As melhores dicas para curtir a praia de Garopaba, Rosa, Silveira e arredores

Por Alexandra Aranovich

(post atualizado em março de 2017) As dicas das praias de Garopaba, Rosa, Silveira, Barrinha e Ibiraquera deste post fazem parte das lembranças de muitos veraneios na região. Todos os anos, passo uma temporada na Praia da Silveira, ao lado de Garopaba em SANTA CATARINA. Dessa temporada, trago sempre boas recordações, um bom bronzeado e algumas dicas especiais.Pra quem não conhece a região, vale contar que são várias (e belas!) praias que banham essa área abençoada por natureza e rodeada de morros. São elas (em ordem de proximidade, do canto norte ao sul): Siriú, Garopaba, Vigia, Silveira, Ferrugem, Barrinha, Ouvidor, Vermelha, Rosa e Ibiraquera.

Para explorar bem a região é preciso um carro (se for 4×4, melhor ainda). Afinal, apesar do desenvolvimento dos últimos anos, quase todas ainda possuem um “espírito nativo” com estradas de terra. Ah, não estranhe se o sotaque da região for muito mais gaúcho do que catarinense. A a gauchada por essas bandas é mais da metade da população.

Por favor, ao vistar as praias preserve e respeite ! Cães não são bem-vindos na areia, muito menos lixo.

Um aviso:  não tem shopping nem cinema. Em caso de chuva, as programações nessas praias ficam restritas a jogos de cartas, sonecas e bons filmes. Certo?

– PRAIA DE GAROPABA, VIGIA E SIRIÚ

Garopaba é a praia mais urbanizada e com a maior concentração de guarda-sol por metro quadrado. O mar, normalmente, é calmo. O canto norte é o mais bem frequentado com muitas famílias, crianças e surfistas iniciantes. É por essas bandas que está localizada a escola de surf Vento Sul – uma excelente programação para quem quer se aventurar nas ondas tranquilas  (e pouco perigosas) de Garopaba. É também no canto norte, no alto do morro que vive Morongo , o proprietário da Mormaii  e empreendedor de sucesso.

Mais ao sul, está a vila e as embarcações dos pescadores – região histórica da cidade – e o Morro  da Vigia.  A vista do alto do Morro da Vigia é de tirar o fôlego. Não deixe de visitar a pequena (põe pequena nisso) praia dessa ponta de Garopaba, chamada praia da Vigia. É linda.

Vila pescadores e morro da Vigia

Uma atração imperdível na região é subir de carro ao morro da Antena, principalmente no fim de tarde. Você terá uma vista panorâmica da praia do Siriú e de Garopaba. Sem falar das cores do pôr do sol que são ímpares.

A praia do Siriú vista do Morro da Antena

A N O T E :

ONDE FICAR EM GAROPABA:  para aluguel, indicado são as casas  em Morrinhos ou na Vigia. Para hotéis ou pousadas sugiro Garopaba Mar Hotel Pousada Mares do Sul , Pousada Palhocinha

COMER EM GAROPABA: o restaurante family friendly do Zanoni em Garopaba (a melhor pedida da região);  doces da Karamelu’s; sorvete da Gelomel; lanches e pães ma-ra-vi-lho-sos da padaria do Supermercado Silveira. Para hambúrguer e noite, não deixe de conferir o Guna Madê. Para sushi, o H2O ou o Zanoni (à noite). Para comidinha saudável, o Broto. E para uns petiscos com cervejinha na beira da praia, o Água na Boca.
—> Veja aqui o post do Café Viagem com todos os lugares para comer em Garopaba, Rosa e Ibiraquera.

DIVERSÃO EM GAROPABA: afora a praia e o visual do Morro da Vigia e Morro da Antena, vale a pena conferir o sandboard nas dunas do Siriú, visitar a cachoeira do Macacú  , dar uma volta de bike ou  pegar umas aulas de surf da Vento Sul.
Para mais passeios, consulte amogaropaba   e / ou  garopabaexperience 

COMPRAS EM GAROPABA:  a rua principal que leva à praia concentra a maior parte das lojas. Recomendo: Mormaii (artigos de surf e moda surfwear), Coral (bikinis) e Made in Guarda (moda praia).  Algumas, porém, estão mais escondidas como a Espinha de Peixe (luminárias)

NOITE JOVEM:  BaliHai

O novo Guna Madê em Garopaba, sempre bom!

Praia da Vigia, Cachoeira do Macacú e Sandboard no Siriú

– PRAIA DA SILVEIRA

Encostada em Garopaba, é a praia do surf, famosa por suas ondas perfeitas. É rodeada por montanhas, mato e muito verde. Em dias de chuva, o acesso de carro é complicado. Apesar das poucas casas, possui ótimas hospedagens  com visual panorâmico da praia. Como tem morro em ambas as pontas (canto sul e canto norte), é um excelente abrigo para as ventanias clássicas do litoral (nordestão ou  vento sul).

A nossa amada Silveira

A N O T E

ONDE FICAR NA SILVEIRA: Pousada Hosteria Moradas da Silveira , Silveira Ecovillage  , Casa para Alugar no Airbnb

COMER NA SILVEIRA: na praia o único local para lanches e petiscos é no estacionamento do Canto Norte da Praia. Recomendo o pastel, uma delícia. Os restaurantes mais próximos (na estrada que leva à praia) são: Guna Madê e H2O.

—> Veja aqui o post do Café Viagem com todos os lugares para comer em Garopaba, Rosa e Ibiraquera.

DIVERSÃO: pegar praia e fazer trilhas nos morros.

 

–  PRAIA DA FERRUGEM E BARRINHA

A Ferrugem foi, no passado, a praia da badalação. Hoje, está mais para a praia dos argentinos e da galera jovem. É bela, mas cresceu de forma desordenada. Fora de alta temporada, vale a pena conferir o Canto Norte que é bem protegido de vento (caso bata um nordestão).

Uma lagoa separa a Ferrugem da praia da Barrinha. Quando a água dessa lagoinha está limpa, a criançada faz a festa na piscina natural que se forma (uma de-lí-ci-a!). Sem sombra de dúvidas, a Barrinha é uma praia mais família. Não deixe de escalar o morro que separa ambas as praias para curtir o visual deslumbrante.

Praia da Barrinha e Ferrugem, separadas pela lagoinha da barra onde as crianças tomam banho

A N O T E

ONDE FICAR NA BARRINHA E FERRUGEM: casas de aluguel :  Casas do Nando

COMER NA BARRINHA: na praia não há restaurante, mas algumas lancherias próximas a lagoinha e a praia da Ferrugem. Os restaurantes mais próximos são a  Pizzaria Sol (palhocinha, na entrada da Ferrugem) e o Zanoni.

—> Veja aqui o post do Café Viagem com todos os lugares para comer em Garopaba, Rosa e Ibiraquera. 

Lagoa que divide a Ferrugem e a Barrinha

Praia da Ferrugem


– PRAIA DO OUVIDOR, ROSA E IBIRAQUERA

A Praia do Ouvidor é a praia dos “carros”.  Muita gente  passa o dia por lá pois estaciona o automóvel na areia junto com toda a “farofa” na bagagem.  Vale a visita para conferir, no finalzinho da praia, o churrasquinho do gaúcho que ficou famoso no programa Lata Velha do Luciano Huck. Experimente o choripán com vinagrete da barraquinha.

A Vermelha tem difícil acesso. É preciso caminhar muito para chegar até a beira da praia. Um pouco mais adiante, ao lado da Vermelha, está a Praia do Rosa (Rosa Norte e Rosa Sul), também considerada a praia dos surfistas. Entre todas, é a que concentra as melhores opções de hospedagem e uma excelente gastronomia. Seu único ponto negativo são os engarrafamentos na estrada de terra (e multidões) durante as altas temporadas (evite!).

Onde o mar se encontra com a ponta da Lagoa do Meio na Praia do Rosa

Ibiraquera é a praia dos amantes de kite surf e SUP. Temos um post específico sobre esta praia no Café Viagem. Veja aqui! 

A N O T E

ONDE FICAR NA PRAIA DO ROSAPousada Morada dos Bougainvilles  , Fazenda Verde by Neco   , Vida Sol e Mar Ecoresort Village Rosa  , Solar Mirador Hospedaria das Brisas 

ONDE FICAR IBIRAQUERA:  Village do Luz 
COMER NA PRAIA DO ROSA: polvo no Lua Marinha, casquinha de siri e outras delícias do Urucum (no Solar Mirador), lanchinhos naturebas do Magia do Trigo , o popular PF do Geraldo, e os clássicos Margherita (pizza) e o Tigre Asiático.

—> Veja aqui o post do Café Viagem com todos os lugares para comer em Garopaba, Rosa e Ibiraquera. 

COMER IBIRAQUERA: no delicioso e descontraído Tartaruga.
DIVERSÃO NA PRAIA DO ROSA E IBIRAQUERA : nas praias em geral, SUP na lagoa entre o Rosa Norte e Rosa Sul e na barra de Ibiraquera.

COMPRAS NA PRAIA DO ROSA: Coral (bikinis) e Made in Guarda (moda praia).

Rosa Norte, lagoa e Praia do Ouvidor

Comidinhas do Lua Marinha e do Urucum

 

SAIBA MAIS

 

Garopaba está situada a 90 km de Florianópolis , capital de Santa Catarina no Brasil. A partir de Porto Alegre (RS), são 391 km. A rodovia está em boas condições pois foi duplicada.
Garopaba é uma praia do litoral sul do estado de Santa Catarina. Limita-se ao sul, com Imbituba (Praia do Rosa e Ibiraquera), ao norte e a oeste com Paulo Lopes.

Passeios próximos: Guarda do Embaú (60km), Florianópolis (90 km) e Laguna (50km)
Site prefeitura: www.garopaba.sc.gov.br


+ DICAS DE  GAROPABA E ARREDORES NO CAFÉ VIAGEM:

Onde ficar em Garopaba e Rosa – seleção de hotéis e pousada

Onde Comer em Garopaba, Praia do Rosa e arredores

Garopaba e arredores com Crianças

Dicas gerais da praia do Siriú, Garopaba, Ferrugem, Barrinha e Rosa

Praias para curtir SUP

Dicas da Barra de Ibiraquera



Booking.com

  • Compartilhe
Alexandra Aranovich
Alexandra Aranovich
A autora dos textos e fotos do blog é publicitária e faminta por viagens e experiências gastronômicas. Além do Café Viagem, é colunista do Caderno Vida do jornal Zero Hora, autora do Guia Essencial Gramado e Canela da Pulp e do blog Destemperadinhos. Mora em Porto Alegre, mas vive por aí com o coração no mundo, sonhando com o próximo destino.
30
mar
17
Deixe o seu comentário!