Vinhos nobres Orgalindo Bettú: para degustar em Garibaldi

Já que os dias precisam de mais poesia, esta experiência chegou engarrafada: vinhos Orgalindo Bettú, uma visita a nova experiência de enoturismo da serra gaúcha, em Garibaldi (RS). Recomento fortemente principalmente para quem aprecia vinhos de qualidade. Uma aula de enocultura e sentimentos com o viticultor e enólogo Orgalindo Bettú e sua esposa Dona Fátima.

Vinhos nobres Orgalindo Bettú – experiência nova em Garibaldi

Orgalindo Bettu Garibaldi
Fátima e Orgaldino Bettú, Café Viagem e Cesar e Fernanda do Hotel Casacurta

Depois de trabalhar 16 anos como enólogo-chefe da renomada vinícola Vila Francioni de Santa Catarina – fundada pelo empresário Dilôr Freitas, Bettú e sua esposa voltam a sua terra de origem. Tudo para realizar o sonho de abrir sua própria vinícola no interior de Garibaldi onde o restante da família reside (Bettú é irmão de Dona Odete da Osterial della Colombina).

Orgalindo Bettu

Há dois anos, o casal aguardava a licença para abrir a propriedade para visitação, degustação e comercialização de seus vinhos nobres e muito exclusivos. Demorou, mas enfim a licença chegou em 2020, após uma longa espera. Comemorem, pois os vinhos são incríveis!

Orgalindo Bettu Garibaldi

Visitando os vinhedos de Fátima e Orgalindo Bettú

A convite do meu amigo e sommelier Cesar Nicolini (proprietário do Hotel Casacurta), fui conhecer o local e fiquei encantada. Fomos recebidos por Fátima e Orgalindo Bettú. São poucos hectares, mas tudo único e cultivado com amor e muito conhecimento adquirido ao longo dos anos.

Orgalindo fez especialização na França e ao longo dos 16 anos que trabalhou na Vila Francioni teve contato com muitos profissionais renomados da área como enólogos californianos (da Mondavi), entre outros. Tenho certeza que não só Bettú aprendeu como esses profissionais como eles também aprenderam – e muito – com este profissional gaúcho conceituado, simples e tranquilo, apaixonado pelo que faz .

Onde fica a vinícola Orgalindo Bettú

A partir do Centro de Garibaldi, siga em direção à Estrada do Sabor, rota turística na área rural da cidade. Antes de chegar à Osteria della Colombina (da Estrada do Sabor) dobre à esquerda em direção da Vinícola Carlesso. A vinhos Orgalindo Bettú será logo após a Carlesso, na Linha São Jorge.

Veja o Mapa no Google Maps aqui

Visita aos vinhedos Orgalindo Bettú

Primeiramente, visitamos os vinhedos onde as variedades plantadas impressionam: Sauvignon Blanc, chardonnay, Malbec, Petti Verdot, Marselan, entre outras.

Os parreirais em sistema espaldeira mais parecem um projeto de paisagismo tamanho o capricho da poda, fruto da dedicação do casal. Outro fator que se sobressai são as pedras entre os parreirais. Orgalindo Bettú conta que o terreno foi mantido como estava, de forma natural. Ou seja, a terra não recebeu a interferência de máquinas com retirada das pedras. Assim, o solo pode expressar 100% das características da região. Segundo Bettú, é mais trabalhoso mas compensador  em termos de qualidade e personalidade do terroir no vinho.

Orgalindo Bettu vinhos

Nos vinhedos vi pela primeira vez ao vivo o botrytis cinerea na uva, fungo conhecimento como podridão nobre que faz o famoso vinho de sobremesa quando cultivado em condições ideais. Bettú espera fazer um vinho botritizado da safra 2020. Quem visitar os vinhedos nos próximos dias vai ver de perto o fungo nobre nas uvas e a excelente maturação de todas as uvas do parreiral que foram abençoadas por um clima seco.

Aliás, especialistas dizem que 2020 será um ano de uma safra da serra gaúcha histórica em termos de qualidade. Orgalindo Bettú está entusiasmado com a qualidade de suas uvas deste ano.

Orgalindo Bettu vinhos

Degustação dos vinhos Orgalindo e Fátima Bettú

Quando já era quase noite, entramos no espaço dedicado à degustação e venda de vinhos. Fátima serviu focaccia feita por ela. Iniciamos a degustação com um Dona Fátima Chardonnay 2017. No nariz parecia um pouco agressivo, mas em boca espetacular! Oragalindo Bettú nos explicou que seu estilo de vinho branco em barrica tem muita influência na escola californiana. São vinhos brancos que podem amadurecer por 10 ou 15 anos tranquilamente, com bom potencial de evolução.

vinhos Orgalindo Bettu
Dona Fátima Orgalindo Bettu
Nós desgostamos o Dona Fátima 2017 que ainda não tinha o rótulo

Na sequência, degustamos um tinto 2006 corte de cabernet sauvignon, cabernet franc, merlot, malbec e um 3 a 4% de petit verdot. Na opinião de Orgalindo o vinho ainda tem taninos para amadurecer, não está complemente redondo. Mas nada impede que ele possa ser degustado. Segundo o enólogo, a plenitude da maciez deste vinho que já tem 14 anos só será atingida ao completar 20 anos. Na minha humilde opinião, o vinho já estava maravilhoso.

A seguir, provamos um espumante extra brut método tradicional que passou 5 anos sob leveduras amadurecendo – estilo diferente dos espumantes brasileiros.

A grande surpresa chegou no final, um vinho de sobremesa de colheita tardia. Simplesmente es-pe-ta-cu-lar.  Na próxima visita, vou comprar este.

Comprei o Chardonnay 2017, um Cabernet Franc 2008 por indicação do Cesar que já tinha provado e achou espetacular e um Sauvignon Blanc 2016

Quanto custa degustação dos vinhos Orgalindo e Fátima Bettú

As visitas na vinícola boutique de Orgalindo Bettú e Dona Fátima precisam ser agendadas por WhatsApp. Degustações custam a partir de R$ 150 reais (valor em jan. 2021 – depende dos rótulos que serão degustados). O valor da degustação pode ser revertido em compra de vinho. Bettú e Fátima tem preferência por grupos pequenos, entre 2 a 8 pessoas.

SAIBA MAIS

Vinhos Orgalindo e Fátima Bettú
Linha São Jorge, Garibaldi -serra gaúcha 
(próximo a vinícola Carlesso)
Rio Grande do Sul, Brasil
Contato WhatsApp: 54 9900 2003

Conheça o GUIA VINDIMA SERRA GAÚCHA

Guia Vindima

VEJA + DICAS DE GARIBALDI  NO CAFÉ VIAGEM

GUIA GARIBALDI: tudo sobre a Capital Brasileira do Espumante no Café Viagem

20 motivos para se apaixonar por Garibaldi

Onde comer em Garibaldi – mais de 10 lugares para ser feliz 

Hostaria Casacurta – 5 motivos para provar 

Osteria Della Colombina – os encantos da Estrada do Sabor

Valle Rústico – cozinha da Natureza
Cooperativa Vinícola Garibaldi –  visita e degustação
Roteiro Fim de semana em Garibaldi

Vinhos Vaccaro – na Estrada do Sabor

Osteria Della Colombina – os encantos da Estrada do Sabor

FENACHAMP – Nossa experência na grande FESTA DO ESPUMANTE

GARIBALDI VINTAGE – UMA FESTA ÍMPAR

Vinicola Peterlongo

Courmayeur – tour Cela da Cave

MAIS DICAS DA SERRA GAÚCHA

TUDO DO VALE DOS VINHEDOS, BENTO GONÇALVES E ARREDORES
GUIA SERRA GAÚCHA – TODOS AS NOSSAS DICAS DA SERRA GAÚCHA

Vinícola Larentis balanço

Oi, sou a Alexandra Aranovich

Autora do blog Café Viagem, criadora de conteúdo e sommelier. Degusto a vida entre vinhos, viagens e café da manhã. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo. Como posso te ajudar a degustar teu sonho?

Saiba mais sobre mim »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Comentários:
Ildon marques de souza disse:

Como fac<co para comprar seu vinho

Olá Ildon
Eu acabao de atualizar este post com o contato novo deles. Está no final. Manda um whatsapp pra Fátima que ela te explica como comprar os vinhos Orgalindo Bettú. São maravilhosos
Abs
Alexandra do Café Viagem

ILDON MARQUES DE SOUZA disse:

Como FAÇO PARA COMPRAR O VINHO DA VINICULA ORGALINDO BETTÚ?

Juliana disse:

Olá!
Para agendamento degustação e COMPRAS entrem em contato com o número ATUALIZADo: 054999002003

Juliana disse:

Olá! O telefone atualizado da vinícola é 054999002003

Olá Juliana
Estou atualizando o post com celular novo, obrigada
abs
Alexandra do Café Viagem

Carlos Alberto Sampaio Loureiro disse:

Como posso adquirir vinhos de Orgalindo Bsttú? Moro no Rio de Janeiro e ja degustei um Sangiovese dele simplesmente maravilhoso. Gostaria de adquirir mais e peço que me digam como. Desde já lhes agradeço a atenção.

Olá Carlos Alberto
Ideal é entrar em contato com eles, pelo Whatsapp ou telefone. Os vinhos são bem autorais.
abs
Alexandra do Café Viagem