Dica de onde parar e comer na estrada de Porto Alegre a Gramado

Por Alexandra Aranovich

Procurando uma dica de onde parar ou comer na estrada de Porto Alegre a Gramado (Rio Grande do Sul) ? Uma parada especial para um bom café, almoço,  banheiro ou até passeio turístico? Um bom motivo para esticar as pernas? Então anote: Pouso Novo ao lado do Posto de Combustível Alles Blau em Igrejinha na RS -115 (a 35 km de Gramado!) .

Primeiramente, para quem não sabe, existe mais de uma estrada que leva a Gramado a partir de Porto Alegre. A estrada mais cênica, porém cheia de curvas, é a da Rota Romântica (veja aqui o post detalhado deste trajeto). E a estrada mais utilizada e mais rápida para ir até Gramado a partir de Porto Alegre é que parte da BR 116 e, após  Novo Hamburgo, pega à direita na RS -239. Um pouco mais adiante, seguindo a indicação das placas, pega-se a RS -115 rumo a Igrejinha, Três Coroas e Gramado.  Esse caminho tem por volta de 120 km de distância e 2 pedágios.

Como o trajeto é curto (uma hora e meia), quase nunca tive a necessidade de fazer uma parada no caminho, a não ser para ir ao banheiro.  Contudo, em uma de minhas andanças a Gramado e Canela a fome bateu justo no horário do almoço. Estava viajando de carona com uma amiga, também blogueira de viagem (Luciane Aquino do Vou Viajar) que sugeriu que deveríamos almoçar e turistas pelo local. E ela estava certa.

O Pouso Novo é um  restaurante ao lado de um posto de gasolina Alles Blau (ambos do  mesmo proprietário) situado em Igrejinha (RS). O local fica a uns 35 km de distância de Gramado. Na verdade, é mais do que um posto de combustível e restaurante, é uma espécie de complexo turístico. Tem também centro comercial com boas lojas, pracinha, igreja e, em breve, até hotel (está sendo construído um Hotel Ibis com previsão de abertura em agosto de 2017!!). Alguns chamam de Alles Blau Centro de Conveniências.

E como esta região tem forte colonização alemã, tudo na parada do Pouso Novo e Alles Blau enaltece as origens. Da decoração à gastronomia e arquitetura. A organização também é bem alemã: tudo limpo, e florido, parece outro país.

Eu e a Lu Aquino se divertindo

Antes do almoço demos uma volta pela área verde, tiramos fotos e visitamos a igrejinha (ou seria uma capelinha) que parece de brinquedo (é feita de fibra).  A igrejinha tem estilo enxaimel. A Paula do blog Mochilinha Gaúcha comentou que a Igreja  parecia a casa de doces das histórias de João e Maria (muito fofa!)

a Igrejinha do Alles Blau. Não parece de brinquedo??

Procurando hotéis e pousadas em Gramado e Canela ?
Consulte o BOOKIN.COM  – nosso parceiro
 tarifas econômicas | cancelamento grátis na maioria dos quartos | sem taxa de reserva

a igreja vista de outro ângulo

Depois de admirar a igreja e área verde, tratamos de resolver a fome. O restaurante serve no almoço bufê  com carnes (sim, tem churrasco !), saladas e pratos da culinária alemã. Nos fins de semana também tem sushi. De segunda a sábado existe a possibilidade de optar por bufê por quilo (no domingo e feriados é somente bufê livre). À noite, só abre apenas nas sextas-feiras com rodízio de massas, peixes e filés.

O preço é justo pelo que é oferecido e o ambiente é bem amplo e agradável. Nos fins de semana imagino que o restaurante tenha ainda mais movimento e possa ter fila de espera, mas durante a semana é bem tranquilo.

bufê de excelente qualidade. Gostei bastante: pratos gaúchos e alemães

Quem quiser ainda pode aproveitar para conferir as lojinhas do minishopping ao lado do restaurante. Marcas como Jorge Bischoff (calçados) e Banny Pel (couro).

E tem grelhados e churrasco

Enfim, demorei para fazer esta parada na estrada e acho que vale a pena, ainda mais na hora do almoço. Nossa refeição foi por peso (bufê quilo) e não custou mais de R$ 30 reais.

sobremesa inclusa, mas favor não repetir avisa o cartaz. A repetição custa mais R$ 5

Nessa região também recomendo para turistar as seguintes atrações:
Templo Budista, Rafting (Três Coroas), Ecoland (Igrejinha) e o restaurante Tibetano (espaço Tibet)

+ DICAS DA SERRA GAÚCHA NO CAFÉ VIAGEM

7 endereços de comida alemã na Serra Gaúcha

Roteiro de carro pela Rota Romântica 

17 cafés e chás para curtir em Gramado e Canela.

15 dicas de hotéis e pousadas econômicas em Gramado e Canela 

 26 Hotéis e pousadas para namorar na serra gaúcha

POST ÍNDICE GRAMADO E CANELA

POST ÍNDICE BENTO GONÇALVES

ROTEIRO NOVA PETRÓPOLIS

 


SAIBA MAIS

 


ALLES BLAU E POUSO NOVO 

 km 5, ERS-115
Tel.: (51) 981442157

IGREJINHA RIO GRANDE DO SUL 
BRASIL
Site: www.allesblau.com.br  | www.restaurantepousonovo.com.br 

Essa parada foi uma dica da minha amiga Lu Aquino do Blog Vou Viajar que também tem dicas da Serra Gaúcha.

  • Compartilhe
Alexandra Aranovich
Alexandra Aranovich
A autora dos textos e fotos do blog é publicitária e faminta por viagens e experiências gastronômicas. Além do Café Viagem, é colunista do Caderno Vida do jornal Zero Hora, autora do Guia Essencial Gramado e Canela da Pulp e do blog Destemperadinhos. Mora em Porto Alegre, mas vive por aí com o coração no mundo, sonhando com o próximo destino.
29
abr
17
Deixe o seu comentário!