Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

Uma festa que valoriza as raízes: Festa da Colônia de Gramado

Festa da Colônia Gramado – gastronomia, dança e tradições em uma festa autêntica

(post atualizado em abril de 2019 com novas datas da Festa da Colônia de Gramado)

Uma das festas mais gostosas e autênticas da serra gaúcha é a Festa da Colônia de Gramado. Um período excelente para visitar a Serra Gaúcha. Em 2019, a festa inicia no dia 1 de maio e vai até 19 de maio no espaço Expogramado. Normalmente,há transporte gratuito da Rua Coberta até a Expogramado, das 10h às 20h – de hora em hora. Em 2019 será 29ª edição da Festa da Colônia

Festa da Colônia Gramado

Pórtico de entrada da cidade decorado para a Festa da Colônia Gramado – foto divulgação

Procurando hotéis em Gramado e Canela ?
Clique aqui e confira as ofertas do Booking.com
sem taxa de reserva e com cancelamento gratuito na maioria do quartos

Sobre a Festa da Colônia de Gramado

A Festa da Colônia de Gramado é um prato cheio para quem gosta da culinária colonial italiana e alemã (e até a portuguesa!). Até hoje os colonizadores são lembrados através da preservação das tradições e dos costumes. Uma das principais marcas está na gastronomia. Os produtos e as receitas são o patrimônio cultural dessa região. E é na Festa da Colônia que elas ganham ainda mais destaque!

Além das refeições e jantares coloniais,  o evento oferece oficinas de culinária (adultos e crianças) ensinando receitas típicas. O espaço Kaffeehaus proporciona um banquete com diversos tipos de cafés, salgados e tortas da culinária germânica. O chopp normalmente normalmente fica por conta da Bier Platz, que também oferece petiscos típicos como o bolinho de batata.

Cozinha experimental da Colônia

Desde 2015, a Cozinha Experimental da Colônia tem o oficinas gratuitas em parceria com o Senac e Roseflor para os visitantes que poderem aprender a culinária típica dos imigrantes da região. Abaixo, um pouco da nossa experiência nesta festa. Mesmo com chuva, aproveitamos muito.


Produtos típicos na Festa da Colônia de Gramado

Visitamos as feiras de produtos típicos e compramos pãozinho caseiro quentinho com linguiça e cucas. As cucas alemãs e pães são feitos no forno a lenha por um  pessoal do interior sorridente e simpático.

Você vai encontrar massas artesanais italianas, geleias sem conservantes (se joga na de framboesa da Linha Ávila) e muito outros  quitutes gostosos da zona rural. Tem até artesanato.

Programação Festa da Colônia Gramado

É bom dar uma conferida na programação (veja na fanpage da Festa da Colônia!). O evento  tem apresentações, bandinhas, dança, jogos rurais,  demonstrações das culturas italianas e alemãs, entre outras atividades especiais. Não deixe de conferir as refeições nas comunidades rurais, uma verdadeira “orquestra da culinária regional”. As cozinhas são abertas e você pode acompanhar o pessoal preparando os pratos. Toda a estrutura é zero em frescura. A simplicidade está evidente nos talheres, na mesa com toalha de plástico, enfim, até na decoração. Porém, é tudo extremamente organizado.

Aviso: as mesas são comunitárias (acho divertido!). Prepare-se para a grande dúvida: comida alemã ou italiana??????

Eu fui de culinária italiana! Adoro. Mas na próxima vou de alemã.

Uma refeição na Festa da Colônia sai por volta de R$ 35/45  por pessoa.  Adoro. Recomendo: boa época para conhecer ou voltar à Gramado. Prestigie os colonos, eles merecem!

Dica bônus do Café Viagem:

Gramado e Canela oferecem tours para visitar as zonas rurais da região. Vale a pena. A experiência é ainda melhor pois você vai conhecer propriedades e os colonos, além de provar produtos artesanais e direto da terra.

Passeios de Agroturismo Gramado e Canela

Sites é parceiros do blog Café Viagem, a compra é segura e parcela no cartão de crédito.

+ Tour Linha Bela – passeio Agroturismo Gramado e Canela.

Tour Raízes – Passeio Agroturismo Gramado e Canela

 

Festa da Colônia de Gramado

Festa da Colônia de Gramado – foto divulgação

SAIBA MAIS

 

FESTA DA COLÔNIA

Uma vez por ano em GRAMADO – RS
Em 2019: de 1 a 19  de maio
Local: ExpoGramado – Borges de Medeiros, 4111  
PS: para quem perder a festa, saiba que durante todo o ano, as comunidades rurais (e seus quitutes) se revezam na Praça das Comunicações de Gramado
Saiba mais em www.facebook.com/festadacolonia/
A Festa da Colônia funcionará diariamente das 10h às 22h
Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier pela ABS-RS. Acima de tudo, turista apaixonada por café da manhã, vinhos e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Últimos Comentários
  • Nossa que legal!!
    Deve ser bem gostoso! :D
    Bjs, Anna

  • Olá!
    Visitei ontem, porém não curti o almoço, a comida estava fria e não tinha tudo que dizia no menu, não valeu a pena, próxima vez vou dar uma passada na Festa e comer em um restaurante.

  • Olá, eu queria saber como é feita o fluxo do local ?

DEIXE SEU COMENTÁRIO