Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

Visita à Pulenta Estate: degustação sensorial imperdível em Mendoza

A visita à Pulenta Estate em Mendoza é imperdível. Recomendo fortemente incluir no seu roteiro de vinho em Mendoza na Argentina. Não apenas pela qualidade dos vinhos como também pela localização de belas paisagens da Cordilheira na estrada e pela experiência sensorial que fizemos na degustação que escolhemos. Incrível, confira no post a seguir…

Visita Pulenta Mendoza

Onde fica a Pulenta Estate em Mendoza

A Pulenta Estate está situada em Alto Agrelo, Luján de Cuyo, a 45 km sul do centro de Mendoza. Trata-se de uma das 5 áreas de vinhedos da capital do Malbec na Argentina. Terroir de Malbecs mais complexos, de Cabernet Sauvignon, Shyra e Sauvignon Blanc.


Assim, o ideal é incluir no seu roteiro vinícolas dessa região e do Valle de Uco para facilitar o trajeto. Em nosso terceiro dia em Mendoza, visitamos as seguintes vinícolas: Pulenta Estate (Luján de Cuyo), Andeluna e Bodega La Azul  
(ambas no Valle de Uco.  E ainda: almoçamos na Bodega La Azul, a última visita do dia.

Antes mesmo de entender um pouco de vinho argentino, eu já amava os vinhos da Pulenta de Mendoza. Gostava do nome (que lembra a polenta da serra gaúcha) e mais ainda do seu sabor. Foram os amigos que me apresentaram os vinhos da Pulenta (os mesmos amigos queridos que viajaram comigo para Mendoza, veja aqui o roteiro). Em outros carnavais, a Pulenta nos acompanhou em vários jantares e viagens para Punta del Este (mesmo sendo Uruguai).

visita a Pulenta Mendoza

 

Procurando hotel em Mendoza?
Neste post indico 10 hotéis em Mendoza no centro e nos vinhedos

Sobre a Pulenta Estate 

Os irmãos Pulenta pertencem a uma família com muita tradição em vinhos, fundadora do maior grupo de bodegas argentinas, a Peñaflor (a Trapiche faz parte do grupo). Depois de vendê-lo, criaram a Pulenta Estate em 2002.

sala para degustações mais simples na entrada da Pulenta Estate

A vinícola tem ligação com os motores. O motivo? Os proprietários, os irmãos Eduardo e Hugo Pulenta são apaixonados por carros, em especial os de corrida. Não é por menos que qles representam a marca Porsche na Argentina. Logo o visitante percebe que a paixão está exposta na vinícola em fotos e alguns itens que o visitante percorre durante o tour na Pulenta. Abre parênteses: os vinhos da Pulenta Estate são os eleitos da Porsche para os lançamentos dos carros da marca no mundo.

A vinícola tem vinhedos em Agrelo e no Valle de Uco. Mas a visitação e varejo estão em Agrelo.

visita a Pulenta Mendoza

O prédio da bodega não é imponente. Mas por dentro é bem bonito

A visita à Pulenta Estate: tour e degustação 

Agendamos a visita para o nosso grupo através do nosso guia Leonardo da Vendimia que está recomendado neste post. Na chegada à vinícola fomos recebidos em um quiosque com um dos vinhos de entrada que amo, La Flor Sauvignon Blanc 2016. Fresco, jovem e com aromas de frutas cítricas. Perfeito para iniciar os brindes.

vinhos Pulenta Mendoza

Pulenta Mendoza

Logo a seguir, seguimos num tour pela produção da vinícola. O tour finaliza em uma sala de degustação entre as barricas mais sagradas da Pulenta Estate – lindo!!

vinhos Pulenta Mendoza

As piletas (ou piscinas) como são chamados os modernos tanques de concreto para fermentação do vinho

A degustação sensorial na Pulenta Estate

É na sala de degustação que a experiência com aromas do vinho inicia. Antes, vale uma explicação rápida…

A incrível sala de degustação sensorial da Pulenta Wines cercada por barricas sagradas onde descansam os melhores vinhos da bodega

Sentir o buquê ou aroma do vinho é uma habilidade que se desenvolve. Certamente não é de uma hora para a outra que conseguimos sentir cheiro de especiarias ou flores e ainda por cima identificando quais são: canela, cravo, lavanda, etc. Eu mesma, tenho muita dificuldade em apontar os aromas de um vinho. Mas sabia que 80% do paladar vem do nariz? E, segundo especialistas em vinho, treinar o olfato é essencial para descobrir cada vez mais desse universo e desenvolver o paladar. É por isso que amei a experiência que a Pulenta oferece e recomendo a todos que visitam Mendoza.

Então, na nossa degustação na Bodega Pulenta,  somos convidados a fechar os olhos e tentar adivinhar os aromas que estão nas taças. Não há vinho nos copos, apenas famílias de aromas em cada taça:  pepino, lavanda, camomila, café, maça, pimenta, manteiga, entre outros. É uma experiência muito interessante e que dá um “treino” no nosso nariz e estimulam nosso olfato. Sem falar que a brincadeira é boa, né?

Quem descobria o aroma levantava a mão

A seguir, degustamos três vinhos tintos da Pulenta Estate excepcionais (e nada baratos no Brasil):

Pulenta Gran Malbec X 2012 

Pulenta Gran Cabernet Franc  XI 2013

Pulenta Gran Corte VII  2013 

vinhos Pulenta Estate

Outras experiências, valores e roteiros

A Pulenta Estate também oferece degustação mais simples e mais em conta e  passeio de bicicleta pelos vinhedos com piquenique regado a vinhos.

Todo o nosso tour com degustação na Pulenta Estate durou por volta de 2 horas. Chegamos no primeiro horário, por volta das 9h. É preciso agendar com antecedência com o seu guia ou pelo  site ou e-mail da vinícola (ver no final do post) .

Nós fizemos tudo através do guia que nos orientou e que recomendo fortemente. Pagamos um valor de pacote para 3 dias de degustações em vinícolas e almoços harmonizados com transporte. A descrição do nosso roteiro e valores você encontra nos posts abaixo…

ROTEIRO MENDOZA ENTRE AMIGOS : nosso roteiro completo de vinícolas, restaurantes, passeios e hotel

ONDE FICAR EM MENDOZA: 10 dicas de hotéis no centro e nos vinhedos

QUEM LEVA :  transporte e guia para passeios vinícolas Mendoza e ideia de valores

ONDE COMER EM MENDOZA:  restaurantes, vinícolas e cafes

 

VINÍCOLAS QUE VISITAMOS: 

ACHAVAL FERRER

CATENA ZAPATA

SUSANA BALBO 

BODEGA NORTON

BODEGA EL ENEMIGO 

PULENTA ESTATE

ANDELUNA

BODEGA LA AZUL 

Quem consegue identificar o que o lindo logotipo da Pulenta representa? Se alguém pensou na silhueta da garrafa, bingo!!!!!!

COMECE A PLANEJAR A SUA VIAGEM PARA MENDOZA

HOTEL EM MENDOZA
Clique aqui ou no box abaixo e consulte as ofertas do Booking.com
 que além das tarifas econômicas
tem a facilidade de reserva com cancelamento grátis para a maioria dos quartos.

NÃO ESQUEÇA O SEGURO VIAGEM
VEJA AQUI  COTAÇÃO E  BUSCA OS MELHORES PREÇOS E VÁRIAS OPÇÕES DE SEGURO



Booking.com

 

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier em formação pela ABS-RS. Acima de tudo, apaixonada por café da manhã, vinho e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Sem Comentários

DEIXE SEU COMENTÁRIO