Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

5 dicas de aluguel de carro para dirigir na neve

Dicas essenciais de aluguel de carro para dirigir na neve

Tudo que aprendi dirigindo na neve em montanhas na Califórnia

Alguns cuidados são essenciais para alugar carro para dirigir na neve. Fizemos uma viagem à Califórnia em família e vivemos a experiência na pele de como é importante alugar o carro certo para um destino com neve. Opa, Califórnia com neve? Sim, a Califórnia tem neve nas montanhas durante o inverno, e estações de esqui famosas como Lake Tahoe.

carro para dirigir na neve

No nosso caso, nós precisamos alugar um carro para família para viajar pela Califórnia durante o inverno. O veículo alugado precisava ser relativamente grande (malas e 4 pessoas) e seguro para enfrentar possíveis tempestades de neve já que íamos dirigir até South Lake Tahoe (estação de esqui de Heavenly). Assim, foi justo nesta viagem que aprendi a alugar o carro certo para dirigir na neve. Afinal, enfrentamos a tal temida tempestade de neve ao subir a estrada para a estação de esqui de Heavenly. 

Durante a tempestade que vivenciamos, vimos muita gente parando carro no acostamento e colocando correntes nas rodas. Como alugamos o carro certo, não foi necessário colocarmos correntes e fomos liberados pelos guardas da patrulha da estrada. Eles paravam todos os carros que não eram AWD para colocar as correntes.

+ Consulte aqui os melhores preços em mais de 100 locadoras de veículos

aluguel de carro

E foi a partir dessa experiência bem sucedida na Califórnia (ufa!!) que destaco alguns itens essenciais para alugar carro para dirigir na neve. Nós, brasileiros,  não estamos nada habituados com neve na estrada, concorda? Só com buracos e terra, kkkkk

5 dicas essenciais para alugar o carro certo para dirigir na neve

aluguel de carro neve

1. Modelo 4×4 tração total – AWD

Essa é a dica principal, número 1. Na neve, escolha alugar carro 4×4  tração total nas 4 rodas (AWD). São modelos fortemente indicados para pistas com acúmulo de neve. Em inglês, AWD é sigla para “All Wheel Drive – veículo que pode alternar automaticamente entre a tração 4×2 e 4×4 dependendo das condições da pista.

 

No caso de neve intensa, você deverá utilizar a tração 4×4 total (AWD). A principal função é aumentar a capacidade de tração do veículo em áreas com pisos de pouca aderência. Mas muito cuidado, eu olhei o manual do carro que alugamos e estava escrito que não pode dirigir em alta velocidade alterando o carro para esta tração. Nós não ultrapassamos os 40km  por hora (talvez 30Km )quando acionamos a tração 4×4 total.

carro para dirigir na neve

No início a paisagem estava linda, mas aos poucos fomos ficando assustados com a estrada com neve

Foi por conta do nosso carro alugado ser AWD que a patrulha americana da estrada nos liberou quando a tempestade da neve apareceu. Quem o carro não era AWD, eles paravam  no acostamento para colocar correntes nas rodas.

carro para dirigir na neve

patrulha parando quem não tem corrente (chains Required) ou carro AWD (4W Drive with Snow Tires)

 

3. Pneus para neve, Snow Tires

Esse é um item difícil de encontrar nas locadoras de carro, tanto para quem reserva online (não existe) quanto nas lojas físicas. Deve ser até raro ou até inexistente. A dica é na hora de alugar ou retirar o seu carro, pergunte sobre este item: Snow Tires (em inglês). Os pneus com este item possuem símbolo de neve de montanha (pneu somente para o inverno). O ícone fica na parede lateral do pneu que atende aos requisitos rigorosos de desempenho de tração na neve em estradas escorregadias e até congeladas.

Já os pneus com o símbolo M+S (all seasons) também funcionam bem para neve e são altamente recomendados. Foi este modelo (M&S) que utilizamos em neve intensa e funcionou bem !

Enfim, nossa experiência foi com tempestade de neve moderada a intensa e fomos muito bem na estrada com o carro AWD, o pneu M+S, pouca velocidade e cautela. Ah, o motorista também era muito bom (meu marido), isso conta!! 

Pneus para neve


4. Muita cautela: pouca velocidade, dar distância

Gente, neve desliza, forma gelo na pista, dificulta a visibilidade na estrada. Logo, toda a precaução é essencial. Vá devagar, faça curvas com muuuuita suavidade. E, acima de tudo, deixe mais distância entre o carro da frente caso seja necessário frear. Por fim, procure usar a parte mais limpa da estrada (marcas que os carros já fizeram ao passar). 

E não custa lembrar: não ultrapase os 40 km por hora quando engatar a tração 4×4 – você vai inclusive sentir o carro diferente nesta tração 

aluguel de carro para dirigir na neve

5. Conexão na estrada: mapas e condições do tempo e estrada

Sim, conectividade. Não deixe de comprar o seu chip internacional para celular pois é essencial para uso de mapas na estrada (Google Maps ou Waze) além de acompanhar os sites que dão condições em tempo real  da estrada e tempo. Muitas vezes, as estradas podem fechar por conta da tempestade de neve.

Nós usamos o Chip da Easysim4U que compramos no Brasil e funcionou muito bem. Aliás, toda a família usou este chip.

 

carro para dirigir na neve

Nosso carro que alugamos para neve e o super motorista Mojo que enfrentou bem a tempestade

E as correntes para neve?

Como seguimos todas as recomendações acima, nós não chegamos a comprar correntes e nem aprendemos como colocar. Nos sentimos seguro no carro modelo SUV que alugamos AWD. De qualquer maneira, e por precaução, é sempre bom ter as correntes em áreas de neve intensa. Na estrada para South Lake Tahoe, vimos correntes sendo vendidas no caminho e nos postos de gasolina.

aluguel de carro para dirigir na neve

correntes (chains) para vender na estrada

E que tipo de carro alugar?

Nosso carro alugado foi da categoria SUV – escolhemos o modelo que tinha disponível com AWD (Tração integral 4×4) que foi o Sorento da Kia. Gostamos bastante do veículo, só achamos o porta-malas pequeno pois tínhamos muita bagagem. Normalmente carros pequenos não tem o AWD. 

carro para dirigir na neve

Nosso carro que alugamos para neve e o motorista Mojo que enfrentou bem a tempestade

A viagem de Lake Tahoe com estas dicas de dirigir na neve estão nos Destaques do perfil do blog no Instagram: @cafeviagem

 

Gostou das dicas?

Se achou as dicas úteis para alugar o seu carro na neve, uma forma de retribuir é fazendo suas reservas através dos links do Café Viagem sem pagar nada a mais por isso (ganhamos uma pequena comissão através deles). É um jeito de agradecer e motivar o Café Viagem a seguir dando boas dicas por aqui. Um beijo e obrigada! E cuidado na hora de dirigir na neve.

+ Consulte aqui os melhores preços em mais de 100 locadoras de veículos

RESOLVA SUA VIAGEM


+ Hospedagem: Encontre seu hotel com descontos de até 50% e a facilidade do cancelamento gratuito

+ Airbnb: aluguel de casas ou apartamentos por temporada  pelo mundo

+ Aluguel de carro: cotação entre principais locadoras e  ofertas com RentalCars 

+ Aluguel de Carro: outro site, Rentcars, com ofertas de aluguel de carro e entre principais locadoras

+ Real Seguro Viagem: busca por melhores ofertas de seguradoras de confiança

+ GetYourGuide : pacotes, passeios, transporte e ingressos 

+ Chip Celular: Chip Celular EasySim4U – EUA, Canadá e + de 140 países

 

+ Dicas de viagens com neve no Café Viagem

ROTEIRO NEVE CALIFÓRNIA:  Esqui em Heavenly Lake Tahoe, nossa experiência em família 

DICA DE HOTEL:  hotel em Heavenly para família

ONDE COMER: dicas de restaurantes em Heavenly Lake Tahoe 

CHILE: experiências de ski no Chile em Valle Nevado e Portillo

 

Agradecimentos especiais a Mike Frye que nos deu conselhos importantes na viagem de carro no inverno dentro das áreas com neve da Califórnia

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier pela ABS-RS. Acima de tudo, turista apaixonada por café da manhã, vinhos e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Sem Comentários

DEIXE SEU COMENTÁRIO