia!

  • Esse Milton é figura e saca muito! figura icônica, só conhecendo pra entender a quantidade de informação que ele tem!

  • O Milton é mais que um guia turístico, é um historiador alegre com um senso de humor afiado que nos deixa à-vontade, descontraídos para escutar suas observações que ilustram seus passeios. Recomendo.

DEIXE SEU COMENTÁRIO