Os encantos e sabores da Osteria della Colombina na Serra Gaúcha

Por Alexandra Aranovich

Esse ano certamente foi de muitas descobertas na região dos vinhedos da Serra Gaúcha no Rio Grande do Sul. Além das vinícolas, fui a muitos restaurantes e atrações que estavam na minha wish list há algum tempo. E um desse lugares que eu namorava e sonhava em visitar era a OSTERIA DELLA COLOMBINA na rota turística ESTRADA DO SABOR (entre o Vale dos Vinhedos de Bento e a cidade de Garibaldi RS).

Osteria della Colombina (39)

A Estrada do Sabor é uma rota rural da cidade de Garibaldi que existe desde 2001, próximo ao Vale dos Vinhedos de Bento Gonçalves . O caminho reúne por volta de cinco famílias que recebem os turistas em suas casas ou sítios. É possível fazer o trajeto de carro ou até de bike. O pessoal do Que tal de Bike oferece o roteiro abaixo do mapa para os atletas ou aventureiros de plantão!

Mapa da rota feita pelo Que tal de bike - o passeio deve ser bem interessante, fica a dica!

Mapa da rota feita pelo Que tal de bike – o passeio deve ser bem interessante, fica a dica!

Osteria della Colombina (40)
Já tinha lido algo sobre o local e sabia que a Osteria ficava no porão da casa da senhora Odete Bettú Lazzari. Sabia também que o negócio de sucesso da senhora Odete começou quando ela, mãe de quatro filhas, se viu viúva e responsável pela renda da família. Foi então que teve a ideia, há 15 anos, de receber os turistas e locais famintos em sua casa charmosa entre os campos, montanhas verdinhas e parreirais. De lá para cá, suas receitas italianas ficaram famosas. A senhora Odete já saiu no jornal, na televisão e segue trabalhando sorridente e simpática.Osteria della Colombina (14) copy

A Casa de Dona Odete onde no porão é servido o almoço

A Casa de Dona Odete onde no porão é servido o almoço

Para almoçar na Osteria della Colombina é necessário agendar por telefone (ou email) pois o número de comensais é limitado. Reservei mesa para 3 casais. Fomos de carro e entramos na Estrada do Sabor pelo Vale dos Vinhedos. Há uma placa na rota indicando o caminho (na mesma direção que leva ao restaurante Valle Rústico). Como nosso almoço estava agendado para as 12h, fizemos antes uma parada na propriedade de Jorge Mariani, uma das atrações da Estrada do Sabor. Seu Jorge apresenta sua produção orgânica com muito orgulho, dá gosto de ver.  É possível comprar e degustar seu suco de uva sem agrotóxicos, vinho, entre outros produtos vendidos no local. Eu queria fazer o passeio de trator, mas não deu tempo. Era hora de correr para o almoço da Osteria. Meus amigos me xingaram pois eu parecia uma guia rígida de excursão da CVC querendo fazer tudo no horário marcado.

Antes do almoço, uma paradinha na rota para visitar o sítio de Jorge Mariani que faz parte da COOPEG, cooperativa de orgânicos da região.

Antes do almoço, uma paradinha na rota para visitar o sítio da Família de Jorge Mariani que faz parte da COOPEG, cooperativa de orgânicos da região.

A casa da Osteria Della Colombina já encanta na chegada com o belo jardim, as árvores e o balanço. E a  dica é mesmo chegar cedo (ou no horário marcado) para curtir todo esse astral.

Osteria della Colombina Garibaldi
Fiz questão de subir até a cozinha para conhecer Dona Odete. As famosas pombas em massas de pão (as colombinas) feitas pela Chef e cozinheira Odete deram o nome à osteria. Ao término da refeição, os clientes recebem em um saquinho com o pão quentinho no formato da pomba. Um mimo muito carinhoso e representivo da casa que oferece tanto conforto na alma e no estômago. É, realmente, a verdadeira slow food and comfort food.

os pães em formatos de pomba prontos para irem ao forno

os pães em formatos de pomba prontos para irem ao forno

Antes dos pratos serem servidos, é impossível não ficar namorando os enfeites do porão onde é servido a refeição. Há uma parede com os inúmeros diplomas conquistados por  Odete ao longo dos anos. Em outra parede, as fotos antigas da família, assim como fotos das filhas, todas formadas.

Osteria della Colombina (24)

Osteria della Colombina (3)

Osteria della Colombina (4)
osteria della colombina
As compotas e geleias produzidas artesanalmente pela família também dão um charme peculiar ao ambiente que transpira trechos da história da imigração italiana na região.Osteria della Colombina (5)
Até as ferramentas antigas e Santinhas tem o seu espaço reservado no ambiente da Osteria…

Osteria della Colombina (38)

Osteria della Colombina (33)

A filha Raissa é quem recebe os comensais e anuncia quanto todos devem sentar à mesa. Sem pressa, é servido uma sequência de pratos com entradas, sopa de agnolinisalada da horta, massas e carnes.

Osteria della Colombina (23)

Osteria della Colombina

Osteria della Colombina (34)

É possível repetir tudo que você amou. A salada estava divina e meus pratos favoritos foram o nhoque com linguiça e o frango com um molho pra lá de especial.Osteria della Colombina (26)

Osteria della Colombina Cafe Viagem

Vinho? Só o da casa.

Osteria della Colombina (29)

Osteria della Colombina (30)

Osteria della Colombina (31)

Osteria della Colombina (32)

O último prato foi a fortaia

O último prato foi a fortaia

A mesa das sobremesas chega para dar o toque de conforto final. Humm, o pudim de leite e, principalmente, o sorvete caseiro com uva estavam maravilhosos. As uvas geladinhas também estavam saborosas.

Osteria della Colombina (8)

Ah, não vá embora sem pegar a sua “lembrancinha”, a colombina.

 

Foi um almoço que durou por volta de duas a duas horas e meia. Custa por volta de 55 reais por pessoa, sem a bebida. Aviso: só aceita dinheiro, nada de cartão. Nem senti o tempo passar. Pena que era domingo, dia de pegar a estrada para voltar para casa. Dava vontade de deitar no gramado e ficar por lá. Parabéns meninas da família Lazzari, essa casa tem encantos, tem poesia, tem sabor, tem família, tem sorriso.

 

⇒ PROCURANDO HOTEL OU POUSADA  NA REGIÃO? ⇐
 Reserve aqui com as melhores tarifas e a facilidade de
cancelamento gratuito na maioria dos quartos


unnamed-1
SAIBA MAIS

 

OSTERIA DELLA COLOMBINA
FAMÍLIA ODETE BETTÚ LAZZARI
Reservas devem ser previamente agendadas.
Comunidade Linha São Jorge – ESTRADA DO SABOR

GARIBALDI RS – BRASIL
Tel.: (54) 3464 7755 . Cel. (54) 9121 1040 .
E-mail: colombina@estradadosabor.com.br
Valor por pessoa: R$ 55

FAMÍLIA JORGE MARIANI
Degustação de vinhos e sucos orgânicos. Passeio de Trator.
Para agendar a visita ligue (54) 3459 1312 / 9999 9752


SOBRE A ESTRADA DO SABOR

Uma rota rural em Garibaldi, próximo ao Vale dos Vinhedos, que reúne cinco famílias que recebem os turistas. Iniciou em 2001 com uma proposta para desenvolver o turismo rural no município. Saiba mais em www.estradadosabor.com.br


****** LEIA TAMBÉM SOBRE GARIBALDI E ARREDORES ******

UM FIM DE SEMANA ROMÂNTICO EM GARIBALDI (com dica de hotel e programação)

GARIBALDI VINTAGE – um evento imperdível na Capital do Espumante, Garibaldi

16 MOTIVOS PARA VISITAR E SE APAIXONAR POR GARIBALDI

POST ÍNDICE TODOS AS NOSSAS DICAS DA SERRA GAÚCHA

POST ÍNDICE COM TODAS AS DICAS DE BENTO GONÇALVES E ARREDORES NO CAFÉ VIAGEM

Roteiro-Bento-Vale-dos-Vinhedos

  • Compartilhe
Alexandra Aranovich
Alexandra Aranovich
A autora dos textos e fotos do blog é publicitária e faminta por viagens e experiências gastronômicas. Além do Café Viagem, é colunista do Caderno Vida do jornal Zero Hora, autora do Guia Essencial Gramado e Canela da Pulp e do blog Destemperadinhos. Mora em Porto Alegre, mas vive por aí com o coração no mundo, sonhando com o próximo destino.
07
mar
16
Deixe o seu comentário!
  1. Rodrigo Rosa12/07/2016 - 14:26

    Olá Alexandra,

    Já tive o prazer de conhecer a Osteria e devo retornar agora no começo de Agosto. E porque? Além do lugar ser muito aconchegante, seu post me recordou o feliz momento que passei lá tempos atrás, me dando uma vontade enorme de visitá-lo novamente. Além de ótimas indicações, acompanho sempre seu site para relembrar os ótimos lugares que conhecemos na Serra. Valeu!!!!

    • Alexandra Aranovich07/11/2016 - 21:37

      Oi Rodrigo

      Navegando agora no meu site encontrei tardiamente seu comentário muito gentil. Muito obrigada pelo carinho. Valeu!!
      Grande Abraço
      Alexandra do Café Viagem