Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

Bodegas Carrau da Fronteira Livramento-Rivera agora é Cerro Chapeu

Bodegas Carrau da Fronteira Livramento-Rivera agora é Cerro Chapeu

ATUALIZADO em outubro de 2019 com novo nome da Bodegas Carrau na Fronteira. Alguns de nossos melhores momentos (e descobertas) na viagem pela Rota Farroupilha (RS) envolveram vinho e um querido “vizinho”. Foi chegando na Fronteira da Pazentre as cidades de Rivera (Uruguai) e Santana do Livramento (Brasil), que o Uruguai entrou também para o nosso roteiro deixando marcas memoráveis. Em terras de vinhedos promissores do Pampa, região de vinhos tintos, fomos apresentadas a uma das vinícolas pioneiras do Uruguai, com mais de 260 anos de história, a BODEGAS CARRAU (atualmente Cerro Chapeu).

Carrau Rivera Uruguai

o marco que divide a fronteira e nos revela que chegamos aos vinhedos da Carrau no lado uruguaio

o marco que divide a fronteira e nos revela que chegamos aos vinhedos da Carrau no lado uruguaio

Cerro Chapeu: novo nome da antiga Bodegas Carrau na linha divisória Brasil e Uruguai

Fronteira Rivera-Santana do Livramento

Após a nossa visita à vinícola – e que descrevo a seguir neste post, a Bodegas Carrau passou a se chamar Cerro Chapeu. Os irmãos da família Carrau dividiram os bens e o enólogo Francisco Carrau ficou com a propriedade da Fronteira que passou a se chamar Bodega Cerro Chapeu. Minha grande dúvida era sobre o vinho ícone da Carrau, proveniente dos vinhedos dessa área, o famoso tannat Amat. Degustei os rótulos da Cerro Chapeu na Feira Wine South America 2019 e, segundo o filho do enólogo da bodega, atualmente o vinho que representa o Amat (mesmos vinhedos) é o Batovi Tannat.

O Batovi 2016 recebeu os seguintes prêmios:
93 pontos Wine Enthusiast edição Junho 2019.
93 pontos Descorchados 2019.

Cerro Chapeu Fronteira

Os novos rótulos da Cerro Chapeu (antiga Carrau) que degustei na Feira Wine South America 2019


Rótulos atuais da Bodega Cerro Chapeu 

Atualmente, fazem parte do portfólio da Bodega Cerro Chapéu os seguintes vinhos:

Ysern, 152, Castel Pujol, Sust, Cerro Chapeu e Batovi


Sobre visita à Cerro Chapeu quando ainda era Bodegas Carrau

Um prazer imenso conhecer essa vitivinícola familiar que tem fortes relações com o Brasil. Fundada por um imigrante catalão, Juan Carrau Farres, a vinícola já está em sua 10ª geração de bodegueiros e tem como uva ícone e admirada a Tannat, de origem francesa e muito popular no Uruguai. E é dos vinhedos entre o Brasil e o Uruguai que vem o vinho uruguaio indicado no livro “1001 vinhos para tomar antes de morrer”, o AMAT Tannat. Sentiu a força do terroir?

Bodega Carrau Rivera Uruguay (35)

 

Bodegas Carrau  – atualmente Cerro Chapeu na Fronteira

Quem nos apresentou a vinícola e abriu as portas de Rivera foi o querido IGNACIO CARRAU (atualmente na propriedade da Carrau em Canelones), um dos cinco irmãos que hoje comandam a empresa. Ignacio era, na época da nossa visita, responsável pelos vinhedos da fronteira entre Brasil e Uruguai. Viveu mais de dois anos em Rivera e fala bem o português. Também, pudera, morou grande parte de sua vida no Brasil comandando os negócios da família em solo brasileiro. É conhecido de muitos gaúchos do tempo em que a Carrau também fez história nos vinhedos da Serra Gaúcha. Em Caxias do Sul (RS), a família era proprietária do Château Lacave com vinhos que fizeram sucesso entre a década de 70 e 80 como o Lacave e Velho Museu.

De um lado o tannat campeão dos vinhedos de Rivera (Amat) e do outro, o Velho Museu da Serra Gaúcha

De um lado o tannat campeão dos vinhedos de Rivera (Amat) e do outro, o Velho Museu da Serra Gaúcha

Um dos irmãos de Ignacio ainda vive em Caixas do Sul, onde é professor da universidade e comando o Atelier Velho Museu Juan Carrau.
Bodega Carrau Rivera Uruguay (52)

 

ONDE FICAR EM RIVERA OU SANTANA DO LIVRAMENTO

Enquanto a Carrau não abre sua pousada, sugerimos que você confira as ofertas do Booking em Rivera e Santana do Livramento , nosso parceiro, que oferece a facilidade do cancelamento gratuito na maioria dos quartos. O Café Viagem indica primeiramente o Rivera Casino Resort . E também: o Hotel Verde Plaza, o Hotel Portal , o Hotel Jandaia e a Posada del Bosque

 

NOSSO ANFITRIÃO EM RIVERA, IGNACIO CARRAU

Ignacio contou tudo isso enquanto apresentava a Carrau ao nosso grupo de blogueiros e também a um seleto e renomado grupo de pequenos produtores de vinho uruguaios que visitavam a vinícola. Em uma manhã gelada de domingo e abençoada com um dia de sol, soubemos que as instalações de Cerro Chapeu em Rivera são uma das mais modernas da América Latina. E elas impressionam. Pergunto a Ignacio se qualquer turista pode visitar os vinhedos e ele prontamente me responde que sim, só é preciso agendar (no final deste post deixo os contatos).

Na Bodegas Carrau de Rivera (atual Bodega Cerro Chapeu) é possível fazer a visita para conhecer os vinhedos e produção do vinho, além de fazer uma degustação. E ainda, admirar a paisagem espetacular na tranquilidade imensurável do terroir situado no Paralelo 31, região onde o solo e clima são extremamente favoráveis à vitivinicultura.

O grupo de blogueiros do projeto Farroupilha com Ignacio: Alexandra, Gardênia, Paula, Roberta e Gleiber

O grupo de blogueiros do projeto Farroupilha com Ignacio: Alexandra, Gardênia, Paula, Roberta e Gleiber

Ignacio Carrau

 

QUEM SABE UM FUTURO WINE LODGE CARRAU…

Tivemos a honra de nos hospedarmos na propriedade da família Carrau de Rivera. Contudo, a ideia de uma pousada ou wine lodge na bodega ainda é só um plano promissor para o futuro. Juro que se um dia o plano se concretizar serei uma das primeiras da fila a querer me hospedar novamente por lá, é lindo! Por enquanto, Ignacio hospeda apenas amigos e jornalistas. Nosso grupo de blogueiros se sentiu extremamente lisonjeado de ser recebido com tamanho carinho e atenção. Ignacio não foi só um anfitrião de primeira, foi também amigo e parceiro do nosso projeto.

Bodega Carrau Rivera Uruguay (45)

Do vinho ao café da manhã com essa vista, que experiência!!

Do vinho ao café da manhã com essa vista, que experiência!!

Uma acolhida tão fantástica em nosso roteiro da Rota Farroupilha que quase desviei o caminho para seguir viagem pelo Uruguai. É certo que foi preciso foco para continuar o nosso objetivo. Desviamos levemente dos fatos históricos da Guerra dos Farrapos para mergulharmos nos aspectos turísticos e gastronômicos da região que, apesar de não ter sido palco de batalhas, foi ponto estratégico para que as tropas se instalassem nos s cerros (colinas) da fronteira.

Bodega Carrau Rivera Uruguay (47)

Carrau

 

OS VINHEDOS DA BODEGAS CARRAU ANTES

VINHEDOS CANELONES

Antigamente, as uvas da Bodegas Carrau eram provenientes de duas regiões. A área mais tradicional e conhecida por todos está localizada em Las Violetas, no coração de Canelones (próximo à Montevidéu), onde estão 80% dos vinhedos do Uruguai e a grande maioria das vinícolas do país. Próximo dos vinhedos de Canelones está a Bodega Colón (em Montevidéu) onde acontecem visitas sensoriais, eventos e degustações oferecidas aos turistas e amantes do vinho.Bodega Carrau Rivera Uruguay (4)
Bodega Carrau Rivera Uruguay (50)

VINHEDOS EM RIVERA E SANTANA DO LIVRAMENTO

Contudo, poucos sabem, mas a Carrau também tem vinhedos na divisa com o Brasil e Uruguai, tanto em Rivera como em Santana do Livramento. Desde 1997, a  a Carrau produz vinhos em Cerro Chapeu, região de Rivera. É desse terroir de morros chatos que vem um dos vinhos mais emblemáticos da bodega (considerado por muitos especialistas um dos melhores vinhos da bodega) , o Amat Tannat. Em 2007, o Amat  foi eleito pela revista Wine Spectator o melhor tannat do mundo.

A nova formatação: Bodega Carrau e Bodega Cerro Chapeu

Desde a separação dos vinhedos entre os 5 irmãos da família Carrau, parte ficou com a Bodegas Carrau em Montevidéu e, outra parte, com os vinhedos da Fronteira trocando o nome da vinícola para Cerro Chapeu. Agora, são duas empresas e vinícolas diferentes, mas com a história da família por trás.

A área de produção de Cerro Chapeu em Rivera

A área de produção de Cerro Chapeu em Rivera

Bodega Carrau Rivera Uruguay (51)

Eu ali de penetra na foto do grupo de vitivnicultores do Uruguai que visitavam a Carrau no mesmo dia que a gente

Eu ali de penetra na foto do grupo de vitivnicultores do Uruguai que visitavam a Carrau no mesmo dia que a gente. Que honra!

Bodega Cerro Chapeu: vinhedos na linha divisória do Brasil e Uruguai

Na mesma área de Cerrro Chapeu (que atualmente dá nome a bodega), atravessamos a “porteira” que faz a divisa entre os países e conhecemos o lado brasileiro e mais novo da vinícola em Cerro Trindade (Santana do Livramento RS). Por lá há um novo empreendimento, ainda em fase final de construção, com um visual esplêndido da paisagem dos vinhedos. O prédio terá centro de vinificação, cave,  salas de degustação e possivelmente um restaurante. É uma pequena e moderna bodega boutique.

Prédio do lado do Brasil e o marco da divisória entre os países

Prédio do lado do Brasil e o marco da divisória entre os países

Carrau Cerro Chapeu

Ainda na área do Brasil. A instalação tem tudo para virar um ponto turístico muito em breve

Ainda na área do Brasil. A instalação tem tudo para virar um ponto turístico muito em breve

Paula entre os vinhedos do Brasil e do Uruguai

Paula do Mochilinha Gaúcha entre os vinhedos do Brasil e do Uruguai

ADEGA DA FAMÍLIA CARRAU EM RIVERA

Antes de ir embora, tivemos outra surpresa: fomos conhecer a adega particular da família, no subsolo da casa rosada da propriedade.
Bodega Carrau Rivera Uruguay (42)

Bodega Carrau Rivera Uruguay (33)

Bodega Carrau Rivera Uruguay (30)

Inagcio apresentando o Amat, um dos vinhos ícones da Carrau

Inagcio apresentando o Amat, um dos vinhos ícones da Carrau

ONDE COMPRAR VINHOS EM RIVERA

Quando visitei a vitivinícola de Cerro Chapeu não era possível adquirir os vinhos da bodega (não sei como funciona atualmente . Mas é muito fácil encontrar os bons rótulos da bodega em Rivera nos restaurantes e lojas. Indico fortemente dois pontos essenciais para fazer a sua compra: na loja Le Carroussel Free Shop e Queijaria ( Agraciada 374. Rivera ) e a adega do Shopping Siñeriz. Na Le Carroussel, procure pelo sommelier Jesus que entende bem de vinhos da Carrau e Cerro Chapeu.

Tanto a Bodegas Carrau quanto a Cerro Chapeu têm bons rótulos de entrada com preços mais econômicos e os vinhos ícones para uma grande ocasião.

Bodega Carrau Rivera (4)

 

 Eis alguns vinhos para provar ou levar na mala

AMAT
É o tinto premium da bodega Carrau, elaborado apenas com as melhores parcelas da uva emblemática tannat. Já foi eleito o melhor tannat do mundo. Reserve para uma ocasião especial.

VILASAR
Outro vinho premium da casa, potente, para ocasiões muito especiais assim como o Amat. Tem um valor no Brasil por volta de R$ 399

CASTEL PUJOL
Tem quatro variantes. Branco ou tinto

JUAN CARRAU 
Excelente custo-benefício e é oferecido na maioria dos restaurantes de Rivera (Prove  o sauvignon blanc e o tannat)

YSERN – TANNAT

 

Bodega Carrau Rivera (1)
No final de nossa visita à região da Fronteira da Paz, conversamos com a historiadora Vera do Prado Lima Albornoz sobre a Revolução Farroupilha e sobre a história de Santana do Livramento. A cidade, na época da guerra (1835 – 1845) pertencia a Alegrete, terceira capital farroupilha. Destaco, especificamente neste post, um comentário de Vera que salientou muitas vezes que tudo em Santana do Livramento se misturou. A pradaria da campanha gaúcha continua pelo Uruguai.

Ignacio Carrau, nosso anfitrião apresentando o lado brasileiro da Carrau

Ignacio Carrau, nosso anfitrião apresentando o lado brasileiro dos vinhedos da Carrau

A FRONTEIRA  RIVERA E SANTANA DO LIVRAMENTO, BRASIL URUGUAI

Muita coisa se fundiu na fronteira: cultura e costumes, língua (criando o portunhol), gastronomia, famílias e fatos históricos. Pois então, Vera, em nossa passagem pela Fronteira da Paz descubro que aqui o vinho também se misturou. A Carrau é uruguaia, mas também tem muito do Brasil: na hospitalidade de Ignacio, no Velho Mundo da Serra Gaúcha ou nos novos vinhedos novos da bodega em Santana do Livramento. Obrigada, Ignacio Carrau por essa experiência fantástica e por nos receber de portas abertas em Rivera.

Eu acho que todos nós tivemos um momento memorável na Carrau, certo galera?

Eu acho que todos nós tivemos um momento memorável na Carrau, certo galera?

Bodega Carrau Rivera Uruguay (18)

Até a próxima, Carrau ! Desejando que as porteiras e fronteiras se abram para essas experiências incríveis

Até a próxima, Carrau ! Desejando que as porteiras e fronteiras estejam sempre abertas para essas experiências incríveis

-TEM MAIS DICAS DE RIVERA NO BLOG:

Post Índice com todas as dicas, roteiros e compras em Rivera | Uruguai

 


SAIBA MAIS

BODEGA CERRO CHAPEU
RIVERA | URUGUAI

Rivera (Uruguai) e Santana do Livramento (RS Brasil)
Site: www.cerrochapeu.com
Visitas: somente com reserva prévia
Contato: visitas@cerrochapeu.com e info@cerrochapeu.com

 

BODEGA CARRAU
CANELONES | URUGUAI
Av Cesar Mayo Gutierrez 2556,  Montevideo
Site: www.bodegascarrau.com

 

ÍNDICE DE POSTAGENS DO BLOG SOBRE #ROTAFARROUPILHA RS 

 

FRONTEIRA RS URUGUAI :
RESTAURANTE LA PERDIZ , AGORA EM RIVERA NO SIÑERIZ SHOPPING

BODEGAS CARRAU E OS VINHEDOS DA FRONTEIRA BRASIL-URUGUAI

QUEJOS E VINHOS NA LE CARROUSSEL  – A MELHOR COMPRA DE RIVERA

PARRILLA DO GALPÓN EM RIVERA

RIO GRANDE DO SUL

POST QUE APRESENTA O PROJETO ROTA FARROUPILHA

GUAÍBA – UM PASSEIO NA CIDADE BERÇO DA REVOLUÇÃO FARROUPILHA

UMA TARDE EM CAMAQUÃ, TERRA FARROUPILHA

SÃO LOURENÇO DO SUL  -5 MOTIVOS PARA VISITAR  A CIDADE

RIO GRANDE – TOUR E JANTAR NA CASA EUROPA GASTROBAR

PRAIA DO CASSINO – DICA DE HOTEL 

A FERRADURA DOS VINHEDOS , A ROTA TURÍSTICA DO VINHO EM SANTANA DO LIVRAMENTO

ROSÁRIO DO SUL:  VISITA AO VINHO DA KOMBI E A VINÍCOLA ROUTHIER & DARRICARRÈRE 

SÃO GABRIEL E  AS CASAS ANTIGAS BEM PRESERVADAS 

 A viagem #RotaFarroupilha é um projeto do Territórios em parceria com As Peripécias de uma Flor, Café ViagemMochilinha Gaúcha e participações especiais de Andarilhos do Mundo e da jornalista Criz Azevedo. O roteiro teve o apoio de empresas regionais como BC&M Advogados e Agropecuária Sallaberry, além do suporte do Sebrae Costa Doce e de algumas secretarias de turismo. A viagem usou como base o  Caminho Farroupilha elaborado pelo Sebrae RS  e oferecido como pacote turístico pela Tchê Fronteira Turismo.  
Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier pela ABS-RS. Acima de tudo, turista apaixonada por café da manhã, vinhos e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Últimos Comentários
  • ACOMPANHEI DESDE O CULTIVO DAS VIDEIRAS DOS AFAMADOS VINHOS CARRAU NA DECADA DE 70.
    PRODUTO QUE ENCHE DE ORGULHO AO SEU FABRICANTE POR SUA ALTA QUALIDADE POR EXELENCIA.
    DE IGUAL MANERA VI O NACIMENTO DOS VINHOS ALMADEN NO “CERRO”DE PALOMAS EM 1975 NAS ANTIGAS TERRAS QUE PERTANCERAM A FAMILIA ABDALLA.

  • Desejo adquirir caixas de tannat para oferecer aos meus clientes é possível a compra e como faço?

  • Muito bons os seus posts, estou amando! Queria apenas comentar que a Bodega já não é mais Carrau, agora se chama Bodega Cerro Chapeu – caso queira atualizar seu post! ;)
    Trabalhei lá por quase 6 meses, fomentando a parte de enoturismo. É mesmo um espetaculo de lugar!!

  • A família ainda é Carrau, mas houve uma separação dos negócios. Parte da família cuida da Bodegas Carrau em MVD e parte da Bodega Cerro Chapeu em Rivera. São empresas diferentes agora. :)

DEIXE SEU COMENTÁRIO