Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

Roteiro Zurique em poucas horas e muito sabor

O Roteiro Zurique deste post foi feito em uma tarde e tem dicas para quem quer comer bem e dar uma volta na maior cidade da Suíça.  Zurique é uma das portas de entrada para quem chega na Europa, afinal está situada no coração do continente. De lá, pipocam várias conexões aéreas e de trem para diversos países. Só para se ter uma ideia, de trem, Zurique está a 1h20 Bern (capital da Suíça ), a 2h30 de Genebra, 4h de Frankfurt, 3h de Paris e 3h30 Milão. Vale a pena sim guardar a sua mala em um guarda-volumes e dar uma volta pela cidade, vai por mim!

Zurich Swiss Experience

Zurique foi meu ponto de partida tanto para visitar a Suíça (no projeto SWISS Experience) quanto para viajar pela Alemanha. O aeroporto da cidade é moderno e fácil de se localizar. Há algum tempo, ele é reconhecido como o melhor aeroporto da Europa em premiações do setor.

POR QUE FAZER UM PIT STOP EM ZURIQUE

Não cheguei a dormir em Zurique, apenas almocei e fiz um rápido e gostoso passeio pela cidade. E almocei tão bem que acabou sendo uma das refeições mais memoráveis da minha viagem. O restaurante eleito foi o ZEUGHAUSKELLER (anote!). E este post é para dar a dica, caso algum dia você faça uma conexão em Zurique, de que vale muito a pena dar uma voltinha na cidade e fazer uma respeitável boquinha no Zeughauskeller.

Zeughauskeller (12)

 

COMO CHEGAR, COMPRAS E PASSEIO RÁPIDO

Antes de falar sobre o restaurante, vou dar a dica de como chegar ao Zeughauskeller. Se você estiver no aeroporto, pegue o metrô até a Estação Central (Hauptbahnhof) de Zurique (calma, são apenas 8 minutos). Se estiver com malas (eu estava), don’t worry, be happy: procure pelos guarda-volumes da estação. Eu deixei a minha mala por lá (se não me engano foram 7 euros – tem que ter moedas!). Da estação de trem você pode caminhar até Bahnhofstrasse ou pegar o tram (metrô de superfície) número 11, 13 ou 17 para Paradeplatz. Antes da sua refeição, vale a pena percorrer as lojas chiques, cafés, as grandes marcas na vibrante avenida Bahnhofstrasse – centro chique de Zurique. A confeitaria mais famosa da cidade está situada na Bahnhofstrasse, 21, é a Confiserie Sprüngli.

No caminho para Zurique, a partir de Montreux

De trem, no caminho para a Estação Central de Zurique, a partir de Montreux As minhas malas ficaram no guarda-volumes da estação para que eu desse uma voltinha por Zurique antes de seguir a minha viagem


O RESTAURANTE ZEUGHAUSKELLER

O restaurante Zeughauskeller está na sofisticada Bahnhofstrasse. Mas de sofisticado o restaurante não tem nada. É histórico, tradicional e com uma comida bem típica e deliciosa. A casa onde está localizado o restaurante é antiga, foi construída (pasmem) em 1487 e era um antigo depósito de armas. Desde 1925, o arsenal bem conservado do Zeughauskeller só serve mesmo é de decoração e boas-vindas à clientela que enche o local para saborear os pratos suíços que se misturam com os sabores da culinária alemã: porco, embutidos, mostarda forte, carne e fígado de vitela, goulash, e muita batata rösti acompanhando os pratos.

O grupo do SWISS Experience reunido à mesa ao término da viagem: Aprendiz de Viajante, Ela é Americana, Café Viagem, Hypeness e Swiss

O grupo do SWISS Experience reunido à mesa ao término da viagem: Aprendiz de Viajante, Ela é Americana, Café Viagem, Hypeness e Swiss – baita encontro!!!

o salão do movimentado restaurante

o salão do movimentado restaurante

Pode pedir o cardápio em português. Eles têm! E está, inclusive, disponível no site do Zeughauskeller com valores dos pratos.

Zeughauskeller (2)

A grande pedida (vai por mim) é a fabulosa salsicha a metro, especialidade da região de Vaud – feita somente de carne de porco. E a salada de batata que acompanha a salsicha, juntamente com um molho vermelho fantástico, é de outro planeta. Fenomenal!

merece um close...

merece um close…

Zeughauskeller d
Só vá com calma com a mostarda. Ela é forte. Desavisada, eu quase engoli um pedaço de mão repleto de mostarda. Fui salva pelo meu colega de mesa que deu um grito ao ver o meu ato insano. Valeuuu, Arturo!

Quase, quase coloquei a mostarda fortíssima na boca após tirar esta foto.

Quase, quase coloquei a mostarda fortíssima na boca após tirar esta foto.

Não experimentei a cerveja da casa que deveria cair muito bem com esses prato. Pedi uma taça de vinho branco suíço. Adoro vinho! Se quiser pedir algo muito tradicional, peça Rivella, o resfresco e uma das marcas mais populares da Suíça.

Zeughauskeller (3)

A salsicha a metro foi só um aperitivo que dividimos com todos à mesa. Meu prato principal tinha nome difícil: “kalbsgeschnetzeltes”, algo como um estrogonofe de vitela acompanhado de batata rosti. Bem gostoso, mas o da salsicha a metro com a maionese é imbatível. Se for preciso escolher apenas um, vá de salsicha e maioneses!

Zeughauskeller (10)

Aviso, o cardápio do restaurante tem opção para todos os gostos. E  é um prato mais lindo do que o outro, dá só uma olhada…

Zeughauskeller (9)

Zeughauskeller (8)

DICA:
FAÇA A DIGESTÃO NO LAGO DE ZURIQUE

Depois do almoço, a dica é seguir a caminhada pela Bahnhofstrasse em direção a Lago de Zurique. É LIN-DO! Você vai encontrar um pier, barcos fazendo passeios pelo lago e uma passarela maravilhosa para caminhar e ver o movimento e a bela paisagem da cidade. Se for verão (na minha experiência era um domingo de sol espetacular), vai ter muita gente tomando banho no lago, curtindo o sol, tomando sorvete e aproveitando a área verde chamada Arboretum. Para ter uma noção do astral magnífico ao redor deste lago (tem piscina, espaço para pic-nic) confira o post de uma brasileira que vive por lá, a Liana do Ela é Americana. Coloque o pé na água ou deite na grama e admire o cenário. Aproveite para respirar o ar suíço antes de embarcar para o seu próximo destino na Europa ou Suíça. Zurique merece uma visita. Nem que seja uma rápida como a desse post.

O Lago de Zurique merece um passeio!

O Lago de Zurique merece um passeio!

os passeios de barco partem dessa áerea

os passeios de barco partem dessa áerea

No verão, todos curtem o lago!

No verão, todos curtem o lago!

Zurich

Chegando mais perto para mostrar a cor da água… Limpíssima!

Chegando mais perto para mostrar a cor da água… Limpíssima!

Zurique (3)

Clique no mapa abaixo e confira o trajeto deste roteiro no mapa do Google.

mapa roteiro Zurique


Booking.com


unnamed-1
SAIBA MAIS

 

ZEUGHAUSKELLER
Bahnhofstrasse 28A – Beim Paradelplatz
Zürich, Suíça
Tel.: +41 44 220 15 15
Aberto todos os dias, das 11h30 às 23h.
Preço:
no almoço, uma refeição no Zeughauskeller sai por volta de 20 a 35 francos suíços por pessoa.

Outros pontos turísticos citados neste trajeto: Estação Central (Hauptbahnhof) Confiserie Sprüngli, Bahnhofstrasse (a rua das lojas chiques e marcas famosas) e área de lazer do Lago de Zurique (e Arboretum).

 LEIA TAMBÉM:


—->  PESQUISE AQUI OFERTAS DE HOTÉIS EM ZURIQUE NO BOOKING

 

unnamed-1
SOBRE A SWISS EXPERIENCE

Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem, viajou para a Suíça a convite da Swiss International Air Lines com o apoio da Switzerland Tourism no projeto  SWISS Experience
A data foi 10 a 17 de agosto de 2014. 

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier em formação pela ABS-RS. Acima de tudo, apaixonada por café da manhã, vinho e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Últimos Comentários
  • Adorei as dicas, estava procurando exatamente isso. =D
    Farei uma conexão em Zurique de 06:30 horas, vocês acham que esse tempo é suficiente para uma passeio bacana?
    Parabéns pelo site!

  • Olá Alexandra, em julho de 2017 fiarei 5 dias e meio em Zurique, realizar meu sonho nesse pouco tempo, o que vc me diz ou indica, quero muito e é prioridade visitar a Fábrica de Chocolate da Cailer – Montreaux acho que é nessa cidade que em o cASTELO DE CHILON??? Lucern tbm quero visitar, e ….. claro ir a Paris.

    Outro objetivo é trazer ao Brasil muitooooo chocolate suíço.

    Mas vamos as dúvidas – chego no sábado perto das 14:00 em Zurique, pensei após minhas pesquisas prévias : aproveito e passeio a pé em Zurique no sábado e no domingo para comer no restaurante que vc indica e na confiserie, na segunda Broc, na terça Montreaux, na quarta PARIS se não vou retornar ao Brasil muito triste, na quinta Lucern ( essa cidade é verdade que posso ir a pé de Zurique???) e na sexta em outra cidade, retorno com o voo das 7:00 da manhã de sábado.

    Não faz mal se vou ficar super cansada desa maratona, mas preciso de umas opinião.
    Aguardo sua resposta um abraço e sucesso. Patricia Scheffer

    • Olá Patricia, você conseguiu fazer esse roteiro? Estou indo em dezembro e gostaria de fazer esse mesmo roteiro.
      Aguardo seu retorno ansiosa.

DEIXE SEU COMENTÁRIO