Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

15 lugares para curtir a Serra Gaúcha ao ar livre

15 lugares para curtir a Serra Gaúcha ao ar livre

(Atualizado em outubro 2020 com novas dicas de lugares ao ar livre na serra gaúcha) – O Casa Hotéis me convidou para falar no IGTV do perfil deles no Instagram sobre um assunto que adoro: serra gaúcha. E deixo neste post, as dicas que selecionei para esse período tão delicado que estamos vivendo de pandemia. Elegi quinze lugares na serra gaúcha ao ar livre e mais isolados para que você comece a planejar seus roteiros de forma consciente e feliz.  

Vale dos Vinhedos tours

Para quem vive no Rio Grande do Sul ou em áreas próximas, a serra gaúcha é um prato cheio dessas possibilidades entre a natureza. Belas paisagens, gastronomia incrível com raízes italiana e alemãs, roteiros de vinho e rurais. Muita gente chama a serra gaúcha de Europa brasileira. Tem até paisagens da Toscana no Vale dos Vinhedos, certo? As cidades mais famosas e conhecidas são Gramado, Canela e Bento Gonçalves. Porém, é possível aproveitar muitas outras.

15 lugares para curtir a Serra Gaúcha ao ar livre

serra gaucha ao ar livre

A serra gaúcha tem mais de 20 municípios. Tem Região da Uva e do Vinho, Região das Hortênsias, tem Campos de Cima da Serra (onde estão os Cânions), enfim, muita coisa para se descobrir e redescobrir. Assim, diante desse momento em que vamos procurar lugares mais isolados, com menos gente e mais natureza, selecionei um top 15 de atrações imperdíveis da serra gaúcha ao ar livre. Espero que gostem.

 

1. ROTA ROMÂNTICA 

A Rota Romântica é o número 1 das atrações na serra gaúcha ao ar livre. Entre maio e início de junho o trecho da estrada entre Novo Hamburgo a Gramado é cinematográfico por conta do colorido dos plátanos. Dá até para aproveitar o passeio sem sair do carro, curtindo o visual. A estrada passa por 14 municípios. E dá pra fazer parada para tirar fotos lindas. Se os restaurantes estiverem aberto, almoce em Nova Petrópolis.
–> Saiba mais sobre a Rota Romântica no post do Café Viagem 

Multipropriedade Gramado

Estrada para Gramado na Rota Romântica

2. NINHO DAS ÁGUIAS

E em Nova Petrópolis, a 30 km de Gramado, tem a atração número 2 dessa lista de lugares na serra gaúcha ao ar livre: Ninho das Águias. Um mirante com uma vista surreal da serra e do Vale do Caí. Também tem aventureiros praticando voo livre nos fins de semana. Leve o chimarrão e a sua cadeira de praia!

–> Saiba mais sobre esta atração de Nova Petrópolis  no post do Café Viagem 


3. ECOPARQUE SPERRY

Em Canela, ao lado de Gramado, há várias atrações pra curtir a natureza com isolamento. Começando pelas trilhas e cascatas do Ecoparque Sperry. Sem falar da excelente gastronomia do seu restaurante, Berga Motta. Acredito que o sistema bufê do restaurante vai mudar assim como de muitos estabelecimentos gastronômicos pós-covid!
–> Saiba mais sobre o Ecoparque no post do Café Viagem 

4. VINÍCOLA RAVANELLO GRAMADO

Que tal uma degustação no jardim das barricas? Se o dia estiver bonito em Gramado, corra para um brinde na vinícola boutique Ravanello, com entrada em frente ao Parque Snowland de Gramado. A saber: reservas antecipadas para degustação ou visita guiada são imprescindíveis. Mas se quiser apenas comprar seu vinho no varejo da vinícola e degustar no jardim, sem problemas.
–> Saiba mais em no Instagram @vincolaravanello ou no site www.vinicolaravanello.com.br

gramado ao ar livre

 


5. PARQUE DAS SEQUOIAS

Sim, a serra gaúcha tem um parque estilo Califórnia, com árvores gigantes, o Parque das Sequoias. Lugares incríveis para caminhar e respirar fundo.
Site: www.sequoias.com.br
Atenção: Infelizmente este local ainda não reabriu. Permanece fechado sem previsão de reabertura

6. LINHAS RURAIS GRAMADO E CANELA

De carro também é possível desbravar o lado rural de Gramado e Canela na Linha Avila, Linha Bella, Linha Nova, Linha Bonita e Linha 28. E descobrir muita coisa linda no caminho: arquitetura, parques, vinho, plantações, delícias caseiras.

Agroturismo Gramado


7. LAGO SÃO BERNARDO

Já que grande parte dos turistas visita o Lago Negro de Gramado, quem sabe você vai até São Francisco de Paula para conhecer o lago São Bernardo? A paisagem do outono é cinematográfica.

Serra Gaucha ao ar livre

Foto Eloana Antinolfi – veja o perfil dela no Instagram @eloana


8. CÂNIONS 

Um pouco além de São Francisco de Paula, Cambará do Sul é certamente um dos lugares mais isolados. Na região de Campos de Cima da Serra, o local é perfeito  para fazer as trilhas nos Cânions Fortaleza e Itaimbezinho e, quem sabe, aproveitar a paz e o charme do Hotel Parador.
–> Saiba mais sobre os Cânions no post do Café Viagem 


9. WINE GARDEN MIOLO

Saindo um pouco da Região das Hortênsias e dos Cânions, destaco locais da Região da Uva e do Vinho na serra gaúcha. Tanta coisa boa por lá. Começando pelo vinho, é claro. O roteiro mais famoso é o do Vale dos Vinhedos onde já tem muita coisa aberta desde o inicio de maio. Uma das atrações ao ar livre da serra gaúcha no Vale dos Vinhedos que super indico é Wine Garden Miolo e seu charmoso e imenso jardim aberto nos fins de semana com comidinhas e bebidas.
–> Saiba mais sobre o Wine Garden Miolo no post do Café Viagem 

+ Reserve um piquenique  no Wine Garden Miolo

+ Agende um almoço no Wine Garden Miolo

piquenique nos vinhedos


10. 
VINÍCOLA PIZZATO

Uma vinícola de respeito escondida no roteiro do Vale dos Vinhedos. Atendimento mais personalizado e uma degustação incrível. Vale a pena.
–> Saiba mais sobre a Pizzato no post do Café Viagem 

Leia também: + 10 vinícolas que você precisa conhecer na serra gaúcha

estrada de terra para chegar até a vinícola bem escondida no roteiro do Vale dos Vinhedos

 

11. VALLE RÚSTICO

O belíssimo Valle Rústico é um restaurante situado em uma espécie de sítio no Vale dos Vinhedos. O Chef Rodrigo Bellora impressiona com sua gastronomia elegante e caprichada da natureza.

–> Saiba mais sobre o Valle Rústico no post do Café Viagem 

12.  ESTRADA DO SABOR

Andar de bicicleta, caminhar ou dirigir pela  Estrada do Sabor de Garibaldi, rota ao lado do Vale dos Vinhedos, também vale muito a pena. Pouquíssimo movimento, bem rural. A Osteria della Colombina é o restaurante mais querido da rota e da região, e já está aberto. Já a Orgânicos Mariani é a parada para umas compras ou piquenique com os produtos deliciosos como molho de tomate, suco de uva, geleias. E uma dica bem especial, ao lado da Estrada do Sabor, minha recente descoberta, a vinhos Orgalindo Bettu na Linha São Jorge. Orgalindo foi enólogo-chefe da Vinícola Villa Francioni de Santa Catarina por 16 anos. Seus vinhos nobres são impressionantes, vale a pena agendar uma degustação.

serra gaúcha ao ar livre


13.  PINTO BANDEIRA

Passear de carro pelo roteiro do Caminhos de Pedra e seguir até Pinto Bandeira, terroir dos espumantes, um programão. O jardim da Cave Geisse é uma boa opção pra se isolar de tudo brindando em grande estilo. Aproveite a paisagem dos vinhedos e da floração dos pessegueiros.
–> Saiba mais sobre Pinto Bandeira no post do Café Viagem

 

 

14. CASCATA PARQUE DO SALTO VENTOSO

Não deixe de visitar a Cascata do Parque do Salto Ventoso na área rural de Farroupilha. Cenário de novelas e do filme O Quatrilho. O parque tem uma fantástica queda d’água de 56 metros de altura sobre uma gruta. E o visitante passa por trás da cascata por uma passarela construída em 2016.  Lindo! Durante a pandemia, uso de máscara e distanciamento são obrigatórios e não é permitido o uso de churrasqueiras.
–> Saiba mais sobre Parque do Salto Ventoso no post do Café Viagem

Parque do Salto Ventoso

Entre as lindas descobertas entre os vinhedos, o Parque do Salto Ventoso

 

Alugue um carro para conhecer as atrações da Serra Gaúcha!
Compare várias locadoras ao mesmo tempo no site da  RentCars e encontre o melhor preço!
Faça sua cotação e reserve!

 

15. WINE EXPERIENCE CASACURTA 

Durante a pandemia, o Hotel Casacurta de Garibaldi lançou uma experiência nova e perfeita para quem quer conhecer um poucos mais sobre os vinhos e espumantes da serra gaúcha. São as Wine Experiences Casacurta, degustações para casais ou pequenos grupos da mesma família conduzidas pelo sommelier do hotel e Hostaria Casacurta, Cesar Nicolini (também proprietário do hotel).

E o mais incrível é que nos dias de tempo bom, a degustação pode ser feita ao ar livre no gosto ambiente externo do hotel com direito a foguinho de uma moderna lareira da incrível linha de móveis de jardim Tidelli. Você pode escolher entremodalidades de degustação: Ícones da serra gaúcha, Borbulhas e o Mundo do Vinho. Todas as degustações incluem uma linda tábua de frios e desconto especial para compra de vinho na Vinoteca do hotel que tem rótulos locais a preço de varejo. As reservas para esta experiência precisam ser antecipadas pelo WhatsApp (54) 96649530 ou no email reservas@hotelcasacurta.com.br

serra gaucha ao ar livre

 

NAMORADOS NA SERRA GAÚCHA:

> veja 26 hotéis e pousadas para namorar na serra gaúcha

hotéis isolados na serra gaúcha

6 restaurantes ao ar livre na serra gaúcha

ORGANIZE SUA VIAGEM PARA SERRA GAÚCHA

—– RESERVE O SEU HOTEL: BOOKING.COM
—– ALUGUE SEU CARRO: RENTCARS
—– SEGURO VIAGEM: SEGUROS PROMO
—– SERRA GAÚCHA (PACOTES, INGRESSOS, TRANSPORTE)
—– PASSAGENS AÉREAS PROMO  encontre seu voo para Rio Grande do Sul
—– POST ÍNDICE SERRA GAÚCHA guia com todas as dicas do destino no Café Viagem
—– GUIA GRAMADO COM CRIANÇAS

Gosto das dicas?

Tem algum achado assim entre a natureza para curtir a serra gaúcha ao ar livre? Deixe a sua dica nos comentários!

Bem, já deu pra perceber que o mundo vai mudar depois dessa pandemia. Principalmente no que se refere ao turismo. No entanto, não acho que vamos deixar de viajar. Viajar faz parte da essência de muita gente. Muita gente comenta, e eu acredito, é que inicialmente vamos procurar atrações perto de casa pra passar o dia ou viajar. Vamos descobrir ou redescobrir o que está perto da gente. Vamos viajar mais de carro, buscando locais com mais natureza e, por vezes, mais isolados. Concorda? 

AMO SERRA GAÚCHA

Clique aqui e veja  todas as edições do Amo Serra Gaúcha.  Não deixe também de acompanhar o Amo Serra Gaúcha nas redes sociais.
Estamos no INSTAGRAM como 
@amoserragaucha  e FACEBOOK em facebook.com/amoserragaucha

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier pela ABS-RS. Acima de tudo, turista apaixonada por café da manhã, vinhos e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Últimos Comentários
  • Excelente dicas Ale, adorei!!!
    Parabéns!!!
    Bjs, Lize Jung.

      • Todos esses lugares estão abertos por conta da pandemia?

  • Boa tarde, Ale ,sou carioca e estou curtindo o FRIOZÃo de Poa,Minha filha ama a natuNATUREZA,amei as dicas.

    • Oi Alexandra, sou Iracema, moro em São Paulo, estive em Cambará do Sul, curti muito a natureza, os cânions são fantásticos, linda a natureza, amei Cambará do Sul, passei também em gramado, cidade maravilhosa linda casas estilo da Europa, também conheci o parque Nacional da cachoeira do caracol em canela Uma cachoeira linda, é espetacular. Amei,amei e amei. Programando já outro passeio por lá.

  • Lagoa da Harmonia, em teutônia é um lugar muito lindo também e tem o mirante. Deveriam adicionar

DEIXE SEU COMENTÁRIO