Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

Vapor do Vinho – um passeio pelas águas do Rio São Francisco

Vapor do Vinho é uma das principais atrações do Vale do Rio São Francisco

Já ouviu falar do passeio do Vapor do Vinho no Vale do Rio São Francisco? Assim como a Serra Gaúcha tem o trem do vinho, o enoturismo do Nordeste tem o barco do vinho. E o passeio é uma das atrações turísticas principais no Vale do Rio São Francisco, entre Petrolina (Pernambuco) e Juazeiro (Bahia) – divisa entre os dois estados brasileiros.

Vapor do Vinho

O passeio no Vapor do Vinho visita a vinícola Terranova Miolo e navega pelo Lago de Sobradinho – maior lago artificial da América Latina com 400 quilômetros de extensão construído com o represamento das águas do rio São Francisco. Falando em Velho Chico, o rio é um dos mais importantes cursos d’água do Brasil e da América do Sul. Passa por 5 estados brasileiros: Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas.Vapor do Vinho

O passeio acontece somente nos fins de semana e feriados e pode ser agendado pelo site do Vapor do Vinho (veja no final deste post) ou diretamente no hotel  Nobile Suites del Rio em Petrolina (PE). O pacote tem saída no Hotel Nobile Suites até a  Orla II Petrolina. Mas caso seu hotel seja outro, você pode solicitar transfer com o pessoal do Vapor do Vinho.

Vapor do Vinho – visita à vinícola Terranova Miolo

Normalmente o passeio inicia com visita à vinícola Terranova Miolo. Os visitantes conhecem os vinhedos, a produção e fazem degustação de vinho, espumante e brandy.  Quem compra o pacote do Vapor do Vinho já tem incluso o valor da visita à vinícola. Contei tudo sobre como é visita à vinícola Terranova Miolo neste post do Café Viagem.

Vapor do Vinho

visita à vinícola Terranova Miolo faz parte do passeio Vapor do Vinho

Embarcando no Vapor do Vinho

A fome batendo forte, era hora de embarcar no Vapor do Vinho. Ao chegar no barco, a música tema não podia ser outra:  Sobradinho, de Sá e Guarabyra! AMEI. Preciso admitir que não sou lá muito fã de música ao vivo, mas a do Vapor do Vinho é ótima, adorei o repertório brasileiro sem axé.

O barco do Vapor do Vinho é novo, bem equipado e seguro (em outubro de 2018 tinha apenas 5 meses). A capacidade é para até 330 pessoas, com 400 coletes salva-vidas. São dois andares. No primeiro, estão as mesas e o bar onde é servido o almoço.

No andar de cima, jacuzzi, um toboágua para os mais corajosos e espaço pra relaxar com almofadas curtindo a vista linda que massageia a alma.

Vapor do Vinho


Vapor do Vinho – almoço regional com bufê de pratos nordestinos

Quase nem lembrei que estava com fome olhando para o visual indescritível na janela do barco. Lindo e tranquilizante. No Vapor do Vinho está incluso um almoço regional. O bufê tem pratos nordestinos deliciosos e populares com o baião de dois, sarapatel, carne de bode, pirão, farofa, purê de banana da terra, entre  outras iguarias como peixe na brasa (tilápia) e peixinho à milanesa. Aviso: as bebidas não estão inclusas no passeio, são vendidas à parte. Tem espumante, vinho e cerveja. E ainda: água de coco.

Vapor do Vinho

Antes do almoço provamos o excelente Miolo Millésime , um espumante produzido pelo método tradicional no Vale dos Vinhedos (Serra Gaúcha), somente em safras excepcionais com uvas de Chardonnay e Pinot Noir.

Parada para banho na Iha da Fantasia

O Vapor do Vinho faz uma parada durante a navegação para um banho energizante e muito refrescante no Sobradinho.

Vapor do Vinho

parada para banho no Vapor do Vinho na Ilha da Fantasia

Pôr do sol nas águas do Velho Chico

O ponto alto deste passeio sem dúvida foi o entardecer mágico que vimos no Lago de Sobradinho. Navegamos na água e nas nuvens. Se não me engano, o pôr do sol não faz parte do passeio que termina às 17h30. Mas de repente, fica a dica, você pode negociar se estiver com um grupo de pessoas como a gente estava.

Vapor do Vinho

momento mágico: entardecer no Vapor do Vinho

ANOTE:

o passeio do Vapor do Vinho só acontece nos fins de semana e feriados. Tem custo de R$ 160 por pessoa e inclui: almoço no barco e visita com degustação na Terranova Miolo. Sai por volta das 8h da manhã e retorna às 17h30. Minha dica é juntar um grupo e negociar para que o barco fique um pouco mais para ver o pôr do sol, um espetáculo.

Claro que não dá vontade de ir embora já que o vento refresca e o entardecer faz tudo ficar ainda mais lindo.]

Vapor do Vinho

Vapor do Vinho
WINE TOUR
GOL E MIOLO NO VALE DO RIO SÃO FRANCISCO

O Café Viagem fez este passeio do Vapor do Vinho com o Wine Tour Vale do Rio São Francisco promovido pela Gol Linhas Aéreas e Grupo Miolo. Parceiras nos ares e nos roteiros e enoturismo no Brasil. Leia mais sobre o roteiro aqui nesta matéria do Café Viagem!

Enoturismo no Vale do Rio São Francisco – Wine Tour no sertão com Miolo e Gol

 

 

SAIBA MAIS

 

VAPOR DO VINHO
Saídas de Petrolina (PE) e ou Orla II de Juazeiro(Bahia)
Vale do Rio São Francisco | Brasil
Site : https://vapordosaofrancisco.com

Valor: R$ 160,00 (individual).
No passeio está incluído transfer rodoviário, navegação no Lago de Sobradinho com música ao vivo,
almoço a bordo, banho na ilha da Fantasia, visita a vinícola Miolo, com degustação de vinho, brandy e espumante.
Pagamento em até 2x nos cartões Mastercard e Visa.
Bebida na embarcação não está inclusa.
A partir de 4 passageiros, parcelam em até x3.
*crianças de 0 a 5 anos não pagam (no colo dos pais).
Para crianças de 6 a 9 anos é cobrado a metade do valor. Para crianças de 10 anos ou mais é o cobrado o valor normal.

Contato
Tel.: : (87) 98863-5629 ou email: contato@vapordosaofrancisco.com 

 

Sobre o Grupo Miolo

O Grupo Miolo possui projetos em 4 regiões do Brasil com vinhedos próprios: em Bento Gonçalves (RS), no Vale dos Vinhedos – Vinícola Miolo (100 hectares); em Candiota (RS), Campanha Meridional – Vinícola Seival (200 hectares); em Santana do Livramento (RS), Campanha Central – Vinícola Almadén (450 hectares); e em Casa Nova (BA), Vale do São Francisco – Vinícola Terranova (200 hectares).

Sites: www.miolo.com.br | loja.miolo.com.br

Sobre a Gol Linhas Aéreas Inteligentes

GOL Linhas Aéreas Inteligentes é a maior companhia aérea do Brasil. Atualmente, opera 700 voos diários para 64 destinos (Brasil, América do Sul, Caribe e, em breve, Estados Unidos). A companhia mantém alianças estratégicas com a Delta Air Lines, Air France e KLM.

Mais informações: www.voegol.com.br


Veja mais roteiros de enoturismo no Brasil no Café Viagem:

 

Roteiro de Vinho na Fronteira do Campanha Gaúcha 

Roteiro Vale dos Vinhedos de carro – 2 dias dicas de vinícolas, restaurantes e hospedagem

Roteiro Vale dos Vinhedos com amigas – roteiro completo com vinícola, hospedagem e restaurantes

Roteiro Romântico Vale dos Vinhedos | roteiro a dois para um fim de semana.

Vale dos Vinhedos e Caminhos de Pedra |  um roteiro de onde ficar, comer e beber. E o visual do outono, período imperdível por lá

VERÃO: 10 atrações imperdíveis da Festa da Vindima de Bento Gonçalves

Cave Geisse – a rainha dos espumantes

Cantina Strapazzon

Vinícola Casa Valduga – Vale dos Vinhedos

Pizzato Vinhas e Vinhos – um merlot referência da região e uma vinícola imperdível no Vale dos Vinhedos

Wine Garden Miolo – um espaço muito charmoso no jardim da Miolo com lanchinhos e bebidinhas

Vinícola Salton – uma das maiores produtoras de espumante e vinhos do Brasil com localização cênica para tours e degustações

Vinícola Cristófoli  – vinícola que oferece degustação, almoço harmonizado e a incrível experiência do Edredom nos Parreirais e Tour Vinho e Paisagem

Vinícola Cainelli – uma vinícola para se apaixonar na rota do Vale do Rio das Antas , próximo à Salton. Tem museu, degustação e atividades imperdíveis durante a Vindima.

Estrelas do Brasil – vinícola com vista única para o Vale Aurora

Dal Pizzol – vinícola com parque, EcoMuseu da Cultura do Vinho, loja de varejo e restaurante. Na Linha Faria Lemos na Rota das Cantinas Históricas.

Cooperativa Vinícola Aurora  patrimônio da colonização italiana no centro de Bento Gonçalves

Vinhos Vaccaro – na Estrada do Sabor

Cooperativa e Vinícola Garibaldi – visita e degustação às cegas

Vinícola Luiz Argenta em Flores da Cunha – impressionante vinícola que também oferece almoço harmonizado em seu elegante restaurante

 

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier em formação pela ABS-RS. Acima de tudo, apaixonada por café da manhã, vinho e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Sem Comentários

DEIXE SEU COMENTÁRIO