Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

Paixão por Montevidéu – dicas passo a passo

(post atualizado em abril de 2017) As dicas de Montevidéu deste post são da Paola Barbieri, grande colaboradora do blog Café Viagem quando se trata de Uruguai (psiu: ela é casada com um uruguaio!). Se for a sua primeira vez na cidade, não deixe de conferir também o post das nossas últimas viagens a Montevidéu Roteiro Montevidéu em 10 programas  e a página especial do Uruguai no Café Viagem

E ainda: o post índice com todas as nossas melhores dicas do UruguaiBoa viagem, bom passeio!


*Texto Paola Barbieri


Quem
ama Montevidéu no Uruguai como a gente, vai amar essas dicas deliciosas para um final de semana super romântico na nossa cidade maravilhosa.
 São 15 dicas, passo a passo, para curtir a capital uruguaia. Partiu?

15 Dicas de Montevidéu 


1. Mesmo que você ainda não conheça Montevidéu, minha dica é se hospedar em
 Pocitos ou em Punta Carretas. Pra mim são os dois bairros mais charmosos da cidade, cheios de restaurantes, bares e lugares lindos pra ver e rever.
 


2. Se possível (principalmente se for gaúcho) não deixe de  levar cuia e mateira. Se não tiver, compre e experimente o costume. Essa dica é básica pra se sentir um autêntico uruguayo

3. Se o seu hotel não for lá essas coais,
 não tome desayuno no hotel. Acorde, prepare o mate, pegue água quente no restaurante e vá pra rua explorar o bairro e os lugares que oferecem excelente café da manhã.


4. Descobrimos
dois lugares ótimos em Pocitos para tomar café da manhã: o tradicional e sem palavras Medialunas Calentitas (21 de Setiembro, Pocitos) 
e o Amaretto Bakery café (21 de Setiembro esq. Roque Graseras, também em Pocitos). A medialuna calentita é tudo de bom. Pra mim, a melhor medialuna do mundo, o clima é só aconchego, num ambiente de luz baixa, cadeiras confortáveis e com um cheirinho no ar de morrer de tão bom.  

A gente pediu dos cortados e 4 medialunas, dos rellenas e dos saladas. Hum!  Já o Amaretto é uma boutique de café. Supercontemporâneo. Pedimos um combo com jugo de naranja, cortados y medialunas. Acho o ML bem melhor, mas vale só pelo lugar.

Dicas de Montevidéu
Dicas de Montevidéu



5. Caminhar caminhar e caminhar por Pocitos e Punta Carretas. Tomando um mate, óbvio. Os bairros são grudados um no outro e são lindos demais. Cheios de casas lindas, calçadas largas, praças que dão vista pra Rambla. Visite a Feirinha na Plaza Villa Biarritz e seus antiquários (próximo ao Punta Carretas Shopping – terças e sábados das 9h às 16h). Várias pet shops cheias de novidades pra comprar pro seu cãozinho (como coleiras e guias feitas de couro uruguayo, um charme. Compre). 

6. Bom, depois de caminhar e matear, chegou a hora da primeira cerveja do dia. Em Pocitos, encontramos o  Bar 62 (Chucarro esq. Barrero). Um lugar bem charmoso para sentar no balcão, pedir uma
cerveja (ou vinho) e ficar olhando os móveis lindos do lugar. 
Bem pertinho dali, descobrimos o Pitangueiro (Manuel Vicente Pagola, 11300 – Não aceita cartões). Trata-se de uma mini parrilla gracinha, minúscula, com um balcão na rua, que foi onde tomamos a segunda cerveja do dia!


7. Mas sábado não tem jeito: almoço é no sempre Mercado del Puerto
. Amo. Adoro. Tem que ir. O astral é incomparável, cheio de gente cantando, tocando tango, bebendo, rindo e se divertindo. E como fomos num final de semana qualquer, não tinham quase turistas, o que deixa tudo sempre melhor. O programa é sempre o mesmo: vários vacitos de medio y medio (bebida típica) no balcão do Roldós e depois assado de tira no El Palenque. Também no balcão.
 

Dicas de Montevidéu

Um dos pontos turísticos clássicos de Montevidéu: as parrillas do Mercado del Puerto


8.  Bom, depois de sair borracho del mercado, você tem três opções: ou admira a vista na Rambla  ou vai comer um
churros no PARQUE RODO ou vai tomar um Café da Oro Del Rhin na Livraria Yenny
 , (Rambla esq. av Brasil). A livraria tem várias filiais em Montevidéu mas essa dae Pocitos é especial, é um charme. Tudo pelo simples fato de estar na Rambla, e ter uma mini Oro del Rhin dentro já tá valendo.

Yenny
9. Jantar no Francis (luis de la torre, 502. esq. José Montero, Punta Carretas). Restaurante bem tradicional de Montevidéu, onde o próprio dono te atende na porta. O ambiente é ótimo. Superagradável. Esperamos nossa mesa sentados perto da barra (balcão em espanhol!) e tomamos um vinho delicioso sugerido por um dos atenciosos garçons. Bom pra jantar, conversar e esquecer as horas.

Ah! E o cardápio ainda conversa com você. LEIA AQUI O POST DO FRANCIS NO CAFÉ VIAGEM



10. Domingo de manhã é dia de Feira Tristán Narvaja (bem na frente a universidade da Republica, na 18 de Julio). Quem já foi (ou não tem interesse em bugigangas) e quer fazer algo diferente, continue a descobrir Pocitos e Punta Carretas. Ou, então, sente na Rambla com o mate e fique por ali, olhando o movimento e curtindo um domingo de sol. Ou, ainda, suba no Faro e desfrute da linda vista da cidade. Hum! Saudades! 

11. Almoço de domingo imperdível na La Pulperia (Lagunillas 448 esq. Coronel Mora, Punta Carretas). Foi nossa melhor descoberta. É uma mini parrilla totalmente roots no meio de um bairro chique. E o melhor: barata! São quatro balcões onde devem caber no máximo 20 pessoas.

Um lugar super simples, mas muito charmoso. Dizem as boas línguas que os donos do restaurante Ricci fecham o restaurante e vão comer ali. A melhor tira de assado que eu já comi. Tem que ir. 

12. Comer postre e tomar no Cke’s Café (Ellauri 1067, Pocitos). Uma casa de chá, cafés e tortas maravilhosa. Clima super aconchegante e bem tradicional. Vontade de passar a tarde ali, olhando as senhoras com suas jóias e casacos de pele, provavelmente lembrando dos tempos em que eram jovens. Amo. 



13. Continuar caminhando por las calles de Montevidéu aproveitando cada minutinho. Dá pra terminar o final do dia na Rambla, contemplando o Pôr do Sol de Pocitos ou Carrasco.

A praia de Carrasco ao entardecer.


14. Jantar domingo de noite no 
Ricci
 (joaquim nuñes 2884 esq. miñones, punta carretas). Infelzmente o restaurante fechou!! Era c
hique. e atendimento ótimo. Lugar maravilhoso e comida excelente. Perfeito. 

15. E pra se despedir tipicamente, almoçar segunda na  La Pasiva (Av. Arocena de Carrasco). Carrasco é um bairro a parte. Parece que você está na praia. Depois de comer panchos e tomar unos lisos, dê uma volta pelo bairro, anote e fotografe novos lugares pra quando voltar, aproveitar ainda mais. 

—> confira aqui o Roteiro de Carrasco no Café Viagem: 10 lugares para curtir o bairro

Melhores hotéis em Montevidéu no Uruguai – dicas por bairros

 

 

Roteiro Montevidéu em família – 10 programas em 1 dia

 


SAIBA MAIS


LEIA TAMBÉM SOBRE MONTEVIDÉU | URUGUAI NO CAFÉ VIAGEM

Roteiro Montevidéu em família – 10 programas essenciais

10 lugares para curtir Carrasco, o bairro chique de Montevidéu

Melhores atrações para curtir  Montevidéu

NOVO:  ONDE COMER EM MONTEVIDÉU

NOVO: MELHORES HOTÉIS EM MONTEVIDÉU

POST ÍNDICE COM TODAS AS NOSSAS DICAS DO URUGUAI

NOSSAS RECOMENDAÇÕES CHARMOSAS DE HOTÉIS NO URUGUAI

Hyatt Centric Montevideo – um hotel para se apaixonar na capital Uruguaia

ROTEIRO ROMÂNTICO RIO DA PRATA NO URUGUAI

 

Melhores-sites-planejar-viagem


ALUGUE O SEU CARRO NO URUGUAI:
CONSULTE AQUI MELHORES TARIFAS ALUGUEL DE CARRO


RESERVE O SEU HOTEL EM MONTEVIDÉU
RESERVE O SEU HOTEL
COM  TARIFAS PROMOCIONAIS  SEM TAXA DE RESERVA E COM CANCELAMENTO GRATUITO NA MAIORIA DOS QUARTOS

SEGURO VIAGEM
FAÇA AQUI UMA COTAÇÃO DOS MELHORES PLANOS E VALORES

 

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier pela ABS-RS. Acima de tudo, turista apaixonada por café da manhã, vinhos e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Últimos Comentários
  • Estou indo próximo findi e anotei várias de suas dicas. Obrigado!

    • Oi Ton

      Se tiveres alguma dúvida, é só perguntar. Boa viagem!
      Abs
      Alexandra

  • Na primeira semana de Fevereiro de 2013 tenho um dia reservado para conhecer Montevideo. Gostaria de ter umas dicas de restaurantes populares que sirvam carnes bovina e outros grelhados. Gosto de coisas bastante simples sem luxo.
    Fico no aguardo, obrigado.
    Benedito.

    • Oi Bendito
      Uruguai é uma delícia. Em um dia recomendo fazer a carne oficial de Montevidéu: a do Mercado Público (Mercado del Puerto) no famoso El Palanque. Não é tão em conta, mas é o programa clássico e imperdível. Os uruguaios gostam de sentar no balcão próximo das carnes assando.
      Abs
      Alexandra

  • Olá pessoal, roubaram a bolsa de minha esposa nas proximidades do mercado del puerto, na cidade velha (arrancaram a bolsa em uma esquina e fugiram covardemente), duas quadras do mercado. Muito cuidado ao caminhar por aquela região, e também, na rambla, ali perto, onde tem um campo de futebol. Tem um posto policial nas proximidades, mas isto não intimida em nada os meliantes. Eles dominam ali. A policia nem da muita importância quando ocorrem assaltos. Infelizmente, aquela região da cidade velha virou um antro de marginais. Principalmente aos domingos, em que as ruas por ali ficam bem desertas, eles fazem a festa. Comigo ocorreu em um domingo, 05/05/2013, 12:30. Depois disto li vários outros relatos de assaltos naquela região, inclusive durante o dia, em dias de semana, e até a mão armada! Ou seja, se for ao mercado del puerto, vá de taxi. Conversando depois com os cidadãos de montevideo, eles confirmaram que lá está muito perigoso. Tivemos sorte, pois recuperamos os documentos através da polícia, e a bolsa não tinha nada de muito valor. Mas muito, muito cuidado com aquela região. Tive a impressão de que as proximidades do estádio centenário pode oferecer algum risco também. Deixe seu passaporte original no hotel, e ande com uma cópia, e mulheres, bolsa, de forma nenhuma. A da minha esposa era daquelas pequenas, de couro. Eles são muito rápidos, e dificilmente dá pra evitar, por que eles ficam te esperando nas esquinas, quando você menos espera! Fica a dica, e boa viagem!

  • Montevideo é maravilhosa!!! Bom mesmo é poder morar lá!!!! Pena que é uma cidade muito cara!!! 

  • Também acrescentaria uma visita ao MAM – Mercado Agrícola de Montevideo – que tem uma arquitetura linda e as frutas e verduras que são vendidas por lá costumam ser mais baratas que as do centro da cidade….

  • Bom dia!

    Posso fazer perguntas nesse site?

    O período de carnaval em Montevideo acontece no mês de Março mesmo? Estou planejando ir com minha esposa em meados de Março 2015. Vocês me recomendam ir nessa época ou melhor em Abril? Estou lendo nos blogs que a cidade fica deserta na época de carnaval.

    Obrigado

    • Oi Adilson

      Segue a resposta de quem escreveu este post, a Paola Barbieri:

      sim, o carnaval no Uruguay acontece no mesmo período do Brasil.
      e realmente a cidade fica mais vazia.
      se vocês querem curtir a cidade no seu estado habitual, recomendo irem em abril mesmo.

  • Obrigado pela resposta. Já deu para ter uma idéia de quando ir.

    Só mais uma coisa. Se decidirmos ir em Março mesmo, as lojas, o comercio como um todo também fecham as portas ou não?

    E com relação a segurança, é tranquilo ou temos que ficar de olho, nos preocupando o tempo todo com assaltos e furtos?

    Obrigado

  • Oi, Alexandra! Vou para Montevideo na semana que vem curtir um friozinho. Minha cuia já está na bagagem, mas o mate vou comprar lá, claro!
    Estou me baseando em suas dicas para montar meu roteiro, mas nosso voo chega lá, no sábado, por volta de 13h30. Até chegar no hotel (em Pocitos), deixar malas e alcançar o Mercado del Puerto já vai ser muito tarde para almoçar por lá.
    Pensei em almoçar no La Pulperia no sábado, porque é perto do hotel, e deixar o Mercado del Puerto (Roldos e El Palenque) para o domingo, quando vamos visitar a Feira Tristán Narvaja. Será que toda a animação do lugar se repete aos domingos?

    • Oi Erika
      Quem fez este roteiro foi a minha amiga Paola que no momento está viajando pela Espanha. Vamos ver se consigo te ajudar… Acho o sábado é o melhor dia para o Mercado, mas domingo também é uma boa opção e a Feira vai estar bombando. Pode ir.
      Abraços
      Alexandra

  • Alexandra, irei para Montevideo em abril, seremos 4 adultos e uma criança, você recomenda o aluguel e um carro?
    abs

  • Olá! Adorei as dicas da cidade!!
    Teremos 8 dias em Montevidéu (irei com uma amiga) de 10 a 18 de julho próximo.
    Gostaríamos também de conhecer as cidades próximas, portanto quantos dias vc aconselha reservar hospedagem em Montevidéu (para conhecer tranquilamente) e depois conhecer outros lugares? Qual roteiro vc indicaria? Punta, Pirianópolis, C.de Sacramento e outras. Não temos ideia de distâncias entre elas e o que daria para um bate e volta, ou melhor hospedar-se nas cidadezinhas? É vantagem aluguel de carro para duas?
    Agradeço muito sua ajuda pois o dia da viagem está chegando e ainda não reservamos hotel pq temos dúvidas se ficaremos com reservas dos 8 dias no mesmo hotel ou se pernoitamos em outras cidades e retornamos dia 18 para voo de volta a SP.
    Abraços!!!

    • Oi Helô

      Tudo bem.
      Inicialmente, recomendo:
      3 dias em Montevidéu
      2/3 dias entre Piriápolis e Punta del Este (são no mesmo caminho ) – distância de Montevidéu de carro: 1h/1h30
      2 dias em Colonia (e visita a vinícola Bouza no caminho) – distância de Montevidéu:2h/2h30

      Se for mais em conta e confortável para vcs, dá para pernoiter em Montevidéu durante 5 noites ou mais e ir de carro para Punta e Piriápolis em bate-volta, é perto.

      Único local que recomendo pernoitar pois é mais longe é Colonia d. Sacramento.

      Eu faria tudo de carro pois gosto de ter liberdade. Mas um bom GPS é fundamental, apesar das estradas serem bem tranquilas e fáceis de se localizar.

      Abraços
      Alexandra
      https://www.cafeviagem.com

  • Agradeço muito mesmo!
    Agora vou abusar mais um pouquinho pedindo indicações de pousadas em Montevidéu e Colônia d Sacramento.
    Estamos em duas, queremos algo confortável, mas simples e econômico, podendo até ser hostel, mas em quarto privado.
    Valeu!

  • Olá! Preciso de dicas… Vou passar por 15h de conexão em Montevidéu, terei um domingo quase todo. Como é a cidade dia de domingo? Como sair do aeroporto, dormir um pouco (em algum hostel/pousada) e seguir para os passeios? Alguém sabe se pago alguma taxa no aeroporto pra poder sair ? Passo pela imigração? Ah, irei em setembro, é inverno ? Muito obrigada!

  • Olá, eu programei uma viagem para Montevidéu em dezembro de 2016, vou ficar do dia 21 ao dia 23 só. Eu gostaria de fazer aquele passeio de degustação de vinhos nas vinícolas, mas é caro assim mesmo? Eu vi aquele que buscam você no hotel e tem visitação em 2 vinícolas, mas custa mais de 500 reais por pessoa. É isso mesmo? Você indicaria um passeio alternativo?

  • Alexandra! Vou passar um domingo em Montevideo no final de junho… Desembarco as 11h e volto ao aeroporto para decolar as 18h. Alguma sugestão para almoço e para curtir o dia??? Pensei em almoçar e passear pela Rambla de Pocitos, mas não gostaria de passar pelo Uruguai sem comer uma de suas carnes!!! =)

  • muito bom adorei seu site e o conteúdo :D

  • Descobri seu blog hoje e amei!Suas dicas são as melhores. Estou indo para Montevideu em Agosto comemorar Aniversário de casamento e estou na dúvida entre Pocitos e Punta Carretas, o que me indica?
    Abs,
    Adria

  • Hola Alexandra!

    Muito bom post, três perguntas: qual os valores aproximados de referência para uma refeição nesses lugares? È seguro andar caminhando por Montevidéu? alguma dica para curtir a praia de Montevidéu?

    Obrigado
    abçs
    Mario

  • muito bom parabéns pelo site

  • Alexandra

    Boa noite, procuro empresas de turismo para fazer um wine tour na regiao de canelones, obrigado, ah aceito sugestoes de bodegas. Abs e obrigado!

  • Passei 10 dias lá em abril e gostei muito. A única coisa que detestei foi o “golpe do imposto”. Li em vários sites que se você é turista e faz pagamentos em restaurantes com cartão de crédito internacional (emitido fora do Uruguai), existe isenção automática de do imposto. Realmente em cada pagamento aparece na sua via o desconto automático do cartão, mas ao chegar aqui e conferir a fatura você percebe que é a maior tapeação porque o débito comandado pelos restaurantes acaba sendo pelo valor integral, com o imposto. Não caiam nessa.

  • Alexandra boa noite
    Viajarei no dia 09/07 a 14/07/2018 e irei pela primeira vez ao país com minha filha de 16 anos.Li os comentários, queria muito conhecer a Colônia do Sacramento, mas pesquisei os hotéis e pousadas para pernoitar se necessário, e são muito caros, e concomitante já está pago um hotel em Montevidéu… também me interessei por Buenos Aires, mas estou muito indecisa quanto os meus passeios.Pode me ajudar?

  • Post cOMPLETO!! aJUDARÁ MUITO, OBRIGADO

  • Bom dia! Irei passar A vIrada de ano (2018/2019) em Montivideu. Vou estar em um hotel em Pocitos. Gostaria de dicas de lugares com ceias de rEVelloin. Se puder me indicar ligares que tem este servico agradeco.
    Marilha Dantas

  • Nossa! AMEI SUas dicas pata tomar café da manhã!!!! <3 queria ter visto antes da viagem

    Eu escrevi um post no blog onde sou colaboradora em que dou dicas também de onde ir e indico muito conhecer a fortaleza general artigas – tem uma vista linda da cidade!

    Se quiser dê uma olhada no post onde conto um pouco como foi essa experiÊncia

DEIXE SEU COMENTÁRIO