Cânion Itaimbezinho com crianças: como é a visita e trilha

Cânion Itaimbezinho com crianças

Fizemos o Cânion Itaimbezinho com crianças e adoramos. A atração está localizada no Parque Nacional de Aparados da Serra. Trata-se do cânion mais famoso do Rio Grande do Sul. E também o mais fácil de se visitar e caminhar. Fica bem na divisa do estado de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Está a uns 18 km da cidade de Cambará do Sul (RS) em uma estrada de terra, a mesma que leva para o Parador Casa da Montanha, Bolicho Guabiroba e Sabores da Querência (pontos interessantes para visitar e comer!).

Como chegamos de carro vindo da estrada de Praia Grande a Cambará do Sul (não recomendo este trajeto!), o Itaimbezinho estava bem no nosso caminho e foi o nosso primeiro contato com a natureza da região. O dia estava lindo e prometia um visual incrível. Bora, visitar os Cânions !

Conseguimos, galera!

Onde se hospedar perto do Itaimbezinho

Nós ficamos no PARADOR CASA DA MONTANHA que é um sonho –  experiência sem igual que mescla luxo, natureza e aventura. Contei tudo neste post do Café Viagem – LEIA AQUI

PARA OUTROS HOTÉIS E TARIFAS, CONSULTE AQUI AS OPÇÕES COM ATÉ 50% DO BOOKING que possibilita o cancelamento da reserva na maioria dos quartos.  Sugerimos ainda para hospedagem em Cambará do Sul (RS): Cambará Eco Hotel (ideal para famílias) e Bolicho Gaubiroba. Já em Praia Grande (SC) – um pouco mais longe do Itaimbezinho, sugiro: Pedra Afiada (família e aventura). Pousada Aracema e Morada dos Canyons (romântico)

A entrada no Parque do Cânion Itaimbezinho

Na entrada do parque pagamos o ingresso, por volta de R$ 8 por pessoa + estacionamento  do carro (5 reais). Fomos com o nosso próprio carro e sem guia, tudo muito tranquilo. O primeiro lugar a ser visitado é o centro de visitantes (uma casinha, sede do parque). Por lá há um profissional que orienta o passeio e fornece uma explicação geral de tudo, inclusive da área de preservação.

Chico Mendes é o órgão responsável pela preservação do local. As paredes medem 5,8 km de extensão, 720 metros de profundidade e 600 metros de largura. O nome Itaimbezinho tem origem no tupi-guarani e  significa Pedra cortada (ita=pedra e aimbé=cortada, afiada).

Canyon Itaimbezinho (22)

Canyon Itaimbezinho

Dica esperta

——> Aviso importante: tudo muito simples, sem mapas detalhados. Nesta mesma casa-sede há banheiros, e a primeira coisa a fazer é usá-los já que as trilhas são longas e você provavelmente vai tomar muita água no caminho. E ainda: não há nenhum lancheria para compra de água ou beliscos.Nada mesmo.

Por isso, é importante chegar no local prevenido com no mínimo uma garrafa de água, repelente, protetor solar/boné e, quem sabe, um lanchinho. Vimos muita gente descansando durante a caminhada e fazendo lanche em bancos no meio do percurso e achei uma boa ideia. Fica a dica! Mas por favor, leve um saquinho para a sujeira e não deixe nada pelo caminho.

Canyon Itaimbezinho (1)

As Trilhas no Itaimbezinho

Atualmente, há 3 trilhas principais a serem percorridas.
Na parte alta do Parque, situada no RS: a Trilha do Cotovelo e a Trilha do Vértice. Ambas não necessitam de um condutor. São planas, tranquilas e sinalizadas. Há placas indicando caminho, mas se o dia estiver com muita neblina é bom ter cuidado e não sair da trilha.

Trilha do Rio do Boi

Na parte baixa, os visitantes podem se aventurar na Trilha do Rio do Boi que faz o trajeto por dentro dos paredões do cânion. Nesta trilha é obrigatório um guia experiente para conduzir o passeio, além de sapatos adequados e muita habilidade para caminhar entre as pedras. Abaixo indico alguns relatos/posts de amigos que fizeram essa trilha (eu ainda não fiz)!

Canyon Itaimbezinho (2)

A nossa visita em família ao Itaimbezinho – Trilha do Cotovelo

Chegamos um pouco tarde no parque (por volta das 11h). Todos recomendam chegar bem cedo no parque. Como o dia estava lindo,  mas com possibilidade de nuvens atrapalharem a visão, fizemos primeiro a trilha mais longa de 6 km (3km de ida e 3km de volta), a Trilha do Cotovelo.  Como tem um percurso mais demorado, o parque indica que devemos fazê-la antes das 15h da tarde. A trilha pode ser feita a pé ou de bicicleta, mas não vimos ninguém de bike em nossa vista.

"Mãe, vamooo"

“Mãe, vamooo, chega de fotos “

Acompanhado das crianças, fomos andando e conversando. O dia estava quente e elas reclamaram um pouquinho mas foram bem. Acho que foi a nossa maior caminhada juntos desde os tempos de parque de Orlando.

Canyon Itaimbezinho (16)

Mirantes do Itaimbezinho

A chegada ao primeiro mirante foi o momento mais impactante de todos.  De lá é possível ver a água das cascatas correndo dos paredões e ter uma panorama geral e imenso dessa natureza ímpar.

Canyon Itaimbezinho (4)

Canyon Itaimbezinho (7)

Canyon Itaimbezinho (14) 2

Mais um pouco de caminhada e temos uma das vistas mais famosas e documentadas do Cânion. Esse é o momento para relaxar, sentar, fotografar. Enfim, dedicar tempo para absorver tanta energia.

Canyon Itaimbezinho (15)

Canyon Itaimbezinho (9)

Quanto tempo dura a caminhada da  trilha do Cotovelo

O trajeto todo da Trilha do Cotovelo dura em média 2 horas e, comenta-se, é possível observar cerca de 70% do Cânion. Não encontramos nenhum grau de dificuldade para fazer esta trilha com nossos filhos, só o calor e a reclamação constante de ser uma caminhada puxada de 6 km. “Mãe, falta muito…”

Canyon Itaimbezinho (17)
Quando terminamos a caminhada, era 13h30 da tarde. Todos estavam famintos, suados e cansados. Por isso, deixamos a trilha considerada a mais fácil (Trilha do Vértice)  para uma próxima visita ao Parque. Ela tem  1,4 km (ida e volta) e é a mais indicada com crianças e pessoas de mais idade. Contempla a vista das cascatas e tem mirantes com bancos para apreciar as paredes verticais do cânion. A grande estrela da trilha é a vista da cachoeira das Andorinhas, em ângulos frontal e lateral.

vista da cascata vista do mirante da Trilha do Cotovelo

Partimos do parque em busca de uma boa refeição. Encontrar em uma sexta-feira algo aberto após as duas da tarde não seria tarefa fácil em uma cidade pequena como Cambará. Mas encontramos!! E bem no nosso caminho, na mesma estrada do Itaimbezinho. No próximo post, contamos mais detalhes sobre o gostoso Bolicho Guabiroba.

Canyon Itaimbezinho (8)

Canyon Itaimbezinho (11)

E aí, resta alguma dúvida que  voltaremos para abraçar ainda mais esse verde e esse visual sem igual?

Tal mãe, tal filha!!

Leia também no Café Viagem sobre roteiro Cânions do RS

De carro para os Cânions  – Sobre estradas e melhor caminho

A primeira vez no Cânion Fortaleza

Como é  se hospedar nas barraca térmicas do Parador Casa da Montanha Ecovillage

Almoço campeiro no Parador Casa da Montanha

Almoço caseiro e cerveja artesanal no Bolicho Guabiroba

Para tours de 1 dia  a partir de Gramado ou Canela, veja aqui o post com pacotes sugeridos

SAIBA MAIS

CÂNION DO ITAIMBEZINHO
Estrada do Faxinal Rodovia Rodovia RS-429 – km 18  (estrada de terra)
Cambará do Sul –  RS  | Brasil
Distância do centro de Cambará do Sul (RS): 18km
O Itaimbezinho está situado no Parque Nacional dos Aparados da Serra, na divisa dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, Brasil.

Horário de funcionamento: Das 08:00h. às 17:00h. (terça a domingo).
Ingressos:  R$ 15,00 por pessoa. Brasileiros têm desconto, pagando R$ 8,00. Visitantes menores de 12 anos e maiores de 60 anos são isentos.
Estacionamento: R$ 5,00 para automóveis , R$ 10,00 para ônibus, R$ 3,00 para motos.

Trilhas:
Trilhas do Cotovelo e do Vértice (não é necessário guia)
Trilha do Rio do Boi (obrigatório condutor local). Indicamos Coiote Adventure (fizemos o Cânion Fortaleza com eles, veja aqui o post).
Trilha do Boi – confira o relato da Roberta do  Territórios
Trilha do Vértice – confira o relato da Claudia do Felipe O Pequeno Viajante

Mais informações:
www.icmbio.gov.br
cambaradosul.rs.gov.br/atrativo/canion-itaimbezinho

PARQUES NACIONAIS DE APARADOS DA SERRA E DA SERRA GERAL
Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio. Telefones: (54) 3251.1277 / (54) 3251.1262

Você também encontra nossas dicas em

Facebook      Instagram     Pinterest      Twitter

Vinícola Larentis balanço

Oi, sou a Alexandra Aranovich

Autora do blog Café Viagem, criadora de conteúdo e sommelier. Degusto a vida entre vinhos, viagens e café da manhã. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo. Como posso te ajudar a degustar teu sonho?