16 Cafés em Porto Alegre para curtir com as amigas

Por Alexandra Aranovich

( post atualizado em março de 2017 com novos cafés de Porto Alegre). Porto Alegre (RS) é a cidade onde vivo, onde gosto de tomar um café para encontrar as amigas ou curtir o inverno. Este post foi atualizado com novos endereços de dicas dos nossos melhores cafés de Porto Alegre. Ah, a lista mistura novidades  sem deixar de lado alguns clássicos da capital gaúcha. Se tiver alguma sugestão, fique à vontade para escrever nos comentários. Bom café, bom passeio por Porto Alegre, bom encontro com as amigas (ou amigos!).

1. BARBARELLA BAKERY 

Localizado no coração do bairro Moinhos de Vento, na charmosa e pequena rua Dinarte Ribeiro. Um dos raros locais que abre muito cedo para café da manhã em Porto Alegre  e aos domingos. Perfeito para um happy hour com amigos ou café da manhã no final de semana. Nas quartas-feiras realiza o Bread & Wine (lanches da casa harmonizados com vinho). Um dos carros-chefes da casa é o sanduíche Barbarella que leva cebola caramelada, rosbife e queijo. Recomendo: croissants (com presunto e queijo ou acompanhado de geleia e cream cheese), o sanduíche Nikita de pão preto e pasta de atum ou um pain au chocolat com um bom cafézinho. Adoro!

♥ COMBINA COM…
 uma volta pelo Parcão ou pelo bairro Moinhos de Vento antes  ou depois do lanche.
—>  LEIA AQUI o post sobre a Barbarella Bakery no Café Viagem
Rua Dinarte Ribeiro, 56 – Moinhos de Vento | Tel.: (51) 3346-7164
Wi-Fi Free! Das 8h às 21h (dom. 9h às 21h)   | www.barbarellabakery.com

Barbarella Bakery

almocinho gostoso na Barbarella: Nikita e chá gelado!

almocinho gostoso na Barbarella: Nikita e chá gelado!

2. PINK VELVET BAKERY

Um reduto de delícias norte-americanas na capital dos gaúchos. Os donuts são o carro-chefe. E o brunch dos fins de semana faz sucesso. O clima rosa e old school acentua o sabor. Tudo por lá é bem


♥ COMBINA COM…
 uma manhã com chimarrão no parque mais famoso de Porto Alegre, a Redenção (ou Parque Farroupilha). Se for domingo, confira pela manhã o Brique da Redenção , a feira de artesanato que acontece no parque e, depois, vá tomar um café na Pink!

Av. Venâncio Aires, 757 – Cidade Baixa
Tel.: (51) 3062-2600
Sábado e Domingo das 10h30 às 14h e 15h30 às 20h

De seg. a sexta das 12h30 às 19h30
www.facebook.com/pinkvelvetpoa


3. WILLIAM & SONS COFFEE COMPANY

Uma boutique de café com ambiente pequeno e aconchegante. O clima é todo propício para se ter a “experiência do café” passado na hora. A casa produz bebidas de qualidade e sabor superiores com o conceito de grão da fazenda à cidade.  Não deixe de provar o cinamonn roll e o melhor pão de queijo de Porto Alegre, feito na hora (demora um pouquinho mas vale a pena)

♥ COMBINA COM…  um livro, um papo cabeça, uma boa música.

Rua Pedro Ivo, 492 – Bairro Mont Serrat
De terça a sábado das 13h às 19h30
Site : www.facebook.com/williamsonscoffee 

 

4. MERCOPAN

Uma padaria com especialidades uruguaias e com menu de lanches e café da manhã. Serve o tradicional panchos uruguaio  (cachorro quente), alfajores e o pão e miga. Único defeito para mim é não oferecer uma porção deliciosa de doce de leite uruguaio Conaprole como opção para acompanhar os pães. Prove: o misto quente de pão de miga e o sanduíche de croissant.

♥ COMBINA COM… uma voltinha na Praça Carlos Simão Arnt, conhecida por Praça da Encol  no bairro residencial Bela Vista
Av. Ijuí, 642 | Petrópolis Fone: (51) 33918090
Seg. a sex: 8:00 às 20:30 | Sáb 9:00 às 20:30 | Dom. e feriados: 9:00 às 13:00 e 15 às 20:30

Site: padariamercopan.com.br

Mercopan copy

5. CHARLIE BROWNIE

Pequeno (e famoso) reduto de brownies em Porto Alegre. Os chocólatras vão amar. Aliás, a gurizada adora (meus filhos são fãs!). O ambiente é simpático, descolado e vive cheio. Há um grande balcão na parte interna da loja e poucas mesas ao ar livre para quem quiser curtir uma tarde de sol acompanhado de um café e um dos vários sabores de brownies.
♥ COMBINA COM…  relax , dia de inverno, domingo de sol.

Avenida Mariland, 1270
De seg 14h às 19h e de ter a sab 11h às 19h
Tel.: (51) 3391-3901
Site: www.facebook.com/charliebrowniebr

6. SABOR DE LUNA

Outro café com especialidades uruguaias. O dono é uruguaio e o espaço é bem pequeno mas cheio de delícias. Por lá prove: as vigilantes, famosas medialunas doces com calda de baunilha. Nada acompanha tão bem o café como elas. Amo. Prove também as empanadas.

♥ COMBINA COM…
 a leitura de um guia sobre o Uruguai para planejar a viagem enquanto degusta os sabores típicos do país.

Freire Alemão, 328. Mont’ Serrat
Tel.: 3392 4244. De seg. a sábado das 9h às 19h

Site:  www.sabordeluna.com.br
Sabor de Luna copy

combo de café da manhã do Sabor de Luna – foto Fanpage Sabor de Luna

7. DIEGO ANDINO

Sabe doce obra de arte? Esse é o Diego Andino, cara que fez escola com o mestre  Francis Mallmann. Diego Andino  é argentino e ex-jogador de futebol do River Plate. Depois de um acidente no joelho precisou mudar de ramo e acabou em Porto Alegre (para a sorte das “formigas” da cidade). Os doces não são baratos, mas valem cada centavo. Reserve para aqueles dias especiais no clima “eu mereço”. Prove: charlote de frutas vermelhas, brownie suflado, a tradicional mil-folhas e o  petit gâteau quentinho na panelinha.

♥ COMBINA COM…  uma tarde com as amigas e, se for outono, umas fotos na praça bem próxima que tem paisagem de Europa (veja aqui no post do blog!)
Rua Artur Rocha, 795  | Fone: (51) 3264-4198
De seg. a sábado, das 10h às 19h30
Site:  www.diegoandino.com.br

DiegoAndino

panelinha de petit gâteau

panelinha de petit gâteau

8. CAFÉ & PROSA

Um café todo charmosinho na zona sul da cidade. Fica dentro de uma floricultura tradicional de Porto Alegre, a floricultura Winge. Vale pelo clima bucólico e astral especial.

♥ COMBINA COM…  comprar plantas para a casa na própria floricultura Winge.

Rua. Dr. Mario Totta, 963 – Tristeza
Tel: (51) 3264 4954 | De seg. a domingo das 10h às 18h30
Site: cafeeprosa.com.br

Cafe e Prosa Winge

 

9. PRESS CAFÉ E PRESSTISSERIE

O Grupo Press tem mais de um endereço em Porto Alegre. No que se refere a bebida café, talvez  um dos melhores cafés da capital gaúcha. O capuccino é fantástico e recomendo provar com um dos doces da casa, como a mil-folhas.. A filial localizada na Fundação Iberê Camargo tem um cardápio restrito (a casa da Hilário Ribeiro e a da Lucas de Oliveira são mais completas). Contudo, a vista do pôr do sol do Guaíba é de se ajoelhar. Provavelmente, um dos cartões postais mais bonitos de Porto Alegre.

♥ COMBINA COM…  a filial da Fundação Iberê Camargo combina com caminhada ou volta de bike na orla do Guaíba. Já a casa Press da Hilário Ribeiro combina com uma volta pelo bairro Moinhos de Vento (rua Padre Chagas, Dinarte Ribeiro, shopping Moinhos e Parcão)

No bairro Moinhos de Vento: Hilário Ribeiro, 281.
Tel. (51) 3222 77 18
No bairro Petrópolis: Av. Cel. Lucas de Oliveira, 1190 (almoço e café)
Na Fundação Iberê Camargo: av. Padre Cacique, 2000 (café)
Tel: (51) 3247-8000
Site www.grupopress.com.br   
www.iberecamargo.org.br

fim de tarde no Press e Iberê - foto do meu #instagram

fim de tarde no Press Café na Fundação Iberê Camargo em frente ao Guaíba


10. CAFÉ DO MERCADO

Nada mais clássico e Porto Alegre do que visitar o Mercado Público, as bancas famosas 43 e do Holandês, comprar erva-mate e encerrar o passeio com um cafezinho no Café do Mercado. Uma das maiores referência no Rio Grande do Sul em café.

♥ COMBINA COM…  visita ao Mercado Público e ao Centro de Porto Alegre.

Mercado Público, lj 103 Largo Glênio Peres.
Tel: 51 3029.2490.

De segunda a sexta das 8h30 às 19h30 e sábado das 09h ás 17h
Site:  
www.cafedomercado.com.br  

Mercado Público copy

11. AGRIDOCE

É o queridinho da vez em Porto Alegre. Situado na Cidade Baixa, tem um ambiente e clima que nem parece Porto Alegre. É lindo. Uma pena que não abre para café da manhã, só a partir do meio-dia. Excelente local para happy hour cazamiga ou a dois.

♥ COMBINA COM… uma volta pelo bairro jovem e bôemio de Porto Alegre, a Cidade Baixa.

—> Leia aqui o post sobre o Agridoce no Café Viagem
Sarmento Leite, 1024 | Centro Histórico (Cidade Baixa) Porto Alegre – RS | Brasil
Telefone: (51) 3392 7746
Aberto de terça a domingo das 12h às 22h


Agridoce-Cafe-Porto-Alegre-3

 

12. QUINTAL ORGÂNICO

Só abre para café da manhã de segunda a sexta-feira. Tem ambiente perfeito e gostoso para marcar um encontro com amigas, iniciar bem a manhã ou mesmo fazer uma reunião de trabalho. Está situado entre o bairro Bela Vista e Três Figueiras. Nas opções do menu: torrada de pão caseiro, suco verde, tapioca, bolinho orgânico, iogurte orgânico com cereais do Chef, entre outras delícias. Lugar pra se sentir bem. No verão oferece mesas agradáveis ao ar livre.

♥ COMBINA COM… reunião de trabalho, café da manhã saudável e, quem sabe, um pulo nos shoppings Iguatemi ou Bourbon (que estão próximos)

Nilo Peçanha, 633 (esquina Regente) | Bela Vista | POA
Horário do café: das 8h às 10h (segunda a sexta)
Site: www.quintalorganico.com.br

para um café da manhã saudável em Porto Alegre

 

13. MARIA BOLARIA

O ambiente é muito fofo. É a dupla perfeita bolo e café em uma rua que está ficando cada vez mais charmosa em Porto Alegre.  Ah, também serve café da manhã.

♥ COMBINA COM… caminhada pela rua Miguel Tostes para ver lojinhas e outros segredos da rua.

R. Miguel Tostes, 845 – bairro Rio Branco
De terça a sábado das 10h às 18h.  Segunda a partir das 13h
Site: www.facebook.com/pg/mariabolariars
 

a fofura do ambiente para bolinhos em Porto Alegre: a Maria Bolaria

14. Ô DE CASA

Outro ponto com delícias da cozinha americana para acompanhar o café. A  grande atração da padaria Ô de casa é sentar em uma mesinha na rua considerada uma das mais bonitas do mundo (um pouco de exagero, mas a rua é linda!), a Gonçalo de Carvalho. As árvores da rua formam um túnel verde.

♥ COMBINA COM… um passeio pela rua Gonçalo de Carvalho, um café após visita a doente ou recém-nascido no hospital Moinhos de Vento

Rua Gonçalo de Carvalho, 4 – Independência
Tel.: (51) 3557-2064
Segunda a sábado das 8h30 às 20h30
Site : www.padariaodecasa.com
 
 

Considerada a Rua mais bonita do mundo , a Gonçalo de Carvalho tem um café e padaria com mesas ao ar livre


15. CAFÉ DA REPÚBLICA

Assim como o Agridoce, o Café da República é outro queridinho recente de Porto Alegre. Tem ambiente descolado e contemporâneo no coração do bairro boêmio e universitário de Porto Alegre, a Cidade Baixa.

♥ COMBINA COM…  uma reunião de trabalho, uma caminhada pelos points e bares da Cidade Baixa

Rua da República, 38 | Cidade Baixa
Tel.:  (51) 3573-8177
Aberto de terça a domingo, das 12h às 20h
Site: www.facebook.com/caferepublica38

Foto da minha amiga Paula Brum do Mochilinha Gaúcha que adora o lugar ! Saiba mais sobre o Mochilinha em http://www.mochilinhagaucha.com.br/

A nova unidade do Café da República está linda

16. PRISCILLA’S BAKERY

Um ponto tradicional para quem busca a cozinha americana em Porto Alegre. No brunch dos sábados dá para sentir um certo clima Village de Nova York . Aliás, sabia que a Priscilla’s foi fundada, originalmente, no Greenwich Village de NY? No cardápio: omeletes, eggs benedict, panquecas, french toast … I can’t believe it!  Durante a semana serve também almoço.

♥ COMBINA COM…  um sábado pela manhã na feirinha ecológica do Parque Farroupilha. E logo depois, bem pertinho, um brunch americano na Priscilla’s.
Vasco da Gama, 514 – bairro Independência
De terça a domingo, das 9h às 19h30. Brunch das 10h às 16h, sábados, domingos e feriados.
Tel.: (51)  3013-6131

Priscillas Bakery
Priscillas Bakery copy

 

+ DICAS DE PORTO ALEGRE NO CAFÉ VIAGEM

7 Lugares para comer churrasco em POA

8 passeios turísticos para curtir em Porto Alegre

Agridoce Cafe , nem parece Porto Alegre

Barbarella Bakery dupla afinada de pão quentinho e café

Um café no cofre no Centro Histórico de Porto Alegre

2 cafés com charme de bairro em Porto Alegre

A feira orgânica da Redenção (Parque Farroupilha)

 

 

unnamed-1
RESOLVA SUA  VIAGEM 

 

 BOOKING.COM: HOTÉIS COM TARIFAS ECONÔMICAS  EM PORTO ALEGRE 

RENTALCARS: SITE QUE BUSCA MELHORES TARIFAS ALUGUEL DE CARRO EM PORTO ALEGRE

 

HOTEL PORTO ALEGRE
Tem alguma sugestão gostosa de café para curtir Porto Alegre?
Fique à vontade. Escreva nos comentários. Sua contribuição é sempre bem-vinda. Adoramos ouvir a sua opinião!!!

  • Compartilhe
Alexandra Aranovich
Alexandra Aranovich
A autora dos textos e fotos do blog é publicitária e faminta por viagens e experiências gastronômicas. Além do Café Viagem, é colunista do Caderno Vida do jornal Zero Hora, autora do Guia Essencial Gramado e Canela da Pulp e do blog Destemperadinhos. Mora em Porto Alegre, mas vive por aí com o coração no mundo, sonhando com o próximo destino.
19
mar
13
Deixe o seu comentário!
  1. Paula do Mochilinha19/03/2013 - 14:55

    Olá. Todas as dicas são maravilhosas, lugares espetaculares e com muitas delicias. O café do Iberê ainda nos brinda com um por do sol ao final das tardes que é renovador. Um dos cafés da lista, pequenino – o Café & Prosa, considero muito gostoso e inovador, coisa de empreendedor mesmo – você senta, se desejar pode ler materiais que são disponibilizados, curtir o canto dos passarinhos e antes de voltar para a casa passear pela bela floricultura. Ótimas dicas!! Abraços.

    • Alexandra Aranovich19/03/2013 - 15:18

      Oi Paula
      Que honra! Muito obrigada pelo comentário. Às vezes é preciso “viajar dentro da própria cidade” e curtir o que ela nos oferece de melhor, certo?
      Beijos grandes
      ALe

  2. Ana souto28/03/2013 - 00:22

    Alexandra adorei este blog…muito legal! Parabéns para vcs…e aproveito para te convidar e conhecer nossa Spritzeria Pane & Spritz, happy hour e cafeteria,com o legitimo café italiano,assim como os pães ,doces e biscoitos artesanais ,produzidos pelo italiano Gianluca,um apaixonado pela tradição do seu país.
    Abraço e boa viagem para Itália!

    • Alexandra Aranovich30/03/2013 - 15:49

      Obrigada pelo convite, Ana! Assim que der vou dar uma passada para conferir.
      Abraços grandes
      Alexandra

  3. Tatiana Heidrich Mendes09/04/2013 - 14:29

    Oi Alexandra! Muito bacana o blog, parabéns! Devo dizer que me identifiquei com a parte dos cafés, pois sou apreciadora de um bom café da manhã e me ressinto pela escassez de lugares em Porto Alegre que ofereçam produtos de qualidade antes das oito horas! Nem o supermercado abre antes disso! E os poucos que abrem cedo, ainda assim, por vezes, é difícil encontrar o que se procura nesse horário, ou o pão não saiu ainda, ou a máquina de café não tá funcionando essa hora, e por aí vai. O pão preto da Barbarella só sai depois das 10 horas, ou seja, para o almoço. Se você precisa estar no trabalho às oito horas, impossível encontrar um bom café por aí! Bem, acho que um outro lugar que caberia na lista é o Clarita, ali na João Telles com a Vasco, os produtos são maravilhosos, embora só abra lá pelas nove da manhã. Abraço.

    • Alexandra Aranovich10/04/2013 - 10:55

      Oi Tatiana
      Nossa, superconcordo contigo. Sempre achei Porto Alegre carente de boas opções para café da manhã. Ainda mais cedinho ou nos finais de semana. Mas acho que está mudando, espero. Obrigada pelo teu comentário e vou experimentar a tua dica do Clarita pois não conheço.
      Abração
      Alexandra

  4. Alexandra Aranovich17/04/2013 - 09:53

    Uma leitora me enviou este e-mail. Gostei tanto que achei que a lista dela deveria estar nos comentários. Por isso, copiei e colei por aqui. Ótimas dicas, Débora! !!!!!!!!

    ” Oi, Alexandra!
    Como amanhã é o “dia mundial do café”, lembrei do teu post “8 cafés p/curtir PoA” que eu adorei! Aqui em casa, volta e meia bate a vontade de sairmos p/tomar um cafezinho. Da tua lista, ainda não experimentamos o “Café & Prosa” e o “Café do Mercado”. Os outros concordo plenamente!
    O Priscilla’s só conheço o da Domingos de Almeida, fomos váaarias vezes lá, e os nossos acompanhamentos favoritos são o cinnamon rolls, e a apple pie (não tem todos os dias). Todos os dias passamos na Vasco e só essa semana percebi a nova sede. Tenho que ir!
    Press- mil-folhas
    Diego Andino- mil-folhas e petit gateau
    Outros lugares que tomamos café (e acompanhamentos, é claro):
    Café Correto – Applestrudel e Cheesecake ou Brownie (não tenho certeza)
    Machry- cheesecake e outra Torta do dia (não lembro)
    Le Bistrot (pç. Japão)- cheesecake, gateau c/sorvete e torta de maçã ou algo parecido (não lembro bem)
    Dometila Café- cheesecake (provei outra torta mas não lembro tbém)
    Padaria Dalmás – mil folhas, etc (serve café da manhã)
    Cuca Haus- só tomei café uma vez lá, gosto de buscar a AppleStrudel (tem de abacaxi e de linguiça tbem mas não consigo trocar a de maçã) e cucas (de doce de leite, de M&M, de chocolate. Mas tem vários outros sabores) quando vou receber visita ou quando vou na casa de alguém e quero levar alguma coisa (hábito adquirido c/minha mãe, hahaha).
    Patissier- Gateau c/sorvete, cheesecake, Brownie
    Café do Porto- Brownie, Gateau c/sorvete e Chessecake
    Croassonho-
    Love It- acho que não tivemos sorte, no dia que fomos, a torta de chocolate estava “ressequida” e a cheesecake tbém não estava lá essas coisas…
    Kopenhagen (no posto Shell da Casemiro c/Bordine)
    Café do Cofre e o café do MARGS, gostei muito tbém, só que faz tanto tempo que nem sei se ainda existem… Na Casa de Cultura tbém faz muuuito tempo que fomos.
    Frans (passo em frente todos os dias e ainda não cheguei?! Pretendo conhecer nos próximos dias).
    Os seguintes também estão na lista dos que quero conhecer:
    Madame Antonieta
    Empório Mercatto
    Armazem Celare
    Galgos Brancos
    Louise Brasserie
    Café Café Bistrô
    Confeitarias Quero-Quero; Barcelona e Maomé (estas duas nunca provei o café. Acho que não serviam no tempo que fui lá…)
    Chungo (só provei sorvetes)
    Céu da Boca(?bah, não tenho certeza se é esse o nome) (no Zaffari da Fernandes Vieira. O aroma de café no ar é convidativo, o lugar está sempre cheio de senhores e senhoras que moram no bairro)
    Clarita também não conheço. Fui no tempo que tinha outro nome/dono
    Chá da Tarde do Plaza e do foyer do Teatro São Pedro.
    Vários outros que não sei se ainda existem…
    Se eu lembrar de algum outro, te envio outra hora…
    Bom Domingo!
    Um beijo!
    Débora.”

  5. […] Alegre-  Consultório Culinário Love it  ( brunch) Café da manhã na Padarie e Jean Pierre   8 lugares especiais para café  Feira Ecológica no Parque da […]

  6. Loren27/03/2015 - 20:05

    Gente! tenho que compartilhar um café que todos deviriam conhecer! O Gramado Gourmet – bistrô e cafeteria / confeitaria…
    O lugar é rústico e elegante ao mesmo tempo, muito aconchegante e um ótimo atendimento. Muitas bebidas no cardápio, difícil de escolher…

    Almoço lá com frequência (comida caseira e bem fresquinha..nada de buffet…servido à francesa…delícia). E a novidade deles é o café da manhã que servem todos os dias, inclusive aos sábados. Mais uma vez tudo produzido por eles…hummmm!!!

    Quem não conhece, na minha opinião, está perdendo tempo!
    o endereço de lá é bem pertinho do Zaffari do bairro menino deus: Av Getúlio Vargas, não me lembro o número, mas fica ao lado de uma farmácia associadas, na esquina da av bastian / general caldwell.
    Fica a sugestão!

  7. Rosemary weidenbach29/04/2016 - 08:13

    Olá! Gostei do blog.Quando venho a Porto Alegre,fico no centro histórico ou moinhos. Levanto cedo e encontrar um bom café aberto nesses bairros é agulha no palheiro. Mês passado fui na Barbarela e o garçon,olhando-me como se eu fosse um ET,praticamente mandou-me embora.Faltavam cinco minutos para abrir!E as mesas na calçada estavam quase todas colocadas.Uma indelicadeza e falta de educação.Não volto lá.