Visita à Cooperativa Vinícola Aurora – patrimônio da colonização italiana

Por Alexandra Aranovich

A visita à Cooperativa Vinícola Aurora é a maior atração da cidade de Bento Gonçalves na serra gaúcha juntamente com o trem Maria Fumaça. A Aurora é mais do que uma vinícola, é um patrimônio da colonização italiana na região, história viva das famílias de produtores de uva que passaram por inúmeras dificuldades e com muito esforço e trabalho construíram a maior e mais premiada vinícola do Brasil .

Vinícola Aurora

Vinícola Aurora

A minha visita à Cooperativa Vinícola Aurora aconteceu na primeira aula que tive do Curso Profissional de Sommelier da ABS-RS (contei sobre o curso que estou fazendo neste post !). Todas as aulas do curso da Associação Brasileira de Sommeliers do RS acontecem em uma vinícola da Serra Gaúcha. E antes da aula, a turma faz uma visita à vinícola. Pois nada melhor do que começar o curso nessa cooperativa referência no mundo do vinho brasileiro e pioneira em enoturismo.

Vinícola Aurora

Curso de Sommelier ABS

Fazendo o curso Sommelier da ABS-RS e aproveitando para visitar a vinícola Aurora

Onde fica a Cooperativa Vinícola Aurora

A Aurora fica dentro da cidade de Bento Gonçalves. Tem loja, café e visita gratuita de segunda à domingo. Grupos maiores devem agendar a visita. Quem deseja fazer um dos minicursos de degustação oferecidos pela Aurora, também deve agendar previamente com 3 dias de antecedência.

Vinícola Aurora

A visita à vinícola não tem custo

PROCURANDO HOTÉIS EM BENTO GONÇALVES? 
 PESQUISE AQUI TARIFAS ECONÔMICAS NO BOOKING
COM A FACILIDADE DE CANCELAMENTO GRÁTIS NA MAIORIA DOS QUARTOS 
 

Sobre a visita à Cooperativa Vinícola Aurora

A história da Aurora começou em 1931 e é contata num filme que passa logo no início do tour na vinícola.

Visita vinícola Aurora

Visita na Aurora começa com um filme que conta a história da cooperativa

Um guia conduz o passeio no subterrâneo da vinícola, passando por barricas, tanques e santos que protegem a vinícola. Aviso: você não verá parreirais por aqui. A visita passa pela parte industrial e histórica da Aurora. Dezesseis famílias fundaram a cooperativa que atualmente conta com mais de 1.100 associados. O agricultor sente orgulho de fazer parte da Aurora.

Vinícola Aurora

O tour da Vinícola Aurora passa pelas barricas no subterrâneo

A Aurora utiliza mais de 60 variedades de uvas na sua produção e elabora por volta de 200 rótulos. Quem não lembra do Marcus James ou do Keep Cooler? Ambos da Aurora. Hoje, a vinícola é a maior produtora e exportadora brasileira de vinhos e sucos de uva.  Também produz excelentes espumantes que tivemos a chance de provar durante um coquetel oferecido ao grupo do curso de sommelier da ABS-RS.

Vinícola Aurora

Ao término do tour na Aurora, alguns rótulos podem ser degustados em um lindo espaço. Vale a pena também visitar a loja. Algumas dicas de compras são: o suco da Casa Bento sem conservantes e aditivos (e a novidade, a versão orgânica!), o espumante Brut Pinot Noir em método Charmat e o Chardonnay Pinto Bandeira.Vinícola Aurora

Visita vinícola Aurora

sala de degustação da Aurora para os visitantes

Em 2018, a Aurora ganhou duas medalhas de ouro no 9º Brazil Wine Challenge: Pequenas Partilhas Cabernet Franc (premiado recentemente com Duplo Ouro no Mundial de Bruxelas-Brasil) e o Aurora Moscatel Rosé. A Vinícola Aurora tem mais de 620 premiações conquistadas e é primeira no  ranking das vinícolas mais premiadas do país.

Vinícola Aurora

Loja da Aurora, não deixe de conferir

DICAS

Antes ou após a visita à Aurora, vale combinar um passeio de Maria Fumaça que fica bem pertinho da vinícola.
Leia aqui sobre o passeio de Trem Maria Fumaça

Vale a pena ver a paisagem do Vale Aurora onde estão muitos produtores da Cooperativa. A vista mais linda deste vale você verá na vinícola Estrelas do Brasil na Rota das Cantinas Históricas de Bento Gonçalves.

LEIA AQUI O GUIA BENTO E VALE DOS VINHEDOS NO BLOG

Paisagem do Vale Aurora

Onde fica o Museu Mercedes-Benz Alemanha
SAIBA MAIS


COOPERATIVA VINÍCOLA AURORA

Rua Olavo Bilac, 500 – Bento Gonçalves RS
Tel.: (54) 3455-2095 ou (54) 3455-2051
turismo@vinicolaaurora.com.br
Site: www.vinicolaaurora.com.br
VISITAS: segunda a sábado das 8h15min às 17h15min. E domingos, das 8h30min às 11h30min
Visitação gratuita

 

  • Compartilhe
Alexandra Aranovich
Alexandra Aranovich
A autora dos textos e fotos do blog é publicitária e faminta por viagens e experiências gastronômicas. Além do Café Viagem, é colunista do Caderno Vida do jornal Zero Hora, autora do Guia Essencial Gramado e Canela da Pulp e do blog Destemperadinhos. Mora em Porto Alegre, mas vive por aí com o coração no mundo, sonhando com o próximo destino.
03
jul
18
Deixe o seu comentário!