Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

Nas Nuvens, o clima das montanhas em família no Valle Nevado

O texto abaixo foi retirado da coluna que escrevo mensalmente para o jornal Zero Hora. Fiquei com muita vontade de ilustrar o texto com as fotos da nossa experiência. E foi o que fiz, aqui, para os leitores e amigos do Café Viagem!!  

Valle Nevado Cafe Viagem

Nas Nuvens, o clima das montanhas em família no Valle Nevado

Em algum momento da vida, o cupido da neve fisgou de jeito meu marido. Ele é fã do snowboard e sempre quis apresentar o mundo particular da estação de esqui aos filhos. Em setembro do ano passado, seu sonho se realizou. Juntos, fizemos uma espécie de “ensaio” para ver se a dupla se adaptaria bem no clima das pistas. O destino? Quatro dias no Valle Nevado, a maior estação de esqui do Chile, a 60 quilômetros de Santiago.

Valle Nevado kids 3 copy

Sobre o  Valle Nevado

O Valle Nevado é um complexo com três hotéis, restaurantes, spa, bares e poucos edifícios residenciais. Ou seja,um destino de imersão total na neve. Com a ajuda do “parceiro Dramin” , enfrentamos as 60 curvas da estrada que vai de Santiago ao Valle. Na mala, roupas para o frio, protetor solar, um bom seguro viagem, óculos de sol e a vontade de curtir cada segundo (veja aqui o post dos preparativos para a mala!).

Valle Nevado Cafe Viagem (8)

Sabíamos que era preciso respeitar a montanha e deixar o corpo se acostumar lentamente com a altitude. Por isso, nada de sairmos afobados para esquiar já no primeiro dia. Pelo contrário, fizemos uma espécie de reconhecimento do local: agendamos aulas, nos alimentamos com calma, percorremos as áreas de lazer do hotel e reservamos roupas e equipamentos. E ainda: como nas cenas clássicas de filmes, fizemos guerra de bola de neve e nos jogamos no fofinho“tapete” branco.

Valle Nevado com crianças copy

O segundo e o terceiro dia foram de aulas. Testamos duas modalidades infantis: as particulares, em uma área reservada para iniciantes, e as do lúdico Burton Rigle Park – espaço dedicado aos baixinhos entre três e nove anos com decoração interativa. Para o orgulho do pai, nosso pequerrucho mandou bem no snowboard. E nossa filha impressionou com suas primeiras manobras no esqui. Crianças aprendem rápido. Porém, importante: não dá para dispensar a companhia dos instrutores e todos os cuidados necessários.

Valle Nevado Cafe Viagem (7)

Alimentação no  Valle Nevado

Após as pistas, meus atletas mirins seguiam uma mesma rotina: piscina ao ar livre, “apréss-ski” com chocolate quente, sala de cinema e jantar. Aliás, ojantar nos quatro restaurantes do Valle Nevado, assim como o café da manhã, está quase sempre incluso no pacotes. Nossos pratos favoritos foram os da culinária chilena no Sur (que serve a típica sopa patagônica) e os do bufê variado do Mirador del Plomo, que tem uma mesa de sobremesas para sair rolando nas pistas no dia seguinte. No bufê do Mirador, recomendo o ceviche, o chupe de jaiba (espécie de suflê de siri) e qualquer doce que contenha “três leches”em seu nome (leite, creme de leite e leite condensado!).

Valle Nevado kids copy

Après ski no  Valle Nevado

Vale destacar o fim de tarde intitulado“après-ski”, uma das peculiaridades de resorts, como o do Valle, que ficam praticamente dentro da pista de esqui. A hora funciona como uma espécie de happy hour familiar que estimula a simples convivência. Os hóspedes se reúnem em um ambiente do hotel para comer um lanche quentinho, ler, apreciar um vinho, jogar cartas, conversar com os amigos e curtir, sem pressa, a vista e o pôr do sol das montanhas. Priceless. Todo mundo precisa de mais momentos “après-ski”em suas vidas.

Valle Nevado Chile
Valle Nevado Cafe Viagem (13)

Uma experiência que une a família

Apesar de já ter esquiado, foi a minha primeira vez com filhos. Se por um lado demorei para relaxar (a neve exige planejamento, atenção com as crianças e esforço físico!), por outro, a montanha me compensou com uma sensação de liberdade e bem-estar inexplicável. A paisagem é pura poesia visual e de um silêncio abençoado. Uma experiência que une a família e, de quebra, diverte estimulando a prática de esportes. Enfim, fomos todos flechados pelo tal cupido da neve e, dessa experiência a 3 mil metros de altitude, voltamos nas nuvens.

Alexandra Aranovich

SAIBAMAIS

VALLE NEVADO | CHILE
Estação de esqui a 60 km de Santiago do Chile

Mais informações sobre Valle Nevado em:
vallenevado.com | Facebook | twitter  | Esqui em Família no Valle

*A autora agradece ao Valle Nevado Ski Resort pela cortesia de hospedagem no Hotel Puerta del Sol . 

Veja mais Dicas do Valle Nevado no Café Viagem

⇒NOVO:  Valle Nevado com crianças – temporada 2018

⇒ 5 motivos para escolher o Valle Nevado na sua viagem de ski em família na América do Sul

⇒  TRANSFER SANTIAGO DO CHLE AO VALLE NEVADO

⇒ POST ÍNDICE VALLE NEVADO – todas as nossas dicas: hospedagem, alimentação, aulas

⇒ TEXTO DA MINHA COLUNA NO JORNAL ZERO HORA SOBRE VALLE NEVADO

⇒ Um dia no Valle Nevado
Post para quem deseja apenas passar o dia por lá, a partir de Santiago do Chile ou das estações próximas.

⇒ Vantagens de visitar o Valle fora da alta temporada (final de agosto/setembro)

⇒ Transporte de Helicóptero 

 Sobre  hospedagem no Valle Nevado
Os hotéis e apartamentos

⇒ Hotel review Puerta del Sol
sobre a nossa experiência no hotel 4 estrelas do Valle

⇒ Sobre aulas de esqui e snowboard
Nossa experiência com crianças nas escolas do Valle

⇒ Sobre alimentação no Valle Nevado
Restaurantes, lanches, bares e comidinhas.

 O  verão no Valle Nevado

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier pela ABS-RS. Acima de tudo, turista apaixonada por café da manhã, vinhos e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Últimos Comentários
  • Oi, Alexandra! Tenho acompanhado sempre os seus posts… Eu e meu marido amamos viajar, e agora tenho mais 2 companhias: um filho de 3anos e uma filha de 1a. Sempre que leio os posts de viagem com criança, fico tentando organizar as minhas, claro que respeitando a idade das ccs tb. Dado isso, o que voce acha, e isso é apenas uma sugestão, claro, de colocar a idade dos seus filhos nos seus relatos? Acho q serviria de balizador para muita gente, como eu!!! :-)
    Beijos,
    JU

    • Oi Juliana

      Obrigada pelo comentário e pela dica. Tens razão, preciso colocar as idades. Nessa viagem ao Valle Nevado meus filhos estavam com 6 (menino) e 10 anos (menina). Idade que considero ideal para os primeiros passos na neve. Antes dos 6 anos, somente se os pais forem fanáticos pela prática do espote. Mas isso é a minha opinião, ok? Cada um tem a sua experiência.
      Beijos grandes e valeu mesmo pela dica construtiva, adorei! Não tinha me dado conta (na mania de preservar os filhotes, acabo esquecendo de detalhes que são importantes para os leitores)
      Ale

DEIXE SEU COMENTÁRIO