Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

Dicas Costa Amalfitana Itália – planejando a viagem dos sonhos

Dicas Costa Amalfitana Itália – tudo para começar a planejar a viagem dos dos sonhos 

Procurando dicas da Costa Amalfitana na Itália para organizar a sua viagem? Então, chegou ao lugar certo. Eu e meu marido nos apaixonamos pelo destino. Sempre foi um sonho conhecer essa região tão romântica no sul da Itália. Planejamos a viagem de 20 anos de casados com foco na Costa Amalfitana. Todo o nosso roteiro da viagem, que também inclui outras regiões do sul da Itália, está neste post do Café Viagem. Neste texto, vou indicar apenas as dicas da Costa Amalfitana para ajudar você a montar o seu roteiro em uma primeira viagem ao destino. Partiu, sonhar?

Praiano Costa Amalfitana

Praia pública em Praiano ao lado do Parador One Fire Beach

 

O que é a Costa Amalfitana

A Costa Amalfitana faz parte da Campânia (ou Campania em italiano). Trata-se de uma região no litoral sul da Itália com natureza privilegiada entre o mar azul e penhascos que formam esculturas sobre as águas. Não é por menos, que a costa é Patrimônio Mundial da Humanidade e, de quebra, é considerada um dos locais mais românticos da Europa. Impossível ficar incólume a tanta beleza.

O mar que banha a Costa Amalfitana é o Tirreno – parte do Mar Mediterrâneo.

O que significa Costa Amalfitana?

Amalfi é uma das praias mais conhecidas e históricas da costa. Logo, foi ela quem deu origem ao nome da região. Está situada no centro da Costa Amalfitana

Casa Angelina Praiano

 

Costa Amalfitana e Capri: a dupla perfeita

À princípio, a dobradinha perfeita é fazer no mesmo roteiro a Costa Amalfitana e a ilha de Capri, que está situada a 30 minutos de barco da Costa. Foi o que fizemos. Veja alguns post de Capri dos nossos passeios:

+  passeio de barco ao redor da ilha de Capri

O que fazer em Capri – atrações que amamos

+ tudo sobre a visita a GRUTA AZUL

+ Principais Praias de Capri

Faraglioni Capri

Capri, o destino perfeito para casar com a viagem a Costa Amalfitana

O tamanho da Costa: em torno de 60 km entre Sorrento e Salerno 

A famosa estrada costeira –  que rende um suspiro a cada curva – tem aproximadamente 60 km entre a cidade de Sorrento e Salerno. Parece pouco, mas por conta do trecho estreito e repleto de curvas e visuais esplêndidos, o trânsito é lento e para dirigir é preciso todo cuidado. Por isso, para percorrer os 60 km em alta temporada você pode levar mais de 4 horas (tanto pela estrada quanto pelo movimento de turistas).

+ Roteiro Romântico Sul da Itália: Capri, Costa Amalfitana, Matera e Puglia

Alugue carro na Itália em até 12x

Dicas Costa Amalfitana

A estrada entre penhascos e o mar de 60 km da Costa Amalfitana

 

Quais cidade fazem parte da Costa Amalfitana?

Ao todo, a Costa Amalfitana tem mais de 10 cidades. Eis algumas delas em ordem de norte a sul, a partir de Nápoles:

Sorrento, Positano, Praiano, Furore, Conca dei Marini, Amalfi, Ravello, Scala, Atrani, Minori, Maiore, Tramonti , Cetara, Erchie, Vietri Sul Mare e Salerno.

Ravello Costa Amalfitana

Em Ravello nos jardins da Villa Cimbrone

 

o que fazer na Costa Amalfitana

Maioria na Costa Amalfitana

Cidades mais visitadas

As cidades mais conhecidas e visitadas são: Positano, Ravello, Amalfi e Sorrento – sendo Ravello a única vila no alto de um penhasco, mais distante do mar. No entanto, cada cidade tem a sua beleza particular. No mapa abaixo, marquei em vermelho os principais destinos.

Dicas Costa Amalfitana: como chegar

Nápoles é a capital regional da Campânia, região de arquitetura histórica e de praias paradisíacas. Aliás, Nápoles é o principal ponto de partida para quem quer viajar pela Costa Amalfitana. Da capital da Campânia partem trens, transfer e barcos para a ilha de Capri e cidades da Costa Amalfitana. Entre Nápoles e a Costa Amalfitana está Pompéia e o Monte Vesúvio, outras atrações de destaque na região.

 Ferry: Nápoles a Capri  –  40 minutos  | Amalfi a Capri – 1h30  |  Capri a Sorrento – 30 min
Trem Nápoles a Sorrento –  1 hora
Carro: Nápoles a Sorrento – 50 min  | Nápoles a Positano – 1 hora

Chegando na Costa Amalfitana: barco e carro

Nós chegamos por Roma de avião e viajamos de trem para Nápoles. Após dois dias turistando pela capital da Campânia, pegamos o ferry boat para Capri onde passamos duas noites inesquecíveis . De Capri, pegamos outro ferry boat para Sorrento, cidade da Costa Amalfitana onde alugamos um carro pela internet com antecedência e excelente tarifa neste link.

Por fim, seguimos pela bela estrada costeira de Sorrento até o local onde foi a nosa base para visitar a Costa Amalfitana: Praiano, ao lado de Positano, no ultra charmoso hotel boutique Casa Angelina – ponto alto da viagem!  O percurso de 23 km – entre Sorrento e Praiano – foi de de 40 a 50 minutos de estrada.

Roma a Sorrento – 262 km
Nápoles a Sorrento – 50 km
Roma a Amalfi – 277 km
Nápoles a Amalfi – 60 km

Sorrento Costa Amalfitana

chegando no Porto de Sorrento de Ferry a partir de Capri

 

O que fazer na Costa Amalfitana: principais atrações

Pegar praia, mergulhar no mar, olhar para o horizonte, namorar … se você pensa que essa programação parece pouca coisa é porque não conhece a Costa Amalfitana. Cada cantinho é um suspiro que pode render horas…O “Dolce far Niente” (ou a doçura de não fazer nada) tem sua expressão máxima por aqui. A região é uma terapia para navegar em paisagens estonteantes sobre os altos penhascos no mar. Entretanto, se sobrar um tempinho entre um relax e um suspiro, é claro que existem bons restaurantes, cidades que você precisa visitar, beach clubs animados, passeios de barco e compras. Abaixo uma listinha pra incluir na sua programação:

–> Breve aqui o post sobre o nosso roteiro de 3 dias na Costa Amalfitana

Anote:

  • Visitar as principais cidades reservando pelo menos meio turno para cada: Positano, Amalfi, Ravello. Com mais tempo, aproveite para conhecer também Atrani, Maiori, Minori e Sorrento.
  • Em Positano, caminhar pela vila, conhecer a praia, jantar ou almoçar no Chez Black , comprar cerâmicas.
  • Em Amalfi, visita o Duomo e a Pasticceria Andrea Pansa
  • A minúscula Praia de Fiordo di Furore – entre Praiano e Amalfi
  • Em Ravello (cidade dos casamentos), caminhar pelas ruas e admirar a vista panorâmica dos jardins da Villa Cimbrone ou da Villa Ruffolo
  • Fazer um passeio de barco para ver a Costa de outro ângulo
  • Aproveitar um Beach Club – paradores pagos ao longo da costa. Alguns são acessíveis só pelo mar, mas fornecem serviço de barco gratuito até o local (desde que o cliente faça refeição no parador). De hora em hora, barcos que fazem o transfer a partir de Positano para alguns paradores. Nossa dica é o Beach Club One Fire Beach em Praiano.
On Fire Beach Club Praiano

On Fire Beach Club – o parador de Praiano animado e lindo. E com transfer a partir de Positano

Onde ficar na Costa Amalfitana ?

Eis uma das maiores dificuldades que tive quando estava planejando a viagem e procurando dicas da Costa Amalfitana. Qual a melhor praia ou localização para se hospedar? Vale a pena investir em hotéis caros na região? Fiz uma longa pesquisa e descobri que muita gente se hospeda em Positano ou Amalfi, praias mais famosas e centrais da Costa. No entanto, já vou avisando que para quem está de carro é muito complicado entrar dirigindo nessas cidades, principalmente Positano que é um labirinto de ruelas em penhascos. Caso você opte por dirigir, escolha praias menores e com hotéis na estrada.

Positano, Praiano e Amalfi

Em termos de acomodação, Positano é a mais cara das cidades. Nós ficamos hospedamos na simpática Praiano, ao lado de Positano num dos hotéis mais lindos da Costa Amalfitana, o Casa Angelina.  Achamos que investir num hotel boutique fez toda a diferença na nossa lua de mel para comemorar 20 anos de casados. A gente merecia!!

+ Veja neste post a experiência da Costa Amalfitana de camarote.

Casa Angelina Praiano

nosso presente na viagem: um hotel dos sonhos na Costa Amalfitana

Porém, Praiano tem outras opções de hospedagem caso o Casa Angelina ultrapasse o seu budget, pesquise aqui: www.booking.com/hotelempraiano

Pesquise hotéis

A seguir, deixo outros achados de hotéis que pesquisei. Não esqueça de reservar com muita antecedência se for alta temporada ou se quiser garantir bons preços.

Hotel La Conchiglia – dica econômica na Costa Amalfitana

Montemare em Positano

Hotel Santa Caterina luxo em Amalfi, super estrutura  praticamente no mar.

www.booking.com/positano
www.booking.com/amalfi
www.booking.com/sorrento

>> Pesquise aqui hotéis em todas as cidades da Campânia: Capri, Nápoles, Costa Amalfitana, Pompéia

Dicas Costa Amalfitana

a pequena praia em Atrani

Como se locomover na Costa Amalfitana ?

Outra grande dúvida que tínhamos no roteiro da Costa Amalfitana: alugar ou não alugar um carro ir de uma praia a outra?  Muita gente me aconselhou a não alugar. O motivo? Por conta não só do trânsito lento como também pela falta de vaga de estacionamento em alta temporada. E verdade seja dita: realmente estacionar o carro na Costa Amalfitana é missão impossível. Vai por mim!

Contrariando todas as dicas que recebemos, nós acabamos alugando um carro pois seguiríamos viagem até Puglia. Além disso, também achamos que para chegar no nosso hotel em Praiano o carro seria imprescindível. No entanto, só encontramos vantagem de usar o carro alugado na Costa Amalfitana quando visitamos Ravello, onde foi tranquilo estacionar. De carro, passamos por muitas praias linda sem chance alguma de parar pois não havia lugar para estacionar.

dirigindo na Costa Amalfitana

Dirigir na Costa Amalfitana é lindo, mas estacionar é missão impossível

Dirigindo na Costa Amalfitana

o trânsito na Costa Amalfitana é lento, muitas vezes só passa um carro

Conexão: Desconto Chip internacional de viagem

A Conexão com internet livre no celular foi essencial para este roteiro já que usamos Mapa do Google, GPS, além de procurar dicas de restaurantes, mapas da cidade quando caminhávamos e reservas em hotéis. Viajamos com chip internacional de viagem da PlusSim na categoria Europa, parceiro do Café Viagem. A PlusSim oferece  10% de desconto aos leitores do blog que usarem o código de desconto CAFEVIAGEM10.

Dicas Costa Amalfitana
Quais os transportes além do carro?

Logo, quem não aluga carro pode utilizar os seguintes meios de transporte para circular no litoral: o ônibus/van, transfer, alugar scooters ou barco privado (que você contrata por hora para passeios, ideal para conhecer as praias pequenas) ou a balsa/ferry boat (entre algumas praias, veja na imagem abaixo).

  • A Alicost  que faz a ligação por mar de Capri com as principais cidades da Costa Amalfitana.
  • A Travelmar faz o trajeto de barco entre as principais cidades: Amalfi, Positano, Minori, Maiori, Salerno, Cetara (bilhete entre 3 a 14 euros)
  • Para ônibus, é possível comprar o bilhete único para o dia todo.

Travelmar faz o trajeto de barco/ferry entre as principais cidades da Costa Amalfitana

Nosso hotel dos sonhos em Praiano oferecia um transfer gratuito maravilhoso para Positano, o que facilitou.

navegando de Balsa (ferry boat) na Costa Amalfitana

Dicas Costa Amalfitana: quando ir

O alto verão acontece em julho e agosto, com temperaturas acima dos 30 graus! Considere esse período altíssima temporada. Nós visitamos a Costa Amalfitana no início de setembro e o tempo estava perfeito, mas as praias ainda estavam cheias. De qualquer maneira, iria novamente neste período, adorei.  Para quem quer menos movimento, a melhor época para ir à Costa Amalfitana é entre abril e maio ou a partir da segunda quinzena de setembro e outubro.

Costa Amalfitana: quantos dias 

Para quem vai aproveitar a praia, fazer passeios de barco e ficar relax curtindo o Dolce far Niente, o ideal são cinco dias. No entanto, em três dias também é possível aproveitar bastante fazendo as cidades principais como Ravello, Positano e Amalfi.

praia em Positano

praia privada em Positano que também tem praia pública, mas minúscula

Dicas Costa Amalfitana

Costa Amalfitana: como não morrer de amores

Quanto custa viajar para a Costa Amalfitana

A pergunta que não quer calar… Quanto custa viajar para a Costa Amalfitana? Bem, a verdade é que a Costa Amalfitana não é nada barata, começando pela hospedagem. Mesmo um hotel econômico pode sair em torno de 200/250 euros para o casal. Restaurantes entre 70 (o mais simples) a 200 euros para o casal. Vinhos em torno de 18 a 30 euros. Passeios de barco privado, entre 300 a 700 euros. Mas quer saber? O melhor é aproveitar é não economizar um centavo na sua felicidade. Você está em um dos lugares mais lindos do mundo. Vai por mim, pruveitaaaaa! É um destino dos sonhos.

Ravello Costa Amalftiana

Vista da cidade de Ravello, Costa Amalfitana


Vai viajar para Europa? Não esqueça do Seguro Viagem

+ Pesquise aqui Seguro Viagem e viaje tranquilo para Europa

 

Veja + dicas e roteiros da Itália no Café Viagem

+ ROTEIRO ROMÂNTICO:
Capri, Costa Amalfitana, Matera e Puglia

Vinhos da Puglia e Campânia para provar na viagem

+ NÁPOLES:
Pizzarias para provar em Nápoles

+ COSTA AMALFITANA:
Casa Angelina, Hotel Top na Costa Amalfitana para Lua de Mel

Dicas de Positano na Costa Amalfitana

Chez Black – jantar imperdível em Positano

+ CAPRI:
 passeio de barco ao redor da ilha de Capri

  O que fazer em Capri – atrações que amamos

 Tudo sobre a visita a GRUTA AZUL

 Praias de Capri na Itália, onde ir

+ PUGLIA:

Onde ficar na Puglia Itália: dicas de hotéis

Roteiro Puglia 5 dias: como chegar, o que fazer

Alberobello, a cidade dos trulli na Puglia

CINQUE TERRE: Roteiro Cinque Terre na Itália – 2 dias românticos

EMILIA ROMAGNA: O melhor de Emilia Romagna na Itália – post índice com dicas de Bologna, Parma e Modena

Todos os Posts da Itália no Café Viagem

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier pela ABS-RS. Acima de tudo, turista apaixonada por café da manhã, vinhos e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Últimos Comentários

DEIXE SEU COMENTÁRIO