Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

Dicas para quem vai ao Super Bowl – o maior evento esportivo dos EUA

O post (texto e fotos) sobre dicas para quem vai ao Super Bowl nos Estados Unidos
foi escrito pelo meu marido Luciano Benetti. Tudo contigo, Mojo!

Sou fã de futebol, especialmente do Grêmio, vou a campo desde os 13 anos. Acho que a vida pulsa dentro de um estádio: vitórias, derrotas, alegrias, tristezas, tensão, berros, cantos! Em uma viagem a Miami, no fim do século passado, fui apresentado ao futebol americano,  a respeito do qual eu não conhecia nada. Fui assistir a um jogo Miami Dolphins no estádio Sun Life com o amigo Gustavo Freitas. No comando do time da Flórida estava o quarter back Dan Marino (um dos maiores jogadores de todos os tempos).  Viciei. Virei fã. No mesmo dia, comprei a camisa verde do Dolphins com o numero 13 do jogador Marino. É um baita esporte, com muita emoção, inclusive mais que o nosso soccer. Nomes estranhos como “touch down, punt, tackle,  receiver,  full back” e muitos outros passaram a fazer parte do meu vocabulário.

Super Bowl

Comecei a acompanhar o campeonato no Brasil  através da televisão a cabo, que tem seu grande ápice no jogo final, o chamado Super Bowl (jogo que decide o campeão da temporada do ano anterior!) . Os dois melhores times se classificam para o jogo que é realizado em local previamente marcado. E o local muda de ano a ano. A cidade eleita recebe milhares de turistas para o Super Bowl, lota!

Super Bowl

É o maior evento esportivo dos EUA e um dos maiores do mundo. São 111 milhões de espectadores nos EUA e 2 bilhões no mundo. O meio minuto de comercial mais caro na televisão americana, quatro milhões de dólares, quando  grande empresas lançam comercias especiais . O país simplesmente para no momento do jogo, prato cheio para quem gosta de esporte. E eu ficava imaginando como seria assistir a um jogo destes.

Super Bowl

Foi então que no ano de 2011 o sonho, finalmente, foi concretizado. Acompanhando um grupo de amigos do meu escritório, fui assistir ao Super Bolw XLV em Dallas, Texas, no qual jogaram Green Bay Packers e Pitsburg Stellers, dois dos maiores campeões americanos. Conto minhas dicas sobre DALLAS (atrações e restaurantes!) no próximo post!! Participar deste evento foi tão inesquecível que, em 2014, estive novamente em NYCity para o SUPER BOWL XLVII!

Luciano, no Super Bowl de 2013 em Dallas

Luciano, no Super Bowl de 2013 em Dallas

Aproveitei a minha experiência e fiz …

5 DICAS PARA QUEM SONHA EM IR AO SUPER BOWL

1. ANTECEDÊNCIA!!!
Prepare a viagem muito tempo antes: os ingressos para o Super Bowl são caros e começam a ser vendidos no site do NFL em maio (9 meses antes do evento), com um prévio cadastramento. O ticket médio custa por volta de mil dólares. Reserve hotéis e restaurantes também com antecedência. As cidades são invadidas por torcedores dos times ou, simplesmente, por simpatizantes que querem curtir o clima. Apesar dos estádios terem capacidade para cem mil pessoas, em média, cinco vezes mais pessoas visitam a cidade neste período;

2. NFL EXPERIENCE
 O Super Bowl de  NY não teve esta vivênvia incrível do NFL EXPERIENCE. Mas, deixo por aqui o meu comentário para quem for nos anos seguintes. O NFL EXPERIENCE são pavilhões abertos uma semana antes do evento. Funcionam como um grande divulgador do evento e do esporte, espécie de “play ground” para os torcedores. Pode-se jogar como um profissional, participar de treinamentos de defesa e ataque, ver como se faz uma bola, ver os anéis dos campeões, comprar qualquer coisa vinculada ao futebol americano, desde chaveiros até equipamentos completo de qualquer time. Ha uma área especial para crianças incrível. É surpreendente e uma visitação obrigatória. Em NY (em 2014), a NFL EXPERIENCE foi substituída pela Super Bowl Boulevard – 10 quadras pela Broadway de entretenimento, entre a 34th e 44th Street.

Foto divulgação Super Bowl - imagem da suposta Boulevard

Foto divulgação Super Bowl – imagem da Boulevard, na Broadway,  que substitui a NFL Experience este ano em NY

3. FALE COM AS PESSOAS!!
Conviva com as pessoas  na cidade: há milhares de turistas que acompanham o jogo, torcedores ou não. Conheci um grupo de amigos portugueses que vão ao jogo há 20 anos. Vi uma turma de amigos gaúchos de Caxias do Sul com camisetas de futebol do Grêmio e do Caixas. Tem de tudo. É uma superfesta.

4. ABRACE UM DOS TIMES!
No dia do jogo, abrace um time: vista uma das camisetas, um boné, torça por qualquer um dos dois. Vocês verão um exemplo de civilidade, onde torcedores dos adversários convivem no mesmo espaço, com muito respeito, alegria, entusiasmo e sem qualquer violência.  Acredite se quiser! Fará você se integrar neste fantástico jogo;

5. CHEGUE CEDO NO GRANDE DIA!
No dia do jogo, chegue muito cedo: compareça 4/5 horas antes. Há uma série de eventos ao redor e nas proximidades do estádio, já dentro da área do check in.  Shows (vi o show do Marron Five como se estivesse vendo um banda de rock de garagem), jogadores assinando camisetas,etc. Tire muitas fotos. Você provavelmente não irá esquecer esta experiência.

A dica é chegar cedo ao estádio para aproveitar os eventos que acontecem no estacionamento!

A dica é chegar cedo ao estádio para aproveitar os eventos que acontecem pela área!

Por fim, a dica é curtir o grande evento do esporte. A 49ª edição do Super Bowl, grande final da NFL (liga profissional de futebol americano dos Estados Unidos), aconteceu no dia 01 de fevereiro. O canal ESPN transmite o jogo sempre ao vivo a partir das 19h. Sempre há um show especial que abre o jogo (Kety Perry, Bono, ColdPlay)

 

cafe viagem SAIBA MAIS 

No site da ESPN
No site oficial do Super Bowl
Dica p/ comprar os tickets/pacotes no blog “Viajando por Esporte”
E, para os amantes dos comerciais, um pouco sobre os filmes publicitários que marcaram época no Super Bowl, no Brainstorm 9


+DICAS DE VIAGEM AOS ESTADOS UNIDOS

Todas as nossas dicas de viagem da Califórnia  – post índice
Todas as nossas dicas de viagem da Flórida
Todas as nossas dicas de viagem em Nova York

Séries Especiais:
Los Angeles | Miami e Orlando | Califórnia

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier em formação pela ABS-RS. Acima de tudo, apaixonada por café da manhã, vinho e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Comentário Recente

DEIXE SEU COMENTÁRIO