onde comer em Cambará do Sul

Depois de visitar os cânions, um almoço no Parador Casa da Montanha

Além da paisagem obra-prima da natureza, a região de Cambará do Sul, porta de entrada dos Cânions brasileiros, oferece também a boa mesa com a culinária típica gaúcha. E, sem dúvida, o lugar mais charmoso (e desejado) para almoçar na região é o almoço no hotel Parador Casa da Montanha. Há muito tempo a gente planejava curtir esse almoço (desde os tempos em que escrevia no Destemperadinhos) e, finalmente, o grande dia chegou. Muito prazer, Parador e costelão muitas horas!

Parador Casa da Montanha Almoco (21)
Para tours de 1 dia  a partir de Gramado ou Canela
(que incluem almoço no Parador), veja aqui o post com pacotes sugeridos

O churrasco começando a ser preparado desde a primeira hora da manhã

O churrasco começando a ser preparado desde a primeira hora da manhã

O almoço no Parador  é aberto ao público e faz parte dos pacotes oferecidos pela Coiote Adventure para fechar o passeio (ou abrir) com chave de ouro. Para quem não está hospedado no hotel (leia aqui a nossa experiência), a refeição é uma chance de conhecer esse refúgio exclusivo de beleza ímpar. E para quem está hospedado no Parador (a gente ficou e prometo para logo um post contando tudo), o almoço é uma das grandes atrações do dia. Vai por mim.

Parador Casa da Montanha Alexandra Aranovich

A propriedade é  fascinante, em meio aos vales, araucárias e montanhas da área dos Campos de Cima da Serra, próximo ao Cânion do Itaimbezinho. Se eu exagerar nos elogios e adjetivos deste post, peço desculpas. Mas eu me apaixonei pelo astral do Parador. Um misto de fazenda dos Pampas com Serra Gaúcha. Uma sinfonia apaziguadora da orquestra da natureza: barulho de pássaros (a gralha azul é a estrela da região!), das águas do rio (Arroio Camarinhas), do vento.

Parador Alexandra Aranovich
Casa da Montanha Ecovillage

a horta do hotel

a horta do hotel

E tanta caminhada pelos Cânions de Cambará do Sul dá uma fome que só vendo. Depois de uma manhã  de trilha no Mirante do Cânion Fortaleza (veja aqui o post), fomos almoçar no Parador Casa da Montanha. E foi como receber uma segunda benção no mesmo dia.

Parador Casa da Montanha Almoco

almoço no Parador Casa da Montanha

almoço no Parador Casa da Montanha

Era sábado, dia de churrasco que começa a ser preparado bem cedo pela manhã no fogo de chão. O cheirinho defumado da carne na lenha se espalha pela propriedade dando a impressão que estamos em uma fazenda dos Pampas. E na verdade estamos: o Parador Casa da Montanha Ecovillage esta situado na Fazenda Camarinhas.

almoço no Parador Casa da Montanha

Os famintos aguardam o almoço na acolhedora área externa. Por volta das 13h em ponto, um sino toca avisando que a carne está pronta e o almoço está à mesa.

Alexandra Arnaovich Parador Casa da Montanha

Almoco Parador Casa da Montanha

Parador Casa da Montanha Almoco (17)
Além do churrasco, há pratos campeiros em panelas de ferro e saladas frescas da horta do hotel.  Moranga caramelada, farofinha, arroz, feijão, tudo impecável. A mesa é decorada de forma rústica e cheia de detalhes que encantam os olhares femininos.

Parador Casa da Montanha Almoco (7)

Parador Casa da Montanha Almoco (13)
almoço no Parador Casa da Montanha

Merece destaque a salada de batata feita de forma muito original com maionese caseira. No quesito carnes, adoramos a paleta de cordeiro e o costelão. Só de olhar a foto me derreto. Água na boca.

A deliciosa maionese rústica

A deliciosa maionese rústica

Parador Casa da Montanha Almoco (14)
E nada fecha melhor com esse menu, principalmente no verão, do que uma cerveja gaúcha artesanal, a Helles. No Parador, ela ganha até o rótulo da casa. Não deixe de experimentar, você vai se surpreender. Mas se preferir um vinho (que também vai muito bem!), o Parador tem uma adega de rótulos bem interessantes.

Parador Casa da Montanha Almoco (19)

tem alguém que fica por ali esperando o seu ossinho!

tem alguém que fica por ali esperando o seu ossinho!

Bem, as sobremesas regionais são um capítulo à parte e é preciso reservar um espaço no estômago para se deliciar: ambrosia, arroz de leite, doce de abóbora, sagu e pudim de leite, nhamy, nhamy.

almoço no Parador Casa da Montanha

almoço no Parador Casa da Montanha

 

Para finalizar, recomendo pegar um chá ou café na sala da lareira ou no ambiente externo para se despedir com calma desse pedacinho charmoso do Rio Grande do Sul e abençoado pela natureza.

IMG_3050

 

******LEIA TAMBÉM NO CAFÉ VIAGEM

Post índice Cambará do Sul (RS)

De carro para os Cânions. Sobre estradas e melhor caminho

A primeira vez no Cânion Fortaleza

Como é se hospedar nas barracas térmicas do Parador Casa da Montanha

O Mirante da Rota do Sol

Post índice com todas as nossas dicas de Gramado e Canela

 

unnamed-1
SAIBA MAIS

 

PARADOR CASA DA MONTANHA
Estrada do Faxinal, RS 429 – Morro Agudo
Cambará do Sul | RS Brasil
Tel: (54) 3504-5302  | 3295 7575
Site: www.paradorcasadamontanha.com.br
Como chegar: a partir da cidade de Cambará do Sul, pegue a estrada de terra que leva ao Itaimbezinho. É preciso dirigir bem devagar para não estragar o carro. A entrada do Parador estará a sua direita.


SOBRE ALMOÇO
Aos sábados e domingos, das 12h às 14h30, o restaurante é aberto ao público com bufê de pratos campeiros e/ou churrasco. Reservas são imprescindíveis. Ligue: (54) 3504-5302  | 3295 7575

O valor por pessoa gira em torno de 60 reais.

 

SOBRE TARIFA , OFERTAS E HOSPEDAGEM
—> Para valores de tarifas, consulte as ofertas do Booking 

SOBRE TRANSFER E TOURS
A operadora parceira do Parador é a Coiote Adventure. Eles fazem pacotes e tours que podem incluir o almoço no Parador Casa da Montanha

Fizemos um pacote com transporte e guia para o Fortaleza com a Coiote Adventure. Indicamos a empresa, adoramos a experiência. Leia aqui!

Para tours de 1 dia  a partir de Gramado ou Canela (que incluem almoço no Parador), veja aqui o post com pacotes sugeridos

 

Você também encontra nossas novidades em

Facebook      Instagram     Pinterest      Twitter     G+

Procure a gente também no SNAPCHAT como #cafeviagemsnapchat

 

Vinícola Larentis balanço

Oi, sou a Alexandra Aranovich

Autora do blog Café Viagem, criadora de conteúdo e sommelier. Degusto a vida entre vinhos, viagens e café da manhã. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo. Como posso te ajudar a degustar teu sonho?

Saiba mais sobre mim »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Comentários:
Carla Martins disse:

Olá! Adorei o post. O almoço já está incluso na diária?

Oi Carla

Obrigada. O almoço não está incluso na diária. O que está incluso é o café da manhã e chá da tarde com waffle.
Beijos
Alexandra do Café Viagem

Oi Carla. Normalmente o almoço não está incluso na diária. Mas vale a pena, principalmente se for dia de churrasco.
Abraços
Alexandra do Café Viagem

Sandra disse:

Olá Alexandra, estaremos indo para Gramado no início de Agosto, casal e 2 filhos adolescentes, e gostaria de alguma dica de restaurante e passeio que vc considere imperdível. Já reservamos o Magnólia.
Obrigada e abraço…

Oi Sandra!

Além do Magnólia, um restaurante que também é um passeio (e imperdível) é o Berga Motta no Ecoparque Sperry. Mas só abre para almoço no fim de semana. É recomendável fazer reserva. Vá de roupa para trilha antes ou depois do almoço. Filhos adolescentes vão curtir. Veja post em >>> https://cafeviagem.com/ecoparque-sperry-berga-motta/

Além do Ecoparque Sperry, sugiro incluir passeios como:
Alpen Park
Bondinho (teleférico da Cascata do Caracol)
Snowland

Restaurantes:
Sabor Rural Gramado
Nonno Mio Gramado
Pastasciutta Gramado
Empório Canela
Di Paolo Gramado
Lá em Casa Canela

Neste post aqui tem outras dicas para conferir: https://cafeviagem.com/gramado-e-canela-dia-das-criancas/

Barbara disse:

Ola! Ja li varios posts seus aqui relacionados com gramado e canela, mas ainda fiquei com algumas duvidas! Tenho dois dias em Gramado e gostaria de explorar a natureza e ver paisagens de tirar o folego. Pelo que procurei aqui as opcoes seriam apenas os canios. Voce teria mais dicas? Ja vi videos onde voce dirige por estradas cheias de curvas no meio das montanhas e realmente é muito lindo. Obrigada!

Oi Bárbara

Tudo Bem? Vamos as paisagens de tirar o fôlego e natureza em GRAMADO E CANELA:
1. pegar a estrada de POA a Gramado pela Rota Romântica de carro. Lindas paisagens. Tem post no Café Viagem sobre essa estrada.
2. Ecoparque Sperry. Um parque maravilhoso com cascatas e trilhas entre Gramado e Canela. Tem post no blog sobre ele. O ideal é ir no fim de semana pois é quando tem também almoço. Mas durante a semana abre também
3. Parque da Ferradura
4. Parque Cascata do Caracol (para os aventureiros e esportistas o ideal é descer as escadas até a cascata)
5. Alpen Park – para tirolesa na natureza
6. Lago Negro de Gramado
7. Visual/paisagem do Vale do Quilombo no Hotel Laje de Pedra

E, se tiver tempo, podes reserva um dia nos Cânions (umas duas horas para ir e duas pra voltar a partir de Gramado)

Beijoo
Alexandra do Café Viagem