A romântica e fabulosa Big Sur na Califórnia

Por Alexandra Aranovich

Big Sur não chega a ser uma cidade. Está mais para uma reserva florestal na fabulosa costa do Pacífico na Califórnia. A região fica muito próxima de San Simeon (leia sobre a cidade no post anterior), por volta de 40 km de Carmel e a 390 km de Los Angeles. Encontra-se por lá (afora as belezas naturais) alguns campings, resorts, hotéis, posto de gasolina, lojas de conveniência, hiking e praias paradisíacas (mas o mar é sempre um gelo, não custa alertar!).

Restaurante charmoso e gostoso na estrada de Big Sur

Restaurante charmoso e gostoso na estrada de Big Sur

Mapa do site http://www.bigsurcalifornia.org/

Mapa do site http://www.bigsurcalifornia.org/

Enfim, para quem curte natureza e tranquilidade é uma parada imperdível para acrescentar na sua viagem de carro pela costa da Califórnia. Visitamos Big Sur à tarde (das 16 às 19 horas). Pegamos uma praia, jantamos e partimos para San Simeon, onde dormimos. Meu primeiro contato com Big Sur foi no site do Ricardo Freire – Viaje na Viagem. Ele citava um hotel ultrachique para tomar um drinque ou fazer uma refeição, o Post Ranch Inn. Contudo, descobrimos, ao chegar lá, que no auge do verão californiano você só entra no hotel se for hóspede. E mais: fora da alta temporada é preciso fazer reservas antecipadas para o restaurante de pratos orgânicos (Sierra Mar). Assim, foi preciso descobrir sozinha outro local para uma boa refeição. O Post Ranch Inn e sua vista magnífica no topo de uma montanha ficarão reservados para uma próxima viagem beeem romântica. Batemos o olho no simpático Big Sur Bakery Restaurant – que está localizado no meio da estrada – e deixamos nossa reserva marcada para às 18h30. Ah, janta-se cedo nos EUA, lembre-se sempre disso!

visual da área externa do restaurante Big Sur Bakery

visual da área externa do restaurante Big Sur Bakery

Tínhamos duas horas até o jantar e aproveitamos para conhecer uma praia, a Pfeiffer Beach. A praia está localizada dentro de um parque, o Pfeiffer Big Sur State Park. Paga-se uma taxa para entrar na praia e no parque (5 dólares) pois é uma área de preservação. Aviso: ao entrar no parque você perderá o sinal do celular e o do GPS. Ah, e perderá também o fôlego com o visual.

Pfeiffer Beach em Big Sur

Pfeiffer Beach em Big Sur

Praia de Pfeiffer Beach

Praia de Pfeiffer Beach

Finalizamos a tarde com um jantar magnífico no Big Sur Bakery Restaurant.

Depois da praia, um jantar no Big Sur Bakery

Depois da praia, um jantar no Big Sur Bakery

Primeiramente, sentamos na área interna, mas logo trocamos para a parte externa onde o visual estava esplêndido. O menu do restaurante muda conforme a estação. Pedimos um peixe leve com legumes temperados com azeite e ervas frescas. Excelente. Além de jantar, o restaurante também serve brunch, almoço e lanches. Ah, e tem um livro de receitas e história do restaurante.

pães de entrada com decoração inspiradora!

pães de entrada com decoração inspiradora!

Prato principal. Leve e delicioso.

Prato principal. Leve e delicioso.

A conta foi meio salgadinha (por volta de 45 dólares por pessoa – sem bebida alcoólica!), mas compensa. Foi triste partir e seguir viagem. Porém, tivemos sorte. Em nosso trajeto até San Simeon (40 km) pegamos um fim de tarde fantástico. Recomendo muito o percurso nesse horário.

após o jantar, mais estrada e pôr do sol até San Simeon

após o jantar, mais estrada e pôr do sol até San Simeon

ATENÇÃO:  Big Sur: Highway 1 ficará interditada pelo menos até setembro de 2017.

+ DICAS DO CAFÉ VIAGEM NA COSTA DO PACÍFICO NA CALIFÓRNIA

ROTEIRO DE CARRO SÃO FRANCISCO LOS ANGELES (bate e volta)

SAN SIMEON – café da manhã

SAN SIMEON – visita ao Hearst Castle

SOLVANG – a pequena cidade dinamarquesa em Santa Barbara Wine Country

LOS OLIVOS – boa mesa e vinhos em Santa Barbara Wine Country

POST ÍNDICE  CALIFÓRNIA NO CAFÉ VIAGEM 

TUDO SOBRE LOS ANGELES – veja o post índice 

Outras atrações:  Piedras Brancas ( parque-reserva com lobos marinhos ), San Luis Obispo , Carmel e a magnífica estrada da Highway 1.


SAIBA MAIS

 

>>> BIG SUR | CALIFÓRNIA 
www.bigsurcalifornia.org

>>> BIG SUR BAKERY – restaurante
47540 California 1
Tel.: (831) 667-0520
www.bigsurbakery.com

>>>  POST RANCH INN refúgio chique e romântico
Highway One – Hwy 1|

www.postranchinn.com
reservations@postranchinn.com

Restaurante: Serra Mar (reserva no opentable)

>>> PFEIFFER BEACH E PFEIFFER BIG SUR STATE PARK
Direção: Highway 1 para Sycamore Canyon Road. A rua é difícil de ver. Fica entre Big Sur Ranger Station e o Post Office. Local para pesca, hiking e pic-nic. Taxa de US$ 5 de entrada. Leve bebida pois não há local para comprar nada.
  

 

  • Compartilhe
Alexandra Aranovich
Alexandra Aranovich
A autora dos textos e fotos do blog é publicitária e faminta por viagens e experiências gastronômicas. Além do Café Viagem, é colunista do Caderno Vida do jornal Zero Hora, autora do Guia Essencial Gramado e Canela da Pulp e do blog Destemperadinhos. Mora em Porto Alegre, mas vive por aí com o coração no mundo, sonhando com o próximo destino.
14
fev
13
Deixe o seu comentário!
  1. Marilia14/02/2013 - 15:51

    Lindo demais!
    Obrigada por compartilhar!

  2. Boia Paulista18/02/2013 - 12:05

    Oi, Alê. Tudo bem? =)

    Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Natalie – Boia Paulista

    • Alexandra Aranovich18/02/2013 - 13:15

      Puxa, valeu Natalie. Obrigada. É sempre uma honra ter um post selecionado por vocês. Ainda mais de um lugar que descobri no Viaje na Viagem.
      Beijos
      Ale

  3. Hilberaldi Correia de Lima27/12/2016 - 14:27

    Fizemos o trecho de San Luis Obispo até Carmel, foi fantasticamente espetacular, tivemos sorte, pois o clima estava agradável e com sol (dezembro). Pernoitamos no Embassy Suites San Luis Obispo, que fica ao lado do Central Coast Plaza Shopping Center e do Madonna Plaza Shopping Center, dessa maneira, pudemos passear bastante e jantar na noite anterior a nossa viagem rumo a San Francisco, via Highway 1. Logo pela manhã tomamos um belo breakfast e partimos para essa nova aventura, passamos por Morro Bay, e pela belíssima praia de San Simeon que fica bem próxima ao Hearst Castle (aliás, praias bonitas não faltaram nessa viagem, vou citar apenas algumas), logo em seguida paramos numa praia que tinha um belo Pier. A estrada é sinuosa e de mão simples, existem vários mirantes para tirar fotos e apreciar a vista. Em Gorda, a qual é uma localidade que fica a 110Km de San Luis Obispo, bem na beira da pista tem um local com café, restaurante, e posto de combustíveis, paramos e nos reabastecemos (nós e o carro). Nesse trecho já estávamos dentro do Big Sur State Park,acredito que foi o trecho mais bonito da viagem, o qual abriga várias atrações e comodidades, como o Big Sur Bakery Restaurant (donuts com café colombiano, o qual é mais parecido com o nosso café), a Pfeiffer Beach, praias tranquilas com leões marinhos e trilhas bem sinalizadas. Depois passamos pela Bixby Creek Bridge e Rocky Creek Bridge, duas pontes muito bonitas com mirante e visual fantásticos. Pouco depois da Bixby Bridge, está o Hurricane Point, que é um mirante com grande estacionamento e fácil de parar, sendo bem sinalizado, a vista de lá rendeu muitos clicks. Em algumas paradas pudemos conviver com esquilos e aves diversas, eles são muito dóceis, mas não abuse da sorte. São muitos mirantes, praias e locais de parada, recomendo que você pare quando o coração lhe ordenar. Califórnia, em breve voltarei.

  4. Lucas Franco23/01/2017 - 17:18

    Big Sur é demais. Fiz o roteiro em set/2016 e valeu cada segundo!

    Na próxima vez quero ir com mais calma e conhecer um pouco mais, belas fotos! :)