Copacabana Palace – simplesmente inesquecível

Por Alexandra Aranovich

(Série “Copa In Love”) Simplesmente um luxo, simplesmente inesquecível. Hospedar-se no emblemático COPACABANA PALACE NO RIO DE JANEIRO é o sonho de muitos casais. E, é claro, o nosso, também. Há algum tempo queria entender a alma do ilustre Copa e a paixão do cariocas por esse ícone da rede hoteleira de luxo. No final de abril de 2015, tive a oportunidade de passar com meu marido um fim de semana romântico por lá. Difícil contar tudo que vimos, sentimos e provamos em um único post. Por isso, o Copa ganhou uma série no Café Viagem: “Copa in Love”. Cada post abordou um destaque: o hotel , localização e suítes ; a gastronomia; minha inesperada visita à suíte do sexto andar (onde se hospedam os ilustres superstars, políticos e casais sortudos em lua de mel). E mais: temos também um post sobre cafés e nossos achados gastronômicos no bairro de Copacabana (bah, tanta coisa boa!). Bora, conhecer o Copa!

Copacabana Palace Rio (22)

Copacabana Palace Rio (39) d2

Eu nunca tinha entrado no Copacabana Palace até o dia em que me hospedei lá. Apesar da alta expectativa, achava que encontraria o hotel um pouco caído. Ledo engano. O Copa está impecável: fachada, estrutura, decoração, suítes, gastronomia… tudo brilhando. Mais do que um hotel de luxo, dá para sentir que o Copacabana Palace é uma celebridade amada por locais e turistas.

Copacabana Palace Rio (50)

Copacabana Palace Rio (46)

Grande parte dos pedestres que passam pela fachada do hotel na avenida Atlântica tiram uma selfie com o hotel ao fundo. Desde que inaugurou em 1923, sua lista de hóspedes ilustres surpreende: Gene Kelly, Orson Welles, Nelson Mandela, Princesa Diana, Príncipe Charles, Tom Cruise, Mick Jagger, Madonna e Obama, entre outras personalidades.

primeiro tour pelo hotel a gente nunca esquece!!

primeiro tour pelo hotel a gente nunca esquece!!

Em 1933, o hotel foi utilizado como cenário para o filme “Flying down to Rio”, fato que marcou não só a popularidade do hotel como a história do cinema, afinal foi a primeira vez em que Fred Astaire e Ginger Rogers dançaram juntos.Copacabana Palace Rio (4)

Em seus primórdios, o hotel teve um Casino e casa de espetáculos ond passaram artistas consagrados como Ella Fitzgerald, Marlene Dietrich, Ray Charles e Nat King Cole.

Impossível esconder a felicidade no rosto! Marido pagou o mico me fotografando abanando da sacada!

Impossível esconder a felicidade no rosto! Marido pagou o mico me fotografando abanando da sacada!

Por tudo isso, talvez, há uma alma mágica que cerca o hotel, uma purpurina invisível. A sensação é de que estamos entrando em páginas da história, em minisséries da Globo (como Maysa e JK). Aliás, primeira dica imprescindível para quem se hospeda no Copa: nadar à noite na piscina iluminada. Vai por mim, você vai se sentir uma superstar. Coloque sua melhor roupa de banho e tibum. Depois, faça um brinde às estrelas.

Copacabana Palace Rio (43)

Dica fundamental: nadar à noite na piscina!

Dica fundamental: nadar à noite na piscina! Sim, sou euzinha nadando e o restaurante Cipriani ao fundo.

A ampla restauração iniciou por volta de 1989, ano em que o hotel foi adquirido pelo grupo internacional Belmond (leia-se Oriente Express). Antes, o Copa (que hoje é Belmond Copacabana Palace) era propriedade da família Guinle (avô da atriz Guilhermina Guinle!). Foi preciso retomar os tempos de glória desse hotel tombado pelo PATRIMÔNIO HISTÓRICO NACIONAL. Um dos primeiros grandes feitos foi dar à fachada do prédio uma iluminação noturna especial, famosa até hoje.

Copacabana Palace Rio (68)

Eu andei pela piscina, restaurantes e até pelos salões onde são celebrados majestosos casamentos, jantares, chá da tarde, entre outros eventos. Aí vai uma segunda grande dica: não deixe de visitar no prédio anexo a recém-inaugurada BIBLIOTECA. Linda! Sim, o Copacabana Palace tem os seus segredinhos. Também no prédio anexo, funciona o SPA e ACADEMIA do hotel. Por lá, não pude fotografar pois, além de não ser permitido, era completamente inconveniente.

a novidade no Copa: a biblioteca

a novidade no Copa: a biblioteca

Copacabana Palace Rio (20)

um dos ambientes em frente à piscina

um dos ambientes em frente à piscina

Copacabana Palace Cipriani

Entretanto, fui pega num estado intenso de euforia quando entrei em nossa SUÍTE 213 com vista para o mar pela primeira vez. Perdi as contas de quantas fotos tirei da vista da janela do quarto. As imagens abaixo não deixam dúvidas sobre a minha felicidade.

Copacabana Palace Rio (28)

Copacabana Palace Rio (29)

Copacabana Palace lua de mel

Copa vista suite

Sim, dá para passar o dia inteiro admirando a vista da varanda do quarto sem cansar!

Sim, dá para passar o dia inteiro admirando a vista da varanda do quarto sem cansar!

A nossa suíte tinha uma ante-sala imensa (onde é possível montar uma cama para 1 criança), um closet invejável , um clássico e megabanheiro (amei, amei!) e uma cama super-utlra-mega confortável para se jogar e pular de alegria. É claro que namoramos muito, rimos muito, beijamos muito e aproveitamos muito cada instante.Copacabana Palace Rio (26)

Copacabana Palace suite 1

Desejei que as cópias das gravuras dos quadros do quarto estivessem à venda na LOJA DO HOTEL no primeiro piso (próximo à entrada para piscina), mas não. O que havia por lá à venda (e que me interessei) eram as capas das almofadas da piscina (lindas) e os jogos americanos (do restaurante Pérgola) com imagens do Rio.

Copacabana Palace Rio (56)

Falando em PISCINA, é o lugar que aproveitamos intensamente. Uma festa. E olha que dica preciosa (que só fui me dar conta no segundo dia no hotel): é preciso chegar cedo para eleger os melhores lugares ao sol e próximos da água. São disputadíssimooos. Como nem tudo é perfeito, por conta dos prédios altos o sol bate pouco na área da piscina, ainda mais no período do outono e inverno.

Copacabana Palace Rio (64)

deitada na piscina e admirando cada curva dos prédios. Tantos as suítes com vista para a piscina como para o mar são tops

deitada na piscina e admirando cada curva dos prédios. Tantos as suítes com vista para a piscina como para o mar são tops

lindo em todos os ângulos!

lindo em todos os ângulos!

Tantos detalhes e ainda nem comentei sobre uma das razões que fizeram o hotel ficar famoso mundialmente: a sua posição em frente à PRINCESINHA DO MAR. Eu sei, o bairro de Copacabana não é mais a mesmo, perdeu seu charme e glamour de outras décadas e, principalmente, a segurança (todo o Rio perdeu a segurança, certo?). Porém, não dá para negar que o impacto do MAR e da beleza da CALÇADÃO DE COPACABANA (símbolo máximo do Rio!) permanecem irretocáveis. Uma imagem sempre única e impressionante. Pra gringo nenhum botar defeito. Aluguei um BIKE no hotel (mais uma dica imperdível!) e percorri toda a Copacabana, da Pedra do Leme ao Forte. É lindo, uma pintura.

estrutura da praia começa a ser montada pela manhã, por volta das 7h/8h

estrutura da praia começa a ser montada pela manhã, por volta das 7h/8h

Bom dia, Copacabana!

Bom dia, Copacabana!

At the Copa, Copacabana.. Musica and passion were always the fashion...

At the Copa, Copacabana.. Musica and passion were always the fashion…

Admito que tiramos a sorte grande. Além da exclusividade do hotel, ganhamos um fim de semana de sol e céu azul. Tempo ideal para curtir a praia e conferir a ESTRUTURA DO COPA NA AREIA. A recepção – sempre atenciosa – recomenda aos hóspedes que, por normas de segurança, só frequentem a praia quando a equipe estiver presente e a estrutura, montada na areia. Assim, só carreguei minha câmera fotográfica para praia quando tive certeza que o time todo estava por lá. E, além de toda a staff estava, entre nós, tomando um banho de sol, Narcisa Timborindeguy (figura carimbada e sempre presente no hotel) e a elegante Maitê Proença, que chegou rapidamente para um banho de mar. Ambas são vizinhas do Copa no Chopin, prédio chique que está praticamente colado ao Copacabana Palace (quase um segundo anexo!).

Copa beach
Copacabana Palace CV

A Princesinha do Mar de ponta a ponta

A Princesinha do Mar de ponta a ponta

Bikes para alugar e dar uma voltinha pelo calçadão.

Bikes para alugar e dar uma voltinha pelo calçadão.

aproveitando até o último instante

aproveitando até o último instante

Fiquei amiga do Concierge do hotel que gentilmente cedeu a sua foto sabendo que eu queria fazer uma igual e não consegui. É dele a incrível imagem que encerro esse post já com saudades desses dias que deixarão saudades e lembranças para toda a vida. Muito obrigada, Kuok Seng Tong!

Kuok Seng Tong copy
Ah, esse é apenas o primeiro capítulo dessa experiência , viu? Não vá embora. Logo, logo, vem aí café da manhã, brunch, entre outros momentos e descobertas especiais no hotel e no próprio bairro de Copacabana.

unnamed-1
SABIA
MAIS

BELMOND COPACABANA PALACE
Av. Atlântica, 1702 | Copacabana, Rio de Janeiro – RJ
www.belmond.com/copacabanapalace
Reservas: (21) 2548-7070 |  reservations.brazil@belmond
Confira aqui mais fotos, preços e promoções Copacabana Palace no Booking!

 


♥ Conheça  toda a série “Copa In Love”no Café Viagem:

A experiência de se hospedar no Copacabana
⇒ A gastronomia no Copacabana Palace 
⇒ Obama, Tom Cruise, Madonna, Mick Jagger e eu!

⇒ Achados gastronômicos de Copacabana
(onde comer e beber no bairro)
⇒ 6 cafés para curtir Copacabana
Brunch do Copacabana Palace
(post que escrevi no Destemperados)

Hotel Rio Copacabana

Todos os posts do Rio de Janeiro no Café Viagem, leia aqui!

*A autora se hospedou a convite do hotel. Experiências gastronômicas foram pagas do seu bolso. Agradecemos imensamente a oportunidade de conhecer esse ícone não só de luxo mas também da história e arquitetura brasileira.

  • Compartilhe
Alexandra Aranovich
Alexandra Aranovich
A autora dos textos e fotos do blog é publicitária e faminta por viagens e experiências gastronômicas. Além do Café Viagem, é colunista do Caderno Vida do jornal Zero Hora, autora do Guia Essencial Gramado e Canela da Pulp e do blog Destemperadinhos. Mora em Porto Alegre, mas vive por aí com o coração no mundo, sonhando com o próximo destino.
09
jun
15
Deixe o seu comentário!