Onde comer em São Paulo – 8 endereços para todos os gostos

Por Alexandra Aranovich

A cidade de São Paulo (SP) é um parque de diversões para quem adora comer bem. Considerada a cidade mais populosa do Brasil e sétima no ranking mundial, a capital paulista é o lar de muitos povos: japoneses, italianos, libaneses, judeus, entre outros tantos. Aliás, uma das maiores riquezas de São Paulo é a sua diversidade cultural que reflete diretamente na gastronomia. São muitas opções culinárias, e mesmo que você more em São Paulo é difícil provar todos os sabores que ela oferece. Abaixo, apresento uma lista para dar um start nas suas escolhas. São alguns dos melhores restaurantes da cidade que vão te ajudar a fazer uma boa escolha, seja para um almoço básico ou para um tour gastronômico. Bom apetite! Boa viagem à mesa!

1. Famiglia Mancini

Da Itália para o Brasil, é mais do que um restaurante. É uma instituição. Um clássico da cozinha italiana na capital paulista. O restaurante que leva o nome da família Famiglia Mancini também tem a presença dos familiares (toda uma geração Mancini!) ocupando as mesas do estabelecimento nos fins de semana. Falando em família, os pratos costumam ter tamanho família e servem de duas a três pessoas. São inúmeras opções de pratos caprichados no cardápio, incluindo os famosos antepastos da casa e um dos pratos mais pedidos: o Cabrito ao Forno com Fettuccine Fresco ao Sugo.

Afora os pratos, a decoração da casa também é um capítulo à parte com paredes forradas de mapas e fotos e as mesas com as clássicas toalhas xadrez.
Endereço:
Rua Avanhandava, 81 – Bela Vista
Tel.: (11) 32564320 | Almoço e jantar

Outros restaurantes italianos que também merecem uma visita:
Lellis Trattoria (clássico, na Rua Bela Cintra, 1849)
Jamies Italian (do Jamie Oliver, na. Horacio Lafer, 61)
Para cantinas no Bixiga: Lazzarella (Rua 13 de Maio, 589 ) e Roperto (R. Treze de Maio, 634 )

Foto Fanpage Famiglia Mancini www.facebook.com/FamigliaManciniOficial/

 

2.  Maní

Para pratos da cozinha contemporânea estilo “ uau” , eis o eleito para impressionar o seu paladar. O Maní tem o comando dos chefs Helena Rizzo e Daniel Redondo. A gastronomia da cada leva um toque da culinária espanhola trazida por Daniel (que nasceu em Girona) e da gaúcha Helena que morou e trabalhou alguns anos no país. O prato mais famoso do Maní é o Ovo Perfecto, acompanhado de espuma de pupunha. Nunca provei, mas muita gente sugere e fala maravilhas do menu degustação.

Curiosidades:
O Maní já esteve na lista dos 50 melhores do mundo anos atrás junto com o DOM de Alex Atala. A apresentadora Fernanda Lima também é uma das sócias do restaurante.
O Maní também serve café da manhã no capricho (Padoca do Maní), nhamy!

Endereço:
Rua Joaquim Antunes, 210 – Jardim Paulistano
Tel.: (11) 3085.4148

Foto Roberto Seba | Fanpage Maní Manioca
https://www.facebook.com/manimanioca

 

3. Varanda Grill

Se você gosta de carne, o Varanda Grill é um prato cheio. Considerado um dos melhores restaurantes dessa categoria (no Brasil e no mundo!), a casa também oferece uma boa carta de vinhos, inclusive com a opção taça e meia garrafa. O couvert é uma delícia, mas poupe sua fome para os cortes especiais. O menu é dividido da seguinte maneira: cortes brasileiros, americanos, argentinos e kobe beef (esse último oferecido em quatro graus de marmorização). O Varanda Grill também é um dos campeões em avaliações no TripAdvisor.

Endereço:
R. Gen. Mena Barreto, 793, Jardim Paulista
Tel.: (11) 3887-8870

Foto Fanpage Varanda Grill www.facebook.com/restaurantevarandagrill

4. Flying Sushi

Na categoria “estou com pressa” “estou com fome” o Flying Sushi é um restaurante japonês que possui em seu cardápio pratos quentes como yakissoba e sopas, e também os tradicionais frios como sushis e sashimis. Tem várias filiais na cidade, com serviço à la carte, rodízio (com ou sem sobremesa, mas super recomendo a com sobremesa, já que inclui rolinhos doces e sorvete Häagen-Dazs). Além disso, é possível pedir pelo serviço delivery na porta da sua casa ou onde quer que esteja.

Foto Fanpage Flying Sushi : www.facebook.com/FlyingSushi

 

5. Burger Table

São Paulo também é a capital dos sandubas e burgers, uma hamburgueria melhor do que a outra. E um dos burgers de respeito é o do Burger Table do chef Manuel Coelho. As mesas são comunitárias. Os hambúrgueres são feitos em uma churrasqueira a carvão, que dá um toque diferente no sabor da carne. Todos os hambúrgueres possuem o mesmo valor (R$27,50) e quem decide os ingredientes é o cliente. São três opções de queijos (cheddar inglês, prato ou gorgonzola), duas de folhas (alface ou rúcula) e adicionais como cebola caramelizada, cebola crua, bacon e picles. Deliciosas batatinhas fritas são a opção para acompanhamento.

Endereço:
Rua Gabriele D’Annunzio, 1331
Campo Belo

Rua Tabapuã, 1.445
Itaim Bibi, São Paulo
Tel. 11 3168-0121
Almoço e jantar

Foto Fanpage Burger Table www.facebook.com/burgertable Mozza,com pão com amêndoas, burger, mozarela de búfala empanada, geleia de tomate picante, pancetta e rúcula.

 

6. Sweetshop Patisserie e Cafe

Uma dica bem ao estilo do Café Viagem, inaugurado em 2016. Para uma pausa na cidade, uma conversa com amigos, um brunch no fim de semana. Trata-se de uma espécie de pâtisserie colaborativa. É que a casa reúne delícias de doceiros renomados de São Paulo. Sim, sabores assinados como: Pudim Mania,, Bake My Cake, Brownie da Ale, La Passione , entre outros. Perca-se na vitrine e peça um bom café para acompanhar os doces.

Endereço:
R. Alagoas, 852

Higienópolis
Tel.: (11) 99340-8976

Brunch da Sweetshop – foto Fanpage www.facebook.com/sweetshop.br

7. Mocotó

O que faz um restaurante tão distante do centro ser um queridinho há anos da cidade de São Paulo? A gastronomia ímpar do chef Rodrigo Oliveira que enaltece a cozinha do nordeste do Brasil apresentando pratos divinos a preços muito honestos para os padrões de São Paulo. Ou seja, vale a pena dirigir até a Vila Medeiros para conferir.

Endereço: Nossa senhora do Loreto, 1100
Vila Medeiros – São Paulo – SP
Fone: (11) 2951-3056

o famoso dadinho de tapioca é um clássico do Mocotó

 

8. Bacio di Latte

Sorvete (ou melhor, gelato) que ganhou o coração dos paulistanos. De cremosidade  e qualidade singular.  Sem comentários. Prove e sinta. E vários pontos da cidade. Os meus endereços preferidos são da Oscar Freire e da Vila Madalena
Endereço:
Rua Oscar Freire, 136 | Jardins

Tel.: (11) 3662 2571
Rua Harmonia 337 | Vila Madalena

 

Desde o simples até ao mais exótico, São Paulo tem de tudo e para todos.
Espero que tenham gostado das dicas! E ser tiver alguma sugestão, comente! Deixe sua dica nos comentários deste post.

*Post Patrocinado

  • Compartilhe
Alexandra Aranovich
Alexandra Aranovich
A autora dos textos e fotos do blog é publicitária e faminta por viagens e experiências gastronômicas. Além do Café Viagem, é colunista do Caderno Vida do jornal Zero Hora, autora do Guia Essencial Gramado e Canela da Pulp e do blog Destemperadinhos. Mora em Porto Alegre, mas vive por aí com o coração no mundo, sonhando com o próximo destino.
18
abr
17
Deixe o seu comentário!