Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

O meu tipo de resort: Arraial d’Ajuda Eco Resort na Bahia

Passar uns dias no Arraial d’Ajuda Eco Resort com a família foi certamente uma experiência inesquecível. Foi tudo que eu esperava e sonhava de um resort na Bahia (e no Brasil): charme, bom gosto, muita natureza, boa gastronomia e beira de praia. Abre aspas: preciso confessar que não sou muito fã de resorts. Já ouvi falar de resorts do nordeste all-inclusive bastantões sem qualidade, que tocam axé e com decoração sem graça. Saiba que nada disso acontece no Arraial Eco Resort (ufa!). Passamos em família quatro noites no  resort Arraial d’ Ajuda  no início do mês de fevereiro e adoramos. Reservamos antecipadamente pelo site do Booking.com que garantiu um bom desconto.

Fomos eu, meu marido, nossos filhos e minha mãe que pagou a hospedagem em comemoração a uma grande conquista pessoal. Sorte a nossa que estávamos com ela para brindar a vida nesse lugar fantástico na praia do Arraial d’Ajuda na Bahia, ao lado de Porto Seguro.

 

—– Chegando ao Arraial d’Ajuda Eco Resort 

Fomos de avião de Porto Alegre (RS) a Porto Seguro na Bahia. Do aeroporto de Porto Seguro, pegamos um táxi até a balsa do Arraial d’ Ajuda Eco Resort (trajeto bem próximo de aeroporto). Para quem não sabe, a praia do Arraial d’Ajuda fica coladinha em Porto Seguro, ao sul. O caminho mais rápido para chegar ao Arraial é pela travessia do rio Buranhém que é feita de balsa. Porto Seguro tem transporte de balsa diário (pedestres e carros) em vários horários para a praia do Arraial. O Arraial d’ Ajuda Eco Resort oferece aos hóspedes uma balsa exclusiva (inclusa no valor da diária) que desembarca dentro do hotel. O passeio foi uma delícia.

Da balsa você finalmente entende a localização privilegiada do Arraial d’ Ajuda Eco Resort. O resort está em uma ponta – entre o rio Buranhém e o mar – chamada de Ponta do Apaga-Fogo.

Ao longe, na ponta, a localização privilegiada do Arraial d’ Ajuda Eco Resort

Em menos de 10 minutos estávamos diante do nosso portal do paraíso. Pensa em uma pessoa vibrando com sorriso na orelha… eu!!!!!!!!!!!!

meu assistente fotógrafo também estava ansioso para conhecer o hotel

—– Check in na Ilha da Fantasia

Na chegada, você é recepcionado, já na balsa,  por uma das moças bem vestidas da equipe do hotel. Abre parênteses: o figurino dos funcionários bem como as almofadas, tecidos e decoração dos ambientes do resort são lindoooos, de extremo bom gosto. Nada é exagerado, nem pretensioso. Pelo contrário, tudo é elegante e rústico na medida certa do descanso em meio à natureza da Bahia. O paisagismo é de arrepiar…

Enquanto se preenche os formulários de check in, você recebe uma água de coco de boas vindas e todas as explicações sobre o funcionamento do resort que oferece atividades, excelente gastronomia e acesso livre ao parque aquático Arraial d’Ajuda Eco Parque

todos os ambientes são charmosos no Arraial d’Ajuda Eco Resort

os orixás estão espalhados no jardim do Arraial Eco Resort

As diárias incluem meia-pensão com café da manhã e + 1 refeição que você pode escolher entre almoço ou jantar.  Na verdade pode também almoçar e jantar no mesmo dia e no outro não usar as refeições e comer fora durante um passeio pelas praias do Arraial ou Trancoso.

—– A praia e a piscina

As piscinas do hotel ficam de frente para o mar. Sim, as areias da Praia do Mucugê são logo ali, com aquela função de maré baixa e maré alta. Todos os dias o hotel fornece a tabela de horário das marés para saber quando o mar estará ideal para banho e também para curtir a areia da praia nas cadeiras e guarda-sol do hotel.

Entre o mar e a piscina do Arraial Eco Resort

Quando a maré baixa bastante e a água seca,  muita gente caminha pelas pedras e areias. É interessante ver a diferença no mesmo dia, da paisagem do mar. A cor da água não é a mais bonita do mundo, mas a gente curtiu o banho de mar.

maré baixa na beira de praia do Arraial Eco Resort

A gurizada gostava mais de ficar na piscina, é claro. Tem a piscina onde acontecem as brincadeiras, a piscina mais quentinha com massagem (meu número!) e outras duas menores. Enfim, tem espaço de sobra curtir com tranquilidade e sem tumulto.

A quinze ou vinte minutos de caminhada do hotel tem um bar à beira mar que pode ser um boa pedida para almoço, o Sting.

vida mansa do Arraial d’Ajuda Eco Resort …

 

—– Nossos quartos (vista para o rio)

O hotel tem dois andares e mais de 150 quartos. Como estávamos em 5 pessoas (3 adultos e 2 crianças) pegamos dois quartos conjugados. Escolhi as acomodações da categoria mais simples porém com um plus que custa um pouco mais caro e que fez toda a diferença. Vai por mim, vale muuuuuito a pena investir no quarto com vista para o rio. Eu não solicitei, mas também fez toda a diferença o nosso quarto ser no andar térreo (solicite na sua reserva!).

O que curtimos no quarto do Arraial d’ Ajuda Eco Resort

Internamente os quartos da nossa categoria eram bem confortáveis, amplos, brancos, sem muitos luxos. Eu gostei bastante pois tinha cara e a praticidade de praia: armários e banheiros grandes, tela para mosquitos, local para pendurar roupas de banho molhadas no banheiro.

quarto das crianças e da minha mãe ao lado do nosso e o nosso visual da varanda para o rio

As varandas dos nossos quartos, com rede, davam para um jardim incrível com quiosques-camas para apreciar o pôr do sol ou amanhecer diante do rio: simplesmente um dos pontos altos da nossa estada.

nosso cantinho favorito no Arraial d’ Ajuda Eco Resort

Meu lugar favorito de todo o hotel foi ali, lendo meu livro da Rita Lee e tomando um vinho no fim de tarde e namorando.

Quando a gente não chegava a tempo para reservar a nossa ” cama” ao pôr do sol sobrava o banquinho

A vista dos barcos passando, na natureza e de Porto Seguro de longe (vai por mim, Porto Seguro de longe é bem melhor , mais bonita e nada barulhenta!) .


Porto Seguro é ali, do outro lado do rio

Os quartos que dão para a piscina com vista para o mar são os mais caros e tem uma decoração mais caprichada. Mas particularmente, gostei mais da nossa localização com vista para o rio pois além do fim de tarde de aplaudir de pé, era mais silencioso (sem o barulho dos hóspedes na piscina) e próximo dos dois restaurantes principais do resort. Fica a dica!

Os quartos com vista para o mar e piscina são os mais chiques e próximos do Clubinho kids

 

—– Estrutura e Atividades do Resort Arraial

O Arraial d’ Ajuda Eco Resort tem um clubinho para crianças com monitores  (das 9h às 22h – crianças de 4 a 12 anos) e vários brinquedos ao ar livre e dentro do Kid’s Club. Crianças menores de 4 anos podem usar o Clubinho mas acompanhadas por pais ou responsável. O resort oferece carrinho de bebê e Copa Baby.

Kid’s Club

Bem, como meus filhos não têm mais idade para usar o Kid’s Club, não tive como testar, mas parecia bom. Eles aproveitaram as atividades de esporte e brincadeiras de monitores na piscina. Todos os dias o hotel dispõe de uma programação com aulas de yoga, tênis, futebol, entre outras atividades. Eu fiz a aula de yoga que acontecia ao ar livre, entre as árvores, bem em frente à varanda do nosso quarto.

Aula de yoga pela manhã e relax ao entardecer

O Arraial d’ Ajuda Eco Resort também tem uma academia de ginástica, espaço zen para massagens, quadras de esporte, copa de bebê e três restaurantes: o bar da piscina (mais despojado), o que oferece bufê (o que as crianças adoram) e o mais sofisticado (só abre à noite, indicado para adultos).

Alugando um carro para passeios nos arredores

Por fim, para os que querem conhecer e explorar a região, o resort tem uma área de atendimento para passeios e aluguel de carro. Alugamos  o carro no hotel mesmo com a Ajuda Rent a Car (negociamos bem o valor ) e fomos passar um dia em Trancoso. Valeu a pena!

—– A gastronomia e restaurantes do Arraial d’ Ajuda Eco Resort

Como já comentei anteriormente, o resort inclui na diária a meia-pensão com jantar ou almoço , sem incluir o valor das bebidas.  O almoço incluso é no restaurante principal que serve sempre um bufê bem completo, variando pratos e temáticas das refeições. À noite existe a opção de escolher entre o restaurante bufê e o mais sofisticado, o Restaurante Ponta do  Apaga Fogo. Família com crianças pequenas normalmente elegem o restaurante-bufê para jantar.

o prato do meu filho no restaurante do Arraial d’Ajuda Eco Resort: salmão e coração de galinha, kkkk

Café da manhã e almoço no Restaurante Buranhém 

O café da manhã e a almoço, inclusos na pensão, acontecem no Restaurante Buranhén ( o restaurante-bufê). O ambiente é lindo, de frente para o rio.  O café da manhã merece todos os elogios do mundo, com suas delícias locais bahianas e nordestinas, além de uma infinidade de pães e frutas. Destaco os mingaus que amei e bolinhos com tapicoca. Sonho de café da manhã em família !

Meus filhos adoraram o almoço e jantar do Restaurante Buranhén. Comiam peixe, carne, massas e salada. Nos fins de semana o restaurante-bufê do resort oferece jantares e almoços temáticos como o Jantar Bahiano (com música ao vivo de excelente qualidade!) e a feijoada.

Restaurante Ponta do Apaga Fogo

À noite, indico fortemente a experiência da gastronomia mais elaborada no Restaurante Ponta do Apaga Fogo que precisa ser agendado no próprio hotel. O restaurante tem vista para o mar e a cidade de Porto Seguro. É indicado mais para casais (ou adultos). Jantamos duas noites por lá e foi servido um menu em 3 etapas com entrada, prato principal e sobremesa. Tudo maravilhoso.

restaurante Ponta do Apaga Fogo no Arraial d’Ajuda Eco Resort

Ainda na gastronomia do Arraial d’Ajuda Eco Parque, destaco os vinhos uruguaios da Bodega Filgueira – tem um preço justo e são excelentes. A Bodega foi adquirida pelo proprietário do resort que é mineiro. Ou seja, é o vinho da casa, que é um vinho uruguaio na Bahia, produzido por um mineiro.

Ah, também utilizamos o serviço de bar e restaurante da piscina para almoço e lanche da tarde.

 

—– O Arraial d’Ajuda Eco Parque 

O Arraial d’Ajuda Eco Parque é um parque aquático bem próximo ao resort (acho que uns 5 km). Pertence ao mesmo grupo. Os hóspedes do hotel têm a facilidade de acesso livre ao parque e ainda: toalhas free que você pega no parque mesmo (o hotel fornece uns vales toalha)!!

Nós passamos algumas horas e achamos que tem poucas atrações e muita gente no parque. Mas enfim, acho que para quem nunca foi nos parques aquáticos de Orlando vale a pena. Para gente, que já passou o dia no Discovery Cove de Orlando, ficou difícil se apaixonar pelo parque do Arraial. Gostamos mais de ficar curtindo o hotel mesmo. Mas admito que deu para dar boas risadas. Não testamos os brinquedos mais radicais, mas adoramos o Toboágua TAMBAU, nossa diversão favorita.

família no toboágua do Arraial d’Ajuda Eco Parque

boiando…

Arraial d’ Ajuda Eco Parque

Os brinquedos são importados de uma empresa canadense, considerada a maior fornecedora mundial de equipamentos destinados à parque aquático (os mesmos que fabricam para Disney). Para quem tem crianças pequenas, vale destacar que o Arraial d’Ajuda Eco Parque tem uma área destinas somente a elas e bem divertida e segura.

família no parque

—– Transporte e Transfer 

O hotel tem transfer gratuito para hóspedes para o centro de Arraial D’Ajuda e para o parque aquático, além de a balsa para Porto Seguro mas em horários determinados que devem ser agendados. Em frente ao hotel partem várias vans (que tem saídas com um mínimo de passageiros) que vão às praias do Arraial e até à Trancoso. O custo não é alto e pegamos em dois momentos este transporte para conhecer as praias e o centro do Arraial. Na mesma parada, há táxi à disposição.

A casinha dentro do resort que oferece passeios para região: Trancoso, Recife de Fora, Praia do Espelho, mergulhos e Rota do Descobrimento

Para ir à Trancoso, vale mais a pena (se você estiver em família) alugar um carro. Mas detalhe: vá com calma pois a estrada é repleta de buracos. Na ida fomos pela estrada de terra e na volta, pela estrada de asfalto que é mais distante mas achamos menos perigosa.

Sim, a gente pegou a van que vai para as praias do Arraial

—– Quanto custa ficar no Arraial d’ Ajuda Eco Resort

Nossas quatro noites em família para um casal, minha mãe e dois filhos ( com meia-pensão) no período de fevereiro custou em torno de R$ 6800. Por volta de R$ 964 o valor da diária de um quarto (para até 3 pessoas). No Booking.com encontramos para fevereiro o desconto de 23%.  A dica é sempre ficar ligado nas oferta.

Extras

Nossos extras no hotel de bebidas e refeições extras foram R$ 800 (para os dois quartos). O preço avulso do bufê para criança entre 8-12 é de R$ 33 (que particularmente acho que vale a pena!). Uma cerveja long neck sai R$ 8,50. Uma casquinha de siri, R$ 30. O vinho que recomendo Filgueira Sauvignon Gris custa R$ 65 (preços de 2017)

Para as férias de julho as diárias giram em torno de 1.300 reais para casal e criança de 10 anos.
Até 11 anos, tem cortesia de uma criança no mesmo apartamento dos pais. A 2ª criança será cobrado um acréscimo de 25% da tarifa base duplo da categoria reservada. O hotel tem quartos que comportam famílias com 2 e 3 filhos.

—> Vale dar uma conferida nos valores e ofertas  das tarifas do Arraial d’Aduda Eco Resort no Booking

As diárias do Arraial Eco Resort  incluem:

Meia Pensão: café da manhã e jantar, bebidas não incluídas.
Traslado noturno gratuito para a Vila do Arraial d´Ajuda (em horários e dias  disponíveis )
Entrada ilimitada ao Arraial d’Ajuda Eco Parque em dias e horários de funcionamento
Balsa do resort para travessia do Rio Buranhém 

—– Dica geladinha ao lado do Arraial d’ Ajuda Eco Resort

Na saída do hotel, bem em frente ao desembargue da balsa, não deixe de tomar um picolé histórico de Arraial, os picolés caseiros e naturais do Seu Zé. Há 38 anos, Seu Zé está por lá. Fomos 3 vezes e adoramos. Provamos o de coco, morango, chocolate e cacau. É bem baratinho e imperdível.

Enfim, é um resort para se surpreender. Não acharam? Eu adorei . Era tudo que eu esperava. Pagamos caro pela experiência mas valeu cada centavo. Férias memoráveis !

—– O que visitar na região do Arraial d’ Ajuda Eco Resort

Durante nossa estada no resort, visitamos o centrinho da praia de Arraial d’Ajuda, a praia da Pitinga, a cidade histórica de Porto Seguro, o parque aquático (Arraial d’ Ajuda Eco Parque) e  a praia de Trancoso. Não chegamos a conhecer a Praia do Espelho e Caraíva que são duas atrações turísticas bem famosas dessa região conhecida como COSTA DO DESCOBRIMENTO NA BAHIA. Depois do Arraial d’Ajuda Eco Resort passamos 3 dias na Praia de Santo André em Santa Cruz de Cabrália que fica a 6o km de distância.

Veja + dicas da Bahia no blog:

Fizemos uma viagem em família pela Costa do Descobrimento na Bahia onde visitamos: Porto Seguro, Arraial d’Ajuda, Trancoso, Santo André da Bahia e Santa Cruz de Cabrália. Abaixo, algumas dicas que escrevi sobre esta viagem:

Dia de Iemanjá e Festa de São Brás em Trancoso – bate e volta a partir de Arraial D’Ajuda

ONDE COMER EM SANTO ANDRÉ NA BAHIA

CAMPO BAHIA – O HOTEL QUE HOSPEDOU A SELEÇÃO DA ALEMANHA NA COPA DO MUNDO

TUDO SOBRE A VILA DE SANTO ANDRÉ NA BAHIA

ROTEIRO 1 DIA EM TRANCOSO NA BAHIA

 

SAIBA MAIS

ARRAIAL D’AJUDA ECO RESORT
Praia Ponta do Apaga Fogo
Arraial d’Ajuda – Bahia
BRASIL

Site: www.arraialresort.com
Reservas e ofertas de tarifas, clique aqui


+ DICAS DE VIAGEM EM FAMÍLIA NO BLOG

Post índice com nossas melhores viagens em família

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier pela ABS-RS. Acima de tudo, turista apaixonada por café da manhã, vinhos e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Últimos Comentários
  • a qualidade das imagens me impressiono bastante..
    que lugar lindo..

  • Realmente muito bonito o resort, mas em termos de custo-benefício, a melhor opção do Nordeste é o Salinas de Maragogi. E não deixa nada a dever ao de Arraial d’Ajuda.

  • Senti um preconceito com a música baiana rsrs
    Post lindo!! Parabéns

  • Bom dia Alexandra.
    Parabéns pela descrição detalhada do resort.
    As fotos mostram muito bem o que existe.
    Estou querendo ir agora em março, mas para mim é muito importante que a água do mar seja quente e limpa. Buscando em outros sites,parece que vi algas na areia. Você poderia me descrever sobre o mar e também até que horas a maré permite uma faixa de areia na praia?
    Desde já agradeço a tua atenção.

    Márcia

  • parabéns alexandra!
    as imagens e as descrições são incríveis
    concordo com duto que você achou do resort srsr

    sou chf de garde manger nesse resort (responsável pelos pratos frios,saladas,molhos…)

    espero que retorne outras vezes

    grato

    wEZERI SOARES

  • Olá. Adorei seu post!
    Será que esta travessia de balsa enjoa ou não balança muito ?
    Obrigada

DEIXE SEU COMENTÁRIO