Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

Bodega Garzón – uma visita à vinícola “uau” do Uruguai

Bodega Garzón do Uruguai, uma visita carregada de uma sequência de suspiros.

A Bodega Garzón no Uruguai é um projeto milionário e ambicioso do mundo do vinho. Situada em um pacato e rural povoado do Uruguai a 18 km do mar,  a vinícola é de proprietários argentinos bilionários do ramo do petróleo, a família Bulgheroni. Em Mendoza, a mesma família também é dona das bodegas Vistalba e Argento. O complexo da Garzón no Uruguai (chamado de Agroland) chama a atenção de turistas do mundo inteiro. Quem visita Punta del Este (a mais de 70 km da bodega) e é apaixonado por vinhos normalmente inclui um visita, tour e/ou almoço na vinícola Garzón no seu roteiro.

 visita à Bodega Garzón do Uruguai

Procurando hotéis em Punta del Este? 
Consulte aqui o post do Café Viagem com dicas de hospedagem
por bairros e praias em Punta del Este e arredores

 visita à Bodega Garzón do Uruguai

Agroland – o complexo Garzón

Tudo começou com o sonho do casal de argentino  em busca de uma casa de campo no Uruguai. Em 1999, encontram a região agrícola de Garzón e decidiram comprar cerca de 2.500 mi hectares. A ideia inicial era, além ter uma casa de campo próxima de José Ignácio e Manantiles, construir uma empresa produtiva de alimentos. O casal fundou assim a Agroland que até hoje é a “empresa-mãe” onde estão inseridas as outras empresas do grupo: Serras de Garzón , Altos de Garzón, Colinas de Garzón (dos azeites), Brisas e a Bodega Garzón.

o casal Bulgheroni em uma foto na entrada da Bodega Garzón

 visita à Bodega Garzón do Uruguai

Amêndoas e castanhas foram a primeira produção da Agroland que logo ficou famosa pelos azeites, premiado como o melhor azeite do mundo fora da Europa (pela Organização Internacional World’s Best Olive Oil). Foi apenas em 2008 que as primeiras parreiras foram plantadas, descobrindo-se a vocação do terroir para uvas, além das oliveiras. Foi o renomado italiano Alberto Antonini, que presta assessoria enológica à vinícola, que desembarcou por lá em 2007 para avaliar o terroir e sugeriu um teste.

 visita à Bodega Garzón do Uruguai

A nova sede da Bodega Garzón

A nova sede da vinícola foi inaugurada em março de 2016 e é desbunde. Tinha visitado o povoado de Garzón e a vinícola em 2013 (veja aqui). Mas ao retornar à Bodega Garzón em 2018 posso afirmar que é outra experiência completamente diferente da que tive em 2013. A vinícola cresceu muito e a nova sede é a “Disneylândia do vinho”. É a mais moderna vinícola do Uruguai e, em breve, a primeira sustentável fora da América do Norte. O projeto arquitetônico impressiona tanto quanto a paisagem cinematográfica da propriedade. Quem assina a arquitetura de vanguarda da nova sede da Bodega Garzón é o escritório de Mendoza, Bórmida & Yanzón, conhecido por projetar outras vinícolas argentinas de peso. visita à Bodega Garzón do Uruguai

 visita à Bodega Garzón do Uruguai

 

Como chegar à Bodega Garzón
a partir de Punta del Este

Não dá pra dizer que a Bodega Garzón fica nos arredores de Punta del Este. A distância a partir da Península é de 76 km. E como parte da estrada é de terra, e é preciso dirigir devagar, são em torno de uma hora e meia de viagem de carro. Assim, já vou avisando que por conta dessa distância é preciso dedicar o dia todo para este passeio. E se o dia for de sol, a paisagem fica ainda mais arrebatadora.

Logo ao fazer a sua reserva, você vai receber um mapa por e-mail de como chegar à vinícola. Fomos pela direção indicada pela Garzón e voltamos por outro caminho que particularmente indico e prefiro.

Ruta 10 e Ruta 9

O caminho indicado pela Garzón vai pela Ruta 10 até José Ignacio e pega a Ruta 9 no sentido Rocha. Após alguns bons km (por volta de 60), você vai ver placas indicando à esquerda o sentido da Bodega Gárzon em uma longa estrada, ora de terra, ora asfaltada. Particularmente, indico não seguir esta indicação e dirigir até a entrada para Pueblo Garzón, também à esquerda de quem vem de Punta del Este. Neste caminho, você fará mais estrada asfaltada e menos estrada de terra. Fica a dica!

Na volta, colocamos no GPS que também encurtou parte do caminho entrando na cidade de San Carlos e Maldonado e finalizando na Roosevelt onde está o Punta Shopping.

Como agendar a visita à Bodega Garzón

Para agendar a visita guiada com degustação, almoço ou uma das inúmeras experiências oferecidas pela Gárzon é preciso entrar em contato através do site da vinícola ou pelo email reservas@experienciasgarzon.com. O agendamento é feito online e você receberá um e-mail com as informações de cancelamento, mapa de como chegar e pagamento.

 visita à Bodega Garzón do Uruguai

As experiências da Garzón para agendamento

A Garzón oferece vários tipos de experiências: das mais luxuosas aéreas (em balão e helicóptero) a piqueniques e tours com degustação de vinhos e azeites.

DICA

Quem tem interesse em um passeio mais completo, a grande dica é o pacote oferecido pela Garzón com transporte a partir de Punta del Este (assim bebe-se à vontade), almoço e tour com degustação. O valor do pacote deixa um pouco mais em conta o investimento comparado aos preços individuais de cada item (transporte, tour e almoço). Para solicitar o valor essa modalidade de experiência chamada de PAQUETES CON TRASLADO é preciso enviar um email para reservas@experienciasgarzon.com. Os valores estão no final deste post.

 

A mão de Francis Mallmann
na cozinha do restaurante Garzón

A cozinha do restaurante da Garzón tem a mão do mestre do fogo e chef celebrado no mundo todo, o argentino Francis Mallmann. Ele treinou os cozinheiros e aparece por lá de vez em quando, principalmente em eventos como o da vindima , que em 2018 acontece dia 1 de abril com grande festa para convidados e colaboradores.

restaurante Garzón do Uruguai

 visita à Bodega Garzón do Uruguai

O Tour Reserva Garzón

Junto com meu marido, fiz o Tour Reserva que custa 1200 pesos por pessoa (valor em fev. 2018) e inclui degustação de 5 vinhos e passeio guiado de quase 2 horas na vinícola. Ao meu ver, vale muito a pena o investimento. O tour está disponível de quarta a domingo sob reserva antecipada no site ou por email.

visita a Bodega Garzon

Parte da degustação é feita ao longo da caminhada pela vinícola, entre os tanques e pedras. O nosso guia Jonathan, muito simpático, explicou os diferentes processos do vinho e curiosidades da histórica a vinícola e da arquitetura sustentável do projeto.

Na primeira parte do tour, degustamos 3 vinhos Estate da Bodega Garzón (vinhos de entrada): Sauvignon Blanc, Pinot Grigio e Cabernet de corte.

 visita à Bodega Garzón do Uruguai

Passamos pelos lindos tanques de concreto onde os vinhos descansam.

 visita à Bodega Garzón do Uruguai

Uma parte interessante do tour foi o passeio de trator pelos vinhedos pois era bem a época em que os parreirais estão carregados (fevereiro).

 visita à Bodega Garzón do Uruguai

visita a Bodega Garzon

Tivemos a oportunidade de provar duas uvas: Tannat e Sauvignon Blanc.

 visita à Bodega Garzón do Uruguai

Outro destaque é a impressionante adega privê que vimos de uma portinha de longe. Funciona como um “banco de vinhos” onde os ricos armazenam suas garrafas. visita à Bodega Garzón do Uruguai

O tour finaliza em uma sala incrível climatizada. A vista é de outro mundo. Uma mesa de queijos, azeitonas e azeite aguarda os visitantes que degustam neste momento 2 vinhos Reserva: o famoso Tannat da Garzón e Alvarinho.

 visita à Bodega Garzón do Uruguai

Experiência ímpar! Para provar os vinhos Single Vineyard (não incluso no Tour Reserva), você pode ir no bar ou restaurante da vinícola.

 visita à Bodega Garzón do Uruguai

A Bodega Garzón com crianças

 Apesar de ter visto muita criança na bodega Garzón, não acho que esta visita é para estar acompanhado de pitocos. É um lugar cheio de regras (crianças não podem correr pelos vinhedos , pedras ou varandas). O valor também é salgado para quem leva os filhos em tour ou almoço. No nosso caso, a gente não tinha onde deixar os filhos (de 10 e 15 anos) e eles ficaram nos aguardando em uma sala com sofás conectados em seus celulares vendo filmes. Deixei uns lanches para eles e liberei a bebida no bar caso eles tivessem sede. Foi tranquilo.

Compras

No final do tour, é possível adquirir os vinhos da Garzón e azeites. Os preços praticados na vinícola são os mesmos ou mais caro que nos supermercados de Punta del Este. Vale mais pela condição “fresca” do vinho sair direto da vinícola, sem intermediários no armazenamento e transporte.

 

Vinhos ícones da Bodega Garzón para provar ou levar

O guia Descorchados (referência em vinhos na América do Sul) destaca os brancos Albariños Reserva e o Single Vineyard, que particularmente adoro e são os meus preferidos da vinícola. Para eles (no Guia de 2017), o Single Vineyard Albariño 2016 foi o melhor branco uruguaio. Já o Tannat da Garzón é um dos vinhos mais celebrados pela respeitada Wine Spectator que incluiu o Tannat Reserva 2015  na lista dos Top 100 vinhos do mundo.

Se aceita uma dica do Café Viagem: leve o Albariño, o Tannat . E ainda: um Pinot Grigio ou Sauvignon Blanc, ambos da linha de entrada, e mais em conta.

minhas comprinhas na Garzon

 

A expansão da Garzón

A expansão do complexo da Garzón está em nova fase. Foi lançado o projeto de loteamento de terrenos e um clube prive para apenas 200 sócios. Os afortunados terão à disposição campos de golfe, beach club, um Relais & Châteaux e adega particular, além da possibilidade de produzir o seu próprio vinho. Te mete!

Bodega Garzon Uruguay 

 


SAIBA MAIS

 

BODEGA GARZÓN
Ruta 9 km 175 – Garzón | Uruguai
Distância do centro de Punta del Este: 76,3 km (1h30 minutos de viagem de carro)

Para agendar experiências: reservas@experienciasgarzon.com ou pelo site com no mínimo 24 horas de antecedência.
Site : bodegagarzon.com
Tel.: (598) 4224 4040

Tour Reserva – de quartas a domingos. 1200 pesos por pessoa.
Paquetes con Traslado (pacotes com translado a partir de Punta del Este) somente disponíveis nas quartas e sábados e sob solicitação por email (não está no site!). Saída de Punta del Este às 10h e retorno por volta das 17h30.
Paquete 1: Tour Estate + Almoço Garzón Estate de 4 passos + transporte = $3950 pesos por pessoa
Paquete 2: Tour Reserva + Almoço Garzón Estate de 4 passos + transporte = $ 4.450 pesos por pessoa
Paquete 3: Tour Reserva + Almoço Garzón Reserva de 5 passos + transporte = $ 5.950 pesos por pessoa

 

Planejar a sua viagem

Todos os links de parceiros abaixo foram testados antes de serem sugeridos aqui no blog!

POUSADAS E HOTÉIS EM PUNTA DEL ESTE  o BOOKING é o parceiro do blog para reservar hotéis e pousadas com MELHORES TARIFAS. Uma grande facilidade é que o site permite, em grande parte dos quartos, fazer a RESERVA COM CANCELAMENTO GRÁTIS.CONSULTE AQUI!

ALUGUEL DE CARRO NO URUGUAI – nosso parceiro para aluguel de veículos é a RENTALCARS. O site faz uma busca pelas melhores tarifas entre várias locadoras e oferece os melhores preços para o destino indicado pelo viajante.CONSULTE AQUI!

SEGURO VIAGEM – A REAL SEGURO VIAGEM consegue preços excelentes e diferenciados de diferentes planos de seguro de viagem de empresas de confiança. O site faz uma busca e indica várias categorias e faixas de preços.  FAÇA AQUI COTAÇÃO.


Veja mais dicas do Uruguai e Punta del Este no blog

De Porto Alegre a Punta del Este de carro – roteiro e dicas |  trajeto pelo Chuí e por Jaguarão

Uruguai for Lovers  | roteiro romântico resumido pela rota do Rio da Prata (Montevideú, Colônia e Carmelo)

Alto de la Ballena – a vinícola mais próxima de Punta del Este para visitar num bate e volta

Melhores Hotéis no Uruguai  | uma seleção de hotéis luxuosos ou charmosos que recomendamos aos leitores

10 Programas com Crianças em Punta del Este – uma seleção de dicas especiais para curtir com a garotada

Sobre Pueblo Gárzon, povoado ao lado da vinícola Gárzon, leia aqui o post do blog.

Parador La Huella em José Ignacio uma celebridade gourmet pé na areia – imperdível!

Onde Comer em Punta | seleção de bons restaurantes, doces, cafés e outras gostosuras

 

Guia Punta del Este
POST ÍNDICE

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier em formação pela ABS-RS. Acima de tudo, apaixonada por café da manhã, vinho e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Últimos Comentários

DEIXE SEU COMENTÁRIO