Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

Canela e Gramado bandeira laranja ou vermelha – o que fazer

Canela e Gramado bandeira laranja ou vermelha – o que fazer

(Atualizado em 31 de agosto 2020) Muita gente escreve para o os meus perfis do Instagram @cafeviagem e @amoserragaucha para saber sobre as bandeiras de Gramado e Canela e o que fazer. “Tenho viagem marcada, o que devo fazer?”  Devo cancelar minha ida para Gramado? Afinal, o que está aberto em Canela e Gramado com bandeira vermelha ou laranja?
Diante de tantas perguntas, resolvi fazer este post para esclarecer algumas dúvidas e dar sugestões para quem não pode cancelar a viagem ou precisa deseperadamente dar uma escapa neste período de pandemia para respirar ou comemorar uma data. Mas anote: tudo pode mudar de uma hora para a outra (decretos, bandeiras, decisões). Logo, é sempre bom entrar em contato com a prefeitura de cada região ou estabelecimento comercial para obter informações sobre cor da bandeira e se o local está aberto. Ok?
E já mudou… desde  início de agosto, a bandeira vermelha foi flexibilizada com novo protocolo no modelo de Distanciamento Controlado no Rio Grande do Sul. A grande mudança anunciada envolve a abertura do comércio varejista não essencial, localizado em ruas, centros comerciais e shoppings, e o funcionamento de restaurantes na bandeira vermelha, anteriormente não permitido.
>> Para saber qual a bandeira da semana em Gramado, Canela, Bento Gonçalves e Cambará do Sul, leia este post!
Gramado bandeira vermelha

Casas lindas em Canela em uma caminhada pelo bairro residencial – uma atração simples e gostosa pra curtir mesmo em bandeira vermelha

alugue carro

Gramado com bandeira laranja ou vermelha , o que fazer?

 

E afinal, o que é possível fazer se eu visitar Gramado com bandeira laranja ou vermelha?

A Bandeira vermelha significa risco alto. Os hotéis podem funcionar com capacidade reduzida. No entanto, grande parte dos restaurantes só funcionam no sistema delivery e take away. O comércio também fecha, assim como parques temáticos e reservas naturais e estaduais (leia-se Zoológico, Parque do Caracol, Ferradura, entre outros).
ATUALIZADO: a partir de início de agosto de 2020, a bandeira vermelha ganhou novo protocolo no modelo de Distanciamento Controlado no Rio Grande do Sul e permite agora a bertura do comércio varejista não essencial, localizado em ruas, centros comerciais e shoppings, e o funcionamento de restaurantes!
A Bandeira laranja significa risco médio. A maior diferença para a vermelha (para turistas), após o novo decreto, é que com bandeira laranja os parques ao ar livre e reservas podem abrir, como Cascata do Caracol, Ecoparque Sperry, Olivas de Gramado, Gramado Zoo, Parque da Ferradura, entre outros. A capacidade de público de hotéis e restaurantes – bem como número de funcionários trabalhando,  também aumenta na bandeira laranja.

Canela e Gramado com bandeira laranja ou vermelha na estrada

Inicialmente, vale lembrar que de acordo com as regras do Distanciamento Controlado do RS, restaurantes em beira de estrada e rodovias podem abrir com capacidade reduzida. Logo, é considerada estrada a Avenida das Hortênsias (RS 235) e Borges de Medeiros (RS 115)  e também a estrada que liga Gramado e Canela.

Após atualização de agosto no protocolo do modelo de Distanciamento Controlado do RS, tanto restaurantes quanto o comércio podem abrir em Gramado na bandeira vermelha. Além disso, muitas lojas estão se adaptando e fazendo entrega de produtos em hotéis para quem quer se sentir mais seguro. O turista pode escolher ou comprar por catálogo virtual em site ou nas redes sociais. Algumas lojas também entregam produtos na porta para o cliente .
Dito tudo isso, eis algumas sugestões para curtir Gramado e Canela com bandeira laranja ou vermelha …

1. Aproveitar hotéis com boa estrutura

Muitas vezes curtir um hotel de charme é tudo em uma viagem, concorda? Um bom café da manhã, namorar no quarto,… Hotéis como Casa da Montanha e Wood estão se esforçando para criar boas e seguras experiências dentro do próprio hotel.

2. Caminhar e curtir natureza 

Com bandeira vermelha ou laranja, aproveite para caminhar e conhecer Gramado e Canela a pé, sem aglomeração é sempre uma boa ideia. Caminhe até o Lago Negro, ruas principais de Gramado e Canela, bairros residenciais como Vila Suzana de Canela. Observe as casas antigas, os belos jardins floridos. Fotografe, respire! Só não esqueça que uso de máscara é sempre essencial, ok?

Se a bandeira for laranja, aproveite parques ao ar livre, como Zoológico, Parque das Sequóias, Cascata do Caracol, Olivas de Gramado, Ecoparque Sperry.

Gramado bandeira vermelha

Caminhada pelo Lago Negro e bairros residenciais de Gramado e Canela

3. Passear de carro ou bicicleta pelo interior

Gramado e Canela têm linhas rurais lindas que merecem uma visita, tais como Linha Bella, Linha Ávila, Linha 28. Pegue o carro ou a bicicleta e se perca nestes caminhos rurais, roteiros de agroturismo. O Ecoparque Sperry e o Parque Olivas de Gramado está em uma dessas áreas rurais (mas ligue antes para ver se está funcionando).

Vinícola Jolimont em Canela

Vinícola Jolimont na Zona Rural de Canela que pode ser um lindo passeio de carro ou bicicleta

4. Experiências gastronômicas ao ar livre

No início de agosto, com o novo protocolo, restaurantes podem abrir na bandeira vermelha e seguir também com o sistema delivery e take away. Minha dica é priorizar os espaços ao ar livre como as mesas na rua do Josephina de Gramado, Empório Canela e do Containner Bistrô de Canela. Experiências gastronômicas no interior (em áreas mais rurais) também são excelentes pedidas. No entanto, sempre ligue antes e pergunte sobre funcionamento. E reserve! Sugiro no interior Berga Motta Monã Vivências e Sabor Rural.

café da manhã e almoço servidos ao ar livre no Parador Hampel em São Francisco de Paula, perto de Canela

5. Visite Cidades próximas com Bandeira Laranja

Nova Petrópolis é conhecida como o “jardim da Serra Gaúcha” e tem várias e excelentes atrações a apenas 35 km de Gramado. Nos últimos tempos, tem mantido a bandeira laranja e está com comércio e restaurantes abertos, bem como Praça das Flores e Labirinto Verde, Parque Aldeia do Imigrante e Parque das Esculturas.

Outras cidades perto de Gramado que tem mantido bandeira laranja são: Morro Reuter e Presidente Lucena. Aliás, passear de carro pela Rota Romântica é outra boa dica de passeio. E sempre haverá um restaurante aberto para você fazer um lanche ou refeição na estrada.

Não esqueça, é tempo de simplicidade…

olhe para os lados e admire atrações que talvez você não observaria em outros tempos!

casa em Canela

Como se programar para visitar Gramado em tempos de bandeira x pandemia?

Nesse momento, para visitar Gramado ou cidades da serra gaúcha está difícil se programar com muita antecedência, principalmente para quem mora mais longe. O ideal é aguardar a melhora da cor das bandeiras que possibilita mais opções para os turistas.
Em contrapartida, para quem só quer dar uma escapada para namorar ou curtir o hotel, não há problema de restrição já que hotéis podem abrir com capacidade reduzida e servir alimentação aos hóspedes. No entanto, vale a ressalva de que todo o cuidado é necessário, tanto do hotel quanto do viajante que dever ser um turista responsável e proceder conforme “manda o figurino”:  respeitar distanciamento, uso de máscara, álcool e tudo mais que você já deve estar careca de saber.

RESUMINDO… tudo depende da sua expectativa e cuidados: seja um turista responsável

Na verdade, tudo vai depender da expectativa do viajante (que pode não encontrar muitos locais abertos na serra gaúcha) e dos cuidados que ele vai tomar para se cuidar e cuidar dos outros. Por favor, seja um turista responsável!
Multipropriedade Gramado

Estrada para Gramado na Rota Romântica

Como funciona a bandeira em Gramado e Canela

Enfim, não dá para deixar de dar uma breve explicação sobre as bandeiras de Gramado e Canela e do Rio Grande do Sul. Diante da pandemia do Covid-19, o Governo do Rio Grande do Sul criou o Modelo de Distanciamento Controlado. O sistema foi construído com base em critérios de saúde e de atividade econômica. Conforme o grau de risco (diante de números de internações, novos casos, leitos de UTI disponíveis e mortes), cada região do RS recebe uma bandeira nas cores amarela, laranja, vermelha ou preta.
A saber, o monitoramento é semanal e a divulgação preliminar da cor da bandeira de cada região ocorre toda a sexta-feira. Cada município pode apresentar recursos até domingo. Assim, dependendo do recurso, toda segunda-feira pode sair nova divulgação de cor de bandeira válida até a próxima terça-feira.

BANDEIRAS

Amarela – Risco baixo
Laranja – Risco médio
Vermelha – Risco alto
Preta – Risco Muito Alto

Bandeira Gramado de 25 a 31 de agosto

Gramado bandeira

período em que muitas regiões da serra gaúcha ficaram com bandeira vermelha

E onde está Gramado nas Regiões da Bandeira no Mapa dos Distanciamento Controlado do RS

Para criar o sistema de Distanciamento Controlado, o Governo do RS dividiu o mapa do estado por regiões, de acordo com critérios de saúde e hospitais.

Gramado e Canela estão dentro da região de Caxias do Sul!

>> A Macroregião de Caxias do Sul (R23, R24, R25, R26) inclui 49 cidades da Serra Gaúcha, entre elas: Gramado, Canela, Bento Gonçalves, Garibaldi, São José dos Ausentes, Pinto Bandeira, Nova Petrópolis, Flores da Cunha, Veranópolis, Villa Flores.

>> Dentro da Macroregião de Taquara (R06) estão outras cidades turísticas da Serra Gaúcha como Cambará do Sul, São Francisco de Paula e Três Coroas.

I M P O R T A N T E : bandeira laranja dentro de região com bandeira vermelha

Como assim? Isso é possível? Para mim foi complicado entender… porém, é possível ter municípios em região de bandeira vermelha com bandeira laranja. Caso a cidade não tenha registro de hospitalização e óbito por Covid-19 nos últimos 14 dias anteriores a apuração das bandeiras, poderão adotar, através de regulamento próprio, protocolos de bandeira laranja. E isso significa restaurantes, comércio e alguns parques ao ar livre abertos.

Então me dá exemplo de cidades com bandeira laranja dentro de região com bandeira vermelha…

No mês de julho, Nova Petrópolis (vizinha de Gramado) e Monte Belo do Sul (vizinha do Vale dos Vinhedos) mantiveram bandeira laranja mesmo quando a Macroregião de Caxias do Sul estava com bandeira vermelha!

Para saber a lista de municípios que podem adotar bandeira laranja, entre na Home do site distanciamentocontrolado.rs.gov.br e clique no link da imagem abaixo (em “Confira lista aqui”).

Gramado bandeira

 

É possível prever a bandeira de Gramado da próxima semana?

Como se programar?

Por enquanto, não é possível prever com certeza a cor da  bandeira em Gramado ou na serra gaúcha. No entanto, e diante da situação atual, você pode ter um panorama geral através das notícias (se os números não melhorarem, bandeira vai seguir vermelha ou laranja). Estamos vivendo um período complicado e difícil. De um lado, nos sentimos na obrigação de não sair de casa. Por outro, sentimos vontade de dar uma escapada, respirar e, de quebra contribuir e ajudar o setor de turismo vivendo seus piores dias.
Se puder aguardar, diria que o cenário pode melhorar um pouco com a chegada da primavera, possibilitando atividades ao ar livre e maior flexibilização dos serviços, lazer e comércios abertos. Pelo menos, é o que todos esperamos e torcemos ( e rezamos!).

A cor das bandeiras no Turismo de Gramado e da Serra Gaúcha 

Em todas as bandeiras abaixo é preciso manter distanciamento, usar a máscara da forma correta e ser um turista responsável!
Canela e Gramado Bandeira Amarela
Risco baixo. Restaurantes, hotéis e comércio estão abertos, bem como parques temáticos, vinícolas e reservas naturais. Há restrições, mas nada que afete o passeio.
Canela e Gramado Bandeira Laranja
Risco médio. Restaurantes, hotéis e comercio estão abertos, mas parques temáticos não podem funcionar. Há restrições em capacidade. Nessa bandeira, prefira parques abertos (e reservas naturais)  que funcionam como Zoológico, Parque do Caracol, Parque da Ferradura, Cânions (Itaimbezinho e Fortaleza), entre outros.
Canela e Gramado Bandeira Vermelha
Risco alto. Parques fecham, hotéis podem funcionar com capacidade reduzida.
ATUALIZADO: a partir de início de agosto de 2020, a bandeira vermelha ganhou novo protocolo no modelo de Distanciamento Controlado no Rio Grande do Sul que permite a abertura do comércio varejista não essencial, localizado em ruas, centros comerciais e shoppings, e o funcionamento de restaurantes. Tudo, é claro, com capacidade reduzida!
Canela e Gramado Bandeira Preta – Risco Muito Alto
Na bandeira preta, apenas atividades de segurança, saúde, coleta de lixo, tratamento de água e esgoto, bem como fiscalização atuam com 100% das equipes. Nos serviços em geral, apenas funerárias, operadoras de telecomunicações e tecnologia da informação trabalham com capacidade máxima. O  comércio fecha, funcionando apenas oarmácias, supermercados e postos de combustível. – considerados serviços essenciais. Hotéis só podem operar com 30% da capacidade. Já restaurantes, com tele-entrega e sistema pegue e leve, com 25% dos funcionários.

Gramado bandeira vermelha

GOSTOU DAS DICAS? 

Se você gostou desta matéria ou se de alguma forma ela te ajudou,  não deixe de agradecer fazendo suas reservas através dos nossos links de parceiros. Você não paga um centavo a mais por isso e ajuda a gente a seguir fazendo um conteúdo diferenciado e verdadeiro. A seguir, nossos links…

ORGANIZE SUA VIAGEM PARA SERRA GAÚCHA COM O CAFÉ VIAGEM

—– RESERVE O SEU HOTEL EM GRAMADO COM ATÉ 50% DE DESCONTO: BOOKING.COM
—– ALUGUE SEU CARRO E PAGUEM EM ATÉ 12X: RENTCARS
—– SEGURO VIAGEM E VIAJE TRANQUILO: REAL SEGURO VIAGEM
—– PASSAGENS AÉREAS PROMO  encontre seu voo para Rio Grande do Sul
—– POST ÍNDICE SERRA GAÚCHA guia com todas as dicas do destino no Café Viagem
—– GUIA GRAMADO COM CRIANÇAS

+ DICAS DA SERRA GAÚCHA NO CAFÉ VIAGEM 

Roteiro Rota Romântica Serra Gaúcha
Todas as dicas de Gramado e Canela no blog Café Viagem 
Post Índice com todas as dicas de Bento Gonçalves e Vale dos Vinhedos

+ Acompanhe o @amoserragaucha –  nosso perfil no Instagram só com dicas da serra gaúcha

Roteiro Gramado e Canela – post guia para planejar a sua viagem

 

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier pela ABS-RS. Acima de tudo, turista apaixonada por café da manhã, vinhos e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Últimos Comentários
  • Reportagem muito bem Atualizada e formUlada! porÉm tente ser mais objetiva em relação ao real tema, rolei um monte a pÁGina pAra encontrar Oque ReAlmente queria saber, isso entendia o leitoR. Mas de resto ela está muito bem feita e com um tEma excElente, Agradeço pelas INFORMAÇÕES😁

    • Oi boa tarde. Gostei muito das atualizaçoes sobre o turismo em Gramado.Pretendo ir com minha familia no periodo de 09/17 de outubro.. pergunto daqui p outubro podetemos esta na bandeira amarela? E o parque de neve esta aberto agora?

  • Muito boa a MATÉRIA, ajudou muito, PARABÉNS,, obrigado.

  • Muito bom! Adorei a riqueza de detalhes.

  • Tenho minha viagem comprada e programada para o início de dezembro mas estou bem preocupada se devo realmente arriscar em ir… tenho dois filhos, um com dois anos e uma adolescente que até chora quando falo em cancelar… rs
    me preocupo por eles principalmente o menor, ainda tenho dúvidas sobre o risco de enfrentar avião e aglomeração nas ruas para ver o natal luz… insegurança é grande!

  • OII TENHO UMA VIAGEM AGORA PARA O DIA 1 DE SETEMBRO, SERA QUE VOU CONSEGUIR IR NO SNOWLAND

      • Bom dia!
        Parabéns pela página, ótima!
        Como estão as coisas por aí?
        Queria viajar entre os dias 04 e 07/09/20
        Algo fechado?

  • JÁ VENHO ACOMPANHANDO o blog há um tempo, sempre com ótimas dicas sobre a serra gaúcha. parabéns pela iniciativa de manter os seguidores informados sobre um período tão complicado, pois estamos com muitas dúvidas sobre a tomada de decisão em fazer uma viagem nessa época de pandemia.

DEIXE SEU COMENTÁRIO