Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

Pedroni e Osteria di Rubbiara – o autêntico aceto balsamico de Modena

A visita à Pedroni e Osteria di Rubbira para conhecer o autêntico aceto balsamico de Modena aconteceu noo mesmo dia no qual  dirigimos uma Ferrari no Autódromo de Modena (veja o post aqui). uTodo o roteiro deste dia incrível está descrito no post Roteiro Modena por um dia. Abaixo, conto sobre a experiência incrível que foi almoçar e visitar uma das mais antigas e tradicionais marcas de Aceto Balsamico de Modena, a Pedroni.

fachada da Osteria e da Acetaia Pedroni

fachada da Osteria e da Acetaia Pedroni

Fomos recebidos pela simpática família Pedroni que comanda o pequeno negócio familiar desde 1862. Aliás, a mesma família também administra o delicioso restaurante Osteria di Rubbiara, fundado no mesmo período. Abre parênteses: a osteria é a segunda mais antiga de Modena, considerada um templo gastronômico da região. Antigamente, a propriedade da Azienda Pedroni era um convento. É por essas e outras que algumas regras de respeito são necessárias ao ingressar no mundo artesanal e histórico do aceto balsamico Pedroni: desligar os celulares.

Procurando Hotéis  em Modena ??
Clique aqui e veja as ofertas do Booking que tem a facilidade
de cancelamento gratuito para maioria dos quartos

Os aparelhos são proibidos inclusive dentro do restaurante. E quando você conhece melhor a figura do folclórico patriarca da família, o senhor Italo Pedroni, entende bem o motivo do almoço sem celulares por perto. Italo foi um dos fundadores e responsáveis pelo movimento slow food na Itália. A filosofia do slow food tem tudo a ver com uma legítima refeição italiana: maior apreciação da comida, redescobrir o prazer de se alimentar e entender a origem dos ingredientes e de como são feitos. Além disso, protege os alimentos tradicionais/locais e encoraja Chefs a utilizarem produtos regionais. Em suma, o slow food cultiva o gosto pelo prazer e pela qualidade de vida à mesa, certo Seu Italo?

Pedroni acetaia
Pois a Osteria di Rubbiara é a pura filosofia do slow food. Antes do almoço, tivemos uma visita guiada pela produção desse ingrediente que é um dos maiores orgulhos da culinária de Emilia Romagna.
Pedroni Slow food
Primeiro, é preciso esquecer aquele vinagre balsâmico que estamos acostumados a colocar na salada no Brasil. Na Pedroni (e em Modena), o aceto balsâmico recebe tratamento, cuidados e preço de um bom vinho. E o resultado disso é um produto completamente diferente do que nós, brasileiros, estamos habituados. Basicamente, existem dois tipos de aceto balsâmico no mercado italiano: o IGP (Indicação Geográfica Protegida) e o Tradicional DOP (Denominação de Origem Protegida). O aceto que leva o selo DOP é o criado há séculos, da mais alta qualidade e normalmente tem idade entre 7 a 40 anos. Já o que leva o selo IGP possui qualidade inferior e é produzido de forma industrial, com idade de 2 meses a 7 anos. Além disso, leva ingredientes não tão nobres no seu preparo, como o vinagre e o caramelo. O aceto feito na Pedroni é o tradizionale, com o selo DOP.

Pedroni Aceto Balsamico (1)

É claro que existe muito mais por trás da produção de um legítimo e tradizionale aceto balsâmico de Modena DOP. Seu cozimento, armazenamento em diferente tipos de barris de madeira e, acima de tudo, a paciência e o cuidado da família em passar esse conhecimento de geração em geração. Senhor Italo é a quinta geração da família Pedroni que, juntamente com o seu filho Giuseppe, comanda a Acetaia e a Osteria. Vamos almoçar?

Pedroni Aceto Balsamico (4)

Giuseppe nos recepciona e conta alguns detalhes sobre os pratos que serão servidos e  os diversos tipos (e idades) do aceto que serão degustados. Seu pai, Italo, também aparece para fazer algumas brincadeiras com os comensais. Aproveito a ocasião e tiro uma foto com o Sr. Italo,  personalidade folclórica do aceto balsamico e da cozinha italiana, oba!

Giuseppe Pedroni e o seu pai, Italo. Uma honra tirar uma foto com ele ; )

Giuseppe Pedroni e o seu pai, Italo. Uma honra tirar uma foto com ele ; )

O primeiro prato foi um clássico da culinária de Emilia Romagna: tortelloni di ricotta caseiro na manteiga regado com aceto 12 anos que leva o nome do nosso amigo Italo. Logo após, outro ícone da cozinha da região: um saboroso e suculento stricchetti al ragù (nome dessa massinha gostosa com molho bolonhesa). Por fim, uma sequência de suspiros à mesa com o frango al lambrusco –  carro-chefe da osteria – porco e uma frittada com aceto balsamico (espécie de omelete).

banquete da Osteria di Rubbiara

banquete da Osteria di Rubbiara

Um brinde com Lambrusco da casa à família Pedroni!! Que experiência divina, única.

Pedroni Aceto Balsamico (47)

Pedroni Aceto Balsamico (18)

Encerramos lambendo os beiços com um sorvete de baunilha com calda de aceto balsamico Extravecchio Claudio. Valor de uma garrafinha como essa que harmoniza tão bem com doce? Por volta de 150 euros. Sorvetinho de ouro! Só não testamos o Cesare (homenagem ao fundador da Acetaia Pedroni). Seu valor no local é de 230 euros a garrafa de 100ml. Antes de partir, visitamos a loja e compramos uma garrafa do Italo e uma geleia de aceto balsamico – um luxo para colocar em pratos com carne.

Pedroni Aceto Balsamico (33)

Acetaia Pedroni

Osteria di Rubbiara

Visitar a Pedroni e conhecer a família do Sr. Italo foi se aproximar ao máximo da verdadeira Itália de Emilia Romagna. Sem falar da excelente companhia dos amigos: Nicholas Montemaggi (Emilia Romagna Tourism), Deb and Dave (The Planet D) e Jason Batansky (Unfinished Man). Miss you guy!!

 

VEJA + DICAS DE MODENA NO BLOG

Roteiro 1 dia em Modena

Dirigindo uma Ferrari em Modena

Aperitivo em Modena

POST ÍNDICE COM TODAS AS DICAS E ROTEIRO DE EMÍLIA ROMAGNA:
BOLONHA, MODENA, PARMA, MONTESE

 

cafe viagem
SAIBA MAIS

 

ACETAIA PEDRONI E OSTERIA DI RUBBIARA
Via Risaia 2 | Rubbiara di Nonantola

Modena | Itália
Tel.: 0039 (0)59 549019
wwwacetaiapedroni.it
Das 12h até 15h (fecha as terças)
Sextas e sábados, das 20h às 24h.
Fechado no mês de agosto e no período de Natal|
Aceita cartão de crédito. Preço refeição: de 20 a 35 euros.

Café Viagem foi um dos blogs brasileiros convidados pelo Turismo de Emilia Romagna para conhecer essa região da Itália em maio/2013 representando a RBBV (Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem). Independente do convite  – que proporcionou  a hospedagem em Bolonha e alguns passeios na região – , as opiniões são todas bem pessoais. 

Saiba mais sobre o Blog Ville e Emila Romagna: www.blogville-emiliaromagna.com
Descubra Emilia Romagna : www.emiliaromagnaturismo.com

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier em formação pela ABS-RS. Acima de tudo, apaixonada por café da manhã, vinho e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Últimos Comentários
  • We miss you too! That first week was so much fun, truly amazing getting to know you. I am such a foodie now. I looked at the price of Parmigiano Reggiano here in Canada and felt so bad. I was eating it every day there. A tiny block is nearly $20 here! Oh well, I’ll just have to go back to Bologna soon:)

  • Oi Alexandra. Inicialmente parabéns pelo seu blog (já favoritei) e em particular pelos post da Emilia Romagna. Estou estudando no meu doutoramento os produtos com DOP e fiquei muito interessado na visita guiada que fez e que relata nesse post. Por acaso vc tem algum contato de e-mail para eu poder agendar uma visita guiada para conhecer a produção do Aceto Balsamico com DOP? Tenho interesse em realizar essa visita. Obrigado.

  • Obrigado Alexandra. Me ajudou bastante. Ficarei 06 meses no norte e Minho em Portugal estudando as DOPs de lá e nesse período pretendo dar um pulo na Emilia Romagna usando Bolonha como base para vistar Parma, Modena e Ferrara. Abraços….

  • Alexandra, boa tarde.
    Estou fazendo uma pesquisa sobre a Emilia Romagna para a próxima viagem. Gostei da visita a Aceitaia Pedroni, mas confesso que fiquei um pouco confusa com o valor. É mesmo de 20 a 35 euros por pessoa com a degustação dos acetos? A visita, as explicações são necessariamente em italiano? Tem que se agendar esta visita?
    Obrigada

    • Oi Natália

      Este é o preço da refeição que é maravilhosa (eles tem um restaurante). Sobre a visitação, eu sugiro enviares um e-mail para marcar e perguntar os valores certinho. Aproveita e faz também o almoço (assim dá pra degustar bem os acetos). Há uma pessoa que fala inglês se precisares, solicite na sua reserva!
      e-mail: info@acetaiapedroni.it
      Tel.: 059 549019 | 548096
      Abraços
      Alexandra

  • Muito obrigada pelas dicas! Vou usar várias do seu blog, com certeza!
    Mais uma pergunta: alguma dica de hospedagem em Parma ou Bologna?

  • A visita em si, sem o almoço é cobrada, se você não for almoçar?
    Obrigada.

  • Como faço para comprar estes vinhos

  • Oi Alexandra!
    Pesquisando sobre Modena, me deparei com esse post e fiquei com muita vontade de conhecer este lugar. Infelizmente o budget não é muito alto, então, pra entender o preço dessa refeição, seria um prato desse que você citou pelo preço de 20 a 35 euros?
    Adorei seu blog.
    Abraços

DEIXE SEU COMENTÁRIO