Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

Vinícola Peterlongo – a evolução da pioneira do espumante brasileiro

Vinícola Peterlongo – a evolução da pioneira do espumante brasileiro

Fiz a visita à Vinícola Peterlongo, propriedade com um castelo dentro da cidade de Garibaldi (RS) na serra gaúcha. Fiquei surpresa com as mudanças tanto na qualidade das bebidas quanto na experiência de enoturismo. Primeiramente, é importante contar que a centenária Peterlongo é responsável por elaborar o primeiro espumante brasileiro. A partir da fundação da vinícola, iniciava a história da bebida no Brasil. Só por este motivo, a visita já valeria a pena. É a história da bebida que, por sinal, está retratada em um museu no tour pela vinícola. 

Vinícola Peterlongo Garibaldi

Além das curiosidades históricas, a visita à vinícola Peterlongo também é interessante pelo belo castelo amarelo, os vinhedos do jardim onde acontece o Wine Movie Peterlongo e, é claro, pela excelente degustação, momento para se surpreender com a evolução dos rótulos.

Vinícola Peterlongo

Wine Movie Peterlongo

Os jardins e vinhedos onde acontece o Wine Movie Peterlongo

Onde ficar em Garibaldi

+ Leia aqui nossas dicas de melhores hotéis em Garibaldi e Bento Gonçalves

A centenária Peterlongo e a história do único Champagne do Brasil

Durante o tour na vinícola, conhecemos a história do fundador da Peterlongo, Manoel Peterlongo, um dos primeiros habitantes de Garibaldi em 1868. Ele trabalhava para o governo e recebia parte do salário em pedra basáltica, material de excelente isolamento térmico que foi usado para construir a vinícola. Não é a toa que, até hoje, a Peterlongo é a maior construção em pedra basáltica do Brasil. 

Manoel Peterlongo tinha o sonho de trazer castas nobres de uvas para elaborar seu espumante. Mesmo enfrentando adversidades, trouxe o método francês ao Brasil e transformou  Garibaldi em berço de espumante nacional. Como a Peterlongo já exibia o nome champagne desde sua fundação – por volta de 1915 –  quando a denominação de origem foi criada em 1977 na França, a vinícola ganhou a autorização para continuar usando o termo em seus rótulos. Mas é claro, essa autorização se refere somente à linha método tradicional (champenoise) respeitando as variedades e regras exigidas na França.

Vinícola Peterlongo Por conta desse fato, a Peterlongo é a única vinícola fora da França autorizada a nomear sua bebida de champagne. 

Vinícola Peterlongo

Reposicionamento da marca Peterlongo

O que eu não sabia e descobri ao longo da minha vista à Peterlongo foi o amplo trabalho de reposicionamento da marca realizado desde 2015 (ano do centenário da empresa). A vinícola foi vendida para investidores e não pertence mais a família dos fundadores.

Desde então, a Peterlongo vem investindo pesado em uma reestruturação e, também, na elaboração de vinhos finos. Para desenvolver o trabalho e as mudanças da marca, um nome forte no mundo do vinho foi chamado para ser o winemaker: Pascal Marty. Ele é nome por trás da francesa Mouton Rothschild e responsável por projetos de grandes empresas como Opus One (EUA) e Almaviva (Chile). Sua missão foi revitalizar os produtos e ajudar a equipe de enologia, prestando consultoria à Peterlongo.

vista Peterlongo Enfim, o resultado desse trabalho já pode ser provado na taça, principalmente nos rótulos de espumante Privilege Extra Brut (método tradicional), o Elegance Nature e no Peterlongo Presence Brut Rose (método Charmat).  Os vinhos da linha Terras também são outro bom exemplo desse novo momento da Peterlongo, liderado pelo winemaker Pascal Marty. E entre os destaques estão o Armando Memória Teroldego e o Armando Memória Merlot.  

Peterlongo no Descorchados

Na edição 2019 do Guia Descorchados, um dos mais celebrados da América do Sul, a Peterlongo ganhou destaque com os rótulos: ELEGANCE NATURE (93 pontos) Melhor Espumante Serra Gaúcha PRIVILEGE EXTRA BRUT (91 pontos) Destaque na categoria Melhores da Serra Gaúcha do Ano

Enoturismo Vinícola Peterlongo: museu, visita, degustação, picnic e Wine Movie

No que se refere ao turismo, a vinícola oferece tour pelo castelo e museu, onde é possível aprender sobre os métodos de elaboração do espumante e fazer degustação.  Além disso,  degustações harmonizadas também podem ser agendadas. Museu Peterlono Em datas específicas, ocorrem também eventos como o Wine Movie e o Natal Mágico Peterlongo. A loja (varejo) também é outro ponto turístico da Peterlongo. 

loja Peterlongo

Visita Vinícola Peterlongo

Minha visita foi um pouco diferente da tradicional. Eu estava com um grupo de influenciadores e jurados do Concurso de Espumantes Brasileiros. Por isso, contamos com a presença da querida enóloga da Peterlongo, apaixonada pelo que faz. Deise Tempass, enóloga da Peterlongo, respira e suspira o mundo do vinho em cada palavra. Junto com o winemaker Pascal Marty, ela acompanha e faz parte de toda a história de reposicionamento da marca Peterlongo. Uma honra conhecê-la e contar com sua presença nessa visita.

Enóloga Peterlongo

Deise, a enóloga da Peterlongo

Wine Movie Peterlongo

Deise nos contou a história da empresa e nos conduziu pelos jardins da Peterlongo onde podem ser feitas degustações. A saber: é  no jardim da Peterlongo que também acontece o famoso Wine Movie Peterlongo. Evento que projeta filmes em um telão ao ar livre em datas especiais e que une pipoca, comes e brindes. 

Wine Movie Peterlongo Foto Jeferson Soldi

Wine Movie Peterlongo

Quando chove, o WIne Movie Peterlongo é realizado dentro deste espaço do castelo

Após o belo jardim com plaquinhas inspiradoras, entramos no museu que conta a história da vinícola e do espumante brasileiro

Posteriormente, a visita segue pela bela e imensa cave em pedra basáltica. Por fim, entramos em uma linda sala de degustação onde foram apresentados alguns rótulos que me deixaram impressionada. 

degustação Peterlongo visita

Vita Sur Lie Peterlongo

Infelizmente, tive que sair antes e não provei a novidade da vinícola, o Vita Sur Lie. Bom motivo para voltar, não acham? O novo rótulo é elaborado em método tradicional, envelhecido 60 meses, sem dégorgement, nature, corte de Chardonnay e Pinot Noir. Lote limitado de 1000 garrafas. 

Sur Lie Peterlongo

Loja Peterlongo

A loja da Peterlongo também foi toda renovada e está linda. Mesmo que você não faça o tour pela vinícola, vale a pena dar uma passada por lá. 

Vinícola Peterlongo

Vindima Peterlongo

Durante o período da Vindima na serra gaúcha, a Peterlongo tem programação especial com colheita de uva e cesta de picnic com produtos coloniais e espumante – das 9h-17h. O período da Vindima vai de 19 de janeiro a 8 de março.

SAIBA MAIS

Vinícola Peterlongo
Rua Manoel Peterlongo Filho, 216 – Centro
Garibaldi RS, serra gaúcha Brasil
Site: www.peterlongo.com.br 
VISITAÇÃO: segunda a domingo – 9 às 16 h
VAREJO: segunda a domingo – 9h às 17h30min
Informações: varejo@peterlongo.com.br

 

WINE MOVIE Peterlongo

Para informações sobre a programação do Wine Movie Peterlongo, acesse a página no Facebook da Peterlongo:  www.facebook.com/VinicolaPeterlongo/

ANOTE: 

Dia 7 de dezembro tem Natal Mágico na Peterlongo com atrações como bandas, chegada do Papai Noel, acendimento das luzes do castelo, Coral Canarinhos de Garibaldi, show pirotécnico e Wine Movie. Os ingressos são limitados e os antecipados podem ser adquiridos a R$ 20 no varejo da vinícola, ou pelo site sympla e na hora, a R$ 30,00.  Natal Mágico Peterlongo: 7 de dezembro de 2019, 16h às 23h30 Jardim da Vinícola Peterlongo (Rua Manoel Peterlongo Filho, 216 Garibaldi/RS)

GUIA GARIBALDI

MAIS DICAS DE GARIBALDI  NO CAFÉ VIAGEM

ONDE FICAR EM GARIBALDI:

 Hotel Casacurta  
Hotel Dall Onder Ski

O QUE FAZER EM GARIBALDI

20 motivos para se apaixonar por Garibaldi

ONDE COMER EM GARIBALDI

Onde comer em Garibaldi – mais de 10 lugares para ser feliz 
Hostaria Casacurta – 5 motivos para provar 
Osteria Della Colombina – os encantos da Estrada do Sabor
Valle Rústico – cozinha da Natureza

VINHOS E VINÍCOLAS: 

10 vinhos e espumantes para degustar em Garibaldi 
Vinhos Vaccaro – na Estrada do Sabor
Cooperativa Vinícola Garibaldi –  visita e degustação 
Espumante Biodinâmico  – lançamento
Courmayeur – tour Cela da Cave

ROTA ESTRADA DO SABOR

Estrada do Sabor, visita Vinhos Bettú e Caminhada da Vindima 
Vinhos Vaccaro – na Estrada do Sabor
Osteria Della Colombina – os encantos da Estrada do Sabor


OUTROS
 Bar da Sabedoria 

EVENTOS IMPERDÍVEIS EM GARIBALDI 

NATAL BORBULHANTE – A FESTA DE NATAL EM GARIBALDI
FENACHAMP – tudo sobre a festa e roteiro para aproveitar Garibaldi 
FENACHAMP – Nossa experência na grande FESTA DO ESPUMANTE

GARIBALDI VINTAGE – Tudo sobre o Garibaldi Vintage, festa imperdível 

MAIS DICAS DA SERRA GAÚCHA

GUIA VALE DOS VINHEDOS, BENTO GONÇALVES E ARREDORES
GUIA SERRA GAÚCHA – TODOS AS NOSSAS DICAS DA SERRA GAÚCHA

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier pela ABS-RS. Acima de tudo, turista apaixonada por café da manhã, vinhos e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Últimos Comentários

DEIXE SEU COMENTÁRIO