Restaurante Valle Rústico, a ecogastronomia no Vale dos Vinhedos

Por Alexandra Aranovich

Sempre sonhei em voltar ao restaurante Valle Rústico no Vale dos Vinhedos, rota turística de Bento Gonçalves e Garibaldi (Rio Grande do Sul). Meu último post sobre a experiência é de 2013 (link no final deste post). Contudo, a refeição mudou bastante e vale um novo registro aqui no Café Viagem já que é uma das opções mais charmosas e elaboradas do Vale dos Vinhedos. O Chef Rodrigo Bellora impressiona tanto nos sabores quanto na apresentação dos pratos. Quer ver?

A proposta do Valle Rústico é servir a cozinha da natureza, a ecogastronomia. Grande parte dos ingredientes são orgânicos e frescos, alguns da horta da propriedade do restaurante e outros de produtores locais. Aliás, o restaurante Valle Rústico segue encantador com sua área verde, a decoração rústica e a paisagem cercada por vales e vinhedos. Nunca fui à noite (o jantar é o carro-chefe com luz de velas) pois gosto de apreciar a beleza do local à luz do dia.

cazamigas no restaurante Valle Rústico

A enogastronomia é outro destaque do Valle Rústico. Além de oferecer a opção de menu harmonizado, o restaurante Valle Rústico prioriza os vinhos da região e tem sempre excelentes sugestões para acompanhar os pratos. No nosso caso, não pegamos o menu harmonizado e pedimos a sugestão de vinho que foi ótima, o leve Pinot Noir da Almaúnica (recomendo!)

Experimentamos o Menu Natureza, por volta de 10 pratos. Mas calma, são porções pequenas. Dá para chegar no final. Só não dá para ter pressa por aqui. Trata-se de uma experiência e não apenas uma refeição. Enjoy it!

Cada prato parecia uma pintura, ou melhor, poesia. O menu iniciou com o couvert da Colônia que além dos pães tinha uma manteiga deliciosa com raspas de laranja.

 

O prato seguinte (com título de ” Horta” ) foi um dos mais surpreendentes e gostosos: o spaghetti de xuxu  com alho queimado (e olha que nem sou fã de xuxu!).

A próxima etapa (Lenha) era mais bonita do que gostosa, mas também causou suspiros à mesa: o carpaccio de beterraba e de alcatra.

A etapa ” Fogo”  chegou com uma polenta brustolada com cogumelos. E o prato seguinte, chips de batata doce e mandioca.

Ainda teve nhoque de aipim salteado com crem ao molho de pinhão (olha que criatividade!) e…

… paleta de porco (se desmanchando!!) com chimichurri e purê de moranga (meu segundo favorito depois do xuxu!).

As sobremesas eram 3 com os seguintes títulos: ” Terra” , ” Ar” e ” Roça” .  Pequenas poções de gelato de creme com abóbora cabotiá e de pescoço, soberto de banana e torta de fruta da estação.

Sobremesas no Valle Rústico

Nesse dia, provamos o menu de 10 pratos que custou por volta de R$ 130 por pessoa. Com o vinho que dividimos e os 10% saiu um pouco mais, algo em torno de 170 reais por pessoa.  Atualmente o restaurante oferece menu de 8 pratos por R$ 110. E tem opções de experiências harmonizadas que dependendo do número de pessoas pode valer a pena ou não.

Como já falei: não é um local para ter pressa. É para curtir o jardim, o visual ou, se for à noite, o clima tranquilo e a luz de velas. Ao término da refeição o simpático Chef Rodrigo Bellora passou pelas mesas conversando com os comensais. Claro que tiramos uma foto com ele depois de dar os parabéns pelo restaurante que continua muito especial.

Mamis e as amigas com o Chef Rodrigo Bellora do Valle Rústico

-Rodrigo, só fiquei com o desejo de rever um dia a sobremesa que comi em 2013:  o pien de doce de leite assado, farofa e sorvete de creme e canela (de outro planeta!).

Ah, o Valle Rústico também tem um Trailer (cozinha de raiz)  para eventos públicos e particulares. Já experimentei em dois momentos suas delícias. A primeira vez no Garibaldi Vintage com o choripán. E a segunda, com menarosto no pote em um evento de carros V8 que acontece de dois em dois anos em Garibaldi.

O Trailer do Valle Rústico no evento Garibaldi Vintage e o Chef Rodrigo Bellora



Booking.com

 


SAIBA MAIS

 

RESTAURANTE VALLE RÚSTICO
Linha Marcílio Dias – 15 da Graciema
Vale dos Vinhedos – Garibaldi/BentoGonçalves RS
Tel.: – (54) 3067-1163 |  (54) 8123-0080
Quarta à Sábado: 19:30 às 22:00 – Domingo: 12:00 às 15:00
Site: www.vallerustico.com.br

 

  • Compartilhe
Alexandra Aranovich
Alexandra Aranovich
A autora dos textos e fotos do blog é publicitária e faminta por viagens e experiências gastronômicas. Além do Café Viagem, é colunista do Caderno Vida do jornal Zero Hora, autora do Guia Essencial Gramado e Canela da Pulp e do blog Destemperadinhos. Mora em Porto Alegre, mas vive por aí com o coração no mundo, sonhando com o próximo destino.
03
mar
17
Deixe o seu comentário!