Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

Visita à vinícola Don Guerino – novo complexo de enoturismo na serra gaúcha

Vinícola Don Guerino e a nova e moderna estrutura de enoturismo em Alto Feliz na serra gaúcha

A vinícola Don Guerino na serra gaúcha foi uma grande surpresa. Conheci a Don Guerino durante a quarta aula do curso da ABS-RS que estou fazendo de sommelier Profissional (início de 2019 me formo!). A vinícola inaugurou em outubro de 2018 uma estrutura de enoturismo que impressiona tanto quanto a paisagem ao seu redor. Linda e moderna. Mesmo num fim de semana de chuva e neblina, como foi o que estive na vinícola, a Don Guerino arrancou muitos suspiros de todos que estavam por lá.

vinícola Don Guerino


Onde fica a vinícola Don Guerino na serra gaúcha

A Don Guerino está localizada em Alto Feliz, entre Bom Princípio e a cidade de Feliz. A região é conhecida como o Vale da Felicidade. A caminho de Garibaldi e Bento Gonçalves, a partir de Porto Alegre, já tinha passado algumas vezes por uma placa bem visível na estrada (RS 122) que indicava o desvio para a vinícola Don Guerino. Sempre fiquei curiosa para conhecer. Ainda bem que o quarto módulo do curso da ABS-RS foi na Don Guerino. 

vinícola Don Guerino

Admito que a Don Guerino é meio fora de mão para quem tem pouco tempo para conhecer os principais roteiros de enoturismo da serra gaúcha. No entanto, quem já conhece um pouco a região e procura um programa diferente, a visita a Don Guerino pode ser uma boa opção. Para facilitar a visita, a partir da RS 122, siga a indicação da placa para Don Guerino e curta a paisagem na estrada rural.

ONDE FICAR ALTO FELIZ – dicas de hospedagem

Durante o curso que fizemos na Don Guerino, alguns alunos ficaram hospedados em Bom Princípio e outros em Feliz. Eu fiquei noHotel Kleinsberg em Dom Princípio, cidade dos moranguinhos. Contudo, se você só está turistando pela região recomendo se hospedar em Bento Gonçalves, Garibaldi ou arredores. Temos um post no Café Viagem com várias dicas de hotéis e pousadas. VEJA AQUI!

A família Don Guerino

A vinícola Don Guerino é uma vinícola relativamente jovem e familiar. Sonho de uma família de Caxias do Sul – com antepassados que vieram e Trento na Itália. A vinícola foi inaugurada no ano 2000 por Osvaldo Motter e sua esposa Salete junto com os 3 filhos (Bruno, Maicon e Lucas). Toda família trabalha e atende os visitantes na Don Guerino. Bruno Motter, enólogo da Don Guernino, estudou enologia em Mendoza, Argentina. Guerino era o avô de Bruno, o grande homenageado no nome da vinícola.

vinícola Don Guerino

A família Don Guerino

vinícola Don Guerino


Bruno Motter, enólogo da vinícola Don Guerino com formação em Mendoza

Bruno trouxe dos estudos em Mendoza a paixão pelo Malbec. A uva assina um rótulos de destaque da Don Guerino da linha Vintage. No rótulo, a imagem do carro que Bruno dirigia quando estudava em Mendoza. Atualmente, o carro está exposto no tour na vinícola. Além do tinto Malbec, a linha vintage tem outra uva ícone argentina, a branca Torrontés. Os dois rótulos têm excelente custo-benefício e são boas compras na vinícola. Fica a dica!

vinícola Don Guerino

A nova estrutura Don Guerino a partir de 2018

Em 2018, a Don Guerino completou a nova e gigante estrutura com uma arquitetura que impressiona (lembra vinícolas modernas de Mendoza!). O varejo é junto com o restaurante que, por enquanto, só está abrindo sob agendamento para grupos. Há também um lindo espaço para wine bar com direito a pôr do sol nos vinhedos.

Os vidros espelhados no prédio refletem a paisagem no entorno. Arrebatador.

vinícola Don Guerino

O terroir e uvas cultivadas pela vinícola Don Guerino

A Don Guerino tem uma área de 55 hectares de vinhedos próprios, a 450 metros de altitude. O solo é argiloso, boa exposição solar, clima temperado. Um terroir distinto (e lindo!). As uvas cultivadas pela vinícola Don Guerino são as brancas francesas Chardonnay, Sauvignon Blanc e as tintas Merlot, Cabernet Sauvignon e Tannat. Além dessas, a Don Guerino também cultiva as italianas Teroldego e Moscato Giallo. Por fim, introduzidas por último, Bruno Motter trouxe a Malbec e a Torrontés após seus estudos na Argentina.

vinícola Don Guerino

vinícola Don Guerino


O curso da ABS-RS na Don Guerino – inaugurando a sala de degustações TOP

Os alunos do curso da ABS-RS foram recebidos com um coquetel delicioso com produtos feitos por Salete Motter. As pastinhas estavam maravilhosas. Imagino que o Wine Bar da Don Guerino servirá algo semelhante ao que provamos neste coquetel. Os espumantes que degustamos junto com o coquetel foram o Don Guerino Malbec Rosé (meu preferido) e o Don Guerino Brut.

vinícola Don Guerino

As instalações para curso ou eventos, onde tivemos nossa aula, é impressionante. Em nenhuma outra vinícola tivemos algo semelhante a esta sala não só confortável e bem planejada como linda.

vinícola Don Guerino

sala linda de degustações e cursos na Don Guerino

 

Almoço na vinícola Don Guerino

Antes do tour pela parte interna da vinícola Don Guerino, tivemos um almoço na antiga estrutura (a nova estrutura ainda não havia inaugurado). O almoço foi harmonizado com alguns vinhos da Don Guerino Foi servido salada, tortéi, galeto e risoto. Pagamos R$ 90 por pessoa.

almoço Don Guerino

Vinho ícone da Don Guerino

Por fim, tivemos a honra de degustar o vinho ícone da Don Guerino, o Gran Reserva Traços 2015. Tinto rubi, equilibrado, aroma de frutas negras maduras, madeira presente. O vinho é elaborado apenas em anos com colheitas excepcionais com Merlot, Cabernet Sauvignon, Tannat, Teroldego e Ancellotta.

Dicas

Como a vinícola é mais distante, sugiro sempre ligar para saber se há alguém para receber.

Recomendo também os produtos de beliscos se o Wine Bar estiver aberto com os espumantes Don Guerino. Lugar para curtir com os amigos e aproveitar a paisagem incrível.

vinícola Don Guerino

área do Wine Bar da Don Guerino

 

SAIBA MAIS

VINÍCOLA DON GUERINO
Rua nova Alemanha, 909
Alto Feliz Rio Grande do Sul | Brasil
serra gaúcha
Telefones: +55 (51) 3445.1104  | 55 (51) 3445.1111
WhatsApp: (54) 999441038
Sites:
www.facebook.com/donguerino  www.instagram.com/donguerino
www.donguerino.com.br

» TOURS E VISITAÇÕES DON GUERINO:

Visitas Guiadas são oferecidas diariamente nos seguintes horários com reserva prévia:

  • Segunda à sexta: 10:00h, 14:00h e 16:00h
  • Sábados: 10:00h, 14:00h e 15:00h

Duração da visitação de aproximadamente 1h

Valor: R$ 40,00 por pessoa (inclui degustação de 6 vinhos e uma taça)

Sobre a ABS – curso que estou fazendo sobre vinho em 2018

ABS é a sigla para Associação Brasileira de Sommeliers. A entidade promove cursos e eventos voltados à formação de profissionais para as áreas de vinhos e gastronomia. ​ A sede da ABS é em São Paulo e há filiais pelo Brasil. No Rio Grande do Sul a ABS-RS (Associação Brasileira de Sommeliers do Rio Grande do Sul ) tem sede em Bento Gonçalves, no coração do Vale dos Vinhedos, na Serra Gaúcha. Para saber mais sobre cursos e eventos de degustação acesse www.absrs.com.br ou www.abs-sp.com.br/

curso sommelier ABS-RS

turma da ABS-RS em aula na Don Guerino durante o curso de Sommelier Profissional

Confira o vídeo da visita à Don Guerino e a aula da ABS-RS na vinícola

 

 GUIA BENTO E VALE DOS VINHEDOS – post índice

 

Veja + dicas de vinícolas para visitar na serra gaúcha no Café Viagem

Pinto Bandeira e Caminhos de Pedra

Cave Geisse – a rainha dos espumantes

Cantina Strapazzon – pequena vinícola no Caminhos de Pedra e casa de pedra que foi cenário do Filme O Quatrilho e de novelas da Globo

Vinícolas Vale dos Vinhedos

Vinícola Casa Valduga – Vale dos Vinhedos

Pizzato Vinhas e Vinhos – um merlot referência da região e uma vinícola imperdível no Vale dos Vinhedos

Wine Garden Miolo – um espaço muito charmoso no jardim da Miolo com lanchinhos e bebidinhas

3 vinhos e 3 vinícolas  | dica de vinhos e vinícolas para visitar em um dia ou um fim de semana

Vinícolas Rota Cantinas Históricas  Vale do Rio das Antas

Vinícola Salton – uma das maiores produtoras de espumante e vinhos do Brasil com localização cênica para tours e degustações

Vinícola Cristófoli  – vinícola que oferece degustação, almoço harmonizado e a incrível experiência do Edredom nos Parreirais e

 Tour Vinho e Paisagem

Vinícola Cainelli – uma vinícola para se apaixonar na rota do Vale do Rio das Antas , próximo à Salton. Tem museu, degustação e atividades imperdíveis durante a Vindima.

Estrelas do Brasil – vinícola com vista única para o Vale Aurora

Dal Pizzol – vinícola com parque, EcoMuseu da Cultura do Vinho, loja de varejo e restaurante. Na Linha Faria Lemos na Rota das Cantinas Históricas.

Vinícolas centro de Bento Gonçalves

Cooperativa Vinícola Aurora  patrimônio da colonização italiana no centro de Bento Gonçalves

Vinícolas Garibaldi

Vinhos Vaccaro – na Estrada do Sabor

Cooperativa e Vinícola Garibaldi – visita e degustação às cegas

Vinícola Flores da Cunha

Vinícola Luiz Argenta em Flores da Cunha – impressionante vinícola que também oferece almoço harmonizado em seu elegante restauran

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier em formação pela ABS-RS. Acima de tudo, apaixonada por café da manhã, vinho e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Sem Comentários

DEIXE SEU COMENTÁRIO