Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

Chá e apfelstrudel no museu Castelinho Caracol de Canela

Existem várias tortas de maça famosas em Gramado e Canela. Muitas receitas e estilos. Contudo, nenhuma é tão envolvente quanto a torta de maça (ou strudel) do Castelinho Caracol de Canela (RS). Você se encanta com a história da casa e da família e, mais ainda, como o aroma de maça e canela que vem da cozinha da família Franzen. Vai por mim, esse lugar merece a sua vista!

Castelinho Canela

—– o museu Castelinho Caracol

Misto de museu e casa de chá, o Castelinho Caracol é um programa tradicional do roteiro de Canela na Serra Gaúcha. Num primeiro momento, a gente se encanta com o jardim e os canteiros perfeitos da casa que foi construída entre 1913 e 1915 com madeira de araucária, pinheiro típico da região, e sistema de encaixes sem pregos. Os móveis e alguns utensílios da época foram preservados e podem ser admirados pelos visitantes no museu.

Castelinho Canela25

Castelinho Canela23

—– A sala de chá

A sala de chá fica dentro da casa e é preciso pagar o ingresso de R$ 8 (crianças até 10 anos não pagam) para sentar numa das mesinhas fofas com louças tão coloridas e delicadas. O mais genial de todo o passeio é, sem sombra de dúvida, visitar a cozinha onde é preparada a a receita secretíssima de um dos mais famosos apfelstrudel da Serra Gaúcha.

Castelinho Canela Café Viagem

No panelão, é feito o chá de maça sem açúcar.

Castelinho Canela29

Castelinho Canela28 cópia
Recomendo ir com fome, por volta das 17h (ou até antes, já que o museu e a casa de chá fecha às 17h40) e  tomar um chá acompanhado de um maravilhoso apfelstrudel com nata ou sorvete curtindo o visual da janela que remete ao passado dos imigrantes alemães na Serra.

Castelinho Canela32

 

SAIBA MAIS

CASTELINHO CARACOL
Estrada do Caracol Km 03, s/nº (mesma estrada para a Cascata do Caracol)
Canela| RS
Tel: (54) 3278-3208
Das 9h às 13h e das 14h20 às 17h40
www.castelinhocaracol.com.br
Ingresso museu: R$ 10 (crianças até 10 anos não pagam)
Preço chá + strudel, por volta de 30 reias.


Booking.com

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier pela ABS-RS. Acima de tudo, turista apaixonada por café da manhã, vinhos e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Últimos Comentários
  • Gostaria muito de experimentar esse apfelstrudel com sorvete , dizem que é o melhor do Brasil ,o sul tem tantas coisas maravilhosas que ate agora não sei como não fui conhecer esse castelo, já estive la algumas vezes , e hoje tenho a certeza que me faltou seu guia !se eu não ganhar pretendo comprar urgente rsrsrs

  • Hum, boa lembrança, nas últimas vezes que lá estive nem lembrei do castelinho – isso que dá estarmos tão pertinho. Anotadíssimo, para nossa próxima subida á serra. O chá quentinho acompanhado da torta é impagável, incomparável, delicioso!!! Abraços.

  • Estou seguindo todas as dicas do site e são certeiros! A chá de maçã acompanhado do apfelstrudel com nata é realmente delicioso!!!! (Olha que nem sou fã de maçã).

DEIXE SEU COMENTÁRIO