Um dia no Valle Nevado

Por Alexandra Aranovich

Em 2011 tive a experiência de ficar um dia no Valle Nevado. Fui à Santiago no final de agosto (quando os preços são mais em conta!) e no último dia passei uma manhã e uma tarde nessa estação de esqui que fica em torno de uma hora e meia de carro da capital chilena. Também me hospedei em família em 2013 (leia aqui a experiência).

Na experiência de bate-volta ao Valle, nosso transfer até o Valle Nevado chegou quarenta minutos atrasado para nos pegar no Novotel Vitacura ( o que me irritou já que cada segundo deste dia valia mais horas na pista). Passamos num supermercado no caminho para pegar água e lanches, pois em nossa van havia um grupo de homens que ficaria quatro dias no Vale – entre eles, meu marido (sim, meu marido!). #FicaADica: leve alguns comes e bebes que tudo lá na montanha é beeeem mais caro. 


A Estrada das Curvas e mais Curvas
Bem, é preciso salientar que a subida até a montanha é dramática. São 60 curvas – ou mais-  extremamente enjoativas. Mesmo com todo o visual belíssimo da cordilheira, você conta os segundos para que a van chegue logo até ao seu destino final. E ainda tem o mal-estar da altitude. No meu caso, ainda tivemos outro probleminha no trajeto: pista coberta de gelo, carros parados, fila e um pit-stop para colocar correntes nos pneus. Oba, aventura, histórias para contar!


Veja alguns detalhes no vídeo. Roda, VT!  http://youtu.be/n3YJx71PsOM


A Chegada no Valle

Bem, nem preciso falar que o meu dia esquiando virou algumas horas (para ser mais exata, 3 horas.). Levei uma pequena mala com minhas roupas para neve e me troquei ali mesmo no saguão do hotel. Sorte que tínhamos à disposição o “quarto dos homens” que só ficou disponível a partir do meio-dia para check in. Foi correria para trocar de roupa, alugar equipamentos e tratar uma aula particular. Aliás, seguem algumas RECOMENDAÇÕES:

  1. Se você já sabe esquiar (mesmo que, como eu, a sua última vez numa pista de esqui tenha sido há 12 anos) invista em uma aula particular se for ficar apenas um ou dois dias no Valle Nevado.
  2. Se for a sua primeira vez, nem arrisque entrar na pista só por um dia. É pedir para se machucar. Curta o astral da neve, observe o povo deslizando e tome um bom café na montanha. Vai por mim (não é, Paula Bastos?). Para aprender é preciso mais do que 24 horas na montanha.

Preços aulas, veja aqui: www.vallenevado.com/pt/escola-de-esqui/precos . Se não me engano, quem tem cartão Itaú tem desconto.
Preços aluguel equipamentos: www.vallenevado.com/pt/ski-rental

 

gente, como tira foto quando tá tudo branco?

Vale-Nevado-13-1 copy
Os Hotéis
Neve, montanhas e três hotéis com restaurantes. É somente isso que existe no Valle Nevado. Tha’t it! Tem que gostar do esporte e das montanhas. É liiiindo, mas é isso. Poucas lojinhas, cafés e nada de ruelas. Os hotéis são Tres Puntas  (o mais barato), Puerta del Sol (o intermediário) e o, mais caro, o  hotel Valle Nevado. Tive a chance de conhecer as instalações do Puerta del Sol (nas fotos deste post) e percebi que os quartos são confortáveis, porém básicos. Tem o ” sopão” (como é popularmente conhecida a jacuzzi) e uma bela vista do vale.

Mais sobre os hotéis em :  www.vallenevado.com/pt/ski-hotels/


a jacuzzi do fim do dia

O Retorno
Por volta das 17 horas da tarde, retornei com uma amiga no transfer para Santiago. Bem diferente da ida, nosso motorista foi simpático e explicou curiosidades sobre a região e a paixão dos chilenos pelas montanhas. Com tanta delicadeza, não fiquei enjoada na descida da estrada. Eu e minha amiga desembarcamos no Shopping Arauco para umas comprinhas finais e jantar. Logo após, pegamos nossas malas que haviam ficado na recepção do hotel e…  aurovoir!. De lá, partimos para o aeroporto rumo a Porto Alegre. Adorei esquiar novamente (só tinha esquiado duas vezes, há 20 e 12 anos atrás.). É um esporte fantástico com sensações únicas. Mas, deixo aqui a minha impressão: quem não esquia (ou curte a neve)  não vai encontrar grandes atrações afora as pistas.

Cafe Viagem
SAIBA
MAIS


VALLE NEVADO | CHILE

Estação de esqui a 60 km de Santiago do Chile
Site: www.vallenevado.com

Mais informações sobre Valle Nevado em:
vallenevado.com | Esqui em Família no Valle   |  reservas@vallenevado.com 

⇒ NÃO DEIXE DE LER:

Valle Nevado Santiago
    Post índice de Valle Nevado: hotéis, dicas da neve, restaurantes

    Post índice de Santiago do Chile e Arredores

 

 

⇒ PESQUISE HOTÉIS E ALUGUEL DE CARRO

 

  • Compartilhe
Alexandra Aranovich
Alexandra Aranovich
A autora dos textos e fotos do blog é publicitária e faminta por viagens e experiências gastronômicas. Além do Café Viagem, é colunista do Caderno Vida do jornal Zero Hora, autora do Guia Essencial Gramado e Canela da Pulp e do blog Destemperadinhos. Mora em Porto Alegre, mas vive por aí com o coração no mundo, sonhando com o próximo destino.
17
maio
12
Deixe o seu comentário!
  1. Point da Neve25/05/2012 - 18:35

    ótimo teu parecer Alexandra! Realmente, tem que curtir muuito neve pra ficar 1 semana em Valle Nevado, como muita gente faz. E a respeito das aulas, é sempre um investimento, impossível discordar de ti.

    Vitória Camara

    • Alexandra29/05/2012 - 11:45

      Valeu, Vitória!
      Abs para todos da Point da Neve.
      Alexandra

  2. tatiane carlomagno01/06/2012 - 11:42

    alexandre vc comprou o pacote pela point da neve?bjos

    • Alexandra03/06/2012 - 15:02

      Oi Tatiane
      A parte de traslado e ski + hotel em Santiago foi pela Point da Neve. Meu marido (q adora esquiar) viaja sempre com eles.
      Abraços
      Ale

  3. Tathiana28/08/2012 - 09:51

    Para quem não vai esquiar precisa de roupa de neve?! E tem restaurante bacana para almoçar por lá?!

    • Alexandra28/08/2012 - 16:37

      Olá Tathiana. Se não fores esquiar, acho que precisa só de roupa quente de inverno e um bom sapato para a neve (com sola grossa de borracha). Não há muito o que fazer no Vale Nevado para quem não esquia. Apenas apreciar a bela vista e tomar muito café e chocolate quente (que é uma curtição).
      Restaurantes existem apenas os dos hotéis e nenhum deles é imperdível ou memoráve. São todos ok, nada de mais.
      Beijos
      Alexandra

  4. Kicha17/04/2013 - 09:50

    Na nossa viagem pro Chile, também conhecemos o Valle Nevado. Creio que ficamos 3 ou 4 dias por lá. E a impressão foi a mesma: um lugar pra galera, não pra família – e achei legal ver gente do mundo inteiro lá, até porque não sabia que as pistas do Chile são das melhores que há (ski não é minha praia, hehe). Realmente, o Valle Nevado é um resort isolado do mundo: ou tu vai pra esquiar (coisa que não fizemos, por receio de uma lesão que atrapalhasse o resto da viagem) ou não tem NADA pra fazer. O lugar é LINDO, é claro, mas 1 dia ou 2 são suficientes pra se divertir por lá. E a dica do super é preciosa: os preços são absurdos lá em cima, vale comprar o básico e levar. No mais, passamos pela mesma situação de colocar correntes nas rodas da van, sem elas não tem como seguir viagem. :) Bjs.

    • Alexandra Aranovich17/04/2013 - 20:36

      Opa, Valeu pelo comentário e opinião, Fabrício!
      Abração
      Ale

  5. […] | caixa preta: o que levar para esquiar | LINK 58. @cafeviagem | um dia no valle nevado | LINK 59. @dondeandoporai | intarlaken súiça para iniciantes: dicas mastigadas | LINK 60. @nosnomundo […]

  6. fabiana21/08/2014 - 18:36

    Boa noite Alexandra,
    Gostei muuuito de suas informações!
    Estou indo na proxima semana para o Santiago e gostaria de saber se apenas para conhecer o Valle Nevado em uma tarde é necessario comprar algum ticket?!
    Busquei informaçoes no pp site e nao encontrei.

    Obrigada

    • Alexandra Aranovich22/08/2014 - 03:27

      Oi Fabiana

      Tudo bem? Se você só quiser apreciar as montanhas, tomar um vinho e almoçar nos restaurantes de um dos hotéis não precisa pagar nenhum ticket. Mas eu recomendo subires pelo menos o novo teleférico fechado para teres a sensação de como é lá de cima. Podes comprar o ticket no local, assim como alugar roupas especiais.

      Abraços
      Alexandra