Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

Viña Edén – um paraíso do vinho perto de Punta del Este

(Atualizado em dezembro de 2018)  A Viña Edén é uma vinícola situada a apenas 35 km do centro de Punta del Este (Uruguai), na panorâmica Ruta 12, a mesma estrada que leva à bodega Alto de la Ballena (leia aqui o post). Vai por mim: a Edén é uma experiência im-per-dí-vel. Uma vinícola jovem, moderna e que harmoniza arquitetura, boa gastronomia e um cenário esplendoroso. E o melhor: pertinho de Punta.

Viña Edén

Os atendentes da Edén explicam que a estrutura da vinícola para receber turistas ainda não está totalmente pronta e que por isso ainda não foi tão divulgada. Bobagem, você vai se sentir no paraíso. A vinícola está aberta para visitas desde dezembro de 2016 com restaurante e um astral incrível e ímpar.

Viña Edén

Viña Edén

O ideal é pré-agendar a sua experiência na Edén por e-mail ou telefone antes de ir até lá. Eu e meu marido agendamos a experiência “ Tasting Completo” que recomendo fortemente. Tem prova de 4 vinhos acompanhada de pães, azeite e pastinhas divinas.  Quase uma refeição. Custa 1350 pesos por pessoa (preço em 2018) e inclui a visita guiada à vinícola.

Viña Edén

 

PROCURANDO HOTEL EM PUNTA DEL ESTE? 

Consulte aqui o post do Café Viagem com dicas de hospedagem
por bairros e praias em Punta del Este e arredores

 

Sobre a Viña Edén – o Brasil no Uruguai

A vinícola Edén tem um sócio brasileiro, o carioca Maurício Zlatkin. O enólogo, e sócio, é Pablo Fitipaldo que não estava presente no dia da nossa visita. Quem nos recebeu foram os sommeliers da casa Alex e Cícero, ambos brasileiros.

Viña Edén

Viña Edén

Os primeiros vinhedos da bodega Edén foram plantados em 2009 e o primeiro ano de elaboração dos vinhos foi em 2013. Tannat, Marselan, Merlot, Pinot Noir são algumas das variedades de uva cultivadas pela Éden. Cerro Negro é o vinho de corte ícone da vinícola com Tannat (50%) , Merlot (40%) e Marselan (10%).

Viña Edén

A estrutura da  Viña Edén e as experiências

O prédio da Edén é belíssimo. Foi desenhado em três níveis com o objetivo de utilizar a força da gravidade para os movimentos da uva e do vinho nas etapas da produção. Com funcionamento sustentável, é possível enxegar no horizonte os cataventos eólicos.

Além das degustações e refeições, a Viña Éden oferece piqueniques, tours nos vinhedos de segway, a pé, bicicleta ou veículos off Road. E ainda: um restaurante que prioriza ingredientes orgânicos e de produtores locais (como azeite, queijos de cabra e mel). O cardápio oferece desde ceviche e lanches a pescados e parrilla (de 480 pesos a 810 por pratos). Um menu de 3 passos com degustação de 3 vinhos sai em torno de 1980 pesos por pessoa.Viña Edén

Tem muita gente que chega para almoçar ou simplesmente petiscar algo com vinhos e espumantes a partir das 15h. Outros, chegam para brindar o fim de tarde. A Edén também tem salas especiais para degustações em grupos.

A degustação na Edén

Chegamos cedo demais na Edén e o sol batia forte na área aberta. Minha dica, em um dia ensolarado, é chegar após as 14h ou 15h, principalmente no verão. Como era um dia quente, fizemos nossa degustação no espaço interno climatizado (que também é loja e restaurante).

Viña Edén

fomos os primeiros a chegar, só começou a encher por volta das 14h.

Viña Edén

A degustação iniciou com o espumante Brut Nature (método champenoise) Chardonnay (85%) e Pinot Noir (15%). Logo após, provamos o vinho branco Chardonnay sem passagem por barrica e o tannat Reserva 2016 (com 12 meses em barrica).

Viña Edén

Por fim, experimentamos o vinho ícone da casa, o Cerro Negro, vinho de corte com tannat (50%) , merlot (40%) e Marselan (10%). O nome do vinho é em homenagem a paisagem do Cerro Negro atrás da vinícola, um monte formado de pedras .

Viña Edén

Os sommeliers Alex e Cícero, cada um com seu vinho preferido da bodega

Após a degustação fizemos um passeio pela bodega com o sommelier Cícero. A voltinha é bem tranquila e dura por volta de 30 minutos ou menos. Tudo na vinícola é novíssimo e com equipamentos supermodernos. No final, o tour reserva uma surpresa: um filme sobre o terroir da região projeto sob rochas na adega da Éden. Lindo!

Viña Edén

Viña Edén

Viña EdénPara quem quiser levar uma lembrança da Edén, os vinhos são vendidos na vinícola e custam entre 100 a 165 reais (27 a 45 dólares).

Viña Edén

Visite o Pueblo Edén

A Edén está situada ao lado do Pueblo Edén, um povoado rústico e charmoso. A placa na estrada informa que o “Pueblo” tem apenas 85 habitantes. Vale a pena seguir de carro e dar uma volta pela aldeia. Se ainda estiver com fome (ou sede!), procure a La Casita de Chocolate e o restaurante La Posta de Vaimaca. Aliás é bom avisar que o famoso restaurante só atende sob reserva por telefone ( 44102017  ou 098025049) e não tem site! Serve apenas cordeiro, coelho e massas caseiras. Tem um valor excelente e grande parte da freguesia da casa é de locais ou gringos (ouvi muita gente falando inglês por lá).

Pueblo Éden

Hello, 85 habitantes???

No caminho da Viña Eden ao Pueblo Edén você ainda vai encontrar a Granja La Orgânica (com venda de produção orgânica), a Capela San Isidro Labrador e o sítio do Azeite de Oliva Lote 8 (o mesmo servido no restaurante da Éden).

Viña Edén


SAIBA MAIS

 

VIÑA EDÉN
Ruta 12 km 26 Pueblo Éden – Uruguay
Site: www.vinaeden.com
Agendamento de visita pelo site ou pelo email: info@vinaeden.com
Tel.: +598 44103841 ou +598 92552300

Aberto de segunda a domingo das 12h às 18h.
Na alta temporada, o horário do fim de semana é até as 19h.
Degustações a partir de USD 25

Horário de Verão 2019 : aberto todos os dias a partir de 18 de dezembro, das 11h30 às 20h. Sunset Menu desde às 17h.
No dia 25 de dezembro fechado.

COMO CHEGAR 

Quem vem de Punta del Este deve seguir pela Praia Mansa em direção a Casapueblo e Punta Ballena na Ruta 10. Fiquei atento logo ao chegar à praia de Portezuelo pois você vai dobrar à direita na Ruta 12 e seguir sempre por ela. Atenção ao chegar a Ruta 9 pois você terá que atravessar ela e pegar novamente a Ruta 12 fazendo uma voltinha .

 

Planejar a sua viagem

Todos os links de parceiros abaixo foram testados antes de serem sugeridos aqui no blog!

POUSADAS E HOTÉIS EM PUNTA DEL ESTE –  o BOOKING é o parceiro do blog para reservar hotéis e pousadas com MELHORES TARIFAS. Uma grande facilidade é que o site permite, em grande parte dos quartos, fazer a RESERVA COM CANCELAMENTO GRÁTIS.CONSULTE AQUI!

ALUGUEL DE CARRO NO URUGUAI – nosso parceiro para aluguel de veículos é a RENTALCARS. O site faz uma busca pelas melhores tarifas entre várias locadoras e oferece os melhores preços para o destino indicado pelo viajante.CONSULTE AQUI!

SEGURO VIAGEM – A REAL SEGURO VIAGEM consegue preços excelentes e diferenciados de diferentes planos de seguro de viagem de empresas de confiança. O site faz uma busca e indica várias categorias e faixas de preços.  FAÇA AQUI COTAÇÃO.

Veja + dicas do Uruguai e Punta no blog

Visita à Bodega Garzón – a vinícola UAU do Uruguai

Os melhores hotéis em Punta de Este – uma seleção especial do Café Viagem

De Porto Alegre a Punta del Este de carro – roteiro e dicas|  trajeto pelo Chuí e por Jaguarão

Uruguai for Lovers  | roteiro romântico resumido pela rota do Rio da Prata (Montevideú, Colônia e Carmelo)

Alto de la Ballena – a vinícola mais próxima de Punta del Este para visitar num bate e volta

Melhores Hotéis no Uruguai  | uma seleção de hotéis luxuosos ou charmosos que recomendamos aos leitores

10 Programas com Crianças em Punta del Este – uma seleção de dicas especiais para curtir com a garotada

Parador La Huella em José Ignacio – uma celebridade gourmet pé na areia – imperdível!

Guia Punta del Este

POST ÍNDICE

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier pela ABS-RS. Acima de tudo, turista apaixonada por café da manhã, vinho e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Últimos Comentários
  • Oi, Alexandra. Tudo bem? :)

    Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Bóia – Natalie

  • bOA TARDE,

    Gostaria de saber como voces fizeram para ir a vinicola? pode beber e dirigir no uruguai?

  • Oi Alexandra,

    Estou pensando em visitar esta vinícola, porém fiquei na dúvida se vale a pena visitar somente a bodega (que é a area fechada) ou se vale a pena visitar também o vinhedo com o carro….

    Minha viagem é em Janeiro.

    VOCÊ ENTÃO RECOMENDARIA ESSE PASSEIO?

    oBRIGADA,
    NATALY

  • Oi Alexandra,

    Estou pensando em visitar esta vinícola, porém fiquei na dúvida se vale a pena visitar somente a bodega (que é a area fechada) ou se vale a pena visitar também o vinhedo com o carro….

    Minha viagem é em Janeiro.

    VOCÊ ENTÃO RECOMENDARIA ESSE PASSEIO?

    oBRIGADA,
    NATALY

  • Alexandra, existe algum tipo de translado para o local?

DEIXE SEU COMENTÁRIO