Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

Dicas de Nuremberg na Alemanha – 12 atrações para favoritar no seu passeio

Procurando dicas de Nuremberg na Alemanha? Após uma viagem a dois, deixo aqui no Café Viagem as principais atrações bem detalhadas da cidade. Nuremberg (ou Nürnberg em alemão) é uma cidade charmosa da região sul da Alemanha, próxima de Munique, no coração da Francônia. Tem suma importância histórica, cultural e gastronômica. É cortada pelo Rio Pegnitz, gostosa de caminhar e fácil de se locomover. Verde, moderna e ao mesmo tempo com uma atmosfera medieval, preservando seu castelo e uma antiga muralha de 4 km em seu centro histórico. Seu centro antigo foi em grande parte reconstruído em estilo enxaimel medieval.

dicas de Nuremberg

Por tudo isso (rio, atmosfera medieval, castelo e arquitetura enxaimel), caminhar por suas pontes, ruelas e torres são um dos melhores programas para curtir a cidade. Afinal a paisagem de Nuremberg  é uma pin-tu-ra (mesmo em dias nublados como tivemos na viagem!)

De museus a forte história nazista (a cidade foi sede do partido e também do tribunal que julgou os criminosos), Nuremberg tem atrações para todos os gostos e idades. E falando em gostos, não vá embora sem provar a famosa linguiça de Nuremberg, a cerveja vermelha e o biscoito Lebkuchen. E ainda: os pratos típicos da culinária da região da Francônia na Baviera (com as famosas salsichas bradwürst), a tradição do uísque e da cerveja.  

Para quem viaja com crianças é bom destacar que Nuremberg  é a meca da fabricação de brinquedos na Alemanha, terra da Faber Castell e do Playmobil. Como curiosidade, saiba que vem de Nuremberg duas grandes invenções: o lápis de escrever e delineador (maquiagem feminina para os olhos). Inicialmente o delineador foi inventado apenas para uso nas cirurgias para marcar a pele do paciente. Atualmente, atenção mulheres, Nuremberg também é a meca da fabricação de cosméticos.

Veja aqui o nosso roteiro em Nuremberg de 2 dias e meio, passo a passo.

1. Arte em Nuremberg: Albrecht Dürer 

Nuremberg teve seu pico de crescimento nos séculos XV e XVI pois foi a cidade eleita por artistas e intelectuais famosos na época, sendo um grande centro cultural da Alemanha. Aliás, foi uma das maiores cidades do país nesse período. Você vai encontrar muitas referências pela cidade (museu, esculturas e nomes de rua e restaurante) do mais célebre artista do Renascimento nórdico, o alemão Albrecht Dürer (século XV) que viveu em Nuremberg. Muita atenção a escultura do coelho (ou lebre), que faz uma analogia a uma das obras mais famosas de Albrecht Dürer. A escultura da lebre com vários animais em seu entrono fica em uma ruela do centro histórico e representa a incansável multiplicação do famoso quadro de Durer.

dicas de Nuremberg

 

Para mais detalhes das obras e vida de Albrecht Dürer, visite o museu Albrecht Dürer Haus na Albrecht-Dürer-Straße 39.

dicas de Nuremberg

O museu ao fundo

A obra do alemão Albrecht Dürer e o chocolate vendido nas lojas de souvenir em Nuremberg

2. A guerra documentada em Nuremberg

No século XX, a cidade foi sede do partido nazista. Alguns dos principais comícios e desfiles do partido de Hitler aconteceram na cidade. Mas um dos fatos mais marcantes aconteceu no fim da Segunda Guerra Mundial: Nuremberg sediou o julgamento dos líderes nazistas, colocando um ponto final no capítulo mais negro e terrível da Alemanha.

A guerra está documentada em dois símbolos que se transformaram em museus abertos à visitação em Nuremberg. São eles:

1. Centro de Documentação Nazista/ Nazi Party Rally Grounds
Local dos restos do prédio monumental que representa a megalomania do Partido Nazista. Atualmente a construção abriga o Centro de Documentação Nazi Party Rally Grounds com exposição permanente “Fascínio e Terror” que analisa as causas e as conseqüências do regime nacional-socialista

2. Memorial dos Julgamentos de Nuremberg e sala 600
O memorial conta a história dos nazistas julgados e condenados.  Foi neste local que os líderes do regime nazista tiveram que responder por seus crimes perante um Tribunal Militar Internacional entre 20 de novembro de 1945 e 1 de outubro de 1946.  A sala de audiências 600 (onde ocorreu o julgamento) continua funcionando até hoje e pode ser visitada em horários que não está sendo utilizada. 
Fica a 3km do centro histórico de Nuremberg, na Bärenschanzstraße 72.

—> Veja aqui o post do Café Viagem sobre a visita ao Memorial dos Julgamentos de Nuremberg e sala 600

A sala 600 – onde os criminosos nazistas foram julgados


3. As Igrejas de Nuremberg

Nuremberg tem 3 igrejas de estilos semelhantes situadas no centro: a São Lorenzo (Lorenzkirche), a São Sebaldo (St. Sebald Kirche) e a igreja gótica de Nossa Senhora (Frauenkirche). Essa última, a Frauenkirche, é talvez a mais popular entre os turistas por ter em seu entorno a feira da praça central (a Hauptmarkt), onde no fim do ano acontece o mercado de Natal de Nuremberg.dicas de Nuremberg

4. O mercado de Hauptmarkt, o relógio e a fonte

A Hauptmarkt, o mercado ao ar livre com produtos frescos, é com certeza o coração de Nuremberg. Um bom local para iniciar um tour pela cidade. Por lá está a igreja Frauenkirche e seu famoso relógio carrilhão com bonecos mecânicos. Todos os dias, ao meio-dia ponto, os príncipes-bonecos prestam homenagem ao Imperador Carlos IV.  

dicas de Nuremberg

A igreja Frauenkirche na praça central ( Hauptmarkt), onde no fim do ano acontece o mercado de Natal de Nuremberg.

prédio da praça iluminado à noite

É também na praça da igreja (a Hauptmarkt) que está situada outra grande atração amada por visitantes: a fonte gótica Schoner Brunnen- erguida em 1385, mas reconstituída no século 20 por uma réplica. A fonte tem uma grade renascentista que guarda uma forte tradição. Na grade está um “Anel de Ouro” que, segundo dizem, se você girá-lo 3 vezes terá sorte e voltará a visitar Nuremberg. Há ainda uma outra lenda que poucos sabem: dizem que o verdadeiro anel da sorte não é o de ouro e sim o que está escondido no outro canto da grade. Na dúvida, giramos os dois anéis! Sugiro fazer o mesmo.

dizem que o verdadeiro anel da sorte não é o deu ouro, mas este escondido da cor do ferro

dicas de Nuremberg

fonte gótica Schoner Brunnen na praça principal de Nuremberg

5. O castelo de Nuremberg

Nuremberg foi uma cidade de imperadores e príncipes e preserva seu lindo castelo e muralha: o Kaiserburg Nurnberg (Nuremberg Castle).

A bela vista panorâmica do alto da montanha onde está o castelo dá uma noção da parte antiga e moderna de Nuremberg. Não deixe de subir! A cidade começou a ser erguida a partir do seu castelo, considerado um dos palácios imperiais da Idade Média mais importantes da Europa. Em suas torres e arredores, é possível apreciar o visual tanto da parte antiga da cidade quanto da área mais contemporânea. Observe atrás da Opera House (Staatstheater), e veja  a parte mais industrial da cidade que é famosa por sua produção de eletrônicos, aço, cosméticos e materiais de desenho (lápis).

dicas de Nuremberg

DICA: no alto, no caminho do castelo, onde antigamente ficava o estábulo imperial, há hoje um albergue muito famoso e concorrido, o Jugendherberge Nürnberg . Para conseguir uma vaga, é  preciso fazer reserva com meses de antecedência.

Na descida do castelo, não deixe de procurar pela cervejaria Hausbrauerei Altstadthof !

 

6. Vila dos artesãos de Nuremberg

Talvez esta seja a primeira atração que você visitar em Nuremberg se chegar de trem pois é bem próxima da estação central (Hauptbanhof). O Handwerkerhof é uma área murada com um minivilarejo que retrata em arquitetura e artesanato o estilo de vida de séculos passados.

dicas de Nuremberg

Há lojinhas e restaurantes.


dicas de Nuremberg

7. A rua mais linda: Weissgerbergasse

Sabe aquela rua que a gente vê em fotos e quer registrar também? Então anote: Weissgerbergasse (ou Weißgerbergasse). Uma ruela linda e muito bem preservada de Nuremberg repleta de casas coloridas antigas em enxaimel. Antigamente, era morada de artesãos da Idade Média! Hoje, abriga um famoso bar que citamos no post Onde beber e comer em Nuremberg, o Mata Hari Bar. Perto dessa rua encantadora está a praça Maxplatz e o Museu do Brinquedo.

dicas de Nuremberg

8. Museus e parques em Nuremberg

Choveu ou está com crianças? A programação em Nuremberg pode incluir bons museus. Do planetário ao museu do castelo Kaiserburg. São por volta de 12 museus principais e ainda: zoológico e um parque temático do Playmobil, o Playmobil Fun Park.

Veja alguns museus e parques:
Museus do Brinquedo
Nuremberg Zoo
Museu da Faber Castell
Playmobil Fun Park
Museu do Castelo Imperial Kaiserburg
Museu da Comunicação
Albrecht-Dürer-Haus  (museu do artista)
Veja aqui todos os museus em Nuremberg

 

9. As lindas Pontes de Nuremberg

Cruzar as pontes sobre o rio Pegnitz são outra grande atração em Nuremberg. Continuando pela Konigstrasse em direção ao Rio Pegnitz você logo passará por uma ponte linda (a Spitalbrück) onde verá um prédio de um antigo hospital (Heilig-Geist-Spital). Muitos anos atrás, toda a sujeira hospitalar das cirurgias era jogada no rio pela janela. Segundo nos contou a guia turística, antigamente o rio era como se fosse um grande lixão da cidade.

dicas de Nuremberg

Spitalbrück e o antigo prédio hospital (Heilig-Geist-Spital) ao fundo iluminado

 

10. Os porões subterrâneos da cerveja em Nuremberg

Os mais cervejeiros vão curtir visitar as caves subterrâneas, de 1380, onde as cervejas eram produzidas. Para os interessados, existe o tour “Historic Ar Bunker, Casemates and Water Supply”. Informações e tickets no Posto de Informações Turísticas (na Königstraße 93 ou na Hauptmarkt 18) ou no site do Turismo de Nuremberg

Para quem apenas quer degustar a famosa Red Beer ou Rotbier, recomendo fortemente um templo da cerveja, o Hausbrauerei Altstadthof

Não fomos aos porões mas fomos ao epicentro da cerveja (e whisky) em Nuremberg

11. Esculturas pelas ruas de Nuremberg

Nuremberg tem esculturas espalhadas por suas ruas principais. Já citei acima a lebre famosa, escultura em homenagem a Albretch Dürer, inspirada em sua pintura de 1502. Há outras esculturas para se descobrir, algumas estranhas e interessantes como a contemporânea “Das Ehekarussel” (Carrosel do Casamento) que representa as fases do casamento, incluindo a fase em que a mulher engorda. Esta escultura fica entre a Weißen Turm e da Elisabethkirche.

 

12. A gastronomia de Nuremberg 

Nuremberg se orgulha de suas tradições gastronômicas: da cerveja a salsicha de Nuremberg (minha favorita, escrevi um post só sobre ela!). Você vai encontrar muitas cervejarias e restaurantes com a culinária típica da Francônia. E em um tour gastronômico como o que fiz pode se aprofundar um pouco mais na culinária e na tradição do uísque e da cerveja.

Saiba mais no post do Café Viagem : ONDE COMER E O QUE COMER EM NUREMBERG !

Onde comer em Nuremberg

Por onde começar a visita a Nuremberg:

Assim como em muitos lugares da Alemanha e até da Europa, sugiro começar o seu roteiro em Nuremberg pelo Tourist Information Office (Posto de Informações ao Turista). Lá você vai encontrar todo o apoio e material que precisa para dar o start no seu passeio por Nuremberg: de tours guiados (diários) a mapas ou cartões de transporte. E ainda: atendimento em várias línguas.  No Tourist Information Office , eu e meu marido retiramos o nosso Nürnberg Card para 2 dias que dava direito a uso de transportes públicos ilimitados e entradas em museus e algumas atrações da cidade (por 2 dias consecutivos).  O cartão de 2 dias custa € 25 por adulto e € 5 para crianças de 6 a 11 anos ( até 5 anos é gratuito). E vale a pena? Bem, se você for ficar caminhando apenas pelo centro histórico da cidade talvez não seja um bom negócio comprar os cartões. Mas se você quer ir a museus e visitar locais mais distantes de ônibus, metrô ou tram, é uma boa economia.

Anote:

Tourist Information Office – Próximo a estação central de trem de Nuremberg na Königstraße 93
e na Haupmarkt 18
(praça principal onde saem os tours em grupo)
Horário: segunda a sábado das 9 às 19h. Domingo das 10h às 16h

O que fazer em Nuremberg

Onde ficar em Nuremberg

Nós nos hospedamos no econômico Intercity Nuremberg bem perto da estação central (uma quadra), o que facilitou muito a nossa chegada de trem com malas . Leia aqui o post sobre a nossa experiência no Intercity Nuremberg

 

+ DICAS DE NUREMBERG NO BLOG

DICA DE HOTEL EM NUREMBERG

Roteiro em Nuremberg de 2 dias e meio, passo a passo

PROVANDO AS FAMOSAS SALSICHAS DE NUREMBERG

ONDE COMER E O QUE COMER EM NUREMBERG

VISITA AO TRIBUNAL E MUSEU DO JULGAMENTO DE NUREMBERG

8 MERCADOS GASTRONÔMICOS IMPERDÍVEIS NA ALEMANHA

7 BIERGÄRTEN IMPERDÍVEIS EM MUNIQUE 

 SOBRE A TRADIÇÃO DO BIERGARTEN NA ALEMANHA 

VEJA O POST ÍNDICE : TODOS OS ROTEIROS E DICAS DE VIAGEM NA ALEMANHA   


**** Gostou das dicas?  ****

Sabia que uma forma de retribuir as indicações que você recebe no blog é fazendo suas reservas pelos nossos links de reserva de hotel, carro, seguro de viagem, entre outros? Não se preocupe, você não gasta um centavo a mais clicando neles, apenas contribui para que o Café Viagem se mantenha atualizado e sempre recheado de roteiros de viagem gratuitos para você. Essa é a principal forma de remuneração do nosso conteúdo e depende muito dos leitores. 

RESOLVA SUA VIAGEM 

HOTEL NA ALEMANHA: consulte melhores preços EM NUREMBERG NO BOOKING.COM

Chip celular na Europa (internet livre) –usamos este chip em nossa viagem pela Europa e contei tudo neste post

Seguro Viagem (cotação com principais empresas de seguro)

Aluguel de carro na Alemanha/Europa – faça aqui uma cotação!

 

SAIBA MAIS

 

NUREMBERG | ALEMANHA
NÜRNBERG

www.facebook.com/tourismus.nuernberg
instagram.com/nuernberg_travel
Informações turísticas em inglêstourismus.nuernberg.de/en/
Informações turísticas em espanhol: tourismus.nuernberg.de/es/

Site oficial do Turismo alemão em português: WWW.GERMANY.TRAVEL/PT
Fanpage: ALEMANHAPAISTURISTICO

dicas de Nuremberg

A autora do Café Viagem viajou para a Alemanha a convite do Turismo da Alemanha. Foi selecionada para um roteiro gastronômico em Munique, Nuremberg, Stuttgart e Hannover. Apesar do convite, todas as opiniões e dicas são isentas e refletem a nossa experiência .

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier pela ABS-RS. Acima de tudo, turista apaixonada por café da manhã, vinhos e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Últimos Comentários
  • Fui para Nuremberg há 2 anos atrás, amei cada cantinho da cidade! Fiquei lá por 20 dias e todos os dias descobria algo diferente. O lugar é lindo encantador, acolhedor. Fui na época de Natal, então tudo era mais mágico ainda, cidade toda enfeitada, as pessoas no clima. PERFEITO! Meu irmão mora lá e pretendo voltar este ano.

DEIXE SEU COMENTÁRIO