Aquí está Coco Santiago do Chile – o renascimento de um ícone

Aquí está Coco 2 em Santiago do Chile – o renascimento de um ícone

Este texto foi escrito para o jornal Zero Hora em outubro de 2010, logo após a minha primeira visita à Santiago do Chile. Adorei não só a comida como também a história do local e todo o novo conceito de sustentabilidade. Não vejo a hora de voltar nesse restaurante. Aviso: reservas antecipadas são imprescindíveis.

Sobre o restaurante Aquí está Coco de Santiago do Chile

Não é necessário ir longe para se apaixonar como o Shrek e a Fiona de um  “Reino Tão Tão Distante”.  Que tal um vizinho? Santiago do Chile. As atrações da cidade são inúmeras, começando por uma parada obrigatória há mais de 30 anos: o Aquí está Coco. O restaurante acaba de reabrir suas portas após dois anos destruído pelo fogo. Para fortes emoções, sugiro pegar um avião e, de quebra, fazer uma reserva – é imprescindível – no totalmente repaginado e reconstruído do zero, mas ainda apaixonante, envolvente, inesquecível e ecológico … Aquí está Coco, o retorno.

O restaurante de pescados e mariscos, com fama internacional, sofreu um grave incêndio em 2008. Quase nada sobrou para contar a sua história. Dois anos se passaram e Coco Pacheco, o proprietário, e suas filhas fizeram o lugar renascer das cinzas. O novo Aquí está Coco reabriu no dia 30 de julho de 2010 no mesmo endereço. Para que não fosse um restaurante “sem memória”, Coco decidiu reconstruir a fachada original da casa. Na entrada, um impacto visual. O restaurante é todo ambientado com motivos marítimos nada clichês. A decoração ressalta a imagem do Chile, valorizando tudo que é local. E o mais impressionante: o conceito de sustentabilidade, presente na iluminação, nos objetos, na energia e em todo o projeto arquitetônico.

Aquí está Coco é um dos primeiros “restaurantes verdes” da América Latina – palmas para ele. O piso da entrada, por exemplo, é de um ginásio em Osorno que foi demolido. A escultura da baleia-jubarte – animal protegido no Chile – é feita com alga marinha cochayuyo e ilumina o bar da entrada. Aliás, por aqui, aguardar a mesa é um magnífico prazer. Explorar os ambientes é algo a ser feito, todos charmosos, coloridos e vibrantes. A adega do subsolo tem clima de mistério, com velas e guardiões. Ao lado da adega, há uma sala onde é possível apreciar um jantar privado para um grupo maior de pessoas, o Comedor Cava. Com certeza, esse cantinho deve ser um dos melhores lugares para se ter um jantar de negócios. Ainda há a área dos fumantes, no segundo piso, mesas no jardim e lavabos surpreendentes.


Pratos do Aquí está Coco Santiago do Chile

Ao abrir o cardápio, você poderá ficar tonto com as incríveis espécies de peixes e frutos do mar harmonizados com temperos e ingredientes dessa renomada cozinha do Chef Bernardino Sepúlveda. Enquanto escolhe seu prato, experimente a bebida local, o Pisco Sauera caipirinha chilena. As entradas são uma atração à parte. Recomendo a absurdamente boa Empanada de Mariscos e o Mixto al Pil-Pil – uma cumbuquinha quentinha com frutos do mar frescos e grelhados com um sabor para lá de especial.

Escolher uma bebida para embalar o jantar não é tarefa difícil, pois o Chile é a terra das vinícolas e dos bons vinhos. Assim, peça um bom vinho nacional e pronto. A carta de vinhos ainda sugere algumas ótimas harmonizações entre vinhos e pratos.
Entre as estrelas degustadas e aprovadas estão o Congrio Mai-Mai – um filé de congrio ao molho de creme de leite fresco com jamón, milho, champignon e camarão, acompanhado por batatas ao vapor –  o Arroz “Coco”  – verduras, variedade de mariscos com um toque de gengibre e azeite de sésamo – e o Turbot Mediterrâneo – filé de peixe turbot com azeitonas pretas e verdes.

Para alguma ovelha negra da mesa, o Aqui está Coco tem pratos igualmente excelentes para os carnívoros. Não ouse dispensar a sobremesa. A Torta de Lúcuma é uma boa pedida – uma fruta típica da região transformada aqui num doce leve, gelado e que se desmancha na boca.

Bem, aqui está o novo Coco! O restaurante é mais que um ponto turístico, é uma embaixada gastronômica. Os chilenos devem ter muito orgulho dessa reconstrução esplêndida e emocionante. Parabéns à família Coco por um dos melhores jantares da minha vida. Santiago merece mais do que um roteiro de final de semana, merece uma temporada.

SAIBA MAIS

AQUÍ ESTÁ COCO La Concepción, 236 | Santiago – Chile

Tel.: (56) 02 235 8649 –  www.aquiestacoco.cl

— + DICAS DE SANTIAGO DO CHILE NO CAFÉ VIAGEM

15 Lugares para comer bem em Santiago

Vinícolas: 2 Vinícolas dentro de Santiago do Chile no Vale do Maipo

Post índice com todas as nossas dicas de Santiago do Chile

Primeira viagem – passeios, comidinhas e compras básicas. O be a bá!

6 atrações imperdíveis em Santiago do Chile

Degustando o Chile na taça – sobre vinhos e vinícolas no Chile. Post com indicação de vinhos e vinícolas para visitar

Vale de Casablanca  – tour que fiz e indico em duas vinícolas próximas de Santiago: Matetic e Casa Marin.
Matetic

Bocanáriz Wine Bar– lugar sensacional para beber e conhecer os vinhos chilenos

— ROTEIROS DE NEVE  NO CHILE

De pai para filho: paixão por snowboard e neve no Valle Nevado

5 motivos para escolher o Valle Nevado na Viagem de Ski em família na América do Sul

Post índice: dicas e roteiro de Portillo em família

Post índice : dicas do Valle Nevado 

Post índice: Neve no Chile

Vinícola Larentis balanço

Oi, sou a Alexandra Aranovich

Autora do blog Café Viagem, criadora de conteúdo e sommelier. Degusto a vida entre vinhos, viagens e café da manhã. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo. Como posso te ajudar a degustar teu sonho?

Saiba mais sobre mim »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Comentários:
Debora Garcia disse:

Olá,

escrevemos um post sobre gastronomia em Santiago e incluímos um link para esse seu post! Se quiser conferir, será publicado dia 06/11/12, nesse link: http://wp.me/p2NkxB-10s.

Um abraço,
Debora

Obrigada pela citação, Debora. Vou dar uma conferida. Hoje fiz um post guia com tudo que já publiquei sobre o destino. Tá em …. https://cafeviagem.com/dicas-do-chile/
abs
Ale