Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

A primeira vez no Cânion Fortaleza de Cambará (e com crianças!)

A visita ao Cânion Fortaleza de Cambará do Sul  (entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina ) foi em família. Foi a nossa primeira vez e certamente teremos que voltar, afinal foram apenas 2 dias de passeio, muito pouco tempo na região para conhecer profundamente e aproveitar sua beleza. De qualquer forma, deu para sentir o gostinho da emoção de estar no alto dos dois Cânions mais famosos: o Itaimbezinho e o Fortaleza, ambos na região de Cambará do Sul (cidade considerada porta de entrada dos cânions), no estado do Rio Grande do Sul.

Neste post conto sobre a visita em família ao CÂNION FORTALEZA, a subida ao mirante da trilha principal e dou as dicas de como chegar e aproveitar bem esse passeio.  Vem comigo!

embarcando no Land Rover da Coiote Adventure

embarcando no Land Rover da Coiote Adventure

placa na entrada do Fortaleza

placa na entrada do Fortaleza

 PROCURANDO HOTEL EM CAMBARÁ DO SUL? 
 VEJA AQUI MELHORES TARIFAS E A FACILIDADE DE
CANCELAMENTO GRATUITO NA MAIORIA DOS QUARTOS


Como chegar ao Cânion Fortaleza

Em primeiro lugar, preciso destacar: o caminho de 23 km da cidade de Cambará do Sul até o Cânion Fortaleza é asfaltado até um determinado ponto. Existe um trecho de uns 8 km com uma estrada de areia e pedras em precárias condições. É preciso andar em uma velocidade de uns 10 km/h nesse trecho. Muita gente que vai com o próprio carro corre o risco de detonar o pneu ou até mesmo o carro. Mesmo o nosso carro sendo um 4×4 , decidimos não arriscar (e não me arrependo). Contratamos uma empresa local que oferece guia especializado e transporte.

canion fortaleza coiote adventure (7)

De Land Rover em transporte privado

Fizemos, então, o passeio com a COIOTE ADVENTURE que, particularmente, recomendo. Além de atenciosos e muito bem equipados (transporte em Land Rover), sabem tudo dessa região e tem parceria com o Parador Casa da Montanha (local de onde partimos para a nossa aventura!).

O mirante Fortaleza visto ao londe na estrada

O mirante Fortaleza visto ao londe na estrada

Durante os 8 km do percurso  de estrada precária, você agradece por ter optado em ir até o cânion com uma operadora como a Coiote e não ter colocado o seu carrinho em situação de risco. Mesmo com  o carro alugado, você terá a chance acabar chamando um guincho e estragando o seu passeio (aconteceu com minha irmã!). Agora, se mesmo assim você decidir ir sozinho no seu veículo saiba que  a sinalização até o Fortaleza a partir de Cambará do Sul é bem tranquila, ou seja, não tem como se perder no caminho.

E se optar por uma empresa como a COIOTE ADVENTURE, vá curtindo o vento batendo na janela e a vista linda. O nosso carro tinha  o “plus” da emoção de estar em uma Defender Land Rover , dando um gostinho a mais de aventura ao trajeto.

Banheiro? Só na entrada do parque

Banheiro? Só na entrada do parque

No caminho, o nosso guia foi passando informações bem interessantes sobre a região.

Bora, exploradores!

Bora, exploradores!

canion fortaleza coiote adventure (14)

Estamos quase lá. só mais um pouquinho galera!

Estamos quase lá. só mais um pouquinho galera!

 

***** Sobre o Cânion Fortaleza

O Fortaleza faz parte do Parque Nacional da Serra Geral. É considerado por muitos visitantes uma das experiências e vistas mais exuberantes da região. Cenário de novelas e comerciais de televisão, é o cânion que possui a vista mais ampla a ser contemplada. Tem 7,5 km de extensão e 2 mil metros de largura, chegando a uma altura de 1.240 metros acima do nível do mar. Em dias limpos e sem nuvens é possível admirar o litoral gaúcho e catarinense de um lado e do outro os paredões dos cânions. O nome Fortaleza tem origem nos paredões que mais parecem muralhas. As principais trilhas são: a Trilha do Mirante (a mais fácil de percorrer e mais visitada), Trilha da Cachoeira do Tigre Preto e a Pedra do Segredo (bloco de rocha que se equilibra em uma base de 50 centímetros).

Todas as fotos deste post são da trilha do Mirante.

canion fortaleza coiote adventure (12)

e as nuvens foram chegando...

e as nuvens foram chegando…

canion fortaleza coiote adventure (17)


***** Melhor horário e visibilidade no Cânion Fortaleza

Conversando com o nosso guia Rony da Coiote, ele me falou que na maior parte das vezes chegar cedo pela manhã garante melhor visibilidade nos mirantes dos Cânions. Aliás, os guias estão sempre atentos à previsão do tempo, acompanhando redes sociais do Parque, e não levarão você caso uma tempestade esteja a caminho.

Contudo, é bom saber que o tempo é algo imprevisível, e o céu pode estar limpo e fechar em questão de minutos, justo o que aconteceu com a gente nesse passeio. Muita gente chega até o cânion e só vê nuvens. E não dá para ficar triste, é a natureza. O melhor a fazer é curtir do jeito que for, certo?  Ah, anote: pegar um pôr do sol nos cânions não é tarefa fácil. Mas se quiser tentar, é mais fácil no inverno já que o Parque fecha às 17 horas .

chegando ao topo do mirante minutos antes das nuvens tomarem conta da paisagem

chegando ao topo do mirante minutos antes das nuvens tomarem conta da paisagem

canion fortaleza coiote adventure (24)

pessoal curtindo no melhor pico pra ver a vista infinita

pessoal curtindo no melhor pico pra ver a vista infinita

 

Visitando o Cânion Fortaleza com crianças

Como estávamos com nossos filhos a tiracolo (13 e 8 anos), não ousamos na aventura. Fizemos apenas a trilha mais famosa, a do Mirante, o que particularmente acho na medida para uma primeira vez. A trilha tem 1.700 metros de caminhada até o topo do morro. Não foi fácil para as crianças, mas elas conseguiram. O dia estava quente e a gente precisava subir rápido pois as nuvens estavam tomando conta da paisagem e não veríamos nada lá de cima se não acelerássemos o passo.

Bravo, crianças!! Chegaram ao mirante bufando, mas chegaram. Ainda bem que o guia tinha água e, eu, repelente e protetor solar – itens imprescindíveis para a aventura!! No alto, é preciso apreciar o visual, abraçar as nuvens, conversar com a natureza (e muitas fotos, é claro!).

Tivemos apenas 4 minutos de visibilidade antes das nuvens tomarem conta da paisagem, uma pena. Mas valeu o esforço.

Foto da família no meio da trilha e a cara de mau humor da minha filha adole

Foto da família no meio da trilha

 

***** As trilhas do Fortaleza

Como falei anteriormente, fizemos apenas a trilha principal e mais famosa da região pois estávamos com crianças: o Mirante Fortaleza. A caminhada é de 1700 metros para subir e mais 1700 para descer. É preciso ter cuidado com as pedras no caminho e não chegar próximo dos precipícios. Acredito que para crianças muito pequenas (abaixo dos 6 anos) a caminhada não é muito indicada. A vista da Trilha do Mirante é um espetáculo incrível. Em uma manhã você faz este passeio com tranquilidade saíndo cedo do seu hotel em Cambará.

Agora, se for percorrer as outras trilhas do parque reserve o dia para a programação. Na próxima vez (e talvez, sem crianças) faremos também a Trilha da Cachoeira do Tigre Preto e a Pedra do Segredo (neste percurso é possível se molhar e é necessário um guia  para cruzar com segurança o trecho d’Água).

e quando as nuvens tomaram conta da paisagem é hora de voar no céu

e quando as nuvens tomaram conta da paisagem é hora de voar no céu

tá, só brincando de voar

tá, só brincando de voar

imagem do retorno repleto de neblina

imagem do retorno repleto de neblina

Valeu, Ruy e Coiote. Adoramos a visita e certamente voltaremos ao Fortaleza

Valeu, Ruy e Coiote. Adoramos a visita e certamente voltaremos ao Fortaleza

 Leia também no Café Viagem sobre passeios nos Cânions 

De carro para os Cânions. Sobre estradas e melhor caminho

A primeira vez no Cânion Fortaleza

Almoço no Parador Casa da Montanha

O Mirante da Rota do Sol

Tours de 1 dia  aos Câninos a partir de Gramado ou Canela

Post índice Cambará do Sul RS

Como é  se hospedar nas barraca térmicas do Parador Casa da Montanha Ecovillage 

 


SAIBA MAIS

 

************** CÂNION FORTALEZA**************

Rodovia CS-012 – Km 22 – Cambará do Sul, RS Brasil
Distância a partir de Cambará do Sul: 23km (sendo que 8 são de estrada de pedra)
Ingresso:  por enquanto, a visitação é gratuita.
Horários: o Parque fecha na segunda-feira. Abre de terça a domingo das 8h às 17h
O Cânion faz parte da área de Parques Nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral e é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio

 

QUEM LEVA


COIOTE ADVENTURE
Site : www.coioteadventure.com.br
Valores: a visita ao Cânion Fortaleza custa por volta de R$ 115,00 por pessoa com saídas bem cedo pela manhã. Inclui: transporte Land Rover 4×4, condutor especializado que acompanha em todas as trilhas e água. A empresa também tem pacotes para conhecer os 2 cânions (Itaimbezinho e Fortaleza) no mesmo dia e pacotes de visita aos cânions com transfer a partir de Gramado incluindo almoço no Parador Casa da Montanha.

Para informações detalhadas e valores consulte : 
[email protected]
(54) 9611 0426 – Plantão
(54) 3504 – 5302

 

ONDE FICAR EM CAMBARÁ DO SUL – HOTÉIS E POUSADAS

 

Nossa dica é Parador Casa Da Montanha –  experiência sem igual que mescla luxo, natureza e aventura !
Para outros hotéis e tarifas, consulte aqui as opções do Booking que possibilita o cancelamento da reserva na maioria dos quartos.

 

DICAS 

  • Leve repelente, protetor solar e água. Com crianças, leve também um lanchinho na mochila.
  • O guia não é obrigatório, mas para entender melhor a região, não estragar o seu carro e se sentir mais seguro (principalmente com crianças) contratar uma empresa como a Coiote Adventure faz toda a diferença no passeio.
  • Nem sempre é possível apreciar a vista, mas certifique-se antes de sair com o seu condutor se a visibilidade está boa.
Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier pela ABS-RS. Acima de tudo, turista apaixonada por café da manhã, vinhos e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Últimos Comentários
  • Alexandra, adorei o post! Sempre vi fotos incríveis do lugar e ler o post só me fez ter mais vontade de ir até lá. Só fiquei com uma dúvida. Qual o melhor meio de chegar a Cambará do Sul? A partir de Porto Alegre? Quanto tempo de viagem? É melhor alugar um carro? Desculpa tantas dúvidas!!!!!!

  • Oi Lulu

    Tudo bem? Vou escrever um post sobre esse assunto. Mas a partir de Porto Alegre existem 2 caminhos principais. Um que passa por Gramado e São Francisco de Paula (pela Serra) e outro que vai pelo litoral (na freeway e BR101) e depois pega um trecho da Rota do Sol. O segundo caminho (o do Litoral) tem uns 40 km a mais mas eu, particularmente, acho mais tranquilo pois tem boa parte em mão dupla. De POA até Cambará calcule por volta de 2h e meia a 3 horas.

    Abraços

  • Adorei o seu post, muito legal mesmo! Gostei muito da maneira que você mostrou esse lugar lindo e maravilhoso. Parabéns e obrigado pelas dicas, estaremos por lá entre os dias 20 e 22/07/2017 – valeu!!

DEIXE SEU COMENTÁRIO