Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

Rastros e sabores do Pampa em Guatambu, a Estância do Vinho

Adoro vinho. Bebo frequentemente (mais do que deveria!). Mas, admito, entendo pouco. Sou leiga no assunto. O que desperta o meu interesse na bebida é a viagem. É descobrir a região pelo sabores da mesa (e do copo!). Sou apaixonada pelo vinho que tem o gostinho daquela temporada na Itália, daquele final de semana no Chile ou da comemoração dos dez anos de casada no Rio de Janeiro. Esses, para mim, são os vinhos campeões. Os vinhos que carregam lembranças e emoções.
No entanto, no inicio de junho fui um pouco além dos meus conhecimentos básicos. Tive o prazer de viajar com peritos do vinho (jornalistas e blogueiros) para a inauguração da Guatambu, Estância do Vinho em Dom Pedrito – um marco na nova rota do enoturismo no Rio Grande do Sul. Nessa viagem, aprendi um pouco mais sobre o mundo do terroir, da degustação e do prazer da bebida. E é um pouco dessa experiência que conto aqui, no Café Viagem.

Guatambu Vinho

Guatambu (15)

o grupo que viajou a convite para a inauguração da estância turística

o grupo que viajou a convite para a inauguração da estância turística


ONDE FICA A GUATAMBU, ESTÂNCIA DO VINHO

A Campanha Gaúcha é uma região rural (abaixo em verde!) que engloba oito municípios. Sempre foi conhecida por suas fazendas, paisagens campeiras e pela fronteira com o Uruguai. Já ouviu falar de Rivera (cidade uruguaia fronteira com Livramento), paraíso das compras de Free Shop? Pois a Campanha fica nessas redondezas. Agora, além da pecuária, da agricultura e das compras “sem freio” , a região entrou para o campo do vinho e está sendo chamada de “Califórnia brasileira”. E a Guatambu – Estância do Vinho é uma das grandes referências dessa região.

Fonte do Mapa: http://www.jornaldevinhos.com/

Fonte do Mapa: http://www.jornaldevinhos.com 

Guatambu (4)
SOBRE A GUATAMBU, ESTÂNCIA DO VINHO
Há 10 anos, a família Pötter implantou os primeiros vinhedos com o objetivo de diversificar as atividades da fazenda situada em Dom Pedrito. Em 2008, elaborou o primeiro vinho Cabernet Sauvignon, o Rastros do Pampa. A estreia no mercado foi promissora: o vinho  (que se transformou num ícone da casa) foi reconhecido com prêmios internacionais. O fato impulsionou novos investimentos e a dedicação da família ao terroir do Pampa.

Guatambu  Dom Pedrito
Assim, em junho de 2013, surge às margens da BR-293, em Dom Pedrito, a estância turística que se inspirou em modelos do Chile, Argentina e da Califórnia: a Guatambu Estância do Vinho – vinícola boutique que encanta com sua arquitetura no estilo espanhol, seu profissionalismo e seu cenário cinematográfico.

Foto Edu Viero

Foto Edu Viero

A porta de entrada do empreendimento é um convite para respirar os ares do campo. Uma loja oferece aos visitantes vinhos e espumantes da casa, uma linha de cosméticos à base de vinho, entre outros produtos da Campanha. O espaço para eventos é gigante. E é por lá que acontecem as degustações em diferentes modalidades: com vinhos e tábua de frios, vinhos e almoço com parrilla ou espinhaço de cordeiro ao estilo da fronteira e sobremesas típicas do pampa e, o mais completo, o tour com degustação, cavalgada e almoço (e animais da Campanha, se houver crianças no grupo). Aviso: é preciso agendar previamente sua visita que só acontece em grupos acima de 25 pessoas.

a paisagem a perder de vista da estância...

a paisagem a perder de vista da estância…

Guatambu (21)

a loja na entrada com vinhos, produtos locais e cosméticos

a loja na entrada com vinhos, produtos locais e cosméticos

Guatambu (23)

A administração de tudo é familiar e bem feminina, afinal Valter Pötter, o proprietário, comanda os negócios junto com suas cinco mulheres: quatro belas filhas e a esposa. Nosso grupo de jornalistas e blogueiros foi convidado para conferir a inauguração do espaço. No primeiro dia, dormimos em Dom Pedrito no Hotel Alexandre e jantamos divinamente bem no Cumbuca (restaurante do proprietário do hotel).

Nosso hotel em Dom Pedrito ao lado do excelente restaurante Cumbuca

Nosso hotel em Dom Pedrito ao lado do excelente restaurante Cumbuca

No dia seguinte, fomos “camperear”e visitar a estância turística que abriria suas portas ao grande público naquela noite, em uma festa com a presença do ator Tiago Larcerda e de autoridades locais. Fizemos um tour pela produção do vinhos (com equipamentos de última tecnologia) e uma degustação vertical do Rastros do Pampa (te mete!!). Para quem não sabe o significado de uma degustação vertical (eu não sabia até aquele dia!!), aí vai: mesmo vinho de diferentes safras (2008, 2009, 2010, etc.). Adorei a experiência e morri de medo de cometer alguma gafe. Sorte a minha que fiquei observando os passos da expert ao meu lado, Silvia Mascella Rosa da revista Adega (leia aqui sua matéria).

Minha primeira (e inesquecível) degustação vertical...

Minha primeira (e inesquecível) degustação vertical…

o espaço delicioso da degustação e almoço da estância

o espaço delicioso da degustação e almoço da estância

Depois da degustação vertical, dos espumantes e do futuro lançamento da vinícola, o Épico, fomos conhecer a gastronomia da Guatambu (e de comer bem, eu entendo!): massa com charque, espinhaço de cordeiro e doces de lamber os beiços (dica: a ambrosia é tudo de bom!).

As sobremesas imperdíveis da Guatambu

As sobremesas imperdíveis da Guatambu

o grupo percorrendo os vinhedos

o grupo percorrendo os vinhedos

Foi uma experiência ímpar: um lugar único, boa companhia, novos amigos, vinhos excelentes de sabores intensos e marcantes como a nossa Campanha. Aliás, ela merece ser degustada e descoberta principalmente por nós, gaúchos. Não acham??

Guatambu (9)

Guatambu (14)

DICA DE PASSEIO
O ideal é combinar a sua visita à Guatambu com um pulinho em Rivera no Uruguai. Tem as compras, os restaurantes e a possibilidade de visitar outras vinícolas da Campanha.  Leia dicas sobre Rivera neste post: cafeviagem.com/rivera-free-shop-e-onde-ir
Quem viaja com crianças, pode se interessar pela ideia de passar um final de semana em um hotel-fazenda da região, a Pousada do Sobrado em Bagé. Leia o texto do blog Mães à Obra da colunista Milena Fischer com dicas kids friendly na região.

Obrigada, Guatambu e Raquel pelo convite!

Obrigada, Guatambu e Raquel pelo convite!

Guatambu (2)

GUATAMBU ESTÂNCIA DO VINHO
www.guatambuvinhos.com.br
BR 293, Km 264, Zona Rural
Dom Pedrito, RS
Tel.: (53)35031227
Para agendamento de visita e degustação, entrar em contato pelo visita@guatambuvinhos.com.br.
Outras infos emwww.vinhosdacampanha.com.br e hoteispousadaslivramento.com.br
Hotel em Dom Pedrito: 
Hotel Alexandre
Leia também:
RIVERA NO CAFÉ VIAGEM 

 * Alexandra Aranovich (autora do blog) viajou para a inauguração da Guatambu, Estância do Vinho como convidada junto com a imprensa, blogueiros e enólogos.  

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier pela ABS-RS. Acima de tudo, turista apaixonada por café da manhã, vinhos e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Últimos Comentários
  • Oi Alexandra

    Acompanho teu blog e adoro teus post. Também estive na inauguração da Guatambu cuja estrutura me encantou. Somos amante do vinho e já fizemos algumas viagens (que também é uma paixão) para conhecer vinícolas e vinhos mundo afora. Na minha opinião a Guatambu faria bonito em qualquer lugar, sua estrutura se compara as da Europa e EUA, achei o máximo tê-la aqui bem perto de nós.Tua postagem sobre o evento e as fotos ficaram fantásticas. Parabéns.

    Abraços

    Rosângela

    • Oi Rosângela
      Muuuito obrigada pelo teu comentário. Realmente, também voltei encantada com tudo. Concordo contigo, a Guatambu faria bonito em qualquer lugar.
      Beijos grandes
      Alexandra

  • Que legal! Mais um motivo tri bacana pra viajar pelo Rio Grande!

    • Obrigada, Luciano e Andrea. Essa viagem me deu muita vontade de descobrir mais a nossa região.
      Beijos
      Ale

  • Alexandra, o que importa mesmo é a paixão com que fazemos as coisas, e você demostra isto pelos vinhos.
    Conhecer mais ou menos demanda tempo e gosto, o gosto já tem, agora com o tempo chegará a expert sem dúvida!
    Belo texto
    Beijos de luz
    Álvaro Cézar Galvão
    “O Engenheiro Que Virou Vinho”

  • Olá Alexandra. Eu e minha esposa estaremos na região da Campanha agora em Julho em Férias. Este seu post veio muito a calhar. Só estamos na dúvida de onde fixar base na região. Na sua opinião, Livramento é mais adequado que Dom Pedrito? Beijos

  • Obrigado pela ajuda e atenção. Ótima a sugestão, farei isso.
    Vi sim, tomei nota de tudo. Assim que voltar, falo como foi.

    Abraços

  • Oi, Alexandra. Bela dica esta de Guatambu. Belo lugar e belas fotos.
    Por ser um longo caminho, teria algumas dicas de pequenas paradas ao longo da viagem?
    Abraço e parabéns!

DEIXE SEU COMENTÁRIO