Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

Vinícola Perini – visita ao terroir do Moscatel em Farroupilha

Como é a visita à vinícola Perini de Farroupilha – vinícola do Moscatel eleito o 5º melhor vinho do mundo!

Certamente, a vinícola Perini foi mais do que uma visita, foi um fim de semana surpreendente em Farroupilha na serra gaúcha. Para quem não sabe, no ano passado uni duas paixões: vinho e serra gaúcha. Fiz o curso de Sommelier Profissional da ABS-RS (Associação Brasileira de Sommelier). As aulas aconteceram em vinícolas da Serra Gaúcha. Logo, tivemos a oportunidade de conhecer a Vinícola Perini (ou Casa Perini) situada em Farroupilha, que foi um dos belos cenários desse aprendizado. vinícola Perini

Onde ficar em Farroupilha – dica de hotel

Farroupilha acaba de ganhar um hotel novíssimo, o Holiday Inn Express. Bem localizado e muito bem avaliado por internautas (nota 9.3). Veja aqui as tarifas e ofertas no Booking.com !

vinícola Perini como chegar

 

Sobre Farroupilha – Capital do Moscatel

Antes de tudo, um breve resumo sobre Farroupilha que é um dos berços da imigração italiana no Rio Grande do Sul, cidade do Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio e Capital do Moscatel. É responsável pela maior produção de uvas moscato no Brasil. Sem falar que tem Indicação de Procedência (IP) para uva Moscato. Ora, se estamos na terra do Moscatel, é óbvio que tem festa do varietal sim, senhor. Por isso, anote: nos finais de semana do mês de setembro, tem o Festival do Moscatel. No entanto, Farroupilha vai além do Moscatel. Tem também as malharias e a empresa Grendene, fundada pelos irmãos Pedro e Alexandre Grendene em 1971 e que movimenta a economia da cidade.

Veja outras vinícolas da serra gaúcha que fizeram do curso de Sommelier que fiz da ABS- RS:

Casa Valduga no Vale dos Vinhedos
Cooperativa Vinícola Aurora – patrimônio da colonização italiana
Vinícola Don Guerino – Alto Feliz
Vinícola Salton
Vídeo do curso – um resumo do que é o curso de Sommelier da ABS-RS

Vale Trentino. O vale inicia em Caxias do Sul e finaliza na Perini, em Farroupilha

Como chegar na Vinícola Perini

Vale Trentino, entre Caxias do Sul e Farroupilha

A Vinícola Perini está situada em Farroupilha (RS), cidade a 26 km de Bento Gonçalves, 19 km de Caxias do Sul e a 111 km de Porto Alegre. Inicialmente, para visitar a Vinícola Perini, é preciso percorrer uma rota rural belíssima e bucólica, o Vale Trentino. O vale inicia em Caxias do Sul e finaliza na Perini, em Farroupilha. Entre colinas e videiras que compõem o cenário desse terroir, estão formosas capelas, pequenas vinícolas familiares e a Casa Perini. Ou seja, só o passeio de carro até a vinícola já vale a visita. Seguindo as placas, pelo roteiro Vale Trentino, você vai chegar na entrada na Vinícola Casa Perini. Gente, cenário de cinema. Prepare a câmera.

vinícola Perini

a bela estrada do Vale Trentino até a Casa Perini

vinícola Perini

capela no Vale Trentino quase ao lado da Perini

Seja como for … não esqueça de tirar uma foto no letreiro do “Vino” – vinho em italiano.

vinícola Perini

Chegando na Perini, prepare a câmera

Os vinhos da Perini

 

A vinícola tem uma área externa e interna para quem chega e quer apreciar um vinho. Minha experiência foi na própria loja, onde os atendentes são muito prestativos e sabem indicar bons vinhos para levar ou experimentar. A casa produz 16 milhões de litros e tem um leque imenso de produtos com uva, entre eles, os vinhos, espumantes e sucos de uva.

Indico provar os espumantes da Perini que são muito interessantes, tanto o em método Charmat como o Tradicional. O Nature é delicado e elaborado com uvas Chardonnay e Pinot Noir. Para quem gosta de Pinot Noir, a vinícola tem um rótulo, o Casa Perini Fração Única. A uva italiana Barbera, típica da região de Piemonte, e francesa Marselan também estão entre os rótulos da Perini que podem ser interessante em uma degustação.    

A estrela: Moscatel Perini

Mas a grande estrela da vinícola Perini é o Moscatel, repleto de prêmios. Entre eles, o de quinto melhor vinho do mundo em 2017 (pela WRW&S/Ranking Mundial de Vinhos e Destilados). O moscatel da Perini é produzido pelo método Asti, bem fresco, frutado, ideal para acompanhar a sobremesa. E o melhor: preço excelente para um vinho com tantos prêmios e elogios. Ah, o Moscatel é 1º lugar no aplicativo Vivino, lidera o ranking de melhor vinho de até R$ 50,00. A saber: para quem gosta de vinhos adocicados, a Perini também produz um vinho branco licoroso, o Éden.

Perini Moscatel

Foto Facebook Casa Perini

Degustação e atrações de enoturismo na Casa Cerini

A vinícola Perini tem visita guiada na vinícola e loja que abre diariamente. Oferece também degustação no balcão na loja, Wine Experience e um Bike Tour.

vinícola Perini Farroupilha

Dica: na loja da Perini, além dos vinhos, tem um chapéu lindooo à venda

A loja funciona  de segunda a sexta: das 9h às 18h. Sábados, domingos e feriados: das 10h às 18h. A visita guiada acontece entre 10h e 15h – mediante agendamento pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (54) 2109-7300. Para uma reservar uma Wine Experience (proposta sensorial de olhos vendados) também é necessário agendamento. E o Bike Tour? A própria vinícola aluga bicicletas (valor bem em conta). Não é necessário agendamento, mas depende da disponibilidade. Guia Bento Gonçalves e Garibaldi na Serra Gaúcha – post índice

vinícola PeriniGastronomia Perini

A vinícola não tem um restaurante aberto diariamente. Mas é possível agendar eventos e refeições para grupos. Os pratos normalmente giram em torno do tradicional galeto, risoto e outras delícias da culinária italiana. Nossa turma, colegas da ABS-RS, teve a honra de almoçar na Perini com o diretor da vinícola, Benildo Perini. Ele contou, cheio de orgulho e emoção, com fez para erguer essa vinícola com mais de 130 anos de história e, hoje, uma das mais importantes do país. Parabéns, Perini. Lugar lindo e história inspiradora.

vinícola Perini

brindando com Benildo Perini, colegas e o professor da ABS-RS na Taverna da Perini

vinícola Perini Foi um fim de semana surpreendente. Adorei conhecer a Casa Perini e turistar por Farroupilha. Em breve, um roteiro para visitar a cidade.

Já foi para Farroupilha? Tem alguma dica sobre as principais atrações ?
Escreva nos comentários deste post. Vou adorar a sua contribuição.

visita Perini

 

 

SAIBA MAIS

 

VINÍCOLA CASA PERINI
próximo à igreja de Santos Anjos, s/n Santos Anjos (Vale Trentino), Farroupilha
Rio Grande do Sul – Brasil
Tel:  (54) 2109 7300
Site: www.casaperini.com.br
Loja de segunda a sexta: das 9h às 18h.
Sábados, domingos e feriados: das 10h às 18h.
Agendamento visitas [email protected] ou pelo telefone. 

 

Curso Sommelier + Dicas de vinho na serra gaúcha


Cave Geisse 
Vinícola Don Giovanni
Cantina Strapazzon
Pizzato Vinhas e Vinhos
Wine Garden Miolo
Vinícola Cristófoli  

Vinícola Cainelli
Estrelas do Brasil
Dal Pizzol  
Cooperativa Vinícola Aurora

Vinhos Vaccaro – na Estrada do Sabor
Cooperativa e Vinícola Garibaldi – visita e degustação às cegas
Espumante Biodinâmico – Cooperativa Garibaldi
Vinícola Luiz Argenta em Flores da Cunha  

Guia Bento Gonçalves e Garibaldi na Serra Gaúcha – post índice

Eventos especiais de vinho na serra gaúcha

Fenachamp – em outubro em Garibaldi, festa do espumante brasileiro  de dois em dois anos
Avaliação Nacional de Vinhos setembro em Bento Gonçalves
Feira Wine South America – setembro em Bento Gonçalves  

 

RESOLVA FÁCIL A VIAGEM  PARA SERRA GAÚCHA

Conheça os parceiros de confiança do Café Viagem para fazer as suas reservas. Eles nos ajudam a manter o blog com dicas atualizadas e pagar as contas sem que você gaste um centavo a mais com isso.

Reserva de Hotéis
Seguro Viagem
Tickets e Tours
Pacotes de Viagem
Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier pela ABS-RS. Acima de tudo, turista apaixonada por café da manhã, vinhos e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Sem Comentários

DEIXE SEU COMENTÁRIO