Colonia del Sacramento – um roteiro para namorar

Por Alexandra Aranovich

Conhecer Colônia do Sacramento no Uruguai era um sonho romântico. Uma cidade muito pequena e colonial que vive de sua história e de uma áurea mágica que a cerca e encanta os turistas. Foi por muitos anos disputada por portugueses e espanhóis que, no passado, travaram grandes batalhas pois a cidade era um ponto estratégico na fronteira. Como consequência desses conflitos, o centrinho histórico guarda estilos arquitetônicos de ambos colonizadores.

Colonia del Sacramento Cafe Viagem w

A principal atração de Colonia é o seu centro histórico, considerado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. É lá que se concentram as pousadinhas charmosas, as lojas de artesanato e souvenirs, as casas antigas e as mesinhas ao ar livre dos animados bares e restaurantes. A rua antiga mais famosa é a Calle dos Suspiros (foto abaixo). Por mim, uma rua é pouco para suspirar. Toda a cidade merecia este título!

Tem que dar: um beijo na Calle dos Suspiros !

Tem que dar: um beijo na Calle dos Suspiros !

Colonia

♥ Colonia sem pressa

É bem verdade que basta um tarde para se ver tudo. Num tour guiado (você pode agendá-lo no Centro de Visitantes próximo à muralha da porta de entrada antiga da cidade), em duas horas você conhece os principais pontos turísticos e um pouco do passado da cidade. Mas aviso: para quem estiver acompanhado (namoro ou lua de mel!), um passeio sem pressa é essencial. E mais: vale muito a pena dormir pelo menos uma noite em Colonia. Ao anoitecer, a turistada – que chega de barco e invade a cidade durante o dia – vai embora deixando o clima ainda mais gostoso para os locais e  casais apaixonados que passeiam tranquilamente pelas ruas pouco iluminadas à procura de um restaurante especial para jantar. Passamos exatas 24 horas na cidade e aproveitamos cada segundo!

O portão antigo da cidade , um bom ponto de partida

O portão antigo da cidade , um bom ponto de partida

O portão visto por outro ângulo

O portão visto por outro ângulo

Colonia Uruguai Comer (9)

 

Para curtir de verdade cada detalhe pitoresco e envolvente da área central é preciso dedicar tempo simplesmente para caminhar de mãos dadas, tomar uma cerveja ou uma taça de vinho, fotografar, conversar com os moradores da cidade, ouvir as serenatas e violas nas esquinas, brindar à vida, jogar conversa fora.

Um brinde ao amor e à Colonia!!!!!!!!!

Um brinde ao amor e à Colonia!!!!!!!!!

Colonia del Sacramento Cafe Viagem (8)

♥ 3 programas essenciais para os casais que visitam Colonia del Sacramento

 

1.sentar no banco da praça Plaza Mayor, no coração do centro histórico, sorrir e ver a vida passar!
2. sentar no muro à beira do rio ao entardecer e curtir o pôr do sol!
3. caminhar abraçadinho (quantas vezes forem necessárias ) pela minúscula Calle de los Suspiros. A ruela (que preserva o pouco que restou da arquitetura portuguesa)  é a mais visitada e fotografada da cidade. E, veja só, é famosa também por ser local onde muitos pedidos em casamento são feitos pelos uruguaios.

1. Sentar nos bancos sobre as árvores da Plaza Mayor!

1. Sentar nos bancos sobre as árvores da Plaza Mayor!

2. Sentar no muro e apreciar o entardecer no Rio da Prata

2. Sentar no muro e apreciar o entardecer no Rio da Prata

3. caminhar pela Calle dos Suspiros, local onde muitos pedidos em casamento são feitos!

3. caminhar pela Calle dos Suspiros, local onde muitos pedidos em casamento são feitos!

 

♥ Encantos em cada esquina

Portas antigas, luminárias, ruelas de pedra, casinhas coloridas, flores, calhambeques e o Rio da Prata de pano de fundo… É ou não é cenário perfeito namorar?

Tantas portas e janelas lindas...

Tantas portas e janelas lindas…

Colonia del Sacramento Cafe Viagem (6)
Colonia del Sacramento Cafe Viagem (49)
Fomos caminhando pelas ruas arborizadas, túneis de árvores…

Colonia del Sacramento Cafe Viagem (31)

Colonia dicas romanticas copy
Entramos na Basílica del Santísimo Sacramento e quase casamos novamente (brincadeira). Ficamos hipnotizados pela música de um coral de jovens argentinos que se apresentava por lá no dia da nossa visita. Simplesmente uma das melhores coisas que já ouvi para levitar  (e olha que nem sou fã de cânticos religiosos!)

O Farol na Plaza Mayor e a charmosa Basílica

O Farol na Plaza Mayor e a charmosa Basílica

Colonia Uruguai

 

♥ Tour Guiado

A pousada em que nos hospedamos (assim como muitas da cidade) oferecia um tour guiado por Colonia incluso no valor da diária. Uma surpresa muito agradável que descobrimos só na hora do nosso check in (oba!). O tour partiu por volta das 17/18h com um grupo de 15 pessoas de 3 pousadas próximas. Foi uma hora de caminhada que valeu muito a pena. Recomendo. Se a sua pousada não oferecer esta facilidade, procure o Centro de Visitantes próximo à muralha da porta de entrada antiga da cidade no centrinho histórico. Ou ainda, o simpático Bike & Coffee que aluga todos e faz tours de bike aos sábados às 15hs e domingos  às 11h (San Miguel, 81 – Centro Histórico – ao lado do sorvete El Cali).

O grupo do tour gratuito do hotel e a dica do tour de bike na Bike & Coffee

O grupo do tour gratuito do hotel e a dica do tour de bike na Bike & Coffee

 

♥ Lugares para se declarar de amores…

Peça o mapa na sua pousada e procure por :

*Portón de Campo – o portão antigo da entrada da cidade (que foi recuperado entre 1968/1971);
*Plaza Mayor (palco e praça principal do centrinho);
*Calle dos Suspiros – ruela tipicamente portuguesa (o lugar mais romântico de Colonia);
*Basílica del Santísimo Sacramento – a igreja simpática do centro histórico que preserva seu design antigo com muros portugueses de pedra e ladrilho;
*Ruínas do Convento de São Francisco e o El Faro – o farol onde se tem uma boa vista do centrinho. Paga-se para subir!
*Muelle 1866 – o Píer – próximo a Casa de Virrey onde me hospedei, há um pier, há um píer para pequenas embarcações perfeito para curtir o entardecer no Rio da Prata. Lindo!
*De La Plaza – a loja de coleções e fotografias (para quem sentiu falta de umas comprinhas)  do brasileiro e fotógrafo gaúcho, Eduardo Álvares. A gente comprou uma foto preta e branca da Calle dos Suspiros.Na Misiones de los Tapes, 177 .

*E se sobrar tempo e vontade , visite os museus e centros culturais espalhados pelo centro da cidade, como o resgate arqueológico da Casa do Governador, o Museu do Azulejo, o Museu Indígena, o Museu Português, entre outros.

 

Colonia del Sacramento Cafe Viagem (55)

Colonia del Sacramento Cafe Viagem (29)

Um pouco da vista para quem sobe o Farol...

As ruínas do Convento de São Francisco vistas do  Farol

 

♥ O Rio da Prata e os cachorros de Colonia

A sintonia que a cidade tem com o Rio é algo muito singular.
Além do Rio da Prata, outra figura sempre presente na cidade são os cachorros. Eles simplesmente adotam os turistas na rua (eles adoram grupos) e seguem você para todos os cantos. Muito engraçado.

O píer e o amor...

O píer e o amor…

Colonia del Sacramento Cafe Viagem (40)
Colonia del Sacramento Cafe Viagem (41)
Colonia del Sacramento Cafe Viagem (44)

A cachorrada também adora Colonia

A cachorrada que adora Colonia e os turistas. Mas aviso: odeiam as bicicletas e motos!!

 

♥ Segredinho para namorar Buenos Aires

Em dias limpos e bem claros, se você se posicionar na esquina entre as ruelas De la Playa e Del Comércio você terá a chance de avistar a Buenos Aires do outro lado del Rio.  Fica a dica!

Eis a esquina para ver Buenos Aires de longe!

Eis a esquina para ver Buenos Aires de longe! Consegue ver algo lá no fundo??

 

♥ Onde ficar

Eu fiquei no centro histórico, em uma casa considerada um dos pontos turísticos da cidade, a Casa del Virrey. Aliás, recomendo para casais tanto a região do centro como a pousada Del Virrey, que teve excelente custo-benefício. Um quarto por lá (e em outras pousadas do mesmo padrão) custa por volta de US$ 100/150 (eu paguei 135 dólares). Aproveitei minha estada em Colonia e acabei investigando e visitando outras lugares  no centro histórico que também indico fortemente: o elegante e charmoso Charco Hotel e a design e criativa La Posadita de La Plaza (leia aqui o post sobre esta pousada no Café Viagem)

Para quem não dispensa conforto de hotéis maiores, sugiro o Radisson e o hotel boutique Costa Colonia.

Para quem viaja com amigos e/ou crianças, achei muito simpático o El Capullo que tem belo um jardim com piscina e churrasqueira.

E para quem curte um clima mais rural, a sugestão é a Casa dos Limoneiros

—> Para mais hotéis sugeridos e ofertas, consulte aqui as opções do Booking com a facilidade do cancelamento gratuito na maioria dos quartos !

O hotel Charco, a pousada Viverrey e o pátio do Il Capulo

O hotel Charco, a pousada Virrey e o pátio do El Capullo


Como chegar em Colonia del Sacramento

Após duas noites em Montevidéu, eu e meu marido alugamos um carro e partimos para Colônia do Sacramento. São 170 km de Montevidéu até Colônia, grande parte de pista dupla. Seguimos de carro pela Ruta 1, estrada bem tranquilo. Foi a primeira fez que testei o serviço de aluguel de carro online da RentalCars  – um dos parceiros do Café Viagem!  Retiremos e devolvemos o carro no aeroporto de Carrasco, tudo muito fácil e tranquilo. Muitos turistas brasileiros optam por conhecer Colônia num bate e volta rápido a partir de Buenos Aires pela travessia do Rio da Prata de Buquebus.

Colonia del Sacramento Cafe Viagem (51)

Indo embora, passamos de carro pela Praça de Touros que encontra-se fechada!

Indo embora, passamos de carro pela Praça de Touros que encontra-se fechada!

 

⇒ Onde Comer

Temos um post específico com uma lista especial para almoço, jantar, café e sorvete. Leia aqui o post completo do Café Viagem sobre  onde comer em Colonia del Sacramento!

Colonia Uruguai Comer (6) c copy




unnamed-1
SAIBA
MAIS

 

COLONIA DEL SACRAMENTO
URUGUAI
Colonia del Sacramento fez parte do roteiro romântico que fizemos pela rota do Rio da Prata no Uruguai para comemorar as nossas Bodas de Cristal. Veja aqui o roteiro completo de 5 noites.

unnamed
LEIA TAMBÉM
 SOBRE COLÔNIA NO CAFÉ VIAGEM

 

ONDE COMER EM COLONIA DEL SACRAMENTO

POST COM DICAS E RECOMENDAÇÕES DE HOTÉIS DE CHARME NO URUGUAI

POST ÍNDICE COM TODAS AS NOSSAS DICAS DO URUGUAI

ROTEIRO ROMÂNTICO PELO RIO DA PRATA NO URUGUAI : MONTEVIDÉU, COLONIA E CARMELO

LA POSADITA DE LA PLAZA, COLONIA COM CALMA, COR E CHARME




Booking.com

  • Compartilhe
Alexandra Aranovich
Alexandra Aranovich
A autora dos textos e fotos do blog é publicitária e faminta por viagens e experiências gastronômicas. Além do Café Viagem, é colunista do Caderno Vida do jornal Zero Hora, autora do Guia Essencial Gramado e Canela da Pulp e do blog Destemperadinhos. Mora em Porto Alegre, mas vive por aí com o coração no mundo, sonhando com o próximo destino.
18
mar
15
Deixe o seu comentário!
  1. Pedro @travelwithpedro14/04/2015 - 07:20

    Oi Alexandra, realmente Colonia é uma cidadezinha muito charmosa, adorei a visita por lá e seu post também.

    Abraço!

  2. Maraisa11/08/2016 - 11:44

    Nossa, fiquei com muita vontade de conhecer esta cidade!
    Vou com meu noivo para Buenos Aires, vamos tentar fazer ao menos um bate e volta!!!
    Por um acaso, sabe dizer se aceitam em Colonia pesos argentinos também, ou somente peso uruguaio??

  3. Mara12/10/2016 - 11:25

    Muito bom seu site! Parabéns. Gostaria de saber se dormir duas noite em Colonia estaria bom. Penso em ipassar um desses dias em Carmelo. Ou há masi coisas para ver e valeria a pena uma terceiar noite? Obrigada.

  4. Daniele04/05/2017 - 22:49

    Fotos lindas e encantadora cidade, nao vejo a hora de ver tudo ao vivo!