De pai para filho: paixão por snowboard e neve no Valle Nevado

Por Alexandra Aranovich

As “dicas Valle Nevado com crianças” foram escritas pelo meu marido, Luciano Benetti,
apaixonado por snowboard 

Final de junho e início de julho, viajei com o meu filho de 11 anos para esquiar no Valle Nevado no Chile. Na verdade, essa viagem começou a ser planejada há mais de 20 anos, quando eu sequer era casado, muito menos pensava em ter filhos. É que faz exatos 22 anos que esquiei pela primeira vez, por coincidência também no Valle Nevado. Naquela época, eu e um amigo recebemos a indicação de conhecer a neve para fazer snowboard, esporte que é similar ao surf, nosso esporte de praia preferencial em Garopaba, Santa Catarina. No inverno daquele ano, fez um frio gigantesco no sul do Brasil. E, frio por frio, resolvemos trocar a água gelada do mar pela neve.

dicas Valle Nevado com crianças

Tal pai, tal filho: paixão pela neve

Estação de ski: paixão à primeira vista

Foi fissura à primeira vista. Me apaixonei pela montanha: o branco da neve, o cheiro dos Andes, o silêncio e a serenidade das alturas, a alegria de gente de todas idades, desde crianças até idosos, compartilhando o mesmo local para curtir em família. Tipo a praia que eu já conhecia tanto, só que em versão com neve. No retorno a Porto Alegre (RS), um amigo perguntou o que eu tinha achado da viagem ao Valle. Inesperadamente, desandei a falar, falar, falar… logo eu que não sou de muitas palavras. Enfim, ele me disse: acho que tu viciou. Bingo.

dicas Valle Nevado com crianças

Pai e filho no Valle Nevado em 2014 e repetindo a dose em 2018

O Valle Nevado marcou o início dessa paixão. Então, nesses mais de 20 anos, conheci outros centros de ski da América do Sul: Las Leñas, Bariloche, Ushuaia, Portillo, entre outros. Todavia –  por conta da  facilidade de planejar uma Mini Week sem perder muito tempo com longos voos e conexões e pelas excelentes pistas –  o Valle Nevado foi a estação que mais repeti.

dicas Valle Nevado com crianças

Neve no Valle Nevado em todas as suas tonalidades muito além do branco

O sonho de viajar para neve com o filho

Bem, me casei, tive dois filhos, a vida vai seguindo seu rumo, mas a montanha nunca saiu da cabeça no momento de planejar férias, descanso e viagens. A vida fez com que minha esposa, a Alexandra, fosse muito mais fissurada do que eu no quesito viajar. Ela criou o blog Café Viagem e sai pelo mundo dando dicas do que fazer e como curtir locais bacanas. Aliás, foi ela, a Alexandra, quem planejou a viagem deste ano para o Valle Nevado. Mas, por uma coincidência de datas com compromissos de estudo, não teve como ir. Então perguntei para ela: posso ir sozinho com o guri?!

Nós já tínhamos viajado para a neve em família outras duas vezes (quando nosso caçula  tinha 6 e 8 anos). Entretanto, já completava 3 anos que não tínhamos conseguido repetir a dose. Organizamos as malas, descolamos um voo para Santiago e a mini week de 4 dias de neve estava pronta.

dicas Valle Nevado com crianças

Partiu, Pai e filho no Valle Nevado. Primeira viagem só dos guris na neve

Deu uma gostosa ansiedade chegar no aeroporto com todo o equipamento de snowboard (como nos velhos tempos). E, desta vez, com o guri ao meu lado, superdisposto e alegre com a primeira viagem sozinho com o pai. Deu uma vontade de berrar de alegria vendo o “novo” parceiro tão feliz e animado. Como “velhos” amigos se aprumando para a neve.

dicas Valle Nevado com crianças

A caminho do Valle Nevado com crianças

O voo para Santiago do Chile foi tranquilo, com a Cordilheira dos Andes servindo de cartão postal para as boas vindas. Dormimos um noite na capital chilena (reservamos pelo Booking o hotel Atton Vitacura – excelente custo-benefício). No dia seguinte, às 8 da manhã em ponto, pegamos um transfer privado com a Exploring Chile para ir ao Valle Nevado. São 60 km de distância, 60 curvas estilo cotovelo e duas horas de viagem.

dicas Valle Nevado com crianças 

Mini Week no Valle Nevado no Hotel Puerta del Sol

Chegamos ao Valle Nevado perto do meio-dia. O Valle Nevado é um complexo com 3 hotéis, apartamentos, restaurantes e, é claro, muitas pistas de ski. Aliás, possui uma imensa área esquiável com pistas para todos os níveis. Não é por menos que é considerado a maior estação de ski da América Latina.

Ficamos hospedamos no Puerta del Sol, hotel 4 estrelas da estação do Valle Nevado. Nosso quarto ficava para o norte, traduzindo, com visual de todas as pistas. Emocionante. O Hotel Puerta del Sol funciona como um centro social do complexo. Ou seja, é o hotel mais central e onde se concentram eventos e atividades como piscina, aprés-ski, cinema, entre outros.

Entardecer mágico no Valle, foto divulgação

O nosso pacote no Valle Nevado era para uma Mini Week com meia pensão E o que é a Mini Week ? Explico:

o que está incluso na Mini Week:

3 noites (às vezes até 4) no Valle Nevado;
skilift (passe de acesso às pistas de ski válido durante sua estada);
meia pensão (café da manhã, lanche no après-ski e  jantar);
acesso a infraestrutura de lazer (sauna, piscina aquecida ao ar livre,  pub, sala de jogos e atividades de recreação);
e acesso ao Jardim de Infância (para crianças entre 3 e 7 anos).

Em 2018, um pacote como este no Puerta del Sol  para uma Mini Week custa aproximadamente US$ 621 dólares por pessoa. Consulte valores para crianças!

Valle Nevado hotel

O Puerta del Sol é o hotel mais central do complexo pois concentra eventos e atividades do Valle Nevado como piscina (e DJ no fim de tarde), après-ski, cinema, entre outros

Equipamento de ski e aulas no Valle Nevado

Após o almoço, alugamos o equipamento do Matias para os 4 dias, prancha, botas e capacete. O valor deu ao redor de 150 dólares. As roupas de ski levamos de Porto Alegre e compramos o que faltava na Decathlon (que tem preço bom e boa qualidade). Porém, não se preocupe. Quem não pretende adquirir roupas para esquiar pode também alugar roupas na própria estação do Valle.

dicas Valle Nevado com crianças

alugando o equipamento na chegada ao Valle Nevado

Após o aluguel do equipamento, o próximo passo foi agendar as aulas de snowboard do meu filho Matias. O Valle Nevado tem escola com professores que dão aula em grupo e particular.  O aprendizado é fundamental para uma boa e segura diversão, pois o esporte na neve envolve muita técnica. Peguei 2 horas de aulas particular por dia para meu filho. Não é barato, custa por volta de 90 dólares por hora. Em contrapartida, as aulas particulares permitem uma evolução mais rápida e valem cada centavo. Como um amigo meu e especialista em neve comentou, as aulas de ski para os filhos são investimentos e não despesas (vai por mim!). Há também classes coletivas que saem bem mais em conta (ao redor de 30 dólares a hora).

O Valle Nevado tem muitas pistas, de todos os níveis de dificuldade. As pistas são organizadas por cores. As verdes são as mais fáceis e tranquilas. Já as pretas, as mais radicais.

Dica de professor de snowboard para crianças

O Matias foi acompanhado nas aulas por um professor chileno casado com um brasileira. O curioso é que o cara gosta de surfar em Santa Catarina. Vale a pena anotar o nome dele pois foi ótimo: Christian Garcia (chris.garcia.p@gmail.com). Valeu pela paciência e parceria, Chris. Matias te adorou. Os professores do Valle Nevado falam espanhol, inglês e, muitos, até português ou um portunhol que todos entendem.

dicas Valle Nevado com crianças

Encontrando o professor as 10h em ponto na pista. Na foto, Matias e Chris

A neve no início da temporada do Valle

Tempo é sorte. Não dá para prever quantidade de neve, apenas alguns dias antes. Fomos no início da temporada do Valle Nevado e, por sorte, a neve estava ótima. Uma semana antes havia caído uma super nevasca, algo incomum no início do inverno. A temporada de ski no Valle Nevado de 2018 teve inicio no dia 22 de junho e a previsão é que se estenda  até o fim de setembro.

dicas Valle Nevado com crianças

A felicidade quando o dia amanhece com sol no Valle Nevado

No nosso primeiro dia no Valle, o tempo estava bem nublado. Porém, o segundo e o terceiro dia amanheceram com sol e fantásticos. Céu azul, clássico! Já no último dia de ski, começou a cair neve. De uma maneira em geral, a temperatura estava baixa ao redor do zero graus celsius. No entanto, como o frio é seco, utilizando as roupas adequadas, a temperatura estava bem agradável, nada tão congelante assim, acredite.

dicas Valle Nevado com crianças

Dia de sol e céu azul e dia de neve e nublado no Valle Nevado

A nossa rotina pai e filho no Valle Nevado 

1. aula e pistas

Nossa rotina era a seguinte: acordávamos às 8h30, tomávamos um café da manhã reforçado com muita panqueca e omelete. Logo depois, uns 15 minutos para colocação das roupas de ski (é uma trabalheira). Por volta das 10 horas em ponto estávamos na pista. O professor Chris aguardava o Matias em local sinalizado na pista.

No horário das aulas do meu filho, eu conseguia dar uma escapada e andar sozinho pela montanha ou com alguns amigos que também estavam na estação com a equipe da Point da Neve de Porto Alegre. No primeiro dia de aula, o Matias pegou leve e começou devagar. Mas nos outros dias, já mostrou evolução e mais segurança. O instrutor Chris inclusive comentou que o Matias tinha habilidade para o snowboard ( e o pai babão aqui, adorou!)

dicas Valle Nevado com crianças

Deixando o filho com o professor

dicas Valle Nevado com crianças

a hora da aula do filho era o momento da folga do pai para curtir as pistas com amigos

Depois das duas horas de aula do filho, dávamos mais umas voltas pelas pistas sem o professor. Era o nosso momento juntos!

dicas Valle Nevado com crianças

Depois da aula era vez de pai e filho esquiarem juntos

2. Almoço leve

Para que fosse possível voltar à pista, o nosso almoço era uma refeição mais leve. Às vezes, o Matias cansava após o meio-dia  e eu seguia sozinho à tarde. Enquanto eu esquiava, ele ficava no hotel na sala de jogos ou cinema.

dicas Valle Nevado com crianças

Visual incrível no almoço no La Leñera na subida da gondôla

 

3. Piscina e après-ski

Normalmente, por volta das 16 horas, o cansaço batia e era hora de parar. Um bom alongamento e um banho na piscina super aquecida faziam o corpo relaxar. A dica para entrar na piscina no meio da neve é entrar e sair rápido. Nas piscina, durante os fins de semana, tem DJ embalando o clima com boa música. Ver o pôr do sol dentro da água com a neve em volta faz parte da tradição do Valle. Visual incrível.

dicas Valle Nevado com crianças

astral delicioso do fim de tarde na piscina

Após a piscina, as opções para as crianças eram o cinema (com filmes diversos ) e o espaço kids. Para os adultos, tomar um cerveja, vinho ou um pisco no bar Valle Lounge, dentro do Hotel Puerta do Sol junto à lareira.dicas Valle Nevado com crianças

4. Jantar no Valle Nevado

Jantávamos por volta oito da noite. Há uma grande variedade de restaurantes no complexo (comida internacional, italiana, francesa, chilena). É preciso fazer reserva nos restaurantes logo no check in, pois o sistema de meia a pensão faz o jantar ser bem concorrido.

Nosso restaurante preferido no Valle Nevado (pai e filho) foi o restaurante internacional dentro do hotel Puerta del Sol que tem um bufê com grande variedade de saladas, pratos quentes e grelhados. Matias se esbaldou nos filés e salmão. Eu fixei no congrio nacional. Comida ótima.

dicas Valle Nevado com crianças

Algumas comidinhas que adoramos no Valle Nevado: italiano, La Leñera e o bufê bem completo do Puerta del Sol

Após o jantar, era hora de conversar com amigos na lareira ou no animado pub do Hotel Tres Puntas.  O pub tem parceria com o Hard Rock Cafe de Santiago.

dicas Valle Nevado com crianças

pub do Valle Nevado e olha a bandeira que encontramos no bar: Grêmiooo!

Almoço no La Leñera e Bajo Zero

Nosso primeiro almoço, logo na chegada ao Valle Nevado, foi no prático restaurante que fica em frente às pistas, chamado de La Leñera. O restaurante foi restaurado em 2014 e tem menu com hambúrgueres e carnes grelhadas. Funciona também como um bom local para curtir o happy hour, com pôr do sol nas montanhas acompanhado de boa música e  DJ.

dicas Valle Nevado com crianças

O restaurante La Leñera no almoço e no fim de tarde.

Outro local ideal para um almoço é o Bajo Zero que fica no meio das pistas, na saída da gôndola. Serve fast food, piscou sour, combos e churrasco. Mas o destaque por aqui é mesmo a vista da Cordilheira dos Andes. Aviso: o Bajo Zero é o único restaurante que permanece aberto no Valle Nevado fora da temporada de inverno.

dicas Valle Nevado com crianças

churras no La Leñera

Sushi lover…

Quando meu filho descobriu que havia um Sushi Bar dentro do  hotel Puerta del Sol quase pirou. É alucinado por comida japonesa. Então, fazia um lanche no fim do dia com sushi.

dicas Valle Nevado com crianças

Filho no sushi, pai no happy hour

 

Valeu a parceria Matias!

Os tombos, os erros de direção, e o cansaço fazem parte do programa. É muito importante termos a noção de que, antes de mais nada, o esporte é uma diversão e não uma obrigação. Cansou ? Então é hora de parar e recarregar as baterias para o dia seguinte. Lembre que a estação fica a 3.200 metros do mar, altitude que os “normais” não estão acostumados.

Nas horas de folgas, pai e filho conversaram. Assistimos alguns jogos de Copa do Mundo, dividindo espaço com torcedores de varias nacionalidades. Tudo com muita alegria e respeito.  No nosso último dia de Valle Nevado, esfriou bastante e começou a nevar. Mesmo assim, conseguimos esquiar até o meio-dia e nos despedimos da montanha. Matias brincava com o neve e falava: que irado!! Então, perguntei se ele tinha curtido essa viagem pai e filho. A resposta foi curta e objetiva: Muito. A gente pode voltar ano que vem??!! Ai bateu uma felicidade sem tamanho em mim: o guri entendeu que a montanha, a neve e o snowboard são um baita programa. Ainda por cima com um pai coruja e babão!!

Ganhei um baita parceiro de neve !!! Ebaaaaaa

Dicas Valle Nevado com crianças

Acima de tudo, é muito importante respeitar o “timing” do aprendizado e do cansaço do seu filho. Não force a barra para que ele não se machuque ou desanime.

Tive uma ótima conversa com o gerente de operações do Valle Nevado. Ele me deu excelentes dicas a respeito do hotel e da montanha. Procure por ele se precisar, cara bem gentil e simpático: Rodrigo Cortes Saarás.

Beba muita água nos dois primeiros dias na montanha. A hidratação do corpo ajudara a amenizar os efeitos da altitude.

No quarto do hotel tem calefação e faz bastante calor. Leve também roupas leves.

Utilize o umidificador, (fornecido pelo próprio hotel) que auxiliará a tornar o ambiente do quarto mais agradável.

Não sabe esquiar? Faça aulas, muitas aulas.

Após esquiar, faça alongamentos na piscina quente.

Não esqueça do protetor solar pois a neve queima mais que o sol da praia.

Beba um pisco sauer ou vinho nacional, pero no mucho, pois a altitude potencializa os efeitos do álcool.

Se tiver que esquiar somente em um turno, prefira a tarde, a neve estará mais fofa.

 

*Agradecemos ao Valle Nevado Resort pela cortesia de hospedagem.
Despesas da viagem como transporte aéreo, despesas em Santiago do Chile, aulas de ski e aluguel de equipamento foram pagos pelo blog.

 


SAIBA 
MAIS


VALLE NEVADO SKI E RESORT | CHILE

ESTAÇÃO DE ESQUI A 60 KM DE SANTIAGO DO CHILE
Sobre o Valle Nevado – Localizado a cerca de 60km de Santiago a partir do aeroporto, a estação possui três hotéis – Tres Puntas, Puerta del Sol e Valle Nevado -, respectivamente divididos em três, quatro e cinco estrelas, além de seis restaurantes, seis bares e pubs, mais de 40 pistas para esqui ou snowboard, 16 teleféricos, lojas e apartamentos residenciais.
VALLENEVADO.COM | FACEBOOK  |INSTAGRAM

Reservas:
Telefone: 0800 892 1047 | E-mail: reservas@vallenevado.com | Site: www.vallenevado.com/pt
Dica: tem promoção com 20% de desconto para brasileiros (para esquiar entre 10 e 24 de agosto). Infos no site

Semanas temáticas no Valle Nevado 2018

Valle Week (7 a 14 de julho)
Fun Week (14 a 21 de julho),
Foodie’s Week (3 a 10 de agosto)
Wine Week (17 a 24 de agosto)
E durante todo o mês de julho atrações especiais para comemorar os 30 anos do Valle Nevado

Veja mais dicas do VALLE NEVADO no blog:

POST ÍNDICE GUIA  VALLE NEVADO – TODAS AS NOSSAS DICAS: HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, AULAS 

6 PROGRAMAS EM FAMÍLIA EM SANTIAGO DO CHILE 

5 motivos para escolher o Valle Nevado na Viagem de Ski em família na América do Sul

VANTAGENS DE VISITAR O VALLE FORA DA ALTA TEMPORADA (final de agosto/setembro)

TRANSPORTE DE HELICÓPTERO PARA O VALLE NEVADO 

AS OPÇÕES DE HOSPEDAGEM NO VALLE NEVADO

NOSSA EXPERIÊNCIA NO HOTEL PUERTA DEL SOL NO VALLE NEVADO

TEXTO DA MINHA COLUNA NO JORNAL ZERO HORA SOBRE VALLE NEVADO

IMPORTANTE: NÃO ESQUEÇA O SEGURO VIAGEM NA NEVE!

SEGURO VIAGEM
FAÇA AQUI A SUA COTAÇÃO NA SEGUROS PROMO
site que faz uma busca entre as melhores seguradoras e preços.
E ainda:  5% DE DESCONTO PARA LEITORES DO BLOG QUE USAREM O CÓDIGO DO CUPOM CAFEVIAGEM5

Chile

 

  • Compartilhe
Alexandra Aranovich
Alexandra Aranovich
A autora dos textos e fotos do blog é publicitária e faminta por viagens e experiências gastronômicas. Além do Café Viagem, é colunista do Caderno Vida do jornal Zero Hora, autora do Guia Essencial Gramado e Canela da Pulp e do blog Destemperadinhos. Mora em Porto Alegre, mas vive por aí com o coração no mundo, sonhando com o próximo destino.
12
jul
18
Deixe o seu comentário!
  1. Eliane18/07/2018 - 07:27

    Que post fantástico! Que experiência bacana!
    Curti daqui a sua viagem pai e filho…
    Espero tb poder fazer um dia (meu filho é da idade do Matias ;)