Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

Chegando de carro em Cinque Terre na Liguria

Chegamos de carro em Cinque Terre  (as Cinco Terras em português),  um pedacinho único e particular de terra na Itália, na costa da Liguria, onde estão localizados cinco vilarejos praticamente suspensos entre o mar e as montanhas. Você jura que está em um cenário de filme.

Indescritível.  MonterossoVernazza,RiomaggioreCorniglia e Manarola são os vilarejos estonteantes de Cinque Terre . Afora ser uma das principais atrações turísticas da Liguria e da Itália, o local faz parte do Parque Nacional de Preservação (1999) e  é Patrimônio Mundial da UNESCO (1997). Tá, mas e como chegar lá de carro??? Bem, explico….

Nem acredito que estou aqui... pé na água, respira fundo...

Nem acredito que estou aqui… pé na água, respira fundo…

Monterosso al mare map

Uma das minhas maiores preocupações na viagem para Liguria era: “como chegar de carro a Cinque Terre”. A maioria das informações na blogosfera apontava que o melhor era ir de trem. Os cinco vilarejos nas praias do mediterrâneo são minúsculos e em penhascos. Monterroso al Mare é o centro principal dos cinco vilarejos.  E é por lá que chegamos de carro.

estrada para Monterosso

estrada para Monterosso … olha o perigo, vá com calma!

 


Nas minhas pesquisas pela internet, li que não era lá muito recomendável chegar de carro em Cinque Terre. Mas, teimosa, fui, ou melhor, fomos: eu e o marido. Acabamos descobrindo que não é nenhum bicho de sete cabeças chegar dirigindo em Cinque Terre se

-o seu hotel for em Monterosso Al Mare (o ideal é chegar por lá!);
-o seu carro for pequeno, afinal a estrada é estreita e cheia de curvas (vá devagar!);
-o hotel tiver estacionamento. Imprescindível, afinal, ele não vai sair de lá (explico abaixo);
-não for alta temporada, quando o trânsito pode ser caótico (como Florianópolis no ano novo, por exemplo!)

Eis o nosso roteiro de estrada:
1. De Milão fomos até Rapallo (ao lado de Portofino). Dormimos uma noite por lá num hotel maravilho (ver aqui) e  curtimos a cidade.
2. No outro dia, fizemos check out, deixamos as malas na recepção do hotel e fomos conhecer, de carro, Portofino  – a 7 km de Rapallo.
3. Chovia tanto que resolvemos partir mais cedo para Cinque Terre. De Rapallo, foram 60 km de distância até Monterosso Al Mare. 60 km que fizemos em uma hora e meia pois uma parte da estrada (próximo a Monterosso) é repleta de curvas, estreita e montanhosa. Primeiro pegamos a estrada A12 em direção a Levanto. Logo após, o trajeto segue por montanhas e é preciso pegar a direção de “Monterosso – Fegina”. 

60 km de Rapallo a Monterosso que levam por volta de 1 hora e meia

60 km de Rapallo a Monterosso que levam por volta de 1 hora e meia

Estrategicamente, pegamos um Bed &  Breakfast com estacionamento e com uma localização fácil de chegar de carro:  no alto do morro, mas não muito distante da praia. Um achado ! Recomendo fortemente:  B&B Il Parco. 

Nosso hotel, um B&B supercharmosinho!

Nosso hotel, um B&B supercharmosinho!

Nosso hotel (Il Parco) e o caminho (em vermelho) para a descida até a praia de Monterosso.

Nosso hotel (Il Parco) e o caminho (em vermelho) para a descida até a praia de Monterosso.

Dá só uma olhadinha no visual do lugar, um sonho…

Il Parco Monterosso (2)

visual das varandas dos quartos do Il Parco em Monterosso al mare

visual das varandas dos quartos do Il Parco em Monterosso al mare

Agora, a dica para quem chega de carro em Cinque Terre é não tirá-lo do estacionamento. Para passear pelos cinco vilarejos o mais indicado é pegar trem ou barco – tudo muuuuito fácil. Vai por mim. Nada de usar o carro por lá, deixe no estacionamento.

Leia também: o post índice com roteiro e dicas do trajeto LIGURIA (incluindo Cinque Terre)

Roteiro Cinque Terre 2 dias

CAFE VIAGEM
SAIBA MAIS

 

PORTOFINO A MONTEROSSO DE CARRO – CINQUE TERRE, ITÁLIA
A12 em direção a Levanto e, logo após, a Monteresso Al Mare
Nossa dica de hotel: IL PARCO B&B – Preço médio: de 120 a 150 euros. 
Loc. Mesco 6 | Via Padre Semeria, 36, 19016 Monterosso al Mare, Itália



= > OFERTAS, AVALIAÇÕES E RESERVAS DE HOTEL NA REGIÃO, CONFIRA AQUI!

Booking-banner300

= > PESQUISE ALUGUEL DE CARROS E MELHORES OFERTAS, AQUI!

 

******* LEIA TAMBÉM SOBRE CINQUE TERRE E LIGURA NO CAFÉ VIAGEM *******

DE DE MILÃO A LIGURA DE CARRO

Nossa PRIMEIRO DESTINO e nossa DICA DE HOTEL EM RAPALLO

Visita a VISITA A PORTOFINO (ao lado de Rapallo e Santa Margherita) ,

De  RAPALLO A CINQUE TERRE DE CARRO

Nosso adorável hotel B&B EM MONTEROSSO, CINQUE TERRE

NOSSO PASSEIO (ROTEIRO DE 2 DIAS) EM CINQUE TERRE

Nossas experiências gastronômicas (ONDE COMER) EM CINQUE TERRE

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier pela ABS-RS. Acima de tudo, turista apaixonada por café da manhã, vinhos e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Últimos Comentários
  • Oi, Alexandra. Tudo bem? Posso te fazer uma pergunta sobre Cinque Terre? É um lugar que você “resolve” em apenas um dia? Pergunto isso, porque estava querendo ir para relaxar, passar alguns dias e explorar cada uma das terre num dia, por exemplo. Porém, tudo que leio diz que “você conhece as 5 cidadezinhas em 5 horas” ou algo do tipo. Você acha que vale a pena me fixar numa delas e preguiçosamente passear por elas? Ou não; não há tanto o que ver ou por onde passear a ponto de “gastar” um dia em cada?
    Obrigada e um abraço.

  • Oi,
    Estamos indo ao Sul da França em agosto.
    É complicado ir de carro de Nice a Monterosso del Maré?

  • Oi Alexandra,
    vocês foram no começo ou final de maio? vi pelas fotos que você pegou um tempo friozinho e chuva.
    estamos planejando ir no final de maio para junho, e não queríamos necessariamente calor, mas procuramos dias ensolarados.
    você acha que conseguimos nesta época do ano?
    de lá vamos para Bolonha também, florença e desceremos para Costa Amalfi.

    Abraços,

    • Oi Marina

      Tudo Bem? Fomos no início de maio. Pegamos um dia de chuva e frio e outro de sol e calor. Dava até para entrar no mar. Assim, acho que final de maio será perfeito. Desejo uma viagem maravilhosa para vocês.
      Abraços
      Alexandra

  • No mais, parabéns pelo Blog! amamos todas as dicas e coments.

  • Olá Alexandra,

    Gostei muito da sua sugestão! Agora, qual a melhor maneira de se deslocar por Cinque Terre? Se for de barco, como funciona o transporte? Será do tipo que se compra um bilhete e se pode desembarcar em cada “Terre”?. Vou no final de junho, de carro, partindo da Provence. Obrigado.

    • Oi Alberto

      Tudo bem? Para se deslocar pelas Terres você pode usar tanto o barco quanto o trem. Vai depender do seu interesse. A gente usou ambos (a visão do barco é mais bonita, mas o trem mais ágil), tudo muito fácil de encontrar.
      No barco se compra um bilhete até uma das terres ou um bilhete válido para parar em todas (que recomendo). Bem, na verdade o barco não para em todas as terres. Para Corniglia, por exemplo, é só de trem.
      Abraços
      Alexandra

  • Otimas dicas! Chegar apenas ate portofino de carro de Mônaco tbm passa por estradas estreitas e cheias de curva ?

  • Alexandra gostei muito do texto e das informações. Estou pretendendo fazer esse percurso de carro, na primeira quinzena de Junho, você acha que por ser alta temporada vai complicar muito as coisas?

  • Oi Alexandra!!! Você já fez o percurso desta região de Cinque Terre a Florença?? Se fez, a ida até Florença vale a pena ir de carro?? Como são as estradas, perigosas, sinuosas….??? Pelo que você falou indo de carro deixa no estacionamento do hotel em Monterosse e de lá faz tudo de trem ou barco. Beleza! Mas minha dúvida agora seria saindo de lá para pegar até Florença, entende??
    Fico grata desde já pela sua atenção!!!
    Abs

  • Olá Juliana. Leio que é melhor não ir de carro para conhecer Cinque Terre. Minha amiga e eu iremos na 2ª quinzena de junho próximo. Bem, já reservamos hotel em La Spezia com estacionamento do mesmo. Também fiquei sabendo que o passeio de trem não tem muita visibilidade dos lindos lugares, melhor de barco o que certamente faremos. Assim que pergunto, se fossemos de carro conhecendo uma por uma das terre seria muito complicado? teríamos onde estacionar nos locais e ficar passeando com mais liberdade de horário? Obrigada, adorei teu blog !!

  • Deculpe Alexandra, o nome que coloquei “Juliana” é a minha colega de viagem…
    Aguardo tua resposta. Um abraço.

  • Ola bom dia… achei o blog super interessante. Estou a pensar ir ate cinque Terre com o marido e o meu filhote para descansar e apanhar um pouco de sol. Supostamente sairiamos da suiça de carro em direcçao a Monterosso ou La Spezia. Alugar hotel aí e depois ir conhecer as vilazinhas de barco ou de trem. Tendo um bebe pequeno de 1 ano o que me aconselha? fala-se apenas o italiano la??
    Beijinho

  • Alexandra, teu blog e incrivelTem Dicas ótimas e unicas. Parabens!
    Vamos conhecer Cinque terre em junho (dias 12 e 13) e nos hospedaremos em la Spezia. . Nosso plano e pegar o trem e descer nas cidades ate Monterosso. De la, voltar de barco ate la Spezia. Sabe dizer se é possível e qto tempo levaria a volta de barco ate La Spezia?
    Abraços e obrigada

  • Alexandra,

    Esqueci de mencionar que tenho um pouco de medo de barcos e por essa razao queria fazer o contrario (deixar a tensao pro fim do passeio…rs).
    Como voce menciona que a vista, a partir dos barcos, e magnifica – nao queria perder (especialmente se a volta de barco nao for muito demorada).
    Um abraco, obrigada novamente.
    Deize

  • Olá Alexandra!
    Parabéns pelo conteúdo do blog. Fantástico!
    Me tira uma dúvida: estou indo para a Toscana com meu esposo em Outubro. Claro que por ser um destino de praia, não rolaria o “pacote completo” no sentido de aproveitar a praia em si. Mas você acha que para curtir um vinhozinho e as paisagens a dois seria interessante a época?
    Beijos e obrigada!
    Lia

  • Oi Alexandra ,

    Parabens pelo blog, me ajudou bastante a incluir o Cinque Terre no meu roteiro de vaigem pela toscana e Provence. Meu marido e eu esstamos indo em julho e pensei em chegar de Firenze em La Spezia , ficar por la e dai irmos de Trem PARA cINQUE tERRE, VC acha interesante comencarmos por Monterrosso al mare e irmos “subindo” ate riomaggiore e uma boa?, Tremos que sair de La spezia para nize no dia seguinte, ou ficamos em Monterroso e aproveitamos a tarde de praia do dia do check in por la a oa dia seguinte saimos de Moterosso para nICE?

  • Obrigada, Vamos chegar em Momteroso por volta das 15:00. Gostaria de ir ate Portovenere , pelo mar, e voltar pelo mesmo caminho no horario da posta do sol.
    Estive procurando os servicos de barco , porem nao encontrei saindo e voltando de monteroso.
    Vc teria alguma dica?
    Obrigada!!!

DEIXE SEU COMENTÁRIO