Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

Agen, uma viagem pela capital da ameixa seca na França

Agen, a capital da ameixa seca na França

A cidade de Agen está localizada a 135 km de Bordeaux na França, no meio do caminho para Toulouse, às margens do rio Garonne. A região é famosa pela produção de ameixa seca (em francês, le pruneau D’Agen), iguaria com benefícios nutricionais e sabor bem característico, utilizada no preparo de salgados a doces. Atualmente, Agen é a maior exportadora de ameixas da França. A fruta tem Indicação Geográfica Protegida desde 2002 (selo que reconhece a qualidade não só do produto, mas da região onde é produzida).

A seguir, saiba mais sobre essa cidade francesa cheia de charme e sabor.

Agen Ameixa

Estação de trem de Agen Foto site https://commons.wikimedia.org

 

Passeios em Agen: principais pontos turísticos

Passear pelo centro histórico é um dos programas imperdíveis por lá. Vale a pena percorrer a Rue des Cornières, a Place des Laitiers, a Cadetral Saint-Caprais para contemplar os seus afrescos coloridos do século XIX e o Museu de Belas Artes. O Museu é instalado em quatro mansões da era renascentista e tem uma vasta coleção de arqueologia, esculturas, pinturas e arte decorativa, incluindo a célebre escultura Venus Mas-d’Agenais e uma coleção de pinturas de Francisco Goya.

A arquitetura medieval também está presente em construções da cidade. A Catedral de Agen, por exemplo, é uma das poucas igrejas francesas com a nave (parte central da igreja) dupla, sendo uma característica regional e da arquitetura medieval. A igreja de Saint Hilaire é toda dedicada à Santíssima Trindade, além de se destacar por suas estátuas na frente da igreja, que são um tanto incomuns, retratando São Pedro à esquerda e Moisés à direita.

Agen França

Parque de Agen, foto https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Parc_Agen.JPG

Outro destaque de Agen é a ponte que passa pelo Canal des Deux Mers, com uma vista indescritível. A ponte, a segunda mais longa da França, tem 540 metros de estrutura e atravessa o rio Garonne e depois se liga ao Mediterrâneo, desembocando no oceano Atlântico. É possível caminhar na pista da ponte, um belo passeio.

O teatro municipal Théâtre Ducourneau apresenta concertos de música clássica e peças de teatro. Os cinemas de Agen também recebem muitos visitantes e organizam festivais anualmente.  

Ponte de Agen. Foto
@jcsamalens @destinationagen

Cidade dos festivais e da ameixa seca na França

Muita coisa em Agen gira em torno da ameixa seca que é considerada a alma da cidade. Não é a toa que na cidade se encontra um museu que conta a história da ameixa no país: Pruneau. E ainda: todos os anos, no final de agosto, acontece o Grand Prune Show, um festival de gastronomia e música dedicado à fruta. Durante três dias, o evento oferece uma série de atividades como degustação, compras, mercado gourmet de produtos regionais, shows e performances artísticas.

Além do  museu e evento dedicado às ameixas, a cidade de Agen é palco de festivais artísticos como concertos, festivais de música, exposições e concursos de poesia e fotografia. Outra grande atração de Agen na França são os tours pelos pontos turísticos da cidade.

O Rugby de Agen

Nem só de ameixa seca vive Agen, a cidade também apoia os esportes como rugby e o ciclismo. Aliás, o rugby é extremamente popular por aqui. O Sporting Union Agen é o clube de esportes mais popular da região,

Onde comer em Agen

Agen oferece restaurantes da cozinha contemporânea à cozinha tradicional francesa. A ameixa, iguaria da cidade, sempre está presente de alguma forma nas receitas. O Mariottat é um dos restaurantes mais famosos e elegantes da cidade. No entanto, há também opções mais informais e igualmente saborosas.  

ANOTE:

  • Museu de Belas Artes
  • Catedral de Saint-Caprais (século XII). Listada como Patrimônio Mundial da UNESCO,
  • Igreja Notre-Dame
  • Caminhar pelo ponte do canal.
  • A rua Beauville
  • A rue Richard Coeur de Lion irá levá-lo para a igreja dos jacobinos
  • Teatro Ducourneau
  • Igreja de Saint-Hilaire (século XV)
  • Igreja Sainte-Foy
  • Jardim Jayan 

 

POST PATROCINADO
Texto de Guilherme da Luz que trabalha para o site France Voyage e viaja frequentemente para a França. Após conhecer a charmosa cidade de Agen, decidiu compartilhar algumas dicas para inspirar você na sua próxima viagem!
Texto e fotos deste post são de responsabilidade da France Voyage
 
Saiba mais em www.france-voyage.com/franca-turismo

 
Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier pela ABS-RS. Acima de tudo, turista apaixonada por café da manhã, vinhos e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Sem Comentários

DEIXE SEU COMENTÁRIO