Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

Dicas de Cabo Polonio no Uruguai – como chegar, o que fazer e onde comer

Dicas de Cabo Polonio no Uruguai – o que fazer, como chegar e onde comer

Procurando dicas de Cabo Polonio no Uruguai ? Este post foi baseado no roteiro que fiz em família com meus filhos este ano. Passamos 1 dia em Cabo Polonio no litoral sul uruguaio e nos surpreendemos com o passeio. Vale muito a pena. Segundo meu filho de 11 anos, foi um dos momentos mais especiais de nossa última viagem de carro ao Uruguai. A curiosidade dele era grande para conhecer um lugar onde não existe energia elétrica, sinal de celular ou de internet (muitas vezes nem água encanada!). Cabo Polonio é uma área protegida, reserva de lobos marinhos e conhecida como um reduto hippie.  

É aventura e conexão apenas com a natureza. Conhecer este paraíso místico, pouco habitado, sem carros e sem luz foi uma das experiências mais simples e, ao mesmo tempo, marcantes que tivemos no Uruguai.

 dicas de Cabo Polonio Uruguai

Pra acompanhar a leitura deste post sugiro :
Música: “12 segundos de oscuridad” de Jorge Drexler
Vinho: Família Deicas Atlántico Sur Reserve Sauvignon Blanc

 

Dicas de Cabo Polonio – como chegar, onde ficar,

quanto custa, o que fazer, onde comer


dicas de Cabo Polonio Uruguai

1. Como chegar a Cabo Polonio no Uruguai

Cabo Polonio está situada no litoral sul do Uruguai no Departamento de Rocha, vizinha de três praias bem conhecidas por lá:  La Paloma, La Pedrera e Punta del Diablo. A apenas 50 km de distância da fronteira entre o Rio Grande do Sul e Uruguai, o Chuí. De Punta del Este, são 153 km de distância e por volta de 250 km a partir de Montevidéu. 

Para chegar a Cabo Polonio de carro, quem vem de Punta del Este para Cabo Polônio dirige pela Ruta 9 e deve entrar em La Pedrera (Rocha) na Ruta 15. Depois, pegar à esquerda na Ruta 10, estrada que vai dar na ” Puerta del Polonio” no Parque Nacional Cabo Polônio. 

Quem vem de carro pelo Chuí pela Ruta 9, deve entrar na Ruta 16 (para Aguas Dulces) e depois dobra à direita na Ruta 10.

Mas aviso: não é permitido entrar em Cabo Polonio de carro!
Pela Ruta 10 você vai chegar
na entrada oficial de Cabo Polonio ou melhor, no Parque Nacional Cabo Polonio. No Parque, há estacionamento para carros e compra de bilhete para os veículos 4×4, únicos autorizados a fazer este transporte.

Para quem tiver interesse, a Cabalgata Valicera faz o trajeto e passeio até a praia e vila de Cabo Polonio a cavalo.

 + Encontre seu hotel no Uruguai com desconto

dicas de Cabo Polonio

 

2. Quanto custa o passeio a Cabo Polonio

O estacionamento para o carro no Parque Nacional Cabo Polonio custa 200 pesos para o dia todo (preço em fevereiro de 2018). Já o transporte por pessoa em veículo 4×4 autorizados , sai 230 pesos por pessoa (ida e volta). Crianças menores de 5 anos não pagam.

Uma família de quatro pessoas como a nossa, gasta 1.128 pesos uruguaios, por volta de 140 reais (4 bilhetes mais o estacionamento) para fazer este passeio. Leve água e um lanche na mochila se quiser fazer economia pois em Cabo Polonio os restaurantes não são nada baratos (comemos em um lugar ótimo, mas com preço semelhante aos praticados em  Punta del Este).

dicas de Cabo Polonio Uruguai

os veículos 4×4 que levam os visitantes para Cabo Polonio. Dica: chegue cedo para sentar na parte de cima do caminhão e divirta-se!

 

3. Sobre o Parque Nacional Cabo Polonio e o terminal Puerta del Polonio

O Parque Nacional de Cabo Polonio faz parte do Sistema Nacional de Áreas Protegidas do Uruguai (SNAP). Uma área de preservação, com observação no oceano Atlântico com dunas, arroios, bosques, lagunas, rochas e praias.

dicas de Cabo Polonio Uruguai

É na formação rochosa de Cabo Polonio que estão duas atrações mais procuradas pelos turistas que visitam o local: o Farol e a reserva de lobos marinhos.

A Puerta del Polonio é o terminal onde se compram os bilhetes dos caminhões 4×4 que fazem o transporte de ida e volta até a vila da praia. O local também tem estacionamento, lanches, sorvete e até uma pracinha para as crianças aguardarem quando necessário o próximo embarque.

Terminal do Parque Nacional Cabo Polonio que tem pracinha, redes, lanches. Bem organizado

O caminhão 4x 4 sai de hora em hora a partir das 7h da manhã até as 19h30.

Cabo Polonio como chegar

Dica: pra quem quer mais adrenalina com os filhos é ir sentado na parte aberta de cima do caminhão. Meus filhos amaram!

O percurso até o povoado de Cabo Polonio é de aproximadamente 7 km, mas o carro vai devagar e balançando bastante sobre dunas, bosques e a areia da praia.

Na ida fomos na parte interna do caminhão e na volta com emoção por cima!

dicas de Cabo Polonio Uruguai

4. Onde ficar em Cabo Polonio

Dizem que dormir em um hotel ou pousada em Cabo Polonio é uma das experiências mais incríveis do mundo por conta da escuridão da vila (não tem energia elétrica) e do céu estrelado. Como eu estava com meus filhos, carro cheio de bagagem vindo de Punta del Este, e não sabia o que encontrar, acabei optando por um hotel em uma praia bem próxima que recomendo fortemente,  La Pedrera

Onde ficar em Cabo Polonio

Nosso hotel era lindo e à beira mar : Pueblo Barrancas Eco Lodge em La Pedrera. Tivemos uma noite estrelada de cinema e contarei em breve a experiência em outro post!

O  hotel que ficamos hospedados em família m La Pedrera

La Paloma e Punta del Diablo são outras praias próximas que oferecem boas opções de hospedagem. 

De qualquer maneira, em nossa visita ao povoada fiquei surpresa quando vi  hospedagem de charme em Cabo Polonio como: a Hosteria La Perla, Las Brujas, Narakan E eu que achei que só haviam albergues em Cabo Polonio ! Outras acomodações mais simples para quem quiser pesquisar preços são: Olga Veigas eLobo Hostel

onde ficar em Cabo Polonio

a localização do hotel e restaurante La Perla de frente para o mar em Cabo Polonio

 

5. Onde comer em Cabo Polonio

O povoado histórico tem alguns locais com lanches e comidinhas. Recebi boas recomendações de três lugares: Lo de Dani, Timbó e, o campeão do Tripadvisor de frente para o mar, o La Perla (laperladelcabo.com). Elegemos nossa mesa para o mar no La Perla e não nos importamos com o preço pois o dia merecia esse regalo! Uma conta para almoçar em família de 4 pessoas com taça de vinho vinho no La Perla sai por volta de 400 a 500 reais !

No ritmo de Cabo Poloni, a placa do restaurante La Perla indica que nessa vida é preciso buscar menos sinais de Wi-Fi e mais sinais de amor!

onde comer em Cabo Polonio

Um prato típico de Cabo Polonio são os buñuelos de algas (bolinhos de algas!). Não provei mas deixo aqui a dica!

A vista de uma mesa no restaurante La Perla…

O visual do nosso almoço

6. O que fazer em Cabo Polonio –  nosso roteiro

Verdade seja dita: muitos jovens procuram Cabo Polonio para fazer festa ou fumar maconha (não esqueça que no Uruguai a maconha é legalizada!). Mas nem só de galerinha no mundo da lua vive Cabo Polônio. O destino também uma paixão dos aventureiros que curtem natureza e tranquilidade. Vimos muitas famílias passando o dia por lá, curtindo a praia, visitando o Farol, observando os lobos marinhos e conhecendo o povoado.

Nós chegamos no terminal de Cabo Polonio por volta das 10 horas e em poucos minutos compramos nossos bilhetes e partimos no caminhão 4×4.

Cabo Polonio tem uma pequena estação para os visitantes que chegam no caminhão 4×4. A partir do desembarque, plaquinhas simpáticas indicam o caminho a pé para a praia e para o pueblo histórico. Não tem como errar o caminho. E não esqueça de ficar atento aos horários do retorno do transporte!

4 coisas que você precisa fazer em Cabo Polonio

As principais atrações de Cabo Polônio são (na ordem em que fizemos) :

  • ANDAR PELO PUEBLO HISTÓRICO

    Caminhar por seu centrinho, hostels, bares e lojinhas. Observe que as caixas d’água das casas são pretas. É para aquecer a água pois não há energia elétrica. Mas e como fazem os restaurantes e estabelecimentos comerciais? Claro que muitos tem gerador próprio.dicas de Cabo Polonio

 

  • VISITAR O FAROL DE CABO POLONIO

    A visita ao Farol está aberta o ano todo.  A entrada custa 25 pesos. Não é permitido a subida de crianças menores de 8 anos. As visitas são das 10 à 13 horas e a partir das 15h até o pôr do sol.

 

  • RESERVA DE LOBOS MARINHOS

    E OBSERVAÇÃO DE OUTROS ANIMAIS NATIVOS (AVES e TARTARUGAS)
    Caminhe até o Farol e você verá milhares de lobos nas pedras. Bem próximo da costa, há 3 pequenas ilhas que servem de morada para esses animais marinhos.

  • RELAXAR E CAMINHAR NAS PRAIAS

    Relaxar na praia, caminhar e curtir o astral zen de Cabo Polonio. Quem sabe um chimarrão?
    Nós pegamos praia em frente ao restaurante La Perla onde almoçamos divinamente bem.

 

+ dicas do Uruguai no Café Viagem:

GUIA URUGUAI: TODAS AS DICAS E ROTEIROS DO CAFÉ VIAGEM

Guia Punta del Este – post índice

Roteiro completo de La Paloma

Roteiro Colônia 24 horas

VEJA AQUI TODAS AS NOSSAS DICAS DO URUGUAI NO INSTAGRAM

Jorge Drexler, o eterno namorado de Cabo Polonio

“12 segundos de oscuridad” é a música do uruguaio Jorgle Drexler e do gaúcho Vitor Ramil sobre Cabo Polonio (Jorge é músico que  ganhou o Oscar de melhor canção em 2005 por “Al Otro Lado Del Río”, lembra?). Conta a lenda que Drexler foi curtir uma dor de cotovelo em Cabo Polonio após brigar com uma namorada da juventude. De forma poética, a letra retrata a única luz que se observa à noite, a do Farol que gira e deixa 12 segundos de escuridão. 

Un faro quieto nada sería
guía, mientras no deje de girar
no es la luz lo que importa en verdad
son los 12 segundos de oscuridad

 

 


SAIBA MAIS


CABO POLONIO – URUGUAY

Cabo Polonio no Uruguai é uma área protegida na costa sul do oceano Atlântico. Suas praias são cercadas por rochas e dunas formando uma linda paisagem natural. O Farol e a reserva de lobos marinhos atraem os visitantes, bem como seu estilo rústico e hippie da vila sem luz. Cabo Polonio faz o estilo slow travel. 

SITE DO TURISMO OFICIAL DO DEPARTAMENTO DE ROCHA E CABO POLONIO:
turismorocha.gub.uy/horarios-cabo-polonio

PS: nossa visita foi durante a alta temporada (verão). Considera que no inverno, alguns lugares fecham e pode ventar e fazer muito frio.

 

RESOLVA SUA VIAGEM PARA O URUGUAI

Use os parceiros do blog  para viajar tranquilo e retribuir as dicas que você acaba de receber!!

RESERVE O SEU HOTEL NO URUGUAI PELO BOOKING.COM

FAÇA SEU SEGURO VIAGEM PELO COMPARADOR  DA REAL SEGUROS E GANHE UM DESCONTÃO PELO NOSSO LINK


ALUGUE SEU CARRO PELA RENTALCARS
QUE FAZ A COTAÇÃO DAS MELHORES TARIFAS

 Nós fizemos o seguro de viagem de toda a família com um baita desconto na REAL SEGUROS. Viajanos no nosso próprio carro, mas incamos a RENTALCARS pra quem quiser alugar. E resevamos nosso hotel em La Pedrera com o cancelamento gratuito do BOOKING.COM

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier em formação pela ABS-RS. Acima de tudo, apaixonada por café da manhã, vinho e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Últimos Comentários

DEIXE SEU COMENTÁRIO