Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

Vindima Cristofoli – um entardecer mágico nos vinhedos da serra gaúcha

Vindima Cristofoli – um programa completo com pisa, colheita e jantar harmonizado ao ar livre

Fui conhecer a Vindima da Vinícola Cristofoli. Um programa lindo que acontece ao entardecer durante o verão, época da colheita da uva e de várias atividades especiais para os turistas nessa região da serra gaúcha.

Vindima Cristofoli

Sobre a Vinhos Cristofoli

Primeiramente, preciso contar que não é a primeira vez que escrevo aqui no Café Viagem sobre as experiências na Vinícola Cristofoli, situada na Rota Cantinas Históricas em Faria Lemos, uma das 5 rotas turísticas de Bento Gonçalves (RS). Sou apaixonada pelo trabalho da Bruna Cristofoli, enóloga da vinícola, e sua família. Já contei neste post sobre o almoço harmonizado e neste sobre o Tour Vinho e Paisagem

Vindima Cristofoli

A Cristofoli é uma vinícola pequena e familiar. Produz espumantes, Moscatel, um leve e refrescante Chardonnay, o tinto da uva italiana Sangiovese (raro nessa região), entre outros rótulos com design diferenciado e delicados. Além disso, também faz sucos e vinhos de mesa.

Vindima Cristofoli

O que é O Entardecer de Vindima

Na Vindima de 2018, a Cristofoli lançou uma nova experiência durante a Vindima dentro do seu leque criativo de programas que oferece aos turistas. É o “Entardecer de Vindima“. E é claro que eu aproveitei uma oportunidade esse ano para ir lá conferir de perto essa novidade.

E o que acontece no Entardecer de Vindima? Para começo de conversa, a atividade tem um horário perfeito para iniciar uma programação ao ar livre: 18h. Faz muito calor no período da Vindima  e atividades ao ar livre são perfeitas para o início da manhã (bem cedo) ou no fim de tarde. Vai por mim!

Vindima Cristofoli

 

A programação do “Entardecer de Vindima” oferece colheita, pisa, brindes com a paisagem dos vinhedos, música, passeio de trator e um jantar harmonizado em um ambiente lindo e romântico ao ar livre.

Vindima Cristofoli

Drink de boas vindas: Caipirinha de Moscatel

Pra refrescar o pessoal, a Cristofoli recebe com um drinque que amei e vou tentar fazer em casa: morangos com moscatel. O drinque chamado de caipirinha está mais para um clericot de Moscatel e morangos. Além da bebida e da fruta, leva também uma dose de açúcar. Caiu como uma luva naquele calor da tarde de sábado.

Vindima Cristofoli

Drink de boas vindas com Moscatel e morangos, maravilhoso

Após o drinque, Bruna levou o grupo para a produção da vinícola, onde conta a história da família e da vinícola, Logo a seguir, visitamos um parreiral de uvas, onde foi possível provar a fruta.

Vindima Cristofoli

PROCURANDO HOTÉIS EM BENTO GONÇALVES?

Consulte nosso post com seleção de melhores hotéis e pousadas em Bento, Vale dos Vinhedos e Garibaldi

De trator ao Mirante para contemplar e brindar o entardecer

A chegada do motorista do trator, o Vanildo, alegra o grupo. Lá fomos nós para os vinhedos onde um mirante nos aguardava com uma tábua de queijos, pães e salames e espumantes bem geladas. E ainda: um visual arrebatador da região. De um lado os vinhedos de sangiovese da Cristofoli,  e do outro, um milharal do vizinho que emoldurava o horizonte do entardecer no campo.

Vindima Cristofoli

A pisa da uva na Vindima da Cristofoli

Logo foi dada a largada para a atividade da Pisa de Uva com gaiteiro. No lagar (tanque de madeira com uvas), os casais foram fazendo fila para “pintar e massagear” os pés com as uvas. 

De um jeitinho bem charmoso, após a pisa, o pessoal da Cristofoli traz água para lavar os pés e uma toalha individual. Aí, tudo pronto para o pôr do sol com mais brindes e fotos e a partida de trator para o jantar.

O Jantar Harmonizado ao ar livre da Cristofoli

De volta à sede do varejo da Cristofoli, a surpresa: o espaço lindo, bem decorado e iluminado para dar o start ao jantar que encerra a extensa programação de 4 horas. Caixa de som pendurada na árvore e uma boa playlist bossa nova e jazz embalam a conversa do grupo e dos pratos e vinhos que começam a ser servidos à mesa.

Vindima Cristofoli

Na sequência, salada, massa (bigoli com tomatinhos confit) e o prato campeão da noite, o ragu de ossobuco com polenta mole, harmonizado com o Merlot da Cristofoli.

Para finalizar com chave de ouro a noite quente de verão, sorvete (ou melhor, sobert) de moscatel com morangos. Linda experiência.

Vindima Cristofoli

 

Foi um dia especial com  5 leitoras do Café Viagem!

Essa tarde foi muito especial para mim. Não só pela experiência incrível da Vindima mas também pelas 5 leitoras (de diferentes estados do Sul do Brasil) que estavam na Cristofoli acompanhadas dos seus namorados e maridos. E estavam lá porque leram a dica do Café Viagem. Mulherada querida, sorridente e simpática. Não conhecia nenhuma delas, mas em poucos instantes pareciam minhas amigas íntimas. Fiquei tão feliz e de papo que esqueci de tirar uma boa foto com elas para ilustrar meu sentimento de agradecimento. O carinho de vocês nesse dia me deu forças para recomeçar a escrever as dicas do blog em 2019 e a acreditar que o que faço por aqui pode fazer, como canta Rita Lee, um monte de gente feliz, inclusive eu!

SAIBA MAIS

CRISTOFOLI VINHOS DE FAMÍLIA

Estrada RS- 431, Km 6, S/n – Faria Lemos, Bento Gonçalves
Rota Cantinas História
O pacote acima é o  “Entardecer de Vindima” e custa R$ 270 por pessoa (valor em jan 2019). Só é oferecido durante a Vindima. Em 2019 de 19/01 a 02/03, das 18h às 22h. Reservas antecipadas são imprescindíveis.

Contato: cristofoli@vinhoscristofoli.com.br ou (54) 3439-1190
Site: www.vinhoscristofoli.com.br

A Vinícola Cristofoli também oferece degustações, refeições harmonizadas, Tour Vinho e Paisagem e o Edredom nos Parreirais. Está localizada no mesmo roteiro onde estão outras duas vinícolas imperdíveis para planejar o seu roteiro: a Estrelas do Brasil e a Dal Pizzol

 

 + DICAS DA CRISTOFOLI NO CAFÉ VIAGEM

Almoço Harmonizado na Cristofoli

Tour Vinho e Paisagem Cristofoli

 

Pacote Vindima Cristofoli a partir de Gramado e Canela: 1 dia de tour

Para quem está em Gramado e Canela, este pacote é oferecido em um tour de
1 dia na Vindima pela Brocker Turismo

+ DICAS DA VINDIMA SERRA GAÚCHA

6 lugares para fazer piquenique na Vindima

6 Lugares para fazer a pisa e colheita da uva na Vindima da serra gaúcha

26 Hotéis e pousadas para namorar na serra gaúcha

10 atrações imperdíveis para aproveitar a Vindima de Bento Gonçalves

Melhores  hotéis e pousadas em Bento Gonçalves, Vale dos Vinhedos e arredores – 12 indicações

16 motivos para vistar Garibaldi

 

Post Índice com todas as dicas da Serra Gaúcha

Post Índice com todas as dicas de Bento Gonçalves

 

 

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier pela ABS-RS. Acima de tudo, turista apaixonada por café da manhã, vinhos e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Sem Comentários

DEIXE SEU COMENTÁRIO