Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

Aventura, o vinho de garagem da serra gaúcha

Aventura Garage Wine é o vinho de garagem da serra gaúcha. Mas você conhece o termo vinho de garagem? Ou ainda, garage wine ou vin de garage? Para mim foi uma novidade deliciosa quando fui convidada para degustar o Aventura. Trata-se de um projeto novo de dois jovens enólogos inquietos e criativos de Bento Gonçalves. Admito que logo de cara, sem provar os vinhos, fiquei apaixonada pelos rótulos e pela proposta do conceito.

E o que é o vinho de garagem?

Segundo um dos enólogos do projeto Aventura Garage Wine, Roberto Cainelli,  o vinho de garagem nasceu na França na década de 90. É um conceito de liberdade de expressão para os enólogos de empresas que normalmente eram sujeitos a produzir apenas a demanda do mercado (e da empresa). Esses enólogos franceses pegavam uvas, se uniam em garagens e elaboravam vinhos autênticos. Alguns desses vinhos ficaram famosos e receberam excelentes pontuações de críticos, fazendo nascer o termo ” vinho de garagem”.

Em suma, o vinho de garagem é um vinho propositadamente elaborado em pequena produção, com estilo próprio e autêntico, das melhores parcelas de uvas. Pode ou não ser elaborado em uma garagem. Normalmente, resultam em vinhos de qualidade que surpreendem. Uma filosofia que vai contra a produção massificada e que destaca o artesanal, mesmo usando de tecnologia.

vinho de garagem

Sobre o Aventura Garage Wine

O Aventura Garage Wine é um projeto fresquinho de dois enólogos de Bento Gonçalves: Roberto Cainelli (da vinícola Cainelli) e Edgar (da Sinigaglia), especializado em viticultura, viveirista bem famoso da região (grande conhecedor de mudas) que faz um trabalho singular de pesquisa de novas variedades de uvas.

A dupla se uniu e tentou fazer um vinho diferente, 100% feito a mão🍷🍷.

São dois vinhos que acabam de ser lançados em garrafas numeradas do Aventura Garage Wine: um branco Alvarinho e um tinto Rebo. Dois vinhos jovens e potentes, completamente diferentes.

As primeiras garrafas estão à venda na Fanpage do @aventuragaragewine .No total são apenas 600 garrafas, somente das melhores uvas.

Gostou do nome, Aventura? Eu gosto, acho que fazer vinho é mesmo uma aventura. Ainda mais com este conceito de “vinho de garagem”.

vinho de garagem Aventura

Alvarinho Aventura Garage Wine

A uva Alvarinho é típica da região do Minho no norte de Portugal e Galicia (norte da Espanha). Para quem mora no sul do Brasil, também é uma uva conhecida dos vinhos uruguaios das vinícolas Boza e Gárzon (que produzem “albariños ”  de excelente qualidade). Normalmente são vinhos brancos frescos e aromáticos, lembrando frutas como pêssego, limão, maracujá, abacaxi, além de flores.

O alvarinho não é uma uva conhecida ou muito produzida no Brasil, por isso a surpresa de ter um vinho desta casta. Foi o primeiro vinho que degustei da Aventura e estava extremamente curiosa. É um branco bem encorpado, com tom forte amarelo ouro. Não sou expert em degustação profissional de vinhos (apenas uma amante), por isso minha avaliação é amadora. Senti as notas do carvalho francês (o vinho tem  3 meses completam o seu bouquet). É um vinho de personalidade, um branco marcante e nada suave. Com persistência longa. O meu preferido da Aventura foi o tinto que conto a seguir.

Curiosidade: o Vinho Verde, típico e exclusivo da região do Minho é um corte de diversas castas portuguesas, incluindo a Alvarinho.

Rebo Aventura Garage Wine

O Rebo é conhecido na Itália por Merlot melhorado, resultado do cruzamento das uvas Merlot e Teroldego, desenvolvido em Trento por um professor que deu seu nome ao varietal (Rebo Rigotti). Nunca tinha um visto ou provado um vinho Rebo e adorei. Degustei durante um churrasco de domingo e harmonizou muito bem com carnes vermelhas, principalmente o porco. Gostei do rótulo que sugere também harmonizar com jantares românticos, amigos e inverno na serra.

Todos que provaram comigo adoraram esse vinho. Foi o meu preferido. O Rebo da Aventura tem estágio de 8 meses em carvalho francês e tem edição limitada de apenas 400 garrafas.


SAIBA MAIS

 

AVENTURA GARAGE WINE

Vendas e informações pela Fanpage www.facebook.com/aventuragaragewine
Como são poucas garrafas, eles avisam: “não demore, estamos rapidamente bebendo o estoque !” Se você ficou interessado, é bom enviar logo uma mensagem inbox ou ligar para o Roberto Cainelli.

Preço: os vinhos custam R$ 100 (Alvarinho) e R$ 110 (Rebo).

 

Vinícola Cainelli: um lugar em Bento Gonçalves para se apaixonar

 

Mais dicas de vinho e vinícola na serra gaúcha


Seleção de 10 vinhos e espumantes para brindar em Garibaldi, Capital do Espumante

Estrelas do Brasil – vinícola com vista única para o Vale Aurora, situada na Rota das Cantinas Históricas (Faria Lemos, Bento Gonçalves). Destaque para os espumantes

Vinícola Salton uma das maiores produtoras de espumante e vinhos do Brasil com localização cênica para tours e degustações

Vinícola Cristófoli  – vinícola que oferece degustação, almoço harmonizado e a incrível experiência do Edredom nos Parreirais e Tour Vinho e Paisagem

Vinhos Vaccaro – na Estrada do Sabor

Pizzato Vinhas e Vinhos – um merlot referência da região e uma vinícola imperdível no Vale dos Vinhedos

Vinícola Luiz Argenta em Flores da Cunha – impressionante vinícola que também oferece almoço harmonizado em seu elegante restaurante

Wine Garden Miolo –
um espaço muito charmoso no jardim da Miolo com lanchinhos e bebidinhas

Vinícola Cainelli – uma vinícola para se apaixonar na rota do Vale do Rio das Antas , próximo à Salton. Tem museu, degustação e atividades imperdíveis durante a Vindima.

Cooperativa e Vinícola Garibaldi – visita e degustação às cegas

Dal Pizzol – vinícola com parque, EcoMuseu da Cultura do Vinho, loja de varejo e restaurante. Na Linha Faria Lemos na Rota das Cantinas Históricas.

3 vinhos e 3 vinícolas  | dica de vinhos e vinícolas para visitar em um dia ou um fim de semana

Fenachamp – a grande festa do espumante brasileiro que acontece de dois em dois anos em Garibaldi (outubro)

Avaliação Nacional de Vinhos evento único para os apaixonados por vinho. Acontece 1 vez ao ano, maior degustação de amostras de vinho do mundo

 

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier pela ABS-RS. Acima de tudo, turista apaixonada por café da manhã, vinhos e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Sem Comentários

DEIXE SEU COMENTÁRIO